Tem cara de…
SÃO PAULO (acho que sei) – O blogueiro polonês J. Ziembinski, que mandou a foto do Belcar Serva Ribeiro outro dia, descolou mais este misterioso e enigmático veículo, em foto evidentemente rara.
Eu tenho uma leve idéia do que é. Mas o Romeu Nadinha, nosso maior especialista em carros antigos brasileiros, há de ter detalhes.
Este carro que está em Petrópolis é realmente o n° 10 do Marinho. Estou acompanhando a restauração do carro, passo a passo, desde o início, tirando fotos e anotando os detalhes. Na verdade essa era informação sigilosa, mas como todo mundo já sabe… A idéia é não divulgar nenhuma foto por enquanto, pois nem os irmãos Valente, nem o proprietário do carro desejam isso.
Vou publicar uma matéria especial sobre toda a retauração, quando o carro ficar pronto. O que posso adiantar é que o carro foi mesmo todo modificado, e ficou com cara de Puma dos anos 70, mas mantendo a mecânica DKW. Super estranho!
Olá Romeu
acho que essa informação de esse carro ter sido tunado, não procede.
Que eu me lembre ele sofreu um acidente forte e foi sucateado.
Seria bom alguem que conheçe os Irmaõs Valente, mostrar esta foto para eles dizerem se é o mesmo. Ai dá pra decifrar o mistério.
Felipe W e J. Zumbrunski acho que existem chances desse carro que está em Petrópolis ser o mesmo 10 do Marinho.
Soube mesmo que ele estava tunado e totalmene diferente do original.
Não conheço pessoalmente os Imãos Valente (infelizmente) mas sei que eles realizam verdadeiras proezas, recuperando caros antigos.
Já vi alguns carros, e sei tambem que eles “ressussitaram” um dos raros GT 4R, que a Editora Abril sorteou entre os leitores nos anos 60.
Este GT parece o prototipo do GT Malzoni – DKW que era de alumínio.
Tenho um slogan para o Lewis Hamilton: ” THE BLACK JIM CLARK”
Tres comentários interessantes.
O JARP disse que tinha um emblema da Auto Union na frente e tinha mesmo..
O Romeu matou a charada este carro é o próprio numero 10, que foi por mim adquirido. Esta foto é o próprio depois de reformado, para uso na rua. O original não tinha vidros, as janelas eram de acrilico de correr, o interior espartano. Se alguem puder saber se é o mesmo que está sendo reformado seria legal..
Nesta foto, eu removi, a placa do carro e o emblema, para dar mais trabalho aos vemaguistas.
Abraços
J Zumbrunsky
Romeu,
esse Malzoni que está com o André e o Miguel em Petrópolis estava uma lástima pois foi “tunado” por um dos antigos donos, uma lástima, pois vi quando o carro chegou.
Mas nas mãos do dois o carro está ficando uma beleza, vou ver se consigo umas fotos de como ele está agora e mando para o Flávio ver se posta aqui.
abs
Tem cara de coisa indecente…
Olha só a grade frontal…
Eu hein…
Tem cara de…
Se eu responder o comentário vai ser bloqueado…
Mas que tem cara de b. isso tem…
huahuahuhauhauhuahu
A fachada é uma pista. Dá para ver que é o ancestral dos GT Malzoni e Puma DKW, embora o resultado das últimas me pareçam melhor que o desse exemplar, que contudo não deixa de ser belo. Bonitas mesmo são as rodas raiadas, parecendo ser de cubo rápido.
Tem cara de RELAMPAGO MCQUEEN…
De fato, me estendi na resposta. Desculpe. Da próxima vez serei mais sucinto. E o que tem essa sua triste história a ver com o Malzoni da foto?
Jó, Jó…
Complementando os comentários do Mestre Romeu, o aparecimento do primeiro Malzoni “de lata”, lá por 1964, deu ensejo à tentativa de criação da categoria protótipos nas pistas brasileiras. Até então, corria-se aqui de carreteras, mecânica nacional, ou turismo. Alguns carros que podiam enquadrar-se como protótipos corriam como GT ou outra denominação qualquer de ocasião. Infelizmente, a idéia não deu certo. Protótipos só surgiriam como categoria em 1966, após o abandono das fábricas das pistas brasileiras, exceto pela Willys que continuaria até 1968.
Mandei esse e-mail para o Flavio Gomes:
“É Flavio Gomes, você tem razão em algumas de suas palavras. Realmente falta investimento por parte das montadoras, mas a Stock Car não tem culpa se o automobilismo brasileiro anda falido.
Uma coisa que eu não me conformo é ver uma corrida que dura menos de uma hora. Sei lá, tanto pela tv ou no autódromo pow, se for combustível vamos botar o reabastecimento, se for pneus vamos fazer troca. Dinheiro eles tem, não se acha um centímetro quadro na carroceria de um carro. A prova mais rápida de F1 dura 1:15. Eu moro aqui no Rio, sou viciado em automobilismo e quando tem corrida em Jacarepaguá eu perco mais tempo no caminho entre minha casa e o autódromo do que vendo a prova principal que dura 50 min [se tirar o tempo em bandeira amarela cai pra 42, 43, 44 min]. Como dia o Jota Quest: Jacarepaguá é longe pra caramba.
E uma outra coisa que eu queria dizer: na semana, se não me engano, aqui mesmo no Lance teve uma matéria dizendo que [em outras palavras] a Stock está nadando na grana, que vai dar 1 milhão para o vencedor da prova no Rio e por aí vai…
E lembrei de uma coisa, na temporada do ano retrasado que todo mundo era inimigo do Cacá Bueno, o pessoal queria pegar ele, não deixavam passar nem por cem conto, eu dizia para o meu irmão: “a Stock Car é uma categoria amadora”. Ele lembra disso e concorda.
E pra finalizar e descontrair: o Los Hermanos entrou em recesso.”
Olha o que ele respondeu: “Valeu”
Acho que é um porshe, o farol parece…
Esse é o Rino III ou Malzoni III, feito em chapa na fazenda Chimbó em Matão. Os Malzonis I e II foram feitos em Araraquara.
São os antecessores dos Malzonis GTs feitos em fibra, e que depois viraram Puma GT. Todos com mecanica DKW.
Com um exemplar desses Malzonis de aço com numeral 10, o Marinho fez misérias em corridas, principalmente nos circuitos de rua de Piracicaba, Araraquara e Petrópolis.
Existe um carro desses sendo restaurado em Petrópolis na oficina dos irmãos André e Miguel Valente.
Foi encontrado desfigurado, quase totalmente transformado, mas está voltando ao seu estado original.
Daqui a pouco tem gente falando: É photoshopppis, é fotoshopis, é foto-choppe…
é o famoso puma-dkw
Voltando ao que interessa, trata-se do Malzoni III, também conhecido como Rino III, fabricado em carroceira de aço na fazenda Chimbó. Fonte: DKW – A Grande História da Pequena Maravilha, de Paulo César Sandler. Na foto original o carro tem o símbolo da Auto Union na grade, o que tornaria o mistério mais fácil de ser resolvido.
também acho que é um Malzoni
É o Malzoni de lata, como bem disse o Brandão..
Comentário Off Topic:
FG adoro o seu site e esse blog (apesar de nunca ter blogado aqui), mas o IG é ruim demais, super-hiper-extra lento, e já faz tempo. E são só os sites do IG que são assim, Último Segundo, NY Times, BBC Brasil e todos os demais.
Sai fora dessa FG que é FRIA. Tem muito provedor bom por aí.
Beijoca.
Acho que é o primeiro GT Malzoni, com mecânica DKW.
De leve lembra o aston martin do 007.
a frente lembra o protagonista do filme Cars …