A ar

SÃO PAULO (e funciona) – Um mecânico genial do Espírito Santo criou um motor movido a ar. Nada de gasolina, diesel, álcool, nada. Ar comprimido.

E funciona. E se funciona, por que alguém não chama esse cara para conversar? Às vezes acho que subestimam as pessoas. Um cara que inventa um troço desses deveria ser recebido pelo ministro das Minas e Energia.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, falei com o Alex Cavalcanti (o autor da matéria), dei todas as informações para ele, ele disse que repassaria para os editores.
Espero que pelo menos tirem a reportagem do ar da maneira como está!

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Pedro
Vou dar uma olhada.Mas pensando bem, de novo, que tal inventarmos uma traquitana milagrosa para vender que nem carnê do baú ?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

antonio stricagnolo, dê uma olhada nos links de vídeos do youtube que coloquei lá embaixo.
Mostra, na segunda parte, um motor rotativo a ar, e na primeira um a pistão.

O legal do rotativo é pesar apenas 13 kilos…

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Estive pensando no assunto e conclui que o tal inventor complicou demais! Muito melhor do que usar motor a pistão seria utilizar uma parafusadeira com um redutor acoplado semelhante aos motores de partida de hoje em dia.Garanto que o rendimento seria muito melhor, com muito menos peças, sem contar o menor consumo de ar comprimido.O pior de tudo é que nem motor a pistão ou rotativo seria viavel.Calculem quantos litros de ar um motor de 1000 cc ,que é pequeno, aspira durante 1 minuto a 3000 rpm,agora calcule quantas vezes este ar deve ser comprimido para gera força suficiente para deslocar um carro leve, e depois multiplique o volume de ar aspirado pelo numero de vezes que ele deve ser comprimido, e com isso obtenha o tamanho do cilindro de ar comprimido que o carro deve ter no porta malas!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, o Dariva, trabalhando a 20 anos no caso, já patenteou algumas coisas, como um sistema de válvulas totalmente diferente das tradicionais do motor a gasolina.

Bem, interessante, o equipamento isolado, mas ainda acho que um motor a ar não precisa ser baseado num sistema 4 tempos, que não utiliza.
E o velho sistema cabeçote+bloco pra mim também é desperdício, o motor dele é enorme.

Acho que se o cara tivesse trabalhado para compactar o sistema, sem essa de recarregamento, talvez tivesse um bom motor para oferecer para pequenos veículos internos de empresas.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

É a ganancia Pedro, sempre ela que move o mundo.
Eu cantei a pedra aí pra baixo…deixe que explodam, merecem perder.
No entanto, se até vc, super antenado na tecnologia, concorda que é capaz de fazer um motor rodar a ar, tampando aqui e ali, tem-se que tirar o chapéu pro ‘sem diploma’ porque o dito, descobriu o caminho para Midas…
Quanto ao Terra dever consultar antes um engenheiro, não se iluda. Nem o Presidente consulta “letrados”; assim tem sempre a desculpa de que não sabia de nada ou então que não explicou direito o que era a coisa….por aí. Tem gente até hoje que acredita que o homem foi pra Lua, apenas nos estudios cinematográficos…
Abração

L.J.
L.J.
16 anos atrás

Muito bacana que o Antonio Dariva inventou o carro com motor a ar.
Tomara que tenha mais carro com esse motor 100% ecológico. Apoio medidas para salvar a Terra, está a tempo ainda.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

E a notícia continua no ar no Terra, e já propagou na rede.
Muitos devem sim estar dando dinheiro para o cara. Fiz uma procura pelo Google e vi um fórum onde um rapaz disse que se ganhasse 50 milhões na megasena, dava tudo para o cara desenvolver o motor, para depois ficar ainda mais rico com os lucros, tamanha a certeza que o invento deu certo.

O Terra afirma, categoricamente, que existem dois protótipos funcionando. Ninguém se tocou que com um cilindro de ar ali num stand é fácil fazer o motor girar, acho que eu giro até um a gasolina sem adaptação, só vedando aqui e ali.

Colocar o motor em um carro, isso não dá. Até dá, mas nunca para rodar 350 km como o cara disse.

Acho que o Gomes está esperando alguma retratação do Terra, talvez, para pelo menos colocar algum aviso no post. Mas isso nunca vai acontecer. Se o Terra nem teve a responsabilidade de consultar um engenheiro antes, não é agora que vão fazer isso.

E o sujeito continua arrecadando…

Duênio
Duênio
16 anos atrás

Pessoal, sabem quando este motor será viável ? No dia que Lada for um carro que presta …

Sempre aparecem malucos deste tipo com ideias mirabolantes que nunca passam de ideias mesmo.

Alguém se lembra que há um tempo apareceram uns malucos dizendo viver apenas de luz? Tinha uma mulher que a 2 anos não se alimentava. Era o fim da fome no mundo, basta ensinar aos etiopes e pronto. E assim como este motor teve gente que acreditou.

Já citaram ate a lenda do tal brasileiro inventor do motor a água que foi para os EUA desenvolver o projeto e desapareceu misteriosamente. E pareo para o cara que apareceu numa banheira sem os rins rsrsrs.

O petróleo apesar de todos os problemas ainda é e será por muito tempo a melhor e mais barata forma de fazer um carro andar. Se a nossa gasolina é cara a culpa e do nosso governo que aumentou o imposto de forma absurda e da Petrobras que dá um lucro absurdo e o povo apesar de ser o dono não vê nada. Somente quando realmente as reservas estiverem perto do fim, uns 20 anos apenas, vão tentar substituir de verdade.

Pra mim o que este inventor quer e grana e com certeza vai conseguir, pois no Brasil tem mane que acredita em tudo, ate em criação de avestruz, depois perdem tudo e culpam o governo. Ele deve ter lido a biografia do Gurgel.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Heitor, eu conheço o motor MDI a algum tempo, por isso fiquei horrorizado com as alegações do Dariva.
Acho o MDI um bom invento, mas ele não propõe não ser poluente, apenas jogar a poluição para longe das cidades, no local onde seria produzida a eletricidade que seria usada para comprimir o ar.

Muitos criticam a eficiência do sistema a ar em relação ao elétrico, mas eu sou defensor: mais autonomia, mais desempenho, e o grande diferencial: não precisa de caríssimas baterias para operar, tem um custo bem baixo tanto de produção do motor (o carro em si é carro para ser leve) quanto da manutenção, que seria ridícula.
O óleo, por exemplo, seria vegetal, de apenas um litro, duraria 50 mil km.
Seria um carro quase inquebrável…

heitor
heitor
16 anos atrás

Para quem que saber mais sobre motor a ar ai vai o site; http://www.motormdi.com
É uma grande idéia, vamos ver se vai em frente.

Sergio
Sergio
16 anos atrás

Adimiro é a preseverança do Pedro Jungbluth. Parabéns! Tenta usar todos os argumentos possíveis para exclarecer as “antas” que a idéia é uma bobagem. O explo do copo d’água foi muito bom! Mas cara: desiste! Deixe as “antas” prá lá! Você só gasta seu tempo. Eu gosto de uma estória: 2 caras conversando, um deles tem uma minhoca na mão e diz: veja uma minhoca! O outro: Isso é uma pedra! O primeiro: Não e uma minhoca! E a discussão segue: Minhoca, pedra, minhoca, pedra….Até que a minhoca se mexe e o primeiro diz: Viu! Ela se mexe, portanto é uma minhoca. E o segundo: Pedra mexe!!!!!
Prezado Pedro Jungbluth: que argumento você vai usar com gente que acha que “pedra mexe”??? Desiste!

Leo
Leo
16 anos atrás

essa eh facil responder… petroleo dá grana… ar nao… pronto

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Inspirado no nosso amigo Antônio Dariva, proponho um sistema que ao ser implementado acabará com a sede no mundo: Trata-se de um copo dágua com sistema de controle de goles!

Para cada 5 goles que a pessoa toma, ela cospe de volta 3 goles, aumentando portanto a água consumida em 60%!!!

Mas não se preocupem, pois estamos já desenvolvendo o primeiro protótipo de um sistema que para cada 5 goles tomados, você têm que cuspir 5 goles de volta, fazendo a água durar para sempre! Viva!

heitor
heitor
16 anos atrás

Para quem quer saber mais sobre motor a ar é só consultar o site:
http://www.motormdi.com

coelho
coelho
16 anos atrás

BLÁ, BLÁ, BLÁ, BLÁ. Tá parecendo conversa de louco. Lá em cima daquele morro tem um pé de abacaxi, se tu não gosta de amarelo por que roubou minha bicicleta???

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

O mais comico é a expressão “movido a ar”ou “movido a agua” que por incrivel que pareça gera imediatamente nas pessoas a impressão que alguem descobriu como fazer a agua e o ar explodir! Conforme eu já comentei no inicio,já pensou o dia que descobrirem como explodir o ar e a agua! Coitada da industria belica americana.Brincadeiras a parte, o que podemos notar é que as pessoas quando encontram uma “moleza” logo vão acreditando sem pensar ,o que é uma atividade dolorida.Pensar doe.Quanto mais otimista um povo é,menor a sua capacidade de criar e construir,porque, ou para na metade do caminho quando percebe o tamanho do esforço necessario, ou nem começa e foge com o dinheiro dos otimistas.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Caro Pedro (pra quem não sabe foi o primeiro blogueiro a postar por aqui, sendo, em consequencia, o nosso número UM.):
Adoro instigar as pessoas, vc sabe pensar e muito bem diga-se, e prefiro nem pensar se, de repente a Terra cismar de parar de girar, pelo menos que o Sol fique para o nosso lado né?…rsrs. Dou crédito ao saber científico SEMPRE. A inteligencia nos obriga a isso, especialmente se for acompanhada de inúmeros experimentos que a corroboram. Não discuto nem polemizo. Apenas, dou espaço a livres pensadores e experimentadores que tem conseguido alguns resultados surpreendentes que, após serem analizados pelos métodos cientificos, provaram-se factíveis ou, ao menos, abriram uma nova janela de estudos. Pode-se também, mercê da falta de conhecimento entender o vocabulário utilizado pelo ‘sem diploma’. Afinal, o que custa aos que tem acesso direto a ele, participar do ‘sonho’? É como apostar na mega sena. Se der certo, “fico milionario” se não der, foi mais um picareta no pedaço. Deixe-os sonharem. Tem gente que até hoje acredita no presidente….Fazer o quê???…vamos em frente. Obrigado pelo link…Abração
(preciso trabalhar, só voltarei por aqui a noite)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olhem só, mais um trecho, para quem não quer abrir o link:
“Os dispositivos de MP clássicas podem ser mostradas como possuindo falhas em conceito ou execução por meios muito mais simples. O jeito óbvio é simplesmente testar o dispositivo para ver se corresponde às alegações do inventor. Afirmações fraudulentas podem por vezes ser expostas deste modo. Mas a reação habitual do inventor é dizer “Isto precisa de um pouco mais de trabalho para refinar e melhorar o projeto.” ”
Reparem a é exatamente o que o sr Antonio Dariva diz sobre o invento dele.
E o pessoal que afirma “funciona!”, como o próprio Gomes, apenas analisaram pelas regras que o próprio Antônio propôs.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olhe só como começa o texto, para mostrar que seu pensamento, também, não é novidade:

“Propostas de dispositivos moto perpétuo são freqüentemente descartadas por cientistas de forma que parece ao leigo como rejeição precipitada usando afirmações dogmáticas de que tais dispositivos estão proibidas de funcionar pelas “leis da termodinâmica”. Isto não satisfaz a pessoa que conhece um pouco de física, mas considera as leis da termodinâmica um pouco misteriosas. O próprio caráter de tais leis é estranho à pessoa comum, porque têm um ar de finalidade e negatividade. ”

Viu que interessante? Leia, você vai gostar.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Caro amigo Reginaldo: não me prendo a palavra impossível da maneira que você supõe. Na verdade, o próprio conceito de “impossível” burla o método científico.
É apenas uma questao de probabilidades: posso garantir que as chances de tal invento dar certo é a mesma de o Sol, de repente parar de nascer todo dia.
Nós verificamos os movimentos da Terra todo dia, e todo dia o sol nasce. Portanto, podemos supor que ele nascerá amanhã… Mesmo assim, não podemos ter certeza disso, pois talvez o Sol tenha sido justamente feito para parar amanhã (não o Sol, mas a Terra, mas isso não importa).
Certeza não temos, mas podemos, devido a observação de vários séculos, afirmar que é totalmente provável que o Sol nasça amanhã.
Sobre o experimento do senhor Antonio Dariva, posso afirmar categoricamente que é infinitamente improvável que a máquina funcione como ele afirma, se auto-carregando.

A esse conceito, de “infinitamente improvável”, costumamos chamar de “impossível”, mas apenas por uma questão de definição, pois filosoficamente o “impossível” não existe.

Mas gostaria de dizer que sou totalmente aberto a idéias novas, o que detesto é que requentem idéias tão velhas como o moto-contínuo.

Veja o link (vou quebrar para não corromper o post):
http://www.ceticismoaberto.com/
perpetuum/motoperpetuo.htm
Essa idéia não é nova.
Se o sujeito tivesse alegado saber de algo novo sobre o assunto, ainda vá lá, mas ele deixa claro que é apenas mais um. Veja o link, vai achar interessante.

Sobre coisas impossíveis, vi hoje que um grupo israelense conseguiu fabricar um DVD que grava 1TB (sim, 1000 GB, ou 1 milhão de MB), usando um gravador comum.
Algo considerando impossível até um mês atrás…

Mas garanto que eles fizeram isso a partir de muito conhecimento e determinação, pois afinal determinação não faz nada sozinha.

Abraços!

Deodato Filho
Deodato Filho
16 anos atrás

Você precisa assistir mais televisão, já existem várias experiências com esse tipo de propulsão. Se fosse boa mesmo alguma empresa de boa iria descarta-la?

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Pedro:
Eu sou um cara aberto a ouvir qualquer coisa por mais estapafúrdia que seja. Claro está que ouvir, não quer dizer acreditar.
No entanto, como sou um curioso voraz de conehecimento e sei que tenho memória mnemônica, e eventualmente associo uma informação aparentemente inócua com outra coisa e tiro disso uma resultante que poderá ou não ter alguma destinação interessante. Com esse ‘norte’ li, reli, e analiso o efeito conseguido pelo ‘sem diploma’. Também considero pouco viável para dizer o menos, que a idéia tenha sucesso. No entanto, são tantas idéias sem sentido que se tornam viaveis que, não descarto nada, por mais anti-científico que possa parecer. Só isso. Mande os links para eu saber mais.
Recomendo, no entanto, que risque a palavra ‘impossível’ de seu dicionário. Ela limita o pensamento.
Abração

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Realmente, parece que o ar comprimido + metano, produto flatulento, seria um ganho considerável, em torno de 50cv. Falta apenas vontade política de investimento no BIOPEIDO.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Reginaldo, desculpe discordar, mas acho que se alguma lei da termodinâmica vai ser demonstrada errada, ela será feita através de muito conhecimento e sim, formação acadêmica.
Nada surge da ignorância, além de mais ignorância.
Para gerar conhecimento, em primeiro lugar é preciso ter conhecimento, como para saber que a história do besouro não é nada disso, pois tudo que é demonstrado possui sim explicação, mesmo que não encontrada.
Não existe, eu garanto, nenhum cientista que afirme que algo demonstrado é impossível, pois isso contrariaria os princípios dos métodos científicos básicos atuais.

Posso te garantir que não, não é possível gerar energia do nada. Toda energia tem origem, nada se cria, tudo se transforma.

As chances que o inventor capixaba, sem formação alguma, tenha contrariado essa lei é absolutamente nula.

Vou te mandar um link sobre a busca pelo moto-perpétuo, que acontece a séculos, sempre com pessoas ou muito teimosas ou muito malandras, e que nunca gerou nem uma vírgula de conhecimento para a humanidade.
Aguarde, estará na minha próxima mensagem.

Ao senhor Antonio Dariva, seria melhor antes dele começar a mexer em peças, ler um pouco. Se ler o trabalho de Popper sobre método científico, por princípio (incluindo aí o estudo do fato de Einstein ter descoberto que os cálculos de Newton eram errados), já seria alguma coisa.
Seria mais justo fazer isso antes de sair pedindo dinheiro para os outros.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Lembro de ter lido em algum lugar que “tudo o que havia para ser descoberto já estava disponível. ” isso foi em fins do século XIX. Recordo também que os irmão Warit tiveram problemas para patentear o seu avião, assim como outros inventores enfrentaram problemas para registrar suas “descobertas” consideradas bizarrices sem sentido ou utilidade.
Recordo também que, não faz muito tempo, um “luminar” afirmou que tres computadores iguais aquele monstrengo do “eniac” (acho que é esse o nome) dariam conta de todo o serviço, e que o celular era coisa do Flash Gordon. e muitas outras coisas …
Pergunto:
Qual o crime que o carinha cometeu? Pensou numa maluquice e aparentemente, encontrou um caminho. Se é viável ou não, se é enganação ou não, tem o mérito de – sem ter formação acadêmica – fazer o que muita gente já descarta como impossível, por conta das leis da termodinamica e que tais. Só para lembrar, os cientistas afirmam CATEGORICAMENTE que o besouro não pode voar, no entanto, ele voa, e muito bem diga-se.
Menos pessoal, menos, ninguem é dono da verdade.
Vamos observar a evolução da idéia para, aí sim, descartar ou estimular.
NInguém sabia por o ovo em pé, antes de um maluco sonhador dar uma pancadinha . É assim que o mundo evolui.
Boa semana a todos e, os que puderem, planejem-se para no Fim do mês, PRESTIGIAREM a Superclassic no Rio.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

OK, talvez não edva apagar o post, mas uma simples edição esclarecendo que a proposta é cientificamente impossível já ajudaria.
Vale lembrar que o sujeito está pedindo dinheiro para a pesquisa desse motor, e garanto que 100% do que for investido vai ser perdido.

Lógico que devemos estimular o empreendedorismo nos brasileiros, mas enquanto as notícias da imprensa tiverem notas favoráveis ao fato do cara não ter formação acadêmica, esse tipo de aberração vai continuar, e nosso país vai continuar sendo motivo de piada.

Sergio
Sergio
16 anos atrás

Ao Pedro Jungbluth:

você tem toda razão: o cara é estelionatário. Veja que o Gomes colocou a notícia e acreditou. A grande maioria dos comentários também acredita no cara. E olha que a audiência aqui deveria ser especializada! Gente alfabetizada, com internet, discutindo carros, motores, automobilismo. Quase e verdadeira “elite braca”. E fico impressionada: como o pessoal acredita em conspirações!! Vão sequestrar o inventor, matar, esfolar…. Nunca vi tanta ignorância reunida! Eu sugiro algo: o pessoal que apoia o invertor deveria depositar uma contribuição na conta dela para ajudar as pesquisas. Isso até ele atingir 100% de eficiencia.

José A. Matelli
José A. Matelli
16 anos atrás

Que o Pedro Jungbluth me permita um complemento em seu comentário.

Existem dois tipos de moto-perpétuo, de primeira e segunda espécie. O de primeira viola a Primeira Lei da Termodinâmica, que é lei de conservação de energia. Um motor assim geraria mais energia do que consome.

Já os moto-perpétuos de segunda espécie violam a Segunda Lei da Termodinâmica. Essa lei afirma, basicamente, que a eficiência de um motor é limitada e não pode chegar nunca a 100%. Uma máquina ideal é aquela que apresenta máxima eficiência. Nela, a eficiência dependeria apenas das temperaturas absolutas dos “reservatórios de calor”.

O inventor afirma que seu motor tem eficiência de 70%, mas com os dados que ele informou calculei que a máxima eficiência permitida para seu motor é de 56%. Ou seja, para que o motor do bom inventor não viole a segunda lei, sua eficiência não pode ser nunca maior que 56%, por melhor que seja o motor e seus subsistemas.

Isso posto, o esforço do nosso bom inventor deve ser saudado. Não como exemplo de conhecimento teórico (que ele não tem nem tem obrigação de ter, por técnico que é), mas pelo exemplo de persistência e empreendorismo raros de ver em nosso país. Comparar seu invento com outros muito mais desenvolvidos pode significar matar um embrião de algo que tanto precisamos e desejamos. O bom iventor não precisa apenas de recursos financeiros: precisa também de incentivo e orientação acadêmica.

Abraços,

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Só não concordo com o Jungbluth quando ele fala para retirar o post.É muito importante “clarear” estes assuntos ofertando soluções maravilhosas, da maneira bem clara como ele fez, porque as pessoas tem a tendencia de acreditar só no otimismo esquecendo a realidade.

marcos
marcos
16 anos atrás

Se o princípio funciona, com as premissas para automóvel, como silencio, durabilidade, níveis de torque e potencia estáveis, etc. seria o caso de apresentar a uma honda ou GM o projeto.
Concordo com a contribuição abaixo de que a China tem a independencia para investir nesse tipo de inovação, bem como a Tata, na índia.
Quem tiver contato qualificado com os fabricantes que ajudem o capixaba.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

AO JARP abaixo:

Não acho que existiriam usinas de ar comprimido. Seria mais fácil cada posto ter seu próprio compressor.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Vou colocar aqui o link de documentário da Discovery sobre carros movidos a ar comprimido.
Na minha opinião, eles tem uma vantagem em relação aos carros elétricos: a bateria, que é cara para ser produzida e ocupa espaço demais. Os cilindros também ocupam espaço, mas são infinitamente mais baratos de se produzir. Assim, o sujeito pode ter um sistema de carregamento de ar em casa em um outro cilindro, quem sabe ligado a energia solar, e chegando em casa ele reabastece ligando o cilindro de casa ao do carro. Mas só será prático mesmo em sistema híbrido.
youtube.com/watch?v=JE0YZNC7mGQ
youtube.com/watch?v=DRhpV3-AOt4
Não deixem de ver a diferença da proposta do capixaba com dos projetos mostrados pelo Discovery. Esse negócio de autorecarregamento é mentira e balela, só serve para o sistema ter mais perda de energia mesmo.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Repare só no texto, Gomes: Ele alega que ainda não chegou nos 100% de eficiência, pois se chegasse nunca se precisaria recarregar o motor. Promessa de moto-contínuo, impossível pela física, pois não se gera energia do nada, e é impossível eliminar coisas como perdas mecânicas por atrito.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Gomes, eu sugiro que retire esse post do ar. Explico: Ou o sujeito é um enganador, ou errou feio de cálculo.
Infelizmente, a primeira possibilidade é a maior, pois ele certamente já tentou colocar o motor num carro e viu que não funcionou.
Agora fica por aí fazendo demostrações e pedindo dinheiro para “mais pesquisas”.

O sistema que ele propõe é impossível, ele supõe que o sistema gera a própria energia que consome, é o tal moto-contínuo, impossível pela física.

Carros que rodam com ar comprimido já existem, em testes e protótipos bem completos, com 3 cilindros de ar de fibra de carbono do comprimento do carro e veículos especialmente projetados de alumínio, gastando milhões por ano em pesquisa, e alegam que no lançamento os carros terão 200 km de autonomia.
O capixaba, sem citar que carro, usando blocos originais à gasolina, garante que o motor roda 350 km com um cilindro 24m³. Ou seja, ele garante que seu sistema é 500% mais eficiente que o melhor do mundo em ar comprimido usando os amigos para montar o motor.

Acreditam nele?
Ele não devia ser recebido por ministro, devia ser investigado pela polícia. Se o motor não produzir a energia que ele alega, devia ser preso por estelionato e no mínimo devolver o dinheiro já arrecadado.

xs1xs2
xs1xs2
16 anos atrás

O carro com motor à ar do Sr. Guy Nègre pode ser visto no seguinte site: http://www.theaircar.com/. Já tinha visto uma reportagem na MotorShow, e agora a Tata Motors tem intenção de produzi-los na Índia (se não me engano, saiu uma nota no site Carsale). Sobre o ELKO, tem uma reportagem interessante na Revista da MOTO! de junho ou julho p.p. Sobre o projeto brasileiro, merece uma maior divulgação. Se o Sr. Gomes tiver mais detalhes, porgentileza publicar, ou seria uma bela pauta para o “Indiana Gomes”?

Orico do mar
Orico do mar
16 anos atrás

Como dito no primero post pelo coelho, eu também espero estar enganado mas… isto não vai dar em nada. Enquanto houver dinheiro, petróleo e tudo mais, nada irá substituir aquele. Pode vir o vento, a água, a luz, o etanol, o metanol, talvez até o but-2-3-dienol, como combustíveis alternativos, mas dificilmente o nosso querido maior poluidor irá ser substituído.
Ao inventos, ainda existem esperanças, que atitudes como essa e genialidades ( não existe um superlativo para isto ) como esta. venham a mudar algo um dia, espero que ainda em tempo.

celso
celso
16 anos atrás

e por falar em ministro segue uma entrevista com Otávio Mesquita e Nelson Piquet… ou melhor o filho do Nelson….kkkk !

http://br.youtube.com/watch?v=8tS-TLrbXKA

é muito engraçado …. e não tem nada haver com o post …

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

todo mundo fala,uns dizem que fazem melhor outros falam que de metano e melhor
o importante e que o cara fez e demonstrou numa feira e nao ficou somente nas teorias
parabens colega do espirito santo e nao pare com os seus projetos que devem ser grandiosos
se tivessemos 10000 brasileiros com a coragem de desenvolver projetos desta monta

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Como chama o documentário q tem o Mel Gibson mesmo? Who Killed the Electric Car? Acho q é isso.

Allan
Allan
16 anos atrás

É bom lembrar o que aconteceu com aquele carro elétrico (e seu fabricante) nos USA… Aqui, o problema é a PETROBRAS + governo + quem recebe propina… Realmente, é bom o cara ir pra China…

Genoíno
Genoíno
16 anos atrás

Esse cara tá correndo risco de vida… Não duvido se aparecer aparecer morto…

Dú
16 anos atrás

Sábado dando risadas com o Rodrigo e Family, aliás iniciei a pilha no moleque largar mão de triciclo de plástico e andar de KTM 50 cc. no motocross. Mas o triste foi hj. pela manhã o Yasuda da Honda me falar que VICTOR MACAYA partiu ontem. Motor a ar, a vento, a gasolina ou a caldo de cana, o velho Macaya sabia das coisas.

borges
borges
16 anos atrás
JARP
JARP
16 anos atrás

O Antonio, abaixo, já desvendou o mistério. Em resumo, como não existem, na Natureza, reservas de ar comprimido, teríamos que consumir energia (fóssil, nuclear ou hidrelétrica) para produzi-lo. Vendo o lado positivo, o uso disseminado do motor a ar comprimido aliviaria a poluição atmosférica dos grandes centros urbanos. Na usina de compressão de ar, ficaria mais fácil controlar a emissão de gases poluentes.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Este motor nada mais é do que um motor pneumatico, que necessita de ar comprimido em garrafa para funcionar.Ate ai nada de inovador,afinal se um dia descobrirem como fazer o ar explodir a humanidade vai conseguir o que tanto procura”o fim do mundo”.Não existe energia sem queima de combustivel, que é a regra universal para tudo que existe no planeta e no universo.Para obter o ar comprimido é necessario um compressor de ar obviamente tocado a energia eletrica, ou por motor a combustão interna.O mesmo se dá com o motor eletrico que necessita de geradores para carregar as baterias.A discursão no caso é saber se o motor a ar comprimido é mais eficiente do que o motor eletrico,duvido,nada é mais eficiente do que o motor eletrico,mesmo porque um gerador é muito mais eficiente do que um compressor de ar.Ou queima combustivel fossil ou se arrisca com energia atomica ou devasta a floresta para fazer hidroeletricas ou planta cana para fazer alcool.Cada metodo desse com o seu estrago ecologico.A verdade é que não tem planeta suficiente para 6 bilhões de pessoas ficarem andando de um lado para o outro queimando combustivel e gerando CO,ainda mais se não tiver mais florestas para “comer” este CO.Por incrivel que pareça ainda estão tentando inventar o moto continuo,basta acoplar um motor eletrico num gerador e puxar uma cordinha para faze-los girar continuamente.Só não inventaram ainda um cara para ficar “puxando a cordinha”.

Augusto Freire
Augusto Freire
16 anos atrás

Caro FG, do jeito que vai esse nosso mundinho, infelizmente, soluções como essa só irão adiante quando puderem cobrar pelo combustível… Quando o ar tornar-se uma “commoditie”…. Pelo visto, um dia chegaremos lá!

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Esse invento pode revolucionar as boas maneiras. Um motor com metano comprimido teria muito mais potência. E o Pum que hoje é muito mal visto em uma rodinha social seria um grande combustível, pelo menos nos carros mais equipados. Todos passariam a brigar pela autoria de um gran pum, daqueles que hoje ninguém tem coragem para assumir. Um cara milionário seria conhecido popularmente como um grande MÃO AMARELA.

Eduardo Coelho
Eduardo Coelho
16 anos atrás

E por falar em AR, nenhuma menção do Sr. Gomes sobre o aniverário da Kombi… Pensei que ia ver uma enxurrada de fotos, textos e coisas mais pq…

O Sr. Gomes agora só quer saber de Lada…

Não sei o que é pior… hahahaha

Abraços

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

Justamente por criar algo tão genial e que pode mexer com os intere$$e$ de muita gente é que esta idéia deve ser divulgada. Vá que este genial inventor desaparece??? Devemos ficar de olho e torcer para que num futuro isso seja uma realidade!