Lafer LL

SÃO PAULO (esse é novidade) – A gente acha que sabe tudo, mas sempre aparecem coisas novas nesse mundo dos carros antigos brasileiros. O Jean Tosetto, ativo militante da causa dos MP Lafer, escreveu excelente artigo sobre o Lafer LL, do qual só foram feitas cinco unidades. Nunca entrou em produção para valer, e é o que faz desse coupê um raríssimo exemplar dos anos 70.

O carro tem mecânica de Opala e viria com inovações como instrumentos no volante. Belo? Sim, claro que tem sua beleza. Jean pede que, depois de ler o artigo, quem souber do paradeiro dos outros quatro se manifeste!

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sérgio Wanderley
Sérgio Wanderley
5 anos atrás

Um dos cinco veio para minha cidade João Pessoa PB. Pertencia a um amigo de meu pai… Tive o prazer de viajar nele de Recife para João Pessoa….

Nilson Amorim
Nilson Amorim
5 anos atrás

Tenho o LAFER LL de número 05, estou recuperando e gostaria de saber onde adquirir alguns ítens do mesmo

Flavio
Flavio
Reply to  Nilson Amorim
3 anos atrás

Olá, Nilson.
Gostaria de trocar informações com vc. sobre o LL 005. Trabalhei na Lafer entre 1978 e 1979.
Anote meu whatsapp 14.9 9683. 0703
Flavio.

Alfredo
Alfredo
12 anos atrás

Caro Brar ,
tenho fotos de um Lafer que parece ser o LL . Como posso lhe enviar ?

junior
junior
12 anos atrás

conheço um cara que tem um!!! perto do shopping interlagos… o nome dele é carlos ele é diretor de provas e faz vistorias em arrancadas!!! não sei o estado geral…. parece que está restaurando…

Alcido
Alcido
13 anos atrás

Ola Flavio ,
Recapitulando Lafer LL, fiaca assim, ja temos cinco LL identicados:

0001 – Alcido E. Reuter – Curitiba
0002- Rogerio Azambuja- Passo Fundo
0003- Rogério Azambuja- Passo Fundo
0004- Carlos Rbeiro – São Paulo
0005- ?
0006- ?
0007- Alcido E. Reuter – Curitiba

Nilson Amorim da Silva
Nilson Amorim da Silva
Reply to  Alcido
6 anos atrás

O número 5 está comigo

silvio melo
silvio melo
13 anos atrás

flavio eu acho que tenho um , comoprei a 12 anos , não tinha bancos gostaria de te mandar umas fotos se vc quiser ver se e mesmo ta meio diferente do seu

Alcido
Alcido
13 anos atrás

Caro Flavio,
Sou proprietario de dois Lafer LL , sendo o desta foto,do qual existe uma reportagem completa feita pelo Sr. ROGERIO FERRARESI,na revista AUTO&MECANICA ano 2, numero 18,e o Lafer LL de numero 001,(este ainda esta com os pneus originais) Obs: os dois estão em condições de uso.

Pergunta sobre o ADAMO
Pergunta sobre o ADAMO
14 anos atrás

Caro Sr. Pimenta,

É algo muito raro encontrar alguem que realmente seja parte da história automobilistica deste pais, o Sr. realmente é uma destas, peço por gentileza , caso o senhor possa, me passar informações sobre o ADAMO GTL 80 eu ficaria muito grato mesmo. Peço que me informe uma coisa, fiquei preocupado porque ao olhar o local onde normalmente fica o numero dos chassis dos vw e não tem nada , o despachante que fez a transferencia pro dono anterior disse que pegou na plaqueta proximo ao tanque pergunto, acontecia de carros sairem nessa epoca sem marcação do chassim, como não encontro informações em nenhum lugar , ficaria imensamente grato caso pudesse me ajudar. abraço

* Pimenta * ( Sergio Pimenta )
* Pimenta * ( Sergio Pimenta )
Reply to  Pergunta sobre o ADAMO
13 anos atrás

Ola Amigo :
O N* Numero do Chassis do ADAMO 1980 ia No Assoalho do Lado do Passageiro Atras Ok
Igual o do Bianco S ou do Bianco Tarpan Ok,
Ou da Replica do Alfa Romeo P3 Monza 1931 TAMBEM Ok.
Caso a Pessoa Trocou o Assoalho Desapareceu Ok Amigo.
A LAFER Fazia no Tunel Onde Era o Original Volkswagem JA Que a Lafer Usava Chassis de FUSCA e a Mecanica Ok Km Ok.
Desculpe-Me + Vi Hoje a Sua Pergunta Ok.
Quando For PERGUNTAR Entra no Meu ( 4 Quatro ) E-Mail Diretamente Ok Pessoal.
Que Sao :
[email protected]
CIA * Significa * ( Centro Invençoes Avançadas )
BUGGY * Significa * ( Vou LANÇAR Agora o MEU Buggy Mini Kadron c/ 2.53 de Comp Para 2 Pessoas Adultas )
TRICICLO * Significa * Vou Lançar um Triciclo de 3 Metros Com Motor AP na Dianteira P/ 3 Pessoas Ok.
Ou
* [email protected] *
Eu PIMENTA Sou o Presidente do Nosso Clube Ok Com 140 Carros Fabricados dos 06 Modelos, Fabricado Em 1984 Cinco 05 Carros em Cima do GOL GT 84 Uma Replica da Porsche 928 Dacon e de 1987 Ate 1990 + 135 Carros Ok Pessoal
Ou
* PEÇ[email protected] *
Tenho TODAS as PEÇAS do Seu MP Lafer Originais e Novas Ate Capotas,Rodas, Manual, Borrachas e + Etc Etc.
Ou
[email protected]
FBI * Significa * ( Fabrica Brasileira Invençoes )
PEPER * Significa * O Meu Nome PIMENTA Escrito em Ingles Ok )
Estou em Sao Paulo Capital Zona Sul Vila Moraes Sub Distrito do Bairro Saude Ok

ABRAÇOS * PIMENTA BUG NICK MP *

marcelo natal rn brasil
marcelo natal rn brasil
14 anos atrás

bravo aquele opala azul lindo brasil

PIMENTA ( Sergio Pimenta ) EX Fubcionario da Lafer Por 10 Anos
PIMENTA ( Sergio Pimenta ) EX Fubcionario da Lafer Por 10 Anos
14 anos atrás

Ola Pessoal :
Eu PIMENTA Trabalhei Por 10 Anos na Fabrica da Lafer e Tambem Com o Gurgel Ok.
Tenho TODAS as Foto da Fabricaçao do Lafer L L ( LAFER LUXO ) Ate do Painel Digital no Meio do Volante, e Tambem FOTO da Produçao e da Linha de Montagem e Fazendo os Molde do MP Lafer e do L L e do MP ( Moveis Patentiados ) e Lafer e o Sobre Nome de Um dos Dono da Lafer ( SAO 3 Donos ) o ( Percival Lafer ) Foi o Criador do MP Lafer JUNTO Com o Funcionario JOAO ARNAUT Que Emprestou o MG Ingles Preto da Mulher do Joao a ( IVONE ) Para Fazer a Replica do MP Lafer
O Que Deu Certo Foi a Distancia do Entre Eixo do MG Ingles E Igual a Distancia do Entre Eixo do Fusca
Ai Deu Para Noz da Equipe Fazer a Replica do MP Lafer Em Cima do Chassis do Fusca ok.
Tem Outro Modelo de Carro Para 4 Pessoas Que a Lafer Fez Mais Nao Foi Produzido
E Tambem 2 MP Lafer Com Motor Na Frente do Gol GT Com Traçao Trazeira 1 Um Que Foi Exportado Para Italia Fazer Teste de Impacto e Outro Estas Com o Percival Lafer
EU PIMENTA Tenho o MP Lafer 1972 Amarelo ( PROTOTIPO ) Chassis MP 0006 dos 4.300 MP s Fabricados Ate 1990
Ele e Todo Original MP lafer
Com Porta ( SUICIDA ) Abre Para Traz Igual o MG Ingles
E Nao Tem Vidro Nas Portas So Lona Com Plasticos Igual o MG Ingles
O Para Brisa e Basculante
E Coloca Gasolina Pela Tampa do Radiador
E as Lanterna Dianteira e Trazeira e do Fusca 1965
E Tem 2 Painel de Madeira Sendo 1 Com 3 Relogio e o Outro e a Tampa do Porta Luvas e no Meio do Painel e de Fibra Na Cor do Carro Amarelo Ok e + Etc Etc,
Este MEU MP Lafer Pertenceu Ao PILOTO EMERSOM FITTIPALDI Quando Ele Inalgurou a Fabrica da Lafer em 05 de Abril de 1974 ( OFICIALMENTE ) Entre as 16 e 19.00 Horas Quando o Emersom Cortou a Fita e Ganhou Este Meu MP Lafer Como CACHE Ok.
Eu Tenho Varios Convite da Epoca
Foram Fabricado 06 Seis MP Lafer Igual a Este Com Porta ( SUICIDA ) Existe 04 no Brasil 02 Foram Exportados Para Alemanha e Bruxela Fazer Salao de Automovel e Ficarao Por La,
Os Outros 03 Que Estao Aqui no Brasil JA Foi Modificado Para o MP Lafer Mais Moderno Com Lanterna, Painel Etc Ok
So o MEU Que Esta Todo Original de Fabrica
EU PIMENTA Vou Lançar Agora o MEU Buggy Mini Kadron Com 2.53 de Comprimento Para 2 Pessoas Adultas
APROVADO Pelo MESTRE ANISIO CAMPOS Que Fez Na Prancheta o Buggy Kadron de 4 Lugares Com Chassis de Fusca Diminuido em 30 Cm do Original do Fusca e Vendeu + – 760 KIT s Ok.
O Meu e Com Assoalho de Fibra
Chassis Tubular Com Mola e Amortecedor Atraz
Para Brisa Basculante
Stepe Interno Roda Gaucha 14X5
Capota de Verao na Cor do Buggys
Tanque de Gasolina Anti Chama
Acompanha Rodas Gaucha Polidas Por Inteiro 13X6 na Frente e 13X8 ou 14X8 Atraz

VENDAS Vai Ser So de KIT s Completo e Montado Com Chassis ( + Mais Sem Mecanica Que Fica Por Conta do Comprador )
E So Entrar no Meu E-Mail Que MANDO Foto do ( Prototipo ) Amarelo e Vermelho e [email protected]
Molde JA Esta Pronto e Tambem o Chassis do Buggy Ok.
Qualquer Pergunta Sobre o MP Lafer e Outros Carros de Fibras e Repliucas e Buggys e PEÇAS SERAO BEM VIDAS Ok Pessoal.
EU PIMENTA Estou em Sao Paulo Capital Zona Sul Ok.

ABRAÇOS ” PIMENTA BUG NICK MP “

Diego Sam
Diego Sam
14 anos atrás

Olá a todos !!!

O Carro da foto ficou sob minha responsabilidade de arrumar um novo dono a ele…….

Esse modelo da foto, foi o mais novo, se não me engano o número 5 ou seja o ultimo a ser fabricado, segundo consta a numeração do chassis…

E claro, arrumei um comprador do Paraná.

Abraço a todos.

Rogério Azambuja
Rogério Azambuja
14 anos atrás

Ola Flávio!!
Comprei e restaurei o Lafer LL numero 3, acredito que seja o da revista Quatro Rodas Novembro de 1976 (salão do automovel), pois a côr era a mesma da revista.
Agora, estou terminando de restaurar o numero 2, acredito, que não exista mais do que 3 espalhados pelo Brasil,
Abraço,
Rogério

Cesar
Cesar
14 anos atrás

e esse carro da foto alguem sabe onde c encontra??
sera q esta a venda??

obrigado.

Varlei
Varlei
16 anos atrás

Vi uns destes pessoalmente na decada de 80 cheguei tambem a entrar no carro na epoca, era bem parecido com as linhas da mercedes e ele era branco perolizado uma novidade para a epoca, mas eu era ainda moleque nesta epoca, mas se eu nao me engano o painel e o volante era bem sofisticado, nao tenho certeza mas acho que era ate digital diferente deste que esta na foto por sinal um belo carro.

Belair
Belair
16 anos atrás

Pois é Brar; vc estava sob o VEG e JG, eu sob VAG e JL, por isso a distancia,alem de não termos cruzado na salinha.
Abraco

Brar Soler
Brar Soler
16 anos atrás

Belair:

Minha area era de engenharia de projetos mais na area civil. A tal sala que você menciona era uma sala de reunião que foi apropriada pelo Rigoberto….a maioria dos desenhos que tinha lá eu que fazia

Romeu
Romeu
16 anos atrás

O carro de Passo Fundo está em boas mão mesmo.
O Azambuja entre outras coisas tem um raríssimo SP1, dos quais só foram feitas 88 unidades.

Tiago
Tiago
16 anos atrás

Leon!
Sou de Passo Fundo. Não sei se há dois por aqui. Vi o restaurado para o Azambuja. O carro está em boas mãos. O proprietário é colecionador. Muito caprichoso com seus autos.

mario mala
mario mala
16 anos atrás

Genio…

Galvão
Galvão
16 anos atrás

essa grande fabricante Lafer é a mesma fábrica do MP lafer? Se for, expliquem- me porque um carro com motor traseiro a ar precisa de um radiador na frente. Acho o MP lafer o carro mais ridículo já fabricado no brasil.

pedro ar de concorrência...
pedro ar de concorrência...
Reply to  Galvão
12 anos atrás

sabe tudinho de carros Br né?

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Leon, o carro que está em Passo Fundo é dos irmãos Azambuja, tem até a plaqueta de identificação da Lafer com o nome de um deles.
O de Salvador até pouco tempo continuava lá.
O Carro do Salão (verde metalico) ficou por varios anos em uma loja (Puma São Paulo) na Av. Sumaré em Sampa.
Depois a loja fechou e eu não sei o paradeiro desse carro.

Belair
Belair
16 anos atrás

Valeu Brar, mas me perdoe , não me lembro de te-lo conhecido.A empresa era bem grandinha e eu viajava um pouco pela —xco.Minhas conversas com seu pai comecaram na época do T4,lembra?
Qual era sua área?

Brar Soler
Brar Soler
16 anos atrás

Caro Belair: sou filho do Rigoberto sim. Provavelmente a gente trabalhou nessa mesma empresa que você mencionou.

Tomé: o protótipo foi pintado de um verde metálico que era bastante polêmico. Depois passou a ser branco metálico (exposição).

O Percival Lafer fazia a réplica o Mg e pensou em fazer um replica do Mercedes Benz. O meu pai quando soube disso achou um absurdo! Com a vontade que sempre o caracterizou disse o que sempre disse: “È possível desenhar um carro melhor ” (melhor que um Mercedes, é mole?).

Romeu: impressionante o seu comentário, Foi o primeiro carro que eu me lembro de ter vidros presos daquela maneira e limpador no vidro traseiro, aplicação de leds no painel.

A idéia básica foi abolir todos os frisos e fazer uma surperfície lisa sem reentrancias. Não tinha acendedor de cigarros nem cinzeiro.

Belair
Belair
16 anos atrás

Xiiiii !!! Acho que o Lucien “arrumou” p/ ele mesmo. Agora guenta…

Lucien
Lucien
16 anos atrás

eu sei q o pai da minha ex tem um jogado num galpao na zona sul de sp….

se alguem quiser ainda tenho o tel.!

Leon
Leon
16 anos atrás

Tem uma em Passo Fundo/RS, que deve ser a que estava em Salvador. O salão do automóvel em que foi exibido foi o do ano de 1976.

Allan
Allan
16 anos atrás

Ah! Sim, claro que havia a Merca SL/C, mas as datas são bem semelhantes…

Allan
Allan
16 anos atrás

A frente é francesa, mas a traseira…
Se surgiu antes, então ele foi o PRECURSOR do famoso Passat Dacon! As linhas traseiras são muito parecidas! Parabéns ao engenheiro, que na loucura que foi os anos 70 soube fazer um projeto que influenciou outro de sucesso…

1GT
1GT
16 anos atrás

Uma legítimamosca branca de olhos azuis…
Linhas bem limpas e impressionantes…
Pior que do LL eu só ouvia ou lia sobre…nunca tinha visto uma foto.
Vlw Jean e FG pelo achado!

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Jonny´O

essa foto que vc viu pode ser de um antigo salão do automóvel, pois oa unidade que foi apresentada na época era verde metálico escuro.

Belair
Belair
16 anos atrás

Gente, é um orgulho e uma escola partilhar esse espaco c/ voces.Sempre tem alguem que mata a charada. Ainda terei o prazer de ir a um farnel e onhecer esse monte de enciclopedias.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Esses carros que não chegaram a ser produzios em serie, tinham algumas inovações que somente muito tempo depois foram colocados em pratica por outras montadoras.
Os vidros (parabrisas e vigia traseiro) por exemplo, já utilizavam o sistema de fixação por cola, como os usados atualmente.
Tinha um acabamento requintado com bancos de couro, vidros e travas eletricas e uma linha bem limpa, mas claramente inspirada nos Mercedes Benz da epoca.
Das 5 ou 6 unidades feitas (não se tem o numero exato) sei da existencia de mais duas, alem dessa.
Uma em Salvador (BA), sem documentos e com a carroceria alterada e partes desmontadas, e outra no RGS, essa sim totalmente original.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Olha,eu já vi uma foto do LL em uma revista ,faz pouco tempo ,era verde escuro metalico,só não me recordo direito se era uma foto de salão antiga ou se era de um colecionador.
Vou procurar.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Era caro, caríssimo e muito belo.
Lembro dele em um salão, salvo engano branco.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Belair:
Tenho a mesma lembrança que vc no que diz respeito ao salão do automóvel. O que tinha de gente abelhudando a máquina era uma enormidade.
Recordo vagamente que, como o projeto não vingou, alimentaram a versão de que a Lafer só queria “aparecer” para vender mais o MP..
Era e é, um carro belíssimo.
Penso que quem deve saber muito da máquina é o Romeu Nardini que sabe tudo da Lafer.
Outro apaixonado da marca.
Tenho certeza que daqui a pouco ele estará postando por aqui.

Belair
Belair
16 anos atrás

Brar é filho?
Infelizmente não conseguí que o Mestre Soler fosse meu professor na FEI, mas tive a honra de trabalhar na mesma empresa que ele alguns anos depois. Gostei muito de visitá-lo e conversar algumas vezes no pequeno estúdio que a empresa montou p/ ele, e me embasbacava com os desenhos nas paredes. Um visionário.

Belair
Belair
16 anos atrás

Acho que ví esse carro num dos Salões do Anhembi,não lembro em que ano. Se não me falha a memória, o resto que não aparece na foto aí lembra uma Merc SL da época,principalmente a coluna C. É isso mesmo? Nunca mais ví nem rastro dele.

Brar Soler
Brar Soler
16 anos atrás

Caro Flavio Gomes
Como eu li a materia que voce escreveu sobre o Uirapuru eu
acho que voce gostaria de saber que esse carro foi mais um projeto de Rigoberto Soler.