Ainda a Gurgel

SÃO PAULO (gosto deles) – Não sei se é falsa impressão, ou se é porque quando estou na rua tenho olhos apenas para alguns carros, mas acho que tenho visto mais BR800s circulando por aí do que sugeriria a normalidade. E a maioria nas mãos de jovens, algumas meninas, desfilando alegremente com o míni-carro da Gurgel.

Tirei a foto aí debaixo deste excelente site, depois de assistir no YouTube a esta ótima matéria do SBT enviada pelo blogueiro Paulo Maçaneta.

Longa vida aos carros da Gurgel! Essas coisinhas merecem ser preservadas com todo carinho.

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Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Araruama, na Região do Lagos, aqui no Rio, é a capital nacional dos BR-800. Nunca vi tantos e nem desconfio o motivo….

Augusto Danna
Augusto Danna
16 anos atrás

Preservado o que???? mais um exemplo da falta de competividade brasileira, da incompetencia, da falta de visão de mercado, a tenha paciência1!!!!!!!!!! o Gurgel nadou no dinheiro público (financiamento, incentivos etc….) tinha dinheiro, podia ter feiro uma Join-venture com alguma marca asiatica (por exemplo) para aquisição de tecnologia e now-hall de mercado, para depois se lançar em aventura solo, mas preferiu fazer essa indecência que custava mais caro que qualquer carro popular no brasil

jose
jose
16 anos atrás

Alo Sergio Barros,parabens,tenho a mesma opinião sobre o Senna.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Conheço um sijeito que adaptaou um CHT 1.6 num Gurgel desses, ficou extremamenbte econômico e absurdamente forte.
Mas a grande maioria coloca motor de fusca mesmo, dizem que é só plug&play.

Conde
Conde
16 anos atrás

Até onde eu li na época , a versão do Reginaldo está correta .
Tinha um amigo que tinha um em 79 + ou – , reencontrei com ele ano passado e soube que ainda mantem o X12TR até hoje .
Abraços

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Finalmente Gomes, resolveste defender os carros daqui!!! Só via você defendendo carros das multinacionais exploradoras do leste!!! Já fui um feliz proprietário de um BR 800 e me arrependo de te-lo vendido. Ótimo carro, sempre chamou a atenção (todos olhavam com expressões marcantes em seus rostos), não era visado para roubos (podia deixá-lo aberto que ninguém levava… por que será???) e economizava muito combustível, o que lhe dava muitos créditos… que eram gastos na oficina!!! Mas era um carro muito divertido e ágil para cidade, torturante para a estrada. Estou procurando um atualmente, mas todo mundo pede muito dinheiro. Se eu imaginasse que iria virar carro de coleção não teria vendido.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Só para completar o negócio do nome:

O nome CENA foi escolhido antes mesmo do cara ter qualquer projeção. Depois teve um daqueles seus chiliques e exigiu a troca do nome.

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Esse carro e a Gurgel como um todo são uma vergonha para o país. Mamaram nas tetas do governo, conseguindo dinheiro que vinha dos contribuintes para aplicar em projetos sem a menor viabilidade econômica. Em resumo, eu, você e todos pagamos para um cara brincar com seu hobby de fazer carrinhos, usando o patriotismo barato dos anos 70 como desculpa. Todos os carros Gurgel deveriam ser queimados em praça pública como um exemplo. E o pior é que quando finalmente nem o governo dava mais dinheiro para ele, aí começou aquele papo “no Brasil não existe espaço para os empreendedores, as multinacionais controlam tudo …”. Mas tenha vergonha na cara …

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
16 anos atrás

Alguém aí falou que ele é ruim porque é fraco. Se isso fosse pré-requisito, não se vendia tanto carro 1000 no Brasil.

Cada um com suas especificidades e aplicações. Eu, por exemplo, se pudesse, nunca compraria um carro 1000 pra rodar aqui em BH, a capital das ladeiras e pirambeiras.

umberto
umberto
16 anos atrás

Um dos poucos fora-de-série (embora em verdade não o seja) que ainda é possível encontrar em bom estado aos montes, não obstante mecânica diferente da usual 4 cilindros de fusca. Ainda possui condições de uso diário e preço acessível. Fraco? De fato o é/era ,porém dentro da proposta então era válido. Quanto à concorrência com as gigantes, infelizmente era de se imaginar o desfecho.
Ah, hoje (e até sempre) ainda se faz o uso de peças de outrem para fabricar o que quer que seja, vide Lobini com painel de golf, comandos de Ka e motor de audi; Troller com painel de gol, motor de S-10(santana, no início) e carroceria clone de Wrangler.

machinis
machinis
16 anos atrás

Só complementando. Acabei de ver o vídeo no Youtube. Além de acabar com a fábrica, acabaram com o homem. Mal de Alzheimer.. Que golpe hein? O tempo passa e a história se repete. Tucker que o diga.

machinist
machinist
16 anos atrás

Tem bastante jovem usando esse carro pq ele tá barato hoje em dia, além de ser muito, mas muito econômico. E como as peças são de outros carros da época, a manutenção até que é barata. Gosto desse carro. Pequeno, prático e econômico. Não deu certo pq fizeram o Uno Mille, que diga-se de passagem, foi um golpe do governo pra cima do Gurgel. Não vou entrar em detalhes, mas isso prova o cartel (ou máfia) das grande multinacionais aqui no país. Eu quase comprei um pra minha ex-esposa. Desisti, logicamente, quando ela se tornou ex.

Marcelo (San)
Marcelo (San)
16 anos atrás

He…he..he..he…..eu não sou “matuza” mas fiz testes em
um protótipo do Supermini,
guardo até hoje a autorização para
“pilotar” Gurgel (placa azul).
Um dos piores carros que dirigi na vida……
Mas adoraria ter um, afinal ele é único. Assim como o “Pai dele” um
cara muito a frente de seu tempo!!!

Abraços
T+
San

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz, lá perto do trabalho, em SBC, vira e mexe vejo um azul bebê e um vermelhino impecáveis…

Se tudo correr bem como tô imaginando, acho que em alguns meses tomo vergonha na cara, tiro minha carta e consigo comprar o meu BR-800, realizando o sonho de adolescente… adoro esse modelo da Gurgel e ainda vou ter o meu… o BR-800 é o carro que divide com a paixão pelos ônibus as minhas atenções, hehehehe…

Ah, e esse site que tu indicou é ótimo mesmo… e matéria interessante essa do SBT, um belo resumo da história que poderia ter dado certo… dane-se muitas vezes a plástica, a funcionalidade é muito melhor… e Gurgel era esse caso…

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

Há quem goste, não duvido. Mas acho os carros da finada gurgel um tanto “esquisitos”. Se me recordo bem uns tem maçaneta de fiat, roda de kombi, luz de seta do gol e enfim acho louvável a idéia de indústria nacional mas com desenvolvimento próprio e não montado com peças de outros modelos.
Não vivi a época do Gurgel me baseio pelo o que pouco vi desses carros, possa ser que eu esteja errado, mas atualmente, é o que penso.

Cid Mesquita
Cid Mesquita
16 anos atrás

Este carro era 2 cilindros basicamente um motor de fusca cortado ao meio.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Sérgio Barros:
Desculpe, não teve essa de pedir pro Senna autorizar o uso do nome. Ocorre que o projeto era conhecido como “CENA” (carro economico nacional) e o nervozinho não admitia a OUSADIA de ter seu nome santificado confundido com o produto ainda em fase de pré lançamento, e meteu um baita processo nas costas do Gurgel por isso. Aproveitou-se de sua fama de ídolo, herói, por aí e jogou pesado mesmo . Só faltou exigir dos franceses que mudassem o nome do rio que corta Paris. Baita piloto, não discuto, mas com um carater pra lá de discutível…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

O BR-800 eu nunca gostei. É muito feio!

Os bonitinhos na minha opinião são o XEF e o jipinho, que esqueci o nome… qual é mesmo? Aquele que a Eco Sport imitou…

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Deve-se lembrar que nessa época esses visionários queriam nos dar opções, afinal éramos reféns das montadoras e seus pacotes de péssimo custo x benefício, além de limitados.

Eu não compraria um desses, mas imagino que o pessoal descobriu que uma fibra razoável tem mais vantagens que essa lata sem-vergonha dos carros atuais.

E se tivesse um BR 800 (que o Amaral Gurgel consultou o Ayrton se poderia chamar o carrinho de Senna e o Ayrton não autorizou), colocaria rodas aro 13″, colocaria um bom motor de fusca (no lugar do 3 cilindrinhos) e no mínimo um teto solar para atenuar o inferno que é dentro desse carro, pelo fato de ser de fibra e precário em ventilação.

Em casos específicos, como litoral, campo ou alta exigência, dariam conta do recado certamente, como vi várias vezes nos porto de Santos e em fazendas de MG.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

Toda grande aventura merece seu lugar na história.

Houve um tempo em que alguns poucos cidadãos ousaram desafiar os poderosos e, contra tudo e contra todos, construíram carros no Brasil. Carros com tecnologia nacional.

Se deu certo ou não…..aí é papo pra outra hora.

Esses carrinhos da Gurgel tem todo meu respeito e admiração.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Merecem ser preservadas por que ??

Não prestavam e por isso não vendiam. Se fossem boas teriam tido mercado. E o “design”?? Parece desenhado por um criança de 10 anos.

Tudo bem que tem gente que gosta de coisas mais antigas e sente saudades daquele tempo, mas que o carro em si é fraquinho, isso é.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Eu fui um dos que acreditaram no sonho.Perdi dinheiro? certamente. Mas o meu gurgelzinho verde calcinha me levava pra lá e pra cá. Não quebrava, não enchia o saco, tinha uma relação de cambio ruim, mas que funcionava . Em suma. Era uma condução muito melhor que qualquer onibus, e cabia em qualquer lugar.

Erlon
Erlon
16 anos atrás

Sábado em POA passei por dois, um Supermini Azul estacionado no centro e expliquei o que era a minha namorada.
Depois, andando na cidade, passei por um BR800 branco, com um casal dentro passeando! Muito legal!

Renato Vicentini
Renato Vicentini
16 anos atrás

Você tem um Gurgel Gomes? Caso não tenha, compraria um?

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Qria um desses pra mim… qto tah custando um hj!? Serah q virou artigo de luxo, relíquia?!