Liberdade é…

SÃO PAULO (ou: era) – …uma calça velha, azul e desbotada… Será que alguém ainda tem uma US Top no guarda-roupa?

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ivan
ivan
12 anos atrás

olá pessoal, nem tudo está perdido, felizmente preservei e tenho uma autêntica jaqueta jeans US TOP e uma robusta camisa staroup, aqueles que conhecem sabem que essas peças despertam muitas curiosidades e inevitáveis lembranças de tempos que jamais serão esquecidos.

Regina
Regina
14 anos atrás

SOU APAIXONADA POR TUDO QUE DIZ RESPEITO AOS ANOS 70. MEUS DISCOS,CALÇA LEE,USTOP,TENIS.
A PROPOSITO: ONDE VOCES ENCONTRAM CALÇA LEE LEGITIMA?

Anselmo
Anselmo
Reply to  Regina
9 anos atrás

Bom Dia Regina
Estou procurando um compacto em vinil Promocional que acompanhava uma marca de calça jeans que não lembro a marca mas, lembro do comercial na tv que era uns jovens pedalando uma bicicleta para quatro pessoas.
Se você lembra ou ate nos seus discos da década de 70 tenha ele por favor me informe algum dado como: nome da música, interprete, a marca do jeans.
Obrigado

marcia cunha
marcia cunha
14 anos atrás

Falando em velharias, me destaco. Fui a primeira designer das calças UsTop. Fenomenal! Não existiam faculdades de Moda. Sou formada em Artes Plásticas pela FAAP.Tinha 20 anos e uma passagem pela Rhodia no departamento de Pesquisa e Criação de Moda. Grandes momentos… A informação e birôs começando à chegar por aqui. Fui chamada pela Alpargatas para começar um trabalho novo com jeans. Até então eles só faziam a calça tradicional copiada da Lee. Me deram a primeira tarefa de criar uma calça feminina capaz de vender tanto quanto a básica masculina. Fantástico, lembro até hoje… uma calça justinha com uma fivelinha vermelha nas costas. Sucesso absoluto! Impressionante! Nem eu sei o que havia feito! As marcas Staroup, Soft Machine, Zoom e Forum começavam a aparecer como designer jeans….e só existia a Alpargatas fabricando indigo. Fiquei por dez anos nesta empresa onde aprendi tudo sobre jeans tanto na área comercial quanto industrial. Uma super escola… Hoje tenho um escritório de Consultoria de Moda e trabalho com grandes empresas…mas incrivelmente continuo minha convicção que um designer tem que ter uma visão de “captura” de tendências além do dom de criação que não se aprende em nenhuma escola..

Phpereira
Phpereira
15 anos atrás

Caras! tem dias que tudo que eu mais queria é uma boa e velha Us Top. Principalmente de pois que eu rasguei um jeans novo.(vou omitir a marca pra não passar raiva de novo). na pedaleira da moto. rasgou igual papel. Da pop eu não me recordo. Mas li muito Capitão América, Homen de Ferro da Editora Bloc com o Selo do Capitão Mistério. e amarra o Kichute dando duas volta no cadarço por baixo do pé.

jbchaves
jbchaves
15 anos atrás

Putz! E eu usava Kichute!!! Pra jogar bola e pra passear… e ontem, recebi de presente a coleção completa em mp3 da Billboard de 1952 até 1980 ( 2800 hits, que vou levar uns trocentos anos pra ouvir ), e qdo falei na revista POP, a turma da cerveja ficou me olhando com cara de “de onde saiu esta”??? Felicidade é ter mais de 50…rsrsrsrs

J.Valpereiro
J.Valpereiro
15 anos atrás

Pessoal eu tenho ainda uma etiqueta da calça Softmachine escaneada quem quiser eu mando, abraços a todos !

Cintra
Cintra
15 anos atrás

Calça US TOP, tênis BAMBA branco e camiseta HERING também branca. Visual dos anos 70 completo!
TODOS ainda sendo fabricados!

Décio Santos
Décio Santos
15 anos atrás

eu acho q tda calça tinha seus clientes quem podia usav levis quem naum podia usava o q dv

Luzia
Luzia
15 anos atrás

Puxa, até que enfim ouvi alguém citar a revista POP! Todos com quem eu falava não lembravam da tal revista e me olhavam com cara de espanto…
Quanto aos jeans eu usava Lee (tinha uma jaqueta da época até poucos dias… não me entra mais, rsrsrs), Levi’s e Wrangler e tinha um dockside samello azul claro.
Bons tempos aqueles.
Um abraço!

Baygon
Baygon
16 anos atrás

Eu tinha uma loja de confecções aqui em Brasília e vendia muitas calças Us Top. Era praticamente o uniforme escolar. Quando você comprava ela era dura demais, parecia uma armadura e você tinha que usar com a barra dobrada, pois não podia fazer a barra antes de lavar pois a %!$&#encolhia demais. Depois de lavada ela amolecia mais um pouco e já dava para fazer a barra mas tinha que dixar um pouquinho mais comprida pois o jeans ainda continuava encolhendo por bom tempo.

A Alpargatas era a maior industria de confecções do pais, mas não conseguiu acompanhar a evolução, fabricou o mesmo modelo durante anos e quando resolveu evoluir o mercado já tinha sido dominado por concorrentes de fundo de quintal.

Além do modelo desatualizado ainda faziam besteira mantendo a modelagem americana, pois os americanos eram mais altos que os brasileiros e as roupas não vestiam bem, sem falar que não tinha diferença entre as masculinas e femininas. As mulheres coitadas tinham que fazer as chamadas pinças para dar certo na cintura.

As camisas eram todas no mesmo padrão, listradas ou em xadrez. A jaqueta era o mesmo modelo por anos também.

Com tantos erros de mercado não tinha como dar certo. Ate com as havaianas eles perderam mercado engolidos pela concorrência.

Novos tempos, velhas ideias não combinam mesmo.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

O que falta para a Toyota decolar é uma dose cavalar de vergonha na cara!!
Pior equipe dos ultimos anos!!

Renato
Renato
16 anos atrás

Elas estão lá nas lojas Mega Shop. Custam em média R$ 40,00 e têm varios “padrões”de jeans.
Vale mais do que calças de mauricinho citadas abaixo que vem rasgadas e de cintura baixa pro povo mostrar o cofre e a etiqueta da cueca “bad boy”. Além de andarem feito mendigos pelas ruas….

Marcio Rangel
Marcio Rangel
16 anos atrás

Como tem gente metida aqui.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Eu só usava Soft machine e Fiorucci.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Bando de pobres…..

Eu usava era a Soft Machine

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Porrra Clay, lembrar da Pop foi demais. Tinha essa bolsinha, com dois botões na frente, sem alça.

Outra revista legal que eu ainda tenho alguns números é a VRUM !
Lembra-se?

Silvio
Silvio
Reply to  Tohmé
13 anos atrás

Olá Tohmé, hoje tive um flashback ao ler uma notícia http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=homem-foguete-espaco-nave-caseira&id=010130100824 que me remeteu a um conto de ficção dessa revista. Só encontrei você pelo Google… até pouco tempo eu ainda tinha-as guardadas. Qual é a editora mesmo? Não dá para digitalizar as capas não? Abraços

Clay
Clay
16 anos atrás

Calça, não, mas minha coleção de chaveiros está até hoje, acondicionada na bolsa da USTop que a revista POP (ufa ! lembrei !) deu de brinde uma vez. . .

José Luiz
José Luiz
16 anos atrás

Desculpe sair do assunto jeans, mas ao abrir a pg do youtube vi comerciais antigos de carros, como esse do Aero http://br.youtube.com/watch?v=VPqr0dLoYsQ&mode=related&search=
Ou esse do Sinca: http://br.youtube.com/watch?v=dqN8eHzFEWM&mode=related&search=
Não resisti….deem uma olhada.
Tem um de um corcel fazendo rallie que chega a ser engraçado por não ter nada a ver com o perfil do carro.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

Quantos anos o Flavio tem ?
Ele deveria deixar esse blog e fundar um museu de antiguidades. Vai gostar de velharias assim lá embaixo…………….

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Cerega, Veloz e tchurma…
Complementando o visual “mauricinho” ali pelo final dos anos sessenta, início dos setenta: camisa polo marca Lacoste, sapato tipo dockside Samello. Nas colônias, perfumes e assemelhados, neguinho ainda apostava em English Lavender, Bond Street (ingleses, naturalmente…) e às vezes no insuportável Lancaster argentino.
Circulava-se normalmente de motos cinquentinha Honda ou Yamaha; os mais abonados de BMW R60, Ducattis 250 e 350 ou ainda Honda 450 bicilindrica. No capítulo carros, era de bom tom fuscas muito preparados, suspensão meio rebaixada, volantes Fórmula Um e descarga tipo kadron. Faixas e rodas pintadas eram um must. Opalas Envemo, Corcel Bino, Pumas GT e GTS, só para uma faixa mais bem aquinhoada…
As garotas esmeravam-se no seu visual “hippie de boutique” très chic, psicodelia era o tema da moda.
Buggies Glaspac e Kadron (design Anisio Campos) também eram benvindos. Rádios, ouvia-se Big Boy na Mundial do RJ (860, música em sua vida…era o slogan) ou Excelsior de SP, o crème de la crème. Fumava-se Minister com filtro, Carlton ou, vá lá, Hollywood. Além de uma erva maldita pouco recomendável para moços e moças de boa familia, mas muito popular naquela época também. Bebia-se cuba libre (já meio em desuso, mas ainda popular), gim fizz, dry martini, e aquela bomba de efeito retardado, Bloody Mary…
E tudo isso ao som de Led Zepellin, Black Sabbath, Cream, Chicago Transit Authority, Blood, Sweat & Tears e os óbvios, bons e onipresentes Beatles e Rolling Stones.
Retrato de uma época.
Como era bom…

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

Valeu, Flávio! Um presentaço para os fâs ferroviários. A estaçãozinha que aparece no filme é Pimenta, entre Indaiatuba e Itu, que ainda está em pé. Vejam mais detalhes em http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/pimenta.htm

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Bonita camisa, Fernandinho!…

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Eu ainda tenho um boné de jeans da US Top,herança do meu pai,que adorava pescar com ele…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Nossa… Levi’s com Dábliu???
Viajei na maionese.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Veloz, Mestre Joa et caterva:
Calças Lee, Lewis ou Wrangler.
E o nome não era “jeans”.
O nome era “calça Lee”, e acabou.
Bem antes desse comercial, ia comprar as tais lá na Galeria Pagé e cercanias. Os vendedores aliciavam voce na calçada com um cartãozinho e o discurso “…calça Leeeeee americanaaaaaa…”
E tive de tudo: calça, blusão, macacão, camisa.
Era o uniforme da moçada da época.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Calça de brim para mim é a maravilhosa Lee. A 37 anos uso essa marca. Suas jaquetas também são ótimas para se andar de moto em dias quentes.

walter
walter
16 anos atrás

por coerência com a minha consciência, nunca vesti nada que tivesse a escrita “US” ou alguma bandeira americana. E se olharmos na rua, veremos muitos manés fazendo propaganda “deles”, os imperialistas que nos dominam.

Carlos Chagas
Carlos Chagas
16 anos atrás

Cara, bons tempos aqueles Calça US TOP, conjunto Lee, Fiorucci, relógio Cartie, perfume Paco Rabane, Tênis All Star, só faltou uma DKW para completar.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Obrigado Vicente, pela correção.
Realmente, Levi`s 501, a legítima, verdadeira, modelito “capa de espingarda”, com aquela boca da perna terrivelmente estreita.
Valeu!!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

Olha , eu tinha até pouco tempo atras a etiqueta de couro …..
Coisas de garoto que ao ganhar sua 1 calça de Blue jeans (não podia comprar uma Lee ou Levis na época , pois eram importadas e caras de mais pro meu “velho ‘me dar uma …) se viu finalmente dentro da “tchurma “……

caco antibes
caco antibes
16 anos atrás

Ô Vicente Miranda, essa 501 vem toda rasgada e esburacada, meio que de segunda mão. Prefiro as velhas US TOP mesmo, elas vinham perfeitinhas da silva.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Joaquim,

Levi´s 501.

Lucpeq
Lucpeq
16 anos atrás

Acho que eu ainda tenho uma camisa.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Tamo ficando velho hein companheiro…

nobody
nobody
16 anos atrás

tenho e uso pácas!!!!!

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Salvo engano, o jingle é de autoria de Zé Rodrix, que andou dando uma canja num de nossos farnéis, no aniversário do Roberto Brandão, ano passado.
Me perdoem os rapazes, mas neste assunto sou um purista. Jeans pra mim, só Levi´s 505, o legítimo ou Lee.
US Top era cópia disfarçada, contrafação. Há quem goste, mas prefiro as originais.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

Flavio, a Alpargatas ainda fabrica a US TOP, ele é comercializada nas lojas de fabrica da Alpargatas Mega Shop, até a uns 4 anos atras pelo menos eu ví nas gondolas da loja.

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Tenho um vinil compacto promocional da USTop com duas músicas da Janis Joplin. “Me and Bob McGee” de um lado e “A woman left lonely” do outro, que era o tema do comercial dos anos 80.