Vai sair uma

SÃO PAULO (e bem parecida) – Não sei de quem é essa da foto, mas sei que uma muitíssimo parecida está em fase de acabamento na LF, nossa equipe da Superclassic. Estava faltando, mesmo…

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Gustavo Cinquegrana
Gustavo Cinquegrana
8 anos atrás

Srs, boa noite!

Roberto Sávio (Carreta) e Fukuda, esta Brasília lembra muito a de meu pai que pertencia a equipe Elfcar – o Sr Elvio Mario Cinquegrana. Jr.. Temos algumas fotos desta época. Vou achar o site que aparece fotos da divisão 1 da época dos Srs. Sds e meu pai manda um grande abraço

antonio carlos
antonio carlos
10 anos atrás

ola CHICO Artigas sou toninho o mesmo que trabalhou contigo espero que não demore para ler essa mensagem me de noticias, [email protected]. abraço

antonio carlos
antonio carlos
10 anos atrás

CHICO ARTIGAS já foi meu patrão, onde anda você já tentei contato contigo varias vezes,trabalhei com vc rua martim francisco,gostaria de falar com você entre em contato.GRAÇAS AS TUAS REPORTAGEM DAS REVISTAS TAMBÉM VIREI PILOTO POR 10 ANOS E VC JÁ SABE DISSO,POIS AS ULTIMAS VEZ QUE TE VI EU ESTAVA TREINANDO EM INTERLAGOS MANDA NOTICIAS.ABRAÇO

Francisco Artigas
Francisco Artigas
10 anos atrás

Apenas para esclarecimento, o patrocinador Roque & Seabra com o qual eu tinha contrato para as provas do brasileiro e paulista de divisão 1, aparece também no Opala 250 S de Roberto Savio na prova 200 milhas de Brasilia de 1975. Prova essa que dividi a pilotagem com o mestre Carreta e largamos em quinto e chegamos na mesma posição com quatro Mavericks quadrijets na frente. Também com esse patrocinador fui campeão brasileiro e paulista com Passat no mesmo ano.

Beegola
Beegola
16 anos atrás

Retificando: bate papo com o Roberto Sávio esclarece que o logotipo da Roque & Seabra nessa foto era realmente patrocínio e não significa que o Chico Artigas pilotou a Brasília na prova em questão. “O Chico deu uma força nas despesas de transporte para o Sul e daí o logotipo da Roque & Seabra, que era o patrocinador dele na época”, contou-me Sábio, do alto de seus suecos, e suspeitos, tamancos.

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
16 anos atrás

D E M O R O U . . .
Estava faltando uma BRASA no GRID…
Mas, dá para entrar também a VARIANT e as versões PERUAS das outras, além da própria KOMBI em versão Caminhonete, pois a normal é instável nas curvas…

Adonis
Adonis
16 anos atrás

Virá em sua preparação original e eficiente ou será apenas mais um carro a integrar a Formula AP ?

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Aos Blogueiros:
Dêem uma olhada no site do Fukuda, sobre a desmontagem do motor do Focus da 4Rodas. Nunca vi isso na minha vida. Meu pai sempre usou manômetro para medir compressão de motor quando chegava aos 100.000km. Mas carro novo nesse estado para mim é sabotagem! Isso não existe!

Beegola
Beegola
16 anos atrás

Veloz,

Correto, aliás isso já havia sido mencionado, não? Outro detlahe: nas provas do campeonato paulitsta da época era permitido o uso de rodas de liga leve, ou “rodas de magnésio” como se dizia na época. Nas provas de campeonato brasileiro era obrigatório usar rodas originais, o que ajuda a decifrar em qual prova esta foto foi tirada. O mais legal dessa época é que éramos um bando de apaixonados que virava o fim de semana acertando os carros e que hoje se reúne quase que mensalmente na oficina do Fukuda, em Santana, para churrascos onde os grandes nomes do automobilismo sempre aparecem. Geralmente, estes grandes nomes e os grandes coadjuvantes aparecem com lastro na barriga e teto aliviado ou com vinil branco…

Roberto PE
Roberto PE
16 anos atrás

Linda de morrer. A minha era uma 1980, caindo aos pedaços, tão companheira que só faltava falar. Ainda vou ter uma…

Roberto Savio "Carr
Roberto Savio "Carr
16 anos atrás

Flavio, fiquei feliz ao ver a foto! Foi feita pelo Claudio Larangeira para a 4 Rodas. Curva do Tala Larga Tarumã 1974. Nessa corrida , choveu, ventou e ainda levei uma tijolada no parabrisas porque estava andando na frente de alguns gauchos… Na 4 rodas de setembro de 74 tem a reportagem. Posso colaborar com o piloto que esta fazendo o carro para a super classic.Quem pode ajudar mesmoi é o yutaka Fukuda que conhce mais ou menos o carro…abraço!

Gustavo Cinquegrana
Gustavo Cinquegrana
Reply to  Roberto Savio "Carr
8 anos atrás

Gustavo
sábado, 20 de junho de 2015 às 23:05
Srs, boa noite!

Roberto Sávio (Carreta) e Fukuda, esta Brasília lembra muito a de meu pai que pertencia a equipe Elfcar – o Sr Elvio Mario Cinquegrana. Jr.. Temos algumas fotos desta época. Vou achar o site que aparece fotos da divisão 1 da época dos Srs. Sds e meu pai manda um grande abraço

El – Elvio // F – Fukuda // CÁ – Carlos // R – Roberto Carreta

Falando com. meu Pai agora ; ele está lembrando dos momentos de voces. Saudações abraço

Fukuda
Fukuda
16 anos atrás

Caros, Esta Brasília foi campeã brasileira, ganhando provas como 500 km de Interlagos, 1000 km de Brasília, 12h de Goiânia (estas últimas foram na prova inaugural dos autódromos) e também as 12h de Tarumã, no mesmo dia do bi-campeonato do Émerson.
Para efeito de esclarecimento, nas 12h de Tarumã, por exemplo, foi gasto 2 jogos de pneus e mais nada além do petróleo !!!
Tá bom de acerto de chão ???
Obrigado pela lembrança e pelo arquivo!
Fukuda

Gustavo Cinquegrana
Gustavo Cinquegrana
Reply to  Fukuda
8 anos atrás

Gustavo
sábado, 20 de junho de 2015 às 23:05
Srs, boa noite!

Roberto Sávio (Carreta) e Fukuda, esta Brasília lembra muito a de meu pai que pertencia a equipe Elfcar – o Sr Elvio Mario Cinquegrana. Jr.. Temos algumas fotos desta época. Vou achar o site que aparece fotos da divisão 1 da época dos Srs. Sds e meu pai manda um grande abraço

El – Elvio // F – Fukuda // CÁ – Carlos // R – Roberto Carreta

Falando com. meu Pai agora ; ele está lembrando dos momentos de voces. Saudações abraço

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Só faltou dizer que o motor era preparado pelos japoneses malucos da Fukuda.
Estou certo, Beegola ?

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

essa foto é da Quatro rodas da época, todas as outras informações o pessoal já matou !

abs

Marcog
16 anos atrás

… é uma Brasa, mora ?

Aprendi a dirigir numa dessas, embora o capô fosse da versão nova, com dois frisos.

Meu pai preferia a de um friso, porque dizia que era só “encaixar” o meio-fio na metade da distância entre o friso e o capô, pra ter certeza de ter parado direitinho, rente ao meio-fio, sem raspar a roda…

…. é incrível como algumas coisas bestas ficam gravadas na memória da gente pra nunca mais sair…

Beegola
Beegola
16 anos atrás

A Brasília da foto é realmente a que dominou as provas da Div. 1 na época, pilotada pelo Roberto Sávio, também conhecido como “Carreta”ou “Carretera”. Piloto dos bons, teve sua carreira limitada pela falta de maiores patrocinadores. O carro da foto, cujos números e adesivo do pábra-brisas foram confecionados por este que vos digita, foi co-pilotada pelo Didico, como mostra o logotipo Truffi no vidro traseiro e no painel forntal) e pelo Chico Artigas, vide o Roque & Seabra no pára-lama dianteiro.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Brasilia do Roberto Savio, o “Carreta” ,em 1974.
Ano em que se precisava pagar agio nas Concessionarias para se conseguir uma Brasa dessas.

Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Essa é a Brasa do Roberto Sávio, com a qual ele disputou as 500 Milhas de Interlagos, se não me engano em 1974 – aquela onde o Camillão deu um porrão com o Maverick da escuderia Lobo na curva do Sol.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Exmo Sr. Delegado,
Oportunas suas observações mas vale lembar que o regulamento da Div-1 não permitia muitos võos em termos de preparação, sendo que a nível de suspensões tinha que se manter as originais. Mesmo assim, aguentavam provas de 12 Horas, Mil Quilômetros, 25 Horas, etc. É certo que pneus eram os componentes que sofriam mais – cada equipe chegava e usar um mínimo de dois jogos por corrida (CN36 Cinturatto, se me lembro de alguma coisa). A Brasilia da foto dominou a classe A (até 1600 cc) em 74 mas nos dois anos seguintes foi seguidamente batida por Chevettes, Dodges 1800 (quando em 75 a categroia foi alterada para até 2.000 cc) e Passat TS.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira, da Brasília,usam barras de torção e não,molas.

bruno mantovani
bruno mantovani
16 anos atrás

Muuuito legal….eu AMO Brasília!…tenho uma 73 e anda muito….tem um ótimo chão….pena q é pesada.

Delegado 12°DP
Delegado 12°DP
16 anos atrás

Tá estranha o ajuste dessa Brasa. A suspensão tá com curso demais e a cambagem das rodas traseiras tá muito negativa . A das dianteiras parece OK, já que as rodas estão bem prumadas no apex da curva.

Mas pra que tanto curso de suspensão? Não seria melhor descer umas molas bem mais duras e reduzir o curso? Essa Brasília vai ficar sem o dianteiro esquerdo em 4 ou 5 voltas. A temperatura dos pneus ficará com muita diferença.

Além disso a convergência parece estar zero ou muito pequena.

marcos SARTORI
marcos SARTORI
16 anos atrás

A barata da foto é da equipe elf car FUKUDA pilotada por Roberto Savio no ano de l974 Divisão 1, que foi campeã Brasileira e Paulista na época aurea do nosso automobilismo

Luis Antonio Mendes
Luis Antonio Mendes
16 anos atrás

Foi o 1º carro que eu guiei, me traz grandes recordações quando vejo uma Brasília, me apareceu agora uma idéia, irei ter uma Brasília preparada.

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

O piloto????
Roberto Sávio.

Diego Borçoi
Diego Borçoi
16 anos atrás

Espetacular, gostaria de conhecer a Superclassic. Aliás FG, aqui no Espírito Santo estamos precisando de eventos automotivos para animar e estimular o pessoal. Que tal um passeio da Superclassic por aqui? Esse mês tem fórmula Renault aqui em Vitória, vamos ver…