Stepney se defende

LONDRINA (e como) – Já está no Grande Prêmio a íntegra da defesa de Nigel Stepney, ex-chefe dos mecânicos da Ferrari, que será publicada hoje nos jornais ingleses.

Resumidamente, ele alega total inocência, admite que seu relacionamento com a Ferrari tornou-se insustentável depois da saída de Ross Brawn, reconhece que estava conversando com a Honda e jura que nunca entregou nem um bilhetinho escrito em guardanapo a Mike Coughlan, da McLaren. Muito menos 700 páginas de documentos sigilosos da Ferrari.

Stepney conta que ao voltar das férias nas Filipinas, passou a ser seguido e ameaçado na Itália. Deixou o país e não se sabe onde está. Diz também não saber como os documentos encontrados pela polícia inglesa na casa de Coughlan foram parar lá.

Mas o melhor da entrevista-desabafo é a ameaça velada. Ele diz algo como “sei onde a Ferrari enterrou seus defuntos nos últimos dez anos”. E a Ferrari teria medo dele.

Bela história, como venho dizendo. Falta uma linda mulher. Mas não se deve jamais negar a defesa a Stepney. Por isso, a partir de agora, vou parar de chamar o cara de gatuno. Nem conheço ele.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

Se foram pegos porque levaram os documentos secretos para uma copiadora em Woking, só um comentário: FALA SÉRIO!!! Não custava nada (perto do valor do roubo) alugar uma fotocopiadora ou comprar uma multifuncional. Muito estranho ou muito burros.
Fui!

vitão
vitão
16 anos atrás

1- o melhor lugar pra defunto é o incenerador (ok, crematório) , ou tanque de ácido.
2- pior que ser picareta é ser picareta chantagista.
3- antes da McLaren ele ofereceu os segredos para a Lamborghini, que disse que não tinha novaidade nehuma, tudo coisa velha.
4- Os “padrinhos” já providenciaram um bom furador siciliano para resolver o assunto. Loguinho a duplinha vira churrasquinho.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Deve ter alguma bomba pra estourar na Ferrari e eles estão tentando mudar o foco.
Alguém que se dói por epionagem na F-1, ou está de brincadeira ou é malandro mesmo.
E outra: a McLaren tem grana e reputação para pinçar qualquer um da Ferrari sem dificuldades – vide Austria 2004.
Sinceramente – acho que há uma tentativa de inversão de agente ativo-passivo nessa história….

Sei-lá…

T+

Fernando carvalho
Fernando carvalho
16 anos atrás

Mc , Boa tarde ,amigo !!!! : Gostaria de complementar minha opiniào quanto aos episódios :Sabemos que em corridas não existem milagres(Ninguem disse que foram passados os planos deste ano e sim que planos/projetos da Ferrari lá estavam com personagens da Mc ..O que garante que , já com a saida de Ross ,o Nigel Stepney já não estava ,à muito , macumunado com Mike Coughlan ???? Só as investigações dirão algo ).É obvio que , sim trabalho, como vc por exemplo comenta é fator de diferencial em qualquer campo . Contudo estamos vendo denúncias que envolvem a credibilidade de 2 das maiores e tradicionais equipes da F1 e que por detrás de ambas estão 02 big montadoras(FIAT &MB) que com certeza não gostriam de ver seu nome envolvidos em escanda-los de trapaça;e etc…. É comum , na vida profissional , quando um funcionário sai de uma empresa levar todo o aparato cultural em que ele militou para uma nova. Mas neste caso , vemos pura e simples espionagem industrial/esportiva…Vc pode ter certeza que houve; há e haverá aspectos nebulosos neste campo que com certeza não chegarào até nós

McLaren para Fernand
McLaren para Fernand
16 anos atrás

Mas Fernando, a McLaren começou o ano com um carro bem melhor que o do ano passado. Sem falar, que em 2006, ela já estava projetando o carro de 2007, visando o acerto de Fernando Alonso. Além disso, ela já tinha trabalhado com os pneus Bridgestone no passado, tanto que chamou Mika Hakkinen pra testar o carro e passar informações. Além disso, o carro veio melhorando ao longo das primeiras corridas, fazendo com que a Ferrari perdesse algumas corridas. Da mesma forma está acontecendo agora com a Ferrari novamente na frente.
Lembre-se que a BMW tb começou com um carro bem melhor que o do ano passado, diferentemente da Renault que piorou em relação a 2006.
Não podemos creditar a melhora dos carros McLaren a este caso de espionagem.

Jacqueline Batistell
Jacqueline Batistell
16 anos atrás

Minha primeira participação no blig… logo devo caprichar.
Na realidade, queria até dizer que eu pretendia vir aqui antes naquele texto no qual o FG fez loas ao fato de que o Hamilton está feliz da vida.
Claro que ele tem que estar feliz… ele e os demais integrantes do circo: ganham muito bem — bem ao contrário da minha humilde pessoa, que tento um lugar ao sol mas não consigo por 1 serie de motivos q naum vem ao caso aqui.
Mas como tenho um amigo q foi tentar a sorte como mecanico na Inglaterra e trabalhou na Jordan, me sinto no direito de dar pitacos:
Entendo 1 coisa ou 2 sobre F1…
Primeiro, sou negra. Logo, palmas para o Hamilton… coisa boa ver 1 irmão se dando bem. Espero apenas q ele lembre q ele muitos irmãos em situação pior… ai dele se fizer cara feia.
Tá descontente com o MELHOR EMPREGO DO MUNDO?
Então cai fora…
Agora sobre este “affair”…
BEM FEITO
BEM FEITO
BEM FEITO
BEM FEITO
Bem feito para ambos…
Se bem que nada MUDARÁ na vida deles..
Os dois continuarão morando em suas casas, dirigindo seus possantes carros…
Com certeza, Nigel e Mike não se acordam diariamente pensando em como irão pagar aluguel, telefone, IPTU e leite para os filhos, assim como eu.
Lógico, eu me divirto vendo os riquinhos sofrerem… mesmo que pouco, eles talvez percebam que são humanos… é bom ver os ricos se estrepando… principalmente sujeitos como Mike e Nigel, que se vc parar para conversar em um paddock de F1 ficam se achando a ultima bolacha do pacote.
Mas o que eu queria mesmo era ver os marrentos Ralf, Kimi, Alonso, David também se estreparem… para eles verem que o mundo não gira em torno deles e que o mundo esta cheio de pessoas que pega metro lotado, sofre assalto…
MARAVILHA ver pessoas poderosas da F1 sofrendo…
Quero mais..,
Quero mais…
Quero mais…

Fernando carvalho
Fernando carvalho
16 anos atrás

Que tá estranho ,com certeza está…A Mc comeu poeira durante um tempão e tinha grana; parceria (Mbenz) com recursos tecnológicos e pilotos e, NADA !!!! de repente, do nada , surge como o grande bicho papão; faturando “quase tudo ” , saindo na frente de acerto de pneus(Grande Bicho Papão para todas que corriam com a outra marca…)….Que tem carne por de baixo do Angú , ah! isto tem…. Se Injetar milhões de dolares fosse a única explicação era prá Toyota;Honda ;BMW e etc disputarem “pau a pau “com Ferrari e Mc …(Talento custa dinheiro sim, mas que tambem “encurta ” o caminho, ah! isto encurta !!!!)

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Um outro detalhe, é que uma equipe com 900 milhões de dólares de orçamento, não iria se sujar, pirateando projetos dos outros.
Com esse dinheiro, a McLaren poderia criar um carro “revolucionário” e não roubar 700 páginas de projetos.
Quando a McLaren contratou o Alonso, que por sua vez, levou seu engenheiro, vocês acham que a Renault fez uma lavagem cerebral, em ambos, para que eles não levassem nada para a McLaren!?.
A McLaren criou os chifres aerodinâmicos, que foram copiados pela BMW, e não foi espionagem.
A Ferrari criou as calotas que foram usadas pela Renault, e me parece também que pela RedBull e também não foi espionagem.
Agora quando a McLaren evoluiu, a Ferrari foi chorar dizendo que foi roubada, e que o engenheiro da McLaren foi o receptador de tais documentos.

Mas Mosley
Mas Mosley
16 anos atrás

Jamais conheci um italiano que não fosse safado, corrupto, desonesto, e racista; mas sei que devem existir algumas exceções. Nenhuma delas na ferrari, sem dúvida.

Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

Me chamou atenção na declaração do Nigel quando ele fala do controle de acesso na Ferrari. Olha, deve ser uma “missão impossível” a pessoa conseguir sair com documentos (impressos ou digitais) de uma fábrica dessas. Outros tipos de indústria, onde rola bem menos grana, possuem sistemas de seguranças praticamente anti-roubo. Se esses caras conseguiram burlar a segurança, não precisam se preocupar com as “portas fechadas” do mundo da F-1. Vão poder ganhar muito dinheiro como hackers.
Fui!

Jairo Alvarenga
Jairo Alvarenga
16 anos atrás

Amigo isso é armação da ferrari…..pra queimar o cara e o deixa-lo desacreditado.

será que ele vai contar os podres que fizeram co o Barrica?

Jean Todt
Jean Todt
16 anos atrás

Não acho tão impossível ser uma armação da Ferrari para queimar o cara e impedí-lo de se transferir para outra equipe com as estratégias e segredos de corrida que estariam em sua mente. Digo isto por que já trabalhei no grupo e sofri algo semelhante.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Flavio…

Uma vez eu comentei para uma edição da rádio GP sobre isso, se não me falha a memória,do seguinte:

De que Nigel Stepney e Ferrari fizeram uma espécie de “acordo” para desviar a atenção referente à superioridade da Mclaren semanas atrás. Mas é claro, é só uma suposição, talvez louca mas plausível.

Senti boa consciência nas palavras de Stepney. Sabemos que os italianos são tinhosos. Sempre foram, e quem duvidar disso, é um mero desinformado. Para mim “lendas urbanas” não nascem por acaso, e a Itália não foge disso (máfia e afins). Temos uma marca de ponta, de história, muito bem organizada e fantástica. Do lado oposto um engenheiro, que sabe de muita coisa e ferido pela saída de uma colega de trabalho de nome forte. E como manda o figurino italiano, é assim que eles resolvem as coisas, a ponto de Nigel ter que fugir da Itália.

Belíssima história real essa, terá que render um livro no futuro, mas continuo com a minha tese, num ato relevante, e vamos ver se eu sou tachado de maluco, sonhador ou profeta.

Renato Miranda
Renato Miranda
16 anos atrás

Pois é, história mais complicada, essa. E quero ver sobrar pra ferrari. Agora… li abaixo que é sensacionalismo escrever Nigel… mas só um idiota pra relacionar Nigel Mansell a essa história…

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Esta história tá mesmo mal contada. Imagine alguém sair de uma estrutura como a Ferrari, com mais de 700 páginas de documentos sem ser visto. Além disso, se o cara já estava sendo colocado a escanteio, ele não teria acesso a documentos importantes, principalmente, pq ele já estava com a idéia de se tranferir de equipe.
Pelo lado do receptador, como ele de posse de documentos sigilosos, iria tirar cópias desses documentos, e deixar as mesmas em casa, sabendo que poderia ser achado por alguém.
Mais uma dúvida, como alguém, trabalhando numa estrutura comoa F-1, celeiro das mais altas tecnologias, sairia da Ferrari com 700 páginas de documentos, podendo levá-los em CD´s, DVD´s ou pen drives, ou até mesmo em um laptop particular.
É…só mesmo as partes envolvidas pra contar o que realmente aconteceu…mas que está mal contada, isso está.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

LM, então senta lá e faz melhor, meu filho…

LM
LM
16 anos atrás

SILVERSTONE – Kimi mostrou por que é o primeiro piloto da Ferrari e o Massa mostrou que o tapa buraco da Ferrari, não digo pelas falhas seqüenciais, Serial Fail, mas por mais de 10 voltas tentar e não conseguir passar o Polonês. Uma vergonha.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

A Ferrari não iria à justiça comum se não houvesse algo estranho. Pensando bem, isso é uma péssima notícia também para eles [Ferrari].

Uma coisa que não ficou claro para mim, são esses 700 não sei o quê. Uns dizem que são arquivos de computador outros dizem que são páginas de documentos. De qualquer maneira, para que tirar cópia? Se fossem arquivos de computador (pen drive, cd´s, DVD´s…), ótimo, é só acessar. Se estão em papel, é claro que o Coughlan não ia devolver as páginas, não é mesmo? Tirar cópia? É demais!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Isso aí provavelmente vai acabar em pizza, como aconteceu com aquele italiano da Toyota.

Todo mundo sabe que a Fórmula 1 tem mais sujeira a esconder do que a Assembléia Legislativa e no fim das contas, o tal Stephney nem era tão importante ou especializado assim.

celso
celso
16 anos atrás

No passado aconteceu a prisão de um cidadão que alegava que o dinheiro lavado por ele pertencia as montadoras da F-1. Por dois dias a notícia circulou na internet e depois nunca mais se falou nisto, e nem mesmo se chegou a uma conclusão. Agora mais esta envolvendo duas equipes de ponta que difilcilmente receberão alguma punição… no caso da Ferrari é de se estranhar como existem cobras e lagartos por lá. Espero que resolvam logo isto para que o campeonato possa transcorrer de uma forma “limpa” até o seu final.

Kathy Lima
Kathy Lima
16 anos atrás

Tomara que ele conte logo sobre os defuntos dos últimos dez anos, estou louca pela fofoca… antes que a máfia dê um jeitinho.

Nelsu Piquet
Nelsu Piquet
16 anos atrás

êta sensacionalismo esse grandepremio hein! Vc abre e ve a noticia “Nigel se defende, etc..”
Oras num site de F1 falando Nigel se defende na manchete, qual primeira coisa que vem na cabeça? NIGEL MANSELL, mas não é o mecanico da Ferrari..

Foda uma vez que estava escrito: “Michael voltará as pistas mes que vem” Ai vc clicava e aparecia “Michael Jones, mecanico da Spyker voltara as pistas mes que vem depois de ser pai”.

Ridiculo sensacionalismo.

R. Feijão
R. Feijão
16 anos atrás

É preciso retificar um detalhe: não foi a polícia inglesa que deu a batida na casa do Coughlan. Na justiça inglesa, há um instrumento que permite que um advogado – apresentando as necessárias evidências a um juiz – obtenha o direito de realizar a busca e apreensão ele mesmo. Isso foi reportado por diversas mídias estrangeiras. A polícia britânica está fora do caso.

Só para jogar mais lenha na fogueira: e se esses documentos tiverem sido plantados pela Ferrari?

Eu acho essa estória toda muito estranha e acho que os pricipais acusados, Stepney e Coughlan, devem ser considerados inocentes até prova em contrário.

Justiça não se faz através de comunicados de imprensa.

Cristiano
Cristiano
16 anos atrás

OK. Mas ofereceu ou não o arquivo para a Honda, juntamente com seu amigo? E os cargos dos 4 amigos?

Quem falou foi o Galvão…

Arthur GerhardBerger
Arthur GerhardBerger
16 anos atrás

Será que ele vai divulgar quem desligou o motor do Barrichello no GP Brasil de 2003, quando este ia abrir 10 pontos de vantagem frente ao Schumy?