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O projetista do caixotinho aí embaixo, o primeiro #96 de todos os tempos, acabou se
formando na universidade e quando ficou adulto, foi trabalhar numa equipe. Fez o carro, mas
o piloto se queixou do desempenho. “Acho que é preciso distribuir melhor o peso”, sugeriu ao
projestista, que prontamente respondeu: “Deixa comigo!”. Depois, foi trabalhar na Honda.

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JARP
JARP
16 anos atrás

Este carro apareceu no museu de Indianápolis, como uma das esquisitices da formula Indy. Pelo que me lembro, a geringonça bateu nos treinos, não se classificou e, compreensivelmente, nunca mais retornou.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
16 anos atrás

Só mais uma coisa… e os caras se preocupavam com a segurança…lol!!!

Reparar que o carro tinha “Santo Antonio”…rs rs rs!!!!!!!!!!!!!!

Parece o comercial da Volkswagen, “O Bom Senso sobre Rodas”

Abraços

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
16 anos atrás

Muito bom… imagino essa traquitana na Indy 500´s…lol!!!

Entrada da Curva 4… pé em baixo… rajada de vento lateral… e muro… crash!!!!!

Num sobraria nada do nada…lol!!! O side-seat iria quicando pela reta de chegada… pularia o alambrado lá na Curva 1, faria um arrastão nas arquibancadas, e acabaria por estacionar no McDonal´s do lado de fora do autodromo… lol!!!!

Os americanos são o máximo!!!

Obs.: Todos irão concordar que o piloto era “valente” pra caramba!!!

Abraços

XT
XT
16 anos atrás

Nada como um carro com a maior parte do peso do lado esquerdo para correr em ovais!

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Lembram daquele filme do 007, o espião que me amava?
tinha uma moto com um side car que na verdade era um míssel sobre rodas!
esse negócio aí agora me lembrou daquilo, um torpedo para as estradas

vitão
vitão
16 anos atrás

aproveitando a deixa do Aidar, deve ser um novo tipo de piloto kamikaze, versão Paul Tracy ou (des)Montroya.

Mario Gasparotto
Mario Gasparotto
16 anos atrás

Provavelmente esta é a única foto tirada deste “carro” , porque na primeira curva para a esquerda o capotou. Parece mais com aquelas motos com uma especie de side-car que o sujeito carrega botijão de gás ou garrafão de água.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Parece que a mola dianteira é igual aos do DKW.

Leo
Leo
16 anos atrás

o carro é lindo, motor gigante heheheh sera q fazia mt barulho? =D

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Curti o carrinho. O cara só deve evitar bater do lado esquerdo…

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Panda: é isso mesmo , tb poderia ser transporte de misseis…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Calma, amigos.
Esses anos 60 foram de uma experimentação como nunca antes “neste” mundo houve.
Indianápolis foi entre os anos 50/60 palco de muitas idéias revolucionárias como essa da foto.
A Lotus com que Jim Clark venceu lá, também tinha esse conceito de diferença entre bitolas, só que restrita aos eixos apenas, e não tão radical como esse carro. Como esse, houve algo mais radical ainda que foi a instalação de uma turbina de helicóptero do lado esquerdoo do carro, com o piloto posisionado ao lado direito. Isso se devia ao fato de que, como a corrida consiste em 800 curvas para a esquerda, quanto mais peso concentrarmos no lado interno das curvas, mais rápido as contornaremos.
No caso do carro aí da foto, como o conjunto mecânico era mais leve que o piloto, foi colocado “para fora” das curvas.
Claro está, pois, que nas duas longas retas o piloto tinha de compensar a tendência do carro em “sair para a esquerda”, indo parar no meio do campo de golf, quando na Reta Oposta ou no paredão dos boxes, quando na Reta Principal.
Grandes tempos heróicos de pilotos maravilhosos com suas máquinas indomaveis.

Giovanni F.
Giovanni F.
16 anos atrás

O carro parece uma formiga!
e o lugar do piloto parece aquele terceiro lugar das motos!

Luciano Moreno
Luciano Moreno
16 anos atrás

Reza a lenda que o única criação, de sucesso, projetada pelo engenheiro da trapizonga da foto, foi a vassoura “feiticeira”. Andando nela, o piloto conseguiu ser meio segundo mais rápido que o ilustrado bólido. Sinceramente, achei a notícia um tanto exagerada… mas dizem que é verdadeira. Quem garante é o Renan!!!

Caio
Caio
16 anos atrás

Gomes, onde vc encontra essas fotos? Fantásticas!

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Esses comentários finais do Flavio Gomes no final dessas fotos esquisitas eh q são d+… “Depois, for trabalhar na Honda…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mt loko

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Eu achei incrível!
Nessa época que o povo tava experimentando maneiras diferentes de ir mais rápido aparecia cada coisa bizarra, mas fascinantes também.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

devia ser divertido mandar ver nisso aí….

Luis Fernando Melli
Luis Fernando Melli
16 anos atrás

Flavio, o pior é que o mala sem alça das mensagens repetidas nem sabe o nome certo do apresentador do Limite, que é João Carlos Albuquerque

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16 anos atrás

Gostei da josta !
Esta suspensão dianteira é MUITO interessante. mas as cornetas da Hillborn estão trabalhando contra.

Pandini
Pandini
16 anos atrás

Parece um sidecar sem piloto.

Eben-Emael
Eben-Emael
16 anos atrás

hahahahahahah

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Este carro foi feito para a Indy 500 e apareceu recentemente numa reportagem da Winding Road, cujo título era algo do tipo “o que aconteceu com a Indy 500?”. Referencia direta à pasteurização e falta de carisma que passou a assolar a Indy e, de resto, todo o automobilismo mundial.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

Esses projetos me fazem lembrar daquele filme sensacional ” The great Race”, de 1965. Direção do genial Blake Edwards e co-estrelado por Jack Lemmon, Tony Curtis, Natalie Wood e Peter Falk, dentre outros.

Mefistófeles
Mefistófeles
16 anos atrás

Trata-se de Indy Car exclusivo para as 500 Milhas de Indianápolis, Motor Offenhauser 4 cilindros em linha, 2.675cc, turbo alimentado, na foto pode-se ver os dois comandos de válvulas no cabeçote e as trombetas da injeção direta.

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
16 anos atrás

Qual é essa história do “projetista que fez alguma coisa depois foi trabalhar na Honda” que em todo post agora aparece? É uma crítica ao cara da Ferrari que vendeu as informações da McLaren e depois ia trabalhar na Honda, ou ao projetista da Honda que fez a droga do carro desse ano?!? Tô viajando nessa piadinha repetitiva…

Hägar, o Horrível.
Hägar, o Horrível.
16 anos atrás

Caçador de Estrelas II.

Alexandre
Alexandre
16 anos atrás

Gostaria de saber de que canto da mente humana sai a inspiração para um projeto como esse. Criatividade dez, performance possivemente 0

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Caramba…….eu gosto dessas tralhas.

vitão
vitão
16 anos atrás

Antes ele tinha projetado o caçador de astróides do Bika . Contra-peso é ralativo: nos “roadsters” e no STP a turbina de 68 de Indy, (Andy Granatelli) o piloto era deslocado para a direita (isto é, lado do muro), enquanto a massa maior era do lado esquerdo (interno das curvas) . O Andretti depois disse que era louco de correr com um avião sem asas, do lado da turbina, sentado do lado externo, pronto para ser esmagado em caso de acidente. Realmente eram heróis.

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16 anos atrás

E o tamanho do volante..?

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
16 anos atrás

Side car de 4 rodas????
(por sinal no speed channel está passando um resumo das corridas deste ano da Isle of Man e as corridas de side car são “insanas”).

Mas “isso” aí só pode ser coisa para andar em oval, neste caso o contra-peso até que pode ajudar (pelo menos em teoria….).

Marcelo Foresti

Valter
Valter
16 anos atrás

Que saudades dessas historias de famosos projetistas!

Certamente a Honda está muito bem equipada.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

Ótima foto!

leohora
leohora
16 anos atrás

deve ter se formado em arquitetura, urbanismo ou belas artes…..

Ribeiro
Ribeiro
16 anos atrás

Acho que foi porque o piloto, que era Brasileiro, não acertava dirigir no meio, pois stava acostumado com carros de passeio.
Como não deu certo, foi pilotar na Honda…