Stock: um ponto de vista

SÃO PAULO (outras visões) – Dica de blogueiro, fui dar uma lida. No ótimo site de pensatas “Direto da Redação”, do casal Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, vem este artigo sobre a Stock Car assinado pelo Claudio Lessa, que é apenas um sujeito que acompanha corridas e compra carros.

Se alguém achar textos que contenham o contraponto, é só avisar aqui.

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Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Stock Car, tem que ser o melhor e maior motor – era o 4.100 cc agora é o V8 5.700 cc. Quem não tem, que use o GM.

E babaquice é equipe usar carenagem que não é GM sem ser patrocinada ou ter apoio de outras fábricas.

Agora, pelo visto tem muita gente gritando prá matar a Stock Car, é isso?
Se esquecem de como era antes da GM entrar novamente na época do Ômega.

Depois que matarem a Stock de novo, vão ficar chorando de como era bom ???

E prá quem baba ovo na TC 2000, apêndices:
* você aqui é que banca a brincadeira dos hermanos lá – as fábricas vendem aqui e investem lá.

* Na Stock o orçamento previsto é R$ 800 mil/ano, e na TC 2000 é pelo menos US$ 2 milhões.

Só trouxa mesmo prá acreditar nisso de multimarcas, e isso não é motivo prá matar a categoria.

Como mencionei outro dia, que se tenha a diversidade para cada um encontrar sua preferência, mesmo porque aqui se tem uma estúpida visão limítrofe que carro de corrida é apenas Gol e motor é só AP.

tá faltando é foco nessa discussão – que malhem o marketing e transmissão das corridas, não a competição.

A propósito: sou muito mais a Stock Car do que o Campeonato Turismo da década de 80 que deixava nítida impressão de favorecimento descarado à V W.

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Um pouquinho sobre os comentarios da galera abaixo: O que me deixa mais louco nesse país é que tudo se justifica porque “gera empregos”. Vai fechar bingo? Ah não, gera empregos. Stock car é enganação? Ah, mas gera empregos.

Desse jeito, vamos liberar o trafico de drogas e a prostituição pra qualquer pessoa, pensem em quantos empregos isso vai gerar!!!

Agora sim, sobre a Stock: ninguem duvida de que isso seja um trabalho sério, e muito bem realizado, no entanto, seria bem mais competitivo e interessante se houvesse “realmente” multimarcas envolvidas, com preparação ou não…ou se falassem abertamente que só a carenagem muda….e o restante do carro é igual….

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Stock Car? Corrida de carros multimarcas? Não, aquilo lá é só genéricos!!!

Tiago S.
Tiago S.
16 anos atrás

to escrevendo bem até, poucos erros de português no meu comentário abaixo hehe

Tiago S.
Tiago S.
16 anos atrás

Esse assunto ja nao vale mais apena ser discutido, é como religião, politica, etc… uns tem um ponto de vista, outros tem outros. Ninguem vai ser convensido de nada lendo esses artigos, quem acompanha automobilismo de verdade sabe oq é esse lixo da stock casca, quem assiste quando não tem nada melhor pra fazer, acha legal.

/././
/././
16 anos atrás

materia polemica sempre vende
mas a pergunta é , quando tinha um campeonato Brasileiro de marcas nos moldes que agrada a maioria daqui , as vendas dos modelos competidores vencedores eram maiores?
perdoe o escriba da materia , mas ele vive no Brasil?ele sabe que os carros vendidos sao basicamente em funçao de preço , financiamento , e nunca por outros motivos.
por oportuno , o referido escriba sabe a marca que foi campea o ano passado?se nao sabe fica claro que seu objetivo é so polemizar , nada construtivo.

André de Itaiópolis
André de Itaiópolis
16 anos atrás

Aqui em casa só entra FIAT, e agora adquirindo um caminhão IVECO. Com a FIAT nunca nunca tivemos problema, ao contrário de nossa saveiro e posteriormente Parati 1.6 Flex, mas isso não significa que a Volks não fabrica bons carros. Porém, para aguentar estradas de chão, que compõem 80% da malha viária do município, para nós a FIAT se mostrou superior, que o digam as revisões programadas.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

aqui em sete lagoas a iveco monta a van da renault,a van da peugeot,e vi uns prototipos da citroen fora as ducatto daily
voce acaba commprando fiat
a gm pega um suzuki epoe o nome de tracker e ou prisma
em suma o mundo esta todo virado,e uma grande velhacaria .aqui em casa nao entra fiat,compramos uma sprinter pro servico que e muito superior
ate nos usa as sprinter americanas tem simbolos dodge sprinter
se ate na terra do tio sam se aplica este golpe imagina nos aqui em baixo

nicoboco
nicoboco
16 anos atrás

Mais um comentário de quem desconhece o básico em automobilismo…tá vivendo em Marte, mas até que escreveu algo útil.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
16 anos atrás

Só queria lembrar aos senhores que o Trafico tambem dá emprego.
Então não me digam que dá emprego e está certo.

O certo é dizer que o campeonato é de bolhas e os motores são os mesmos, ai assiste quem quiser, agora enganar o publico é errado sim.

Rodm
Rodm
16 anos atrás

A polêmica vai longe…

O fato é que não temos mais opções de automobilismo no Brasil e elevam a Stock à um patamar de mega-evento, infelizmente.

É bom o apoio da TV, mída, mas não podemos esquecer que outras categorias se fazem necessárias. Temos muitos pilotos bons encostados ou ainda não revelados. Existem heróis (pq não dizer?) que mantém suas categorias regionais.

Que mantenham a Stock, mas fomentem (CBA?) outras, como por exemplo, Flex 1.6 (já citado) fórmulas (1.0, 2.0), Copa Popular (só 1.0), etc; reunindo-as num final de semana e com eventos em paralelo. Barateia-se o custo do evento e a divulgação será bem maior. Ainda, uma rodada pelos autódromos brasileiros, aumenta o conhecimento e o interesse de todos.

Este ano tivemos dois exemplos que levaram muita gente que há tempos não pisava em Interlagos: Clássicos de Competição e QRX.

Se os programas de esportes da televisão mostrarem alguns minutos do que aconteceu no final de semana, atrairá os patrocinadores.

Vão dizer que esse tempo é muito. Ok, mas parem de mostrar matérias com falta de assunto (baboseiras com jogadores de futebol, reportagens poéticas) e o tempo aparecerá.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Só um completo desavisado, que não gosta de corridas e jamais se interessa pelo assunto vai pensar que a StockCar é multimarcas. Todo mundo sabe que só as carrocerias são diferentes. Na minha modesta opinião, ninguém está sendo enganado. E multimarcas não dá certo. A DTM, com outrora 4 marcas, hoje tem apenas 2, pois as outras já se mandaram exatamente por causa do custo estratosférico. No WTCC só dá BMW e ainda por cima tem aquela palhaçada do aumento de peso para quem ganha, ou inversão de grid para os 8 primeiros. Isto sim é enganação.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

O problema é que essa não é uma categoria para puristas e amantes do esporte automobilismo, trata-se de diversão para aqueles que gostam de convite na faixa, canapés, coca-cola quente e kit boné-camiseta.
Para esses, pode ser até corrida de carrinho de sorvete…
E viva a boca-livre!

Leandro
Leandro
16 anos atrás

Se só mudam a carenagem, então não é competição de marcas. É campeonato de “casca”. Esse é o grande pecado da Stock atualmente. Mas a categoria tem seus méritos. Chegar onde chegou não é fácil. Quantas, no Brasil, já tiveram essa força? Mas para ter mais moral precisa mesmo resolver essa questão das marcas. Fica chato até querer justificar isso. E as bolhas são muito parecidas, quase não dá para identificar um modelo do outro. Palmas para o marketing, mas o lado técnico tá devendo bastante. Será que isso vai mudar?

kylauwea
kylauwea
16 anos atrás

sinceramente,pra mim não importa se é cahssi tubular,motor da gm em todos os carros…como li em outro comentario,na nascar tambem é assim e é uma das categorias que dão mais público.Pra mim o que a CBA deveria fazer é voltar a incentivar as corridas de monopostos,etc..o que ta acontecendo é que praticamente só sobrou a stock car como “top” no nosso pais e isso é ruim..não acho engodo porq ja cansei de ver reportagens a respeito da fabricação do chassi e do motor tanto no esporte espetacular quanto no globo esporte,qualquer um que se acompanhe mesmo sendo pouco sabe que as marcas apenas patrocinam os carros.
CBA: faça jus a seu nome e promova o automobilismo no Brasil.

amaral
amaral
16 anos atrás

Eu discordo da argumentação, o exemplo das lâminas de barbear; eram todas iguais talvez porque não houvesse mais o que criar para diferenciar umas das outras, mas havia um mercado gigantesco para consumí-las, e um batalhão de trabalhadores na área de publicidade para explorar esse mercado. Como provar que o consumidor está sendo enganado, se o produto funciona bem?

Já na última década do século passado, dezenas de modelos de marcas diferentes, e, não só marcas, de fábricas montadoras diferentes, utilizavam o mesmo modelo de motor; não sei dizer os nomes de marcas e modelos, mas sei que isto aconteceu bastante durante o início da globalização econômica global.
Até me lembro agora da marca Alfa Romeo, que após ser assimilada pela Fiat passou a produzir modelos ditos esportivos com tração dianteira e mesmo motor que os da Fiat, os mais potentes, tipo o Tempra.
Talvez esteja falando besteira com o exemplo acima, mas até na F1 há tempos acontece isso de se mudar o rótulo do motor – quantos nomes não teve o glorioso motor Renault após seu auge vitorioso com a equipe Williams.
E sempre continuaram correndo e sendo assistidos por muitos milhões nas manhâs de domingo, anos a fio.

O sujeito que escreveu o artigo me parece anacrônico, isso sim.

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Jornalista desavisado? Acho que é a primeira vez que vejo alguém da raça passar recibo de desavisado.
Sem entrar no mérito, a rede Globo explica direitinho o que é a Stock. Só não sabia quem não quis saber.
Agora, que é uma categoria chata, isso é mesmo. A TCC é muito mais divertida…

Gustavo Cavalcanti
Gustavo Cavalcanti
16 anos atrás

Andre, me explica como a F1 não é multimarcas quando há 5 montadoras desenvolvendo os PRÓPRIOS carros (Renault, BMW, Toyota, Honda e Ferrari) e outra (Mercedes) com grande participação em uma equipe (McLaren).

Ainda q não fosse multimarcas, a F1 não é uma stock, que pressupõe que o q está correndo são carros de estoque. Ou seja, a princípio você poderia buscar um desses carros no distribuidor mais próximo e correr com ele (claro, que não estou levando em consideração a preparação do carro para melhorar o desempenho na corrida).

Não vejo sentido em comparar a F1 com nossa pseudo-stock. Aliás, este campeonato nacional bem que poderia ter outro nome. Stock car é falsa propaganda.

burgão
burgão
16 anos atrás

Pelo menos tem um V8 embaixo do capo…motor de responsabilidade…com torque

Andre
Andre
16 anos atrás

Em nenhum momento se faz propaganda da Stock como campeonato multimarcas.
Pelo contrário se fala em igualdade de equipamento para mais competitividade.

Na F1 a Williams usa Toyota, a McLaren usa Mercedes
A Spyker usa Ferrari e por aí vai.

Assim como a F1, a Stock não é uma categoria multimarcas

Se a Stock é picareta , este colunista é leviano

Renato Miranda
Renato Miranda
16 anos atrás

O que eu acho interessante é o discurso de que a Stock representa emprego. Ninguém aqui tá falando na questão social que representa a Stock; não é o automobilismo que vai salvar o problema nacional do aumento da fila do INSS. E se for por este lado, geraria muito mais trabalhadores se houvesse interesse de Carlos Col e de sua turma em pôr os profissionais dessas montadoras para oferecerem seus carros direto de suas fábricas, requerendo especialistas delas, pesquisa intensa e profissionais mais gabaritados. Estamos falando do automobilismo e, enquanto competição, representa um engodo por passar a idéia de que há uma briga entre fabricantes de carros. Todas as montadoras estão no negócio para expor seus logotipos e receber em seus centros seus convidados/clientes e pedem que pessoas do meio expliquem a todos eles o que se passa na categoria. O dia em que a Globo não quiser mais os serviços da Stock, a categoria acaba. Vamos culpar a Globo, emissora que tem todos os seus defeitos, pela falta de empregos também? Isto é: a Stock é apenas um negócio. Como o açougue, a padaria, a banca de jornal, o mercado e a lavanderia que tem aqui perto da minha casa e que, sem lucro, fecham.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

interessante que mais pessoas comecem a ver a Stock dessa forma.
com o tempo essa visão não-distorcida começa a atigir massas, o que forçará uma revisão nos regulamentos.
quem sabe um dia não teremos algo nos moldes da V8 Supercar, onde pelomenos os chassis são de verdade.

Yagamix
Yagamix
16 anos atrás

Deveriam seguir o exemplo do Aurelio, que criou a Truck. A categoria gera muitos empregos, é multimarcas, dá dinheiro, e o mais importante: não dependeu da Globo em nada para fazer sucesso

ricardo c dos santos
ricardo c dos santos
16 anos atrás

gugiro ao claudio lessa assistir ao faustao (mais facil de compreender)

Luis Fernando
Luis Fernando
16 anos atrás

Mas o campeonato é multimarcas sim, pois as montadoras colocaram seu nome e aceitaram a situação. Se alguêm quiser comprar um Bora, um 307, um Astra ou um Lancer não vai testar o Stock Car. Vai na concessionária e faz um test-drive.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Luis Fernando: O que se discute aqui é o fato de ser propagado um campeonato como sendo multimarcas, quando na realidade não o é. Além disso, o tal motor sem marca é da GM ( o bloco), o que fica realmente mais ridículo ainda. Um Peugeot tubular com motor GM.
Também não deveria ocorrer esse ufanismo global, pois é só a poderosa globo largar o esquema, que todos esses patrocinadores se vão, largando as pessoas na mão.
Hoje a stock é lugar de investidor e não de equipes/pilotos.
No mais, acompanho as corridas, desconsiderando as idiotas informações que nos são passadas pelo sr. Galvão e Cia.

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

O Luis Fernando não deixa de ter rezão também. O q precisa ser observado é se o campeonato é divulgado como sendo multimarcas, sendo assim acredito que estejam mesmo agindo de má fé. Isso teria que ser revisto.

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

Concordo plenamente. Isso é BRASIL

Luis Fernando
Luis Fernando
16 anos atrás

Engraçado. Quando sai esse tipo de coluna que denigre o trabalho de gente séria, que transforma uma categoria em competição de alto nivel, é publicado aqui.
Agora, esquecem de dizer que a Nascar segue o mesmo sistema, e ninguêm critica.
Ah, e quem disse que os carros da DTM são modelos de rua? são chassis tubulares com carenagem, igual a Stock, só que lá as montadoras participam e preparam seus equipamentos.
Esquecem também quantos empregos, diretos e indiretos, a Stock Car gera.
Dane-se se é o mesmo chassi e o mesmo motor para todos. Pelo menos ainda temos automobilismo para torcer, ou vocês preferem ficar assistindo ao WTCC, DTM e TC2000 pela Tv e gerando empregos em outros países.
Você, Gomes, com seu socialismo enrustido, deveria pensar na questão econômica e social que uma categoria como a Stock Car levanta.

hendrix
hendrix
16 anos atrás

falou tudo
só faltou falar q a mídia deve-se aos filhos do Galvão
eu queria saber pq ñ fazem uma competição com as fabricas com carros flex 1.6.
todas as fabricas possuem esses modelos hatch. podendo ainda utilizar o flex como mídia, porcentagem de gasolina com alcool autonomia vs. potencia etc e tal
com 48% de imposto sobre os veículos (em média) seria muito bom se o governo desse um incentivo fiscal.
bem, + morar num país onde se dar bem é a máxima na cultura latrino-americana fica difícil com tais governantes e empresários

Diego Llopis
Diego Llopis
16 anos atrás

Boa tarde. Li o texto e realmente concordo com os argumentos do Cláudio Lessa. Essa V8 virou patifaria…..

yannick dalmas
yannick dalmas
16 anos atrás

Falou e disse Claudio Lessa!!!!
É burla mesmo!!!
Sem sombra de dúvidas!!!