MSX: encontro no Rio

SÃO PAULO (velharia é aqui mesmo!) – Repasso pedido de divulgação feito pelo brother Aliandro Miranda, para os amantes da arqueologia informática:

O MSX Rio é um evento anual que reúne usuários incansáveis e saudosos do padrão de microcomputadores MSX, que geraram verdadeiras simpatias como o Expert da Gradiente e o HotBit da Sharp, sucessos nos anos 1980. Como todo ano, é sempre um sufoco arrumar local, divulgação e pessoas para levar seu material. Nos dias 7 e 8 de setembro, no SESC Engenho de Dentro, a MSX Rio estará lá, com exposição de MSX antigos, livros e revistas da época e, claro, muita gente para falar dos micrinhos (existe diminutivo de micro?). O MSX é o único padrão de computadores que possui um (pequeno) grupo de usuários ativos que periodicamente se encontram. Mais informações no site oficial. E todo crédito para o Ricardo Pinheiro, o idealizador desse negócio.

Recado passado. Os interessados aí no Rio, apareçam!

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Marson
Fernando Marson
16 anos atrás

Exato, o Z80 era da Zilog(por isso o Z).

Ainda tenho um MSX(Expert 1.1) igualzinho o da foto, com modem(acho que era de 2400bps) e tudo, mas não está aqui, vou trazê-lo de volta e ver se ainda funciona, e fazer de tudo para que volte à “vida”.

Aliás, falta uma tecla no teclado, se alguém souber onde eu poderia conseguir, adoraria a força para manter outra parte da memória do nosso país.

Van Buren
Van Buren
16 anos atrás

O Z80 não era da Motorola, era da Zilog, similar aos Intel 8088 ou algo assim.

Ricardinho
Ricardinho
16 anos atrás

Noooossa!!! Q saudade q bateu agora!!! Ainda tenho o meu guardado aqui. Igualzinho esse da foto e com o drive de 5″1/4!!! Adorava ele!!!

H. Arantes
H. Arantes
16 anos atrás

Para quem não sabe: este pc de 8 bits foi a primeira tentativa da Microsoft no mercado de equipamentos e entretenimentos. O processador era da Motorola, um Z80. Tive um durante muitos anos, foi nele que comecei a dar meus primeiros passos para minha carreira de analista. E também me diverti aos montes com os joguinhos. Como não o tenho mais, quando bate a nostalgia volto ao tempo usando emuladores.

Sergio
Sergio
16 anos atrás

Turma: Disponho, novos, de cartões de expansão, modems etc, orinais do MSX Gradiente. Quem estiver interessado que se habilite. Abrs.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Manfred,

Existia o F1 Spirit, para MSX2, além do clássico GP World!

Era incrível, tínhamos que digitar uma linha de programa BASIC para carregar jogos e aplicativos. Quem lembra? BLOAD, RUN…

Sempre digo que graças a isso aprendi alguma coisa na vida e hoje tenho uma profissão. Dia 7 ou 8 estarei lá para matar a saudade!

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Confesso que nao lembro do nome do joguinho da oilimpiada, pode ser da Konami mesmo, mas era no MSX com certeza, segurava o joystick pela base, de cabeca pra baixo, e mandava ver. Acho que era por isso que quebrava… hehe…

A turma de hoje reclama quando jogo leva uns 30 segundos para carregar no PC – estao mal acostumados – no MSX levava minutos procurando o comeco do jogo na fita com o counter, depois ficava ouvindo aquele zumbido do Datacorder. E tinha que ajustar o azimuth tambem!

Vinícius
Vinícius
16 anos atrás

Esse Ricardo Pinheiro foi meu professor na FAETEC – Quintino, o cara é mó NERD, amante da Microsoft… ehehehe. Pena que ele fica falando sozinho pelos cantos da sala.
Mas o evento é bem interessante para quem realmente curte !!!

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Realmente,se chamava Hyper Sports.Aliás,todos os jogos da Konami para MSX eram ótimos,a começar pelo SOCCER Konami,o Tataravô do Winning Eleven…Só fiacaram devendo um sobre F1…

Não sei se o Gomes sabia ou se foi coincidência,mas o sistema MSX era largamente usado pelo programa espacial soviético.

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Decathlon era do Atari. O do MSX era uma série da Konami, era mais de um título, mas o que me lembro era o Hyper Sports. Gostava da prova de tiro. E prova de que o equipamento da Gradiente era bom é que o teclado nunca deu pau, mesmo jogando essas maluquices desenfreadas nele.

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Para o Kirk: O jogo da olimpíada era chamado de DECHATLO e o único joystick que aguentava o rojão era o do ODISSEY comprado no Paraguai.

Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Cara!!! Eu e meus amigos ficávamos mais de meia hora esperando para a fita rodar e o jogo ser utilizável (e sem reclamar). Muito Bom!!!

SCJunior
SCJunior
16 anos atrás

Muito bom!!

Joguei muito Knightmare, Castle (1 e 2), Road Fighter e Hyper Rally.
Meu tinha uma empresinha que copiava e revendia as fitas com os programas e jogos. Muito bom!!

abraços,

SANDRO GAMA
SANDRO GAMA
16 anos atrás

Payload era muito legal, mas o meu primeiro micro foi um Comodore AMIGA 500, Show de bola.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Dei um pro meu filho e eu gostei muito de jogar o Pedra da Gávea, um joguinho bem simpático.

krug
krug
16 anos atrás

na verdade não existe diminutivo pra micro, pq ele é um submultiplo ehheheheheeh…..ms para expressar algo menor q micro é o nano heehheeheh

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Lamento, não é do meu tempo!

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Caramba… Meu primeiro computador tambem – juntava a galera toda do predio pra jogar. Tinha um joguinho das olimpiadas quebrou nao sei quantos joysticks. Os que eu gostava mais eram F1, Road Fighter e Payload, muito simples mas legais. Tinha tambem Goonies e um do castelo que nao lembro o nome agora. Bons tempos.

ROBINSON ARAUJO
ROBINSON ARAUJO
16 anos atrás

POXA FLAVINHO, HJ NO BATE PAPO EU MANDEI A RESPOSTA CERTA PARA O VERDADEIRA OU FALSO E VC FOI LAR A ERRA, E ESTAVA TODA DETALHADA!!!!!
FIQUEI ASSISTINDO COM A CERTEZA QUE IRIA LER………….MAS TA VALENDO, AO MENOS TEMOS A MESMA PAIXA, A F1…………PELO MENOS ATÉ ESTA EXISTIR DE FATO rssrrr…………………TÁ ACABANDOOOO!!!!!!!!!

Christian S
Christian S
16 anos atrás

Pô machinist eu fiz o mesmo, porém desenvolvendo vinhetas para televisão. Começando em basic indo para o assembler… heheh muito louca a época em que tinhamos que fazer os programas para depois usar o micro…

machinist
machinist
16 anos atrás

Já comentei um antigo post desse saudoso micro.
Nele eu e amigos de escola ficamos em segundo lugar na feira de ciências da escola técnica onde eu estudava, em 86. Eu e mais 4 amigos (se eles lerem vão se lembrar dessa) ficávamos nos sábados e domingos desenvolvendo o programa de editoração gráfica, totalmente desenvolvido em basic, controlado pelo teclado e joystic. Foram 4 meses de trabalho, quase todos os finais de semana. Dois anos mais tarde comecei a desenvolver um outro editor gráfico em Assembly (para os leigos, Assembly é a linguagem, Assembler o compilador que converte Assembly em linguagem de máquina, no caso para o processador Z80 do MSX). Foi um computador muito bom. Melhor que CP500, CP400 e Apple II que tinha na época. Se os marketeiros dos fabricantes tivessem alinhado suas vendas para o mercado comercial, acho que faria um grande sucesso. Mas foi muito divulgado como um super videogame, em épocas de Atari e Odissey. Claro, temos que ser honestos, depois que os PCs chegaram, ele simplesmente se tornou completamente obsoleto. Virou, realmente, um videogame.
Se morasse perto do Rio, provavelmente iria até lá para matar a saudade, e quem sabe levar o meu. Tenho a cpu, o teclado gasto de tanto usar, o datacorder, e um mouse. Alguns livros de Assembly Z80 e arquitetura desse processador. Ainda vou doar para algum museu…

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Tive um TK2000 e troquei por uma prancha de surf…
Brabeira era ter de programar joguinhos por linhas de comando, centenas de linhas que se tivessem erros de digitação, não funfavam…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

cls
print: “Poutz Gomes, desenterrou essa”.
end

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

dos 4 aos 13 anos morei no interior, e naquela época, de 75 a 83, não tinha nada para fazer. de vez em quando ia na universidade com um tio, e via o pessoal carregar tudo via cartões.
Lembro em 85 do lançamento no ibirapuera e em 86 no Riocentro, e compramos um expert.
Apesar da reserva de mercado na época, não aceitei quando foi lançado o drive e que custava mais caro que o micro com os kit completo da foto ai, joysticks, datacorder e monitor. desde então encostei o bicho e ele está até hoje enrolado num plástico bolha.
bons tempos, gostava das linguagens de programação, mas os custos eram proibitivos.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Valeu Flavio!

Matuza
Matuza
16 anos atrás

Comprei no Mappin. Nunca funcionou a contento com o HD de toca fitas.
Desenvolvi alguma coisa em Basi com ele.
Muito Tosco !!

Wilson
Wilson
16 anos atrás

Jogos bons demoravam uns 5 minutos pra carregar no Datacorder. Se desse uma variação mais forte durante a leitura, dava pau e daí era do zero de novo… Que época tosca… joguei muito Knightmare, Salamander e Konami Soccer nessa jocinha aí. A primeira vez que joguei Flight Simulator da Microsoft foi num MSX, também… TOSCO.

Ericsson
Ericsson
16 anos atrás

Tem gente que gosta de sofrer!!!!
Carregar programa com fita cassete!!!!
So louco.

Herik
Herik
16 anos atrás

Acho que tem um desses aqui em casa, guardado por aí. E foi comprado na Mesbla.
Interessante eram os programas que eram gravados em fitas cassete. Sensacional!

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Falando em computadores antigos lembrei do CP 500 e dos TK`s (85, não era isso?)

Tá doido…vendia na MESBLA! Faz tempo…1987, sei lá!

Excelente post!

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Putz! Meu primeiro computador… Começou com um Hotbit, depois dois da Gradiente (um “normal”, preto, e outro como esse da foto, porém 2.0).

Se fosse um local que eu tivesse mais facilidade de chegar, daria um pulo até lá pra matar as saudades desses micros.

Só não sou da época do data-corder… Já comecei usando um moderníssimo drive de disquetes 5 1/4″ com capacidade para quase infinitos 360kb!

Luiz Fernzando CWB
Luiz Fernzando CWB
16 anos atrás

Sou um feliz proprietário desde 1988. Outro dia mesmo tirei o mofo de meu Expert, colocando-o para funcionar.

joli
joli
16 anos atrás

Me lembro que quase comprei um.
Desisti quando vi que a maioria de seus jogos eram conversões dos jogos do Speccy.