One comment
O projetista do caixotinho aí embaixo, o primeiro #96 de todos os tempos, acabou se
formando na universidade e quando ficou adulto, foi trabalhar numa equipe. Fez o carro, mas
o piloto se queixou do desempenho. “Acho que é preciso distribuir melhor o peso”, sugeriu ao
projestista, que prontamente respondeu: “Deixa comigo!”. Depois, foi trabalhar na Honda.
Este carro apareceu no museu de Indianápolis, como uma das esquisitices da formula Indy. Pelo que me lembro, a geringonça bateu nos treinos, não se classificou e, compreensivelmente, nunca mais retornou.
Só mais uma coisa… e os caras se preocupavam com a segurança…lol!!!
Reparar que o carro tinha “Santo Antonio”…rs rs rs!!!!!!!!!!!!!!
Parece o comercial da Volkswagen, “O Bom Senso sobre Rodas”
Abraços
Muito bom… imagino essa traquitana na Indy 500´s…lol!!!
Entrada da Curva 4… pé em baixo… rajada de vento lateral… e muro… crash!!!!!
Num sobraria nada do nada…lol!!! O side-seat iria quicando pela reta de chegada… pularia o alambrado lá na Curva 1, faria um arrastão nas arquibancadas, e acabaria por estacionar no McDonal´s do lado de fora do autodromo… lol!!!!
Os americanos são o máximo!!!
Obs.: Todos irão concordar que o piloto era “valente” pra caramba!!!
Abraços
Nada como um carro com a maior parte do peso do lado esquerdo para correr em ovais!
Lembram daquele filme do 007, o espião que me amava?
tinha uma moto com um side car que na verdade era um míssel sobre rodas!
esse negócio aí agora me lembrou daquilo, um torpedo para as estradas
aproveitando a deixa do Aidar, deve ser um novo tipo de piloto kamikaze, versão Paul Tracy ou (des)Montroya.
Provavelmente esta é a única foto tirada deste “carro” , porque na primeira curva para a esquerda o capotou. Parece mais com aquelas motos com uma especie de side-car que o sujeito carrega botijão de gás ou garrafão de água.
Parece que a mola dianteira é igual aos do DKW.
o carro é lindo, motor gigante heheheh sera q fazia mt barulho? =D
Curti o carrinho. O cara só deve evitar bater do lado esquerdo…
Panda: é isso mesmo , tb poderia ser transporte de misseis…
Calma, amigos.
Esses anos 60 foram de uma experimentação como nunca antes “neste” mundo houve.
Indianápolis foi entre os anos 50/60 palco de muitas idéias revolucionárias como essa da foto.
A Lotus com que Jim Clark venceu lá, também tinha esse conceito de diferença entre bitolas, só que restrita aos eixos apenas, e não tão radical como esse carro. Como esse, houve algo mais radical ainda que foi a instalação de uma turbina de helicóptero do lado esquerdoo do carro, com o piloto posisionado ao lado direito. Isso se devia ao fato de que, como a corrida consiste em 800 curvas para a esquerda, quanto mais peso concentrarmos no lado interno das curvas, mais rápido as contornaremos.
No caso do carro aí da foto, como o conjunto mecânico era mais leve que o piloto, foi colocado “para fora” das curvas.
Claro está, pois, que nas duas longas retas o piloto tinha de compensar a tendência do carro em “sair para a esquerda”, indo parar no meio do campo de golf, quando na Reta Oposta ou no paredão dos boxes, quando na Reta Principal.
Grandes tempos heróicos de pilotos maravilhosos com suas máquinas indomaveis.
O carro parece uma formiga!
e o lugar do piloto parece aquele terceiro lugar das motos!
Reza a lenda que o única criação, de sucesso, projetada pelo engenheiro da trapizonga da foto, foi a vassoura “feiticeira”. Andando nela, o piloto conseguiu ser meio segundo mais rápido que o ilustrado bólido. Sinceramente, achei a notícia um tanto exagerada… mas dizem que é verdadeira. Quem garante é o Renan!!!
Gomes, onde vc encontra essas fotos? Fantásticas!
Esses comentários finais do Flavio Gomes no final dessas fotos esquisitas eh q são d+… “Depois, for trabalhar na Honda…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mt loko
Eu achei incrível!
Nessa época que o povo tava experimentando maneiras diferentes de ir mais rápido aparecia cada coisa bizarra, mas fascinantes também.
devia ser divertido mandar ver nisso aí….
Flavio, o pior é que o mala sem alça das mensagens repetidas nem sabe o nome certo do apresentador do Limite, que é João Carlos Albuquerque
Gostei da josta !
Esta suspensão dianteira é MUITO interessante. mas as cornetas da Hillborn estão trabalhando contra.
Parece um sidecar sem piloto.
hahahahahahah
Este carro foi feito para a Indy 500 e apareceu recentemente numa reportagem da Winding Road, cujo título era algo do tipo “o que aconteceu com a Indy 500?”. Referencia direta à pasteurização e falta de carisma que passou a assolar a Indy e, de resto, todo o automobilismo mundial.
Esses projetos me fazem lembrar daquele filme sensacional ” The great Race”, de 1965. Direção do genial Blake Edwards e co-estrelado por Jack Lemmon, Tony Curtis, Natalie Wood e Peter Falk, dentre outros.
Trata-se de Indy Car exclusivo para as 500 Milhas de Indianápolis, Motor Offenhauser 4 cilindros em linha, 2.675cc, turbo alimentado, na foto pode-se ver os dois comandos de válvulas no cabeçote e as trombetas da injeção direta.
Qual é essa história do “projetista que fez alguma coisa depois foi trabalhar na Honda” que em todo post agora aparece? É uma crítica ao cara da Ferrari que vendeu as informações da McLaren e depois ia trabalhar na Honda, ou ao projetista da Honda que fez a droga do carro desse ano?!? Tô viajando nessa piadinha repetitiva…
Caçador de Estrelas II.
Gostaria de saber de que canto da mente humana sai a inspiração para um projeto como esse. Criatividade dez, performance possivemente 0
Caramba…….eu gosto dessas tralhas.
Antes ele tinha projetado o caçador de astróides do Bika . Contra-peso é ralativo: nos “roadsters” e no STP a turbina de 68 de Indy, (Andy Granatelli) o piloto era deslocado para a direita (isto é, lado do muro), enquanto a massa maior era do lado esquerdo (interno das curvas) . O Andretti depois disse que era louco de correr com um avião sem asas, do lado da turbina, sentado do lado externo, pronto para ser esmagado em caso de acidente. Realmente eram heróis.
E o tamanho do volante..?
Side car de 4 rodas????
(por sinal no speed channel está passando um resumo das corridas deste ano da Isle of Man e as corridas de side car são “insanas”).
Mas “isso” aí só pode ser coisa para andar em oval, neste caso o contra-peso até que pode ajudar (pelo menos em teoria….).
Marcelo Foresti
Que saudades dessas historias de famosos projetistas!
Certamente a Honda está muito bem equipada.
Ótima foto!
deve ter se formado em arquitetura, urbanismo ou belas artes…..
Acho que foi porque o piloto, que era Brasileiro, não acertava dirigir no meio, pois stava acostumado com carros de passeio.
Como não deu certo, foi pilotar na Honda…