Salve, chuva! Salve, Hamilton!

PIRACICABA (será que durmo?) – Se faltava alguma coisa para eu me convencer de que Hamilton é daqueles que chegam para matar, não falta mais. A pole do sábado e sua atuação extraordinária na pior das condições hoje em Fuji não deixam mais dúvidas sobre sua genialidade e talento muito acima da média.

Com o abandono de Fernandito, que desta vez não se entendeu com a água (santa água!), Lewis é o virtual campeão. Só uma tragédia improvável tira o título do rapaz. Título que pode vir na China, se ele sair de Xangai com 11 pontos de vantagem para Alonso — tem 12, agora. Em outras palavras: basta terminar a corrida na frente do espanhol, em qualquer posição.

Como foi uma daquelas corridas em que acontecem muitas coisas, vamos direto aos pitacos já tradicionais…

– 18 voltas atrás do safety-car na largada. E quando resolveram largar, a situação da pista era a mesma das 17 voltas anteriores. Das duas, uma: ou não larga, ou solta todo mundo na água. Deu nos nervos aquele desfile interminável.

– Muito inteligente a Ferrari ao montar pneus intermediários nos seus dois carros. Faz falta um Ross Brawn…

– Deu dó de alguém? Deu. De Vettel e de Webber. O choro do alemãozinho foi de cortar o coração. Ele bobeou. Bater na traseira de alguém durante safety-car é dose para leão. Chance igual a essa de chegar ao pódio, e acho que chegaria muito perto, nunca mais. Não com um carro da Toro Rosso.

– Raikkonen, em que pese o erro da Ferrari, foi brilhante. Combativo, arrojado e muito diferente daquele piloto que, de vez em quando, parece que está dormindo a 300 km/h.

– Massa, que não é conhecido por andar bem na chuva, fez bem seu papel. Como teve uma parada extra por punição, ficou fora da briga pelo pódio. Mas a disputa com Kubica pelo sexto lugar foi histórica. Merece todos os aplausos do mundo.

– Notaram? Dois finlandeses no pódio. E Kovalainen, que no início do ano era um desastre, é hoje um piloto mais do que estabelecido na categoria. Ainda bem que a Renault teve paciência com ele.

– Fisichella e Coulthard, quando a experiência é exigida, não decepcionam. Menção honrosa a ambos.

– Menção honrosa também para Liuzzi, que depois de saber que perdeu o lugar no ano que vem começou a andar bem. Oitavo, com méritos.

– Hamilton, além de tudo, tem sorte. O toque de Kubica era daquele para tirar os dois da corrida.

– Para finalizar, quem ficou acordado até esta hora vai dormir feliz. Foi uma das grandes corridas de todos os tempos, e à chuva deve-se agradecer. Chuva que parece perseguir Fuji. Em 1976 foi assim, e aquela prova também entrou para a história.

Subscribe
Notify of
guest

167 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filhipp Moussa
Filhipp Moussa
14 anos atrás

Ninguém acredita, mas tenho certeza que o Raikkonen vai ganhar o campeonato.
Flávio, salve este post.

Edson Naga
Edson Naga
16 anos atrás

Boa Noite Flavio Gomes !!!!!!! A melhor prova dos últimos 14 anos !!!!!! Espetáculo de corrida !!!!!! Azar de Alonso, sorte e competência de Hamilton. Sem dúvida nenhuma o piloto do ano. Uma pena o desastre do Vettel com o Webber. Ambos desperdiçaram a maior chance de suas carreiras em subir ao podio. Fenomenal o pega do final da prova entree “Nigel” Massa e “Gilles” Kubica. Esta prova ressucitou a F1 nos ultimos 14 anos. Decepção da corrida: pessima estrategia do Barrichello e patriotismo insuportavel dos donos dos direitos federativos das transmissoes da prova para o pais. Flw velho.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Jack, eu falei besteira, rsrsrsrs quando disse que os carros eram preparados pela AMG e não eram os de série.

Na verdade, os pereparados pela AMG tb são vendidos normalmente, além dos, digamos assim, normais.

Mesmo os normais, já andam muito, imagine os AMG.

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

GRANDE FG…

NÃO PRECISA APAGAR MEUS POSTS, NEM DO RICARDO. SÓ PQ EU LEMBREI QUE ALGUNS POSTS ATRÁS VC DISSE QUE O LUIS AMILTON NÃO ENTENDIA PATAVINAS DE CORRIDAS E AGORA CHAMA ELE DE GÊNIO… ISSO ACONTECE! RELAXA… quando gira o mundo..
ehehehe

do contra
do contra
16 anos atrás

Em condições normais, sem quebras ou acidentes, Ferrari e McLaren chegam nas quatro primeiras posições. Neste panorama , a pior das hipótese para Hamilton é que ele chegue em quarto e Alonso vença. Aí a diferença cai para 7 pontos, o que permite a Hamilton ser campeão no Brasil chegando em quinto.
Tá fácil!

MSM
MSM
16 anos atrás

Sensacional este GP. O Monte Fuji além de ser bonito, ainda fornece o clima para ajudar nas corridas. Foi brincadeira o que vimos pela TV. Neblina e chuva torrencial em todo fim de semana. Imagina o frio na região. Qd a transmissão da Globo começou, pensei que eu tinha perdido meu tempo esperando, pois não havia a menor condição de começar o GP. MAs qd. o safety car puxou a fila ainda tive esperanças de que a corrida começasse. E demorou bastante, pelo menos tive tempo de admirar a imagem e o som do motor da Mercedes by AMG.
O Hamilton pra mim já é o campeão de 2007. Bela corrida e contou com a sorte, ao ser tocado pelo Kubica e não ter quebrado o carro. Já o Alonso não teve a mesma sorte. Se complicou durante o tempo que esteve na pista, até a batida. A Ferrari conseguiu neste ano acabar com as chaces de vencer o campeonato com as suas trapalhadas, essa de colocar pneu de chuva fraca com aquele dilúvio foi inacreditável. Apesar disso o Kimi fez uma boa corrida, com destaque no final partindo pra cima do Coulthard e tentando ultrapassar o Kovalainen, que está conseguindo manter a Renault entre as 3 melhores equipes, parece que está totalmente adaptado ao carro e consegue fazer boas corridas. Merecido 4º de Coulthard, se os carros da Red Bull fossem mais confiáveis, estariam brigando com a Renault, dos “vovôs” é o único que merece estar em 2008. Fisichela apesar de chegar em 5º, não fez nada de importante. Quem advinharia que na última volta veríamos uma disputa sensacional entre Massa e Kubica, foi de coragem e maestria o que os dois fizeram. E fechando o grid, o Sutil conseguiu levar a Spyker ao ponto merecido. Fez uma boa corrida na Bélgica e liderou na Alemanha. De nagativo, o Button que largou bem, mas depois não rendeu; o Heidfeld que teve problemas e parou no final e o mico do fim de semana: Vettel batendo no Webber com Safety Car. Já estava vendo essa brincadeira de acelerar e frear de repente não acabar bem. Os carros muito próximos e com aquela água caindo só podia acontecer isso. Uma pena para os dois, pricipalmente para o Vettel, que levou a Toro Rosso na liderança com muita competência debaixo daquele dilúvio durante muitas voltas.

Palma Junior
Palma Junior
16 anos atrás

Então voces acham que a F1 atual esta suja? É verdade, Arnoux, Warwick, Piquet, Senna, Prost, Mansell, Regazzonni, Schumacher, Alesi, entre tantos, eram todos anjinhos… Não vou citar cada lance dos citados devido ao espaço, mas quem acompanha a F1 a algum tempo lembra da “moleza” que era passar por estes caras. E por isso foram monstros… 300 km/h é para quem tem coragem. E 300 na grama molhada é pra muita coragem…

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

que bom que vc admitiu que foi uma direta mclaren,rsrsrs,eu percebi,rsrsrs…claro que tem que ser preparado ne mclaren,safety car nehum pode ser lento,(as vezes eh dificil se fazer entender) pq as bagaças superaqueciam,mas akele carro altao eh sem graça,o slk seria bem melhor sim,nao eh nenhuma Ferrari mas eh mais legalzinho!

Gabriel
Gabriel
16 anos atrás

Vale lembrar aos amigos que quando Schumacher e Senna entraram na Fórmula 1, eles entraram na Jordan e Toleman, portanto não foi numa McLaren, Ferrari, Renault… sentar num carro copiado de uma Ferrari, dá pra ver que o amigo da McLaren ganhou no braço…. rsrsrs

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

qdo é a favor do Brasil , os números contam , qdo é contra , a estatística não vale !! isso é muito engraçado !! no futebol , enchem a boca prá falar que o Brasil é o melhor pq tem 5 copas do mundo , mas na F1 , querem comparar um cara que tem todos os recordes da F1 e tem 7 títulos , com um que tem 3 !! só rindo mesmo

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

prá vcs verem que o Galvão não anda batendo bem da bola !!! falar uma besteira dessas de madrugada , é pq não tá batendo bem da bola

Valter
Valter
16 anos atrás

E o Galvão de depois de anos segurando a língua, se soltou neste fim de semana e disse que o Senna foi melhor que o Schumy. Demorou para ele dizer isso mas enfim aconteceu. E ai flavio vc compartilha dessa opinião?

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Jack, foi direta mesmo, rsrsrsrsrsrs.

Vc dizer que os CLK são lerdos…e além do mais, estes CLK da F1 são preparados pela AMG, não são os de série não.

E pra ele andar na frente de um F1 tem que andar muito.

Já que vc não acha o CLK um super-esportivo, poderia então colocar o SLR McLaren, que é um super-esportivo com 626 cv.

Pra terminar, eu não sou fanático não. Soou realista, rsrsrsrsrsrs.

muderninho
muderninho
16 anos atrás

usando linguagem “muderna”:
– o estrtegista da Ferari viajou na batatinha.
– o LH tava virado no jiraia.
– corrida com chuva é ótima para separar os “sem equipamento”dos “sem talento”.

---
---
16 anos atrás

Faloooo Daniel. É isso mesmo.Tem gente aqui que parece que pilotou F1 a vida inteira , e o pior , continua dando aula. Ôôô pretensao.

Daniel
Daniel
16 anos atrás

Corrida com chuva é sempre corrida com chuva, mas pelo que caiu de água ontem no Japão, ela até que poderia ter sido melhor. Basta percebermos que apenas sete carros não completaram a prova. Em Nurburgring, por exemplo, a curva 1 sozinha conseguiu tirar o mesmo número de carros da corrida, e isso em uma única volta.

O FG diz que foi uma das grandes corridas de todos os tempos. Exagero. Em termos de diversão, não chegou aos pés de Interlagos 2003. Essa sim foi memorável (embora eu acredite que o Alonso e o Barrichello não compartilhem desta opinião).

Mas ontem vimos a redenção do Massa. Sim, porque a despeito da posição em que chegou, ele teve uma briga belíssima com o Kubica, e venceu. Sempre o critiquei por não ter feito nada de memorável na F1, principalmente que o qualificasse para pilotar uma Ferrari. Falo daquele tipo de manobra que ficará para sempre no Youtube, coisa que seu tão criticado antecessor tem em bom número (X no Schumacher na França em 99, ultrapassagem dupla sobre os irmãos metralha, ultrapassagem na última curva sobre o Trulli, batalha com Kimi em Silverstone 2003, ultrapassagem sobre o Ralf na curva 1 de Suzuka por fora, em 2001, ultrapassagem sobre o Button em Interlagos, em 2005, no S, com a barata de lado, etc.). Ele continua sendo um dos pilotos que menos fez antes de conseguir um lugar em um time de ponta, mas ontem ele finalmente ganhou meu respeito como torcedor (o que não significa muita coisa…).

O bacana de ver uma corrida como a de ontem é que ela pode mudar percepções… andar naquelas condições, sem enxergar absolutamente nada, acelerando carros brutalmente potentes, certamente não é para qualquer um. Do primeiro ao último colocado, são todos super-homens. Deveríamos ter muito cuidado ao criticarmos qualquer um deles.

Àrjunas
Àrjunas
16 anos atrás

Alguém disse aqui no blog que F! virou coisa de piloto sujo. Isto está mais do que certo. Todos jogaram sujo! E aquela “graça” de LW nas entradas do safety car, para mim é atitude anti esportiva. Schumy fez com Couthard, não lembro em que prova. Ontem LW fez e Vettel echeu o rabo do Webwe de alegria…!

Lius Re-milton
Lius Re-milton
16 anos atrás

Nada melhor do que um estreante, jovem e negro campeão para atrair os holofotes para a categoria, após a aposentadoria do fenomenal alemão. Sem desmerecer a competência do Hamilton, se precisasse de uma forcinha dos cartolas para ser campeão, não há dúvidas de haveria. Prova disso é o final pizzaiolo do episódio de espionagem que puniu tão somente a equipe inglesa, e não os pilotos.

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

CHUPA ALONSO!!!! Volte para a espanha e vá empurrar carrinho de churros!

marcato
marcato
16 anos atrás

caceta ! o cara já está para ser campeão do mundo e ainda te mgente que acha que o cara é ruim, pq ele entrou na McLaren, ora claro que se fosse pela Toro ele não iria lutar pelo título, mas não iria transforma-lo em um medíocre, como todos os campeões ele conseguiu fazer aquela fina mistura de sorte, arrojo, estar na hora certa no lugar certo.

Critica-lo por estar na Mclaren é tolice, senão criticariamos senna por estar na Mclaren, schumacher por estar na Ferrari, Mansell na Willians e assim em diante.

Gabriel Martins
Gabriel Martins
16 anos atrás

Ainda falta muito para Lewis Hamilton mostrar ser um verdadeiro piloto.
É muito fácil entrar hoje na Fórmula 1 com uma McLaren logo de cara, pilotos de ponta como Schumacher foram moldados, Senna foi um grande exemplo disso. Por isso na minha opinião entrar e ganhar numa equipe de ponta e fácil, difícil foi o que Schumacher fez a partir de 96, quando ressuscitou uma Ferrari decadente que se enterrava com Alesi e Berger, o que ele fez mostrou sim o que é piloto de verdade.

HC
HC
16 anos atrás

formula 1 virou coisa de piloto sujo.
Massa e Kubica ficaram jogando um ao outro para fora da pista até que o Massa se valeu do lado de fora mesmo pra ganhar a posição. Se tivesse brita, como bem disse um blogueiro, um tava chorando e o outro mandando parar de chorar. Como, aliás, Massa fez com Alonso esse ano.

maria gasolina
maria gasolina
16 anos atrás

uiuiuiuiuiuiuiu como esses ferraristas sao invejosos uiuiuuui o negao e sua Mercedes sao os melhores e ponto .

jose
jose
16 anos atrás

Chamar branco de gringo,alemão de albino,chines de amarelo é bonito,agora chamar um negro de neguinho,pretinho,crioulo aí é racismo,interessante não é?
Parece que o neguinho apreendeu com o alemão a fazer vigarices,engraçado que não á punição.
Apesar de pilotar muito é sujo como pau de galinheiro,não se enganem.

Valter Gerassi Junio
Valter Gerassi Junio
16 anos atrás

Ai, o engraçado mesmo é que a FIA cria todo o ano novas regras para deixar a F1 mais competitiva que no final nunca funcionam, não seria + fácil dizer que de agora em diante corrida de FI só debaixo de chuva que ai tudo pode acontecer?

Kako
Kako
16 anos atrás

Mas, complementando, ao menos uma coisa em comum, e bacana: leio aqui que o Kubica riu dentro do carro com o duelo, e ele e o Massa também deram risada após o final da corrida. Isso aí. Como Arnoux e Gilles, que desceram dos carros no final de Dijon e se abraçaram – Arnoux mesmo disse que perdeu feliz, “pois perdeu para o melhor”.

Longe da maioria dos meninos mimados que dirigem F1 hoje, que reclamam de tudo.

marayl
marayl
16 anos atrás

R/T,

quanto ao guincho poderiamos argumentar que como supostamente estava em posição perigosa e ele não deixou o motor morrer , foi válido, talvez nebuloso, mas válido.

seguindo esta linha de pensamento, acho estranho como a Ferrari não tomou nenhuma punição no caso do assoalho móvel ! não teve multa, não teve nada ! a BAR no passado por muito menos tomou um baita gancho de duas corridas.

no final das contas é óbvio que o Hamilton por ser inglês, novinho, talentoso e principalmente por estar na McLaren é visto com “carinho”, mas não acho que eles deêm uma “força”, assim tão mais descarada, do que dão a outros em determinadas equipes e em determinados momentos do campeonato, tudo ali virou política e vira moeda de troca parece até um certo país ao sul do equador hehehe

Kako
Kako
16 anos atrás

Comentando só uma coisa que ninguém falou, da briga Kubica-Massa, e da comparação com Arnoux-Gilles em Dijon: em Dijon as áreas de escape eram brita, e não asfalto.

Qual seria o veredito da disputa se as áreas de escape ainda fossem brita? Simples: tanto Massa quanto Kubica jogaram o outro para fora da pista, uma vez cada um. Antigamente, seriam manobras desleais, hoje são toleradas. Foi bacana, mas nada comparável à Dijon – onde Arnoux e Gilles até de tocaram, mas sempre deixavam espaço para ambos fazerem as curvas.

ovopodre
ovopodre
16 anos atrás

achei q o safety car iria ganhar a corrida, pq foi o que mais andou na frente rsrsrsrsrsrsrsrs, baita corrida, valeu a pena passar o domingo com sono

Nostradamos
Nostradamos
16 anos atrás

-Hamilton destronou e despediu o Alonso!
-Alonso está de malas prontas a Renault!
-Piquet deve ir para a Willians longe do Alonso (o Nelsão não é besta não)!
-Kimi será vice-campeão com duas dobradinhas da Ferrari!
-Na China dá Kimi e Massa!
-No Braisl dá Massa e Kimi!
-DiGrassi ser´testdriver da Renault!
Volto para conferir em 21 de outubro!

piquet
piquet
16 anos atrás

Rubinho pelo menos vou vice e o Massa ?

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Sutil 1 x 0 Rubinho pé-de-chinelo

Ylan Marcel
Ylan Marcel
16 anos atrás

Gostaria de deixar clara a minha opiniao sobre Lewis Hamilton, ja que se criou tanta polemica sobre o menino. Bom, arrojado, corajoso. Porem, essa foi a tipica temporada em que o carro fez o piloto. Tivesse ele estreado como o Kova ou o Sutil e nao teria feito nada alem do que estes fizeram, talvez um pouco mais (daremos um credito, afinal) mas nao muito. A McLaren, quando viu que os dois andavam no mesmo ritmo e que podiam fazer o ingles campe~~ao depois de 11 anos (Damon Hill 1996), nao pensaram duas vezes. O Hamilton se ajudou dos acertos e da experiencia de Fernando Alonso ate o GP da Inglaterra, quando ja estava 14 pontos a frente. O Alonso viu que ia perder e dividiu a equipe, mas o caso de espionagem pesou e acabou com as chances do Nano. Fosse ele o ingles, talvez o apoio permaneceria incondicional… Mas Hamilton e pago para vencer corridas e nao tem nada a ver com isso. Sim, me parece um pouco metido, se faz de coitadinho, etc… Mas desafiou o atual bicampeao mundial na mesma equipe e venceu. Alonso continua sendo o piloto mais completo do grid. Ja Hamilton, mesmo sendo campeao no ano de estreia, e bom esperarmos para dar um veredicto ao jovem. Vamos ver se em 2008, caso Fernando saia da McLaren, ele conseguira manter o nivel do time tao alto, com desenvolvimento, infos e acertos. Afinal, Jacques Villeneuve, quando chegou a F1, tb estava acostumado a vencer em outras categorias, chegou na Williams (Melhor carro disparado da epoca), venceu corridas, fez podios, foi campeao de cara batendo o Schumacher e se mostrando com um futuro brilhante… acabou expulso da F1, acabado, sem ter pra onde correr, foi dar voltinha nos ovais da NASCAR. Claro, Lewis e muito mais jovem, muito melhor assessorado. Mas o exemplo que mencionei anteriormente de Villeneuve, serve para nao tirarmos conclusoes precipitadas. Hamilton e bom? Sim. Campeao? Sera! Mas sera um dos grandes do futuro? Nao sei. Talvez, 2008 responda.

PS1: Desculpe os erros de portugues, nos acentos. Meu teclado nao ta bem regulado. Valeu.

Ca
Ca
16 anos atrás

Noossaaaa, corrida igual a essa quando teremos novamente?
Não era mesmo pra adiar!

R/T
R/T
16 anos atrás

Ta mais que claro, há favorecimento ao hamilton, não percebe quem não quer !

Por acaso algum outro piloto foi rebocado de guincho em pleno GP, sem sequer tomar “stop and go” ?

R/T
R/T
16 anos atrás

Se não falha, o carro de apoio do grid no GP italiano era uma antiga 348, com sinaleira no teto inclusive, já os carros principais são, por meio de contrato, da Mercedes

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

antes que alguem diga poxa e o CLK não é esportivo?falo de esportivos puro sangue,com altura pouco acima da cintura,em monza da para ver carros ferrari no apoio,mas claro que o carro oficial sao esses ai da mercedes ja faz um bom tempo!

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

ei mclaren se foi uma indireta para mim estais doido,eu nao disse que teria que trocar o safety,disse que foi um saco de dar sono ficar olhando para akele carro sem graça,na minha opinião os carros mercedes são mais sem sal do que brigadeiro e se fosse um esportivo teria mais graça!estais mais fanatico que akele tal de brasil,eu heim…em relaçao ao kubica foi mais uma aliviada para a equipe anglo nazista para ninguem ousar encostar neles,se fosse o contrario queria ver punir!o luis abriu muito a curva e o robert mergulhou!normal de corrida!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

“Temos que pedir a volta da pontuação normal de antes (10, 6, 4, 3, 2 e 1). As provas eram muito mais disputadas e emocionantes”

Não, não eram, o campeonato era definido com 15 corridas de antecedência, e os times menores não tinham o que disputar.

Foi uma das regras anti-Schumacher.

Acho que sim, a vitória tem que ser mais valorizada, mas não cdando menos pontos. Acho que se mantivessem igual agora, mas com 12 pontos para o vitorioso, e 1 ponto para o pole, seria bem interessante e divertido.
Não fazem isso na F1 por medo que digam que estão imitando os americanos, não por acharem bom ou ruim.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Os Ferraristas estão implicando agora com o safety-car. Estão querendo trocar os Mercedes CLK por Ferraris.

Pelo amor de Deus, gente!!!!.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Durante as 18 voltas com o safety-car, o Lewis só diminuia nas curvas, exatamente pq a pista estava escorregadia, e não como os Ferraristas de plantão quer fazer acreditar, que ele fazia de maneira insegura.

O Schumacher cansava de fazer isso. O Alonso e o Kimi também, e por isso nunca foram punidos.

Sobre a batida com o Kubica, foi exagerado a punição com o Kubica. Aconteceu numa disputa de posição.

Os critérios de punição da FIA são subjetivos. As vezes engolem elefantes e se engasgam com formigas.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Concordo com a Maryil e com o Marcato. A McLaren errou e já pagou pelos erros.

Sujou a reputação da equipe?. Sujou sim, mas daí a ficar remuendo o assunto, torna-se repetitivo.

Como o Marcato falou, não dá pra colocar uma asa da Ferrari no carro da McLaren pq os carros são totalmente diferentes.

Quanto ao Lewis, apesar das vantagens e facilidades e sorte de ter começado numa equipe como a McLaren, devemos reconhecer o talento do rapaz.

Disseram aí embaixo, que se ele tivesse começado numa Toro Rosso ou spyker, ele não faria muita coisa. Isso é lógico, se o carro for uim, não adianta o piloto ser bom, pq não vai carregar o carro nas costas. Nem Schumacher numa Spyker faria grande coisa. Lembrem-se que Schumacher de Ferrari em 2005 não fez nada.

Helio
Helio
16 anos atrás

Massa lembrou Gilles Villeneuve, que nunca foi campeão mas era um show a parte, valeu o ano esse pega, são pegas assim que acabam sendo mais lembrados que o proprio campeonato. Valeu o ano !

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

O melhor da prova foi Vettel. Cometeu um erro tosco, mas até Schumacher rodou com safety car na pista (China/2005). Com Toro Rosso, o segundo pior carro do grid, fazia voltas poucos décimos mais lento que Hamilton, de Mclaren. O rapaz é excelente piloto, mas terão de ter paciência com ele, ainda mais com esse carro.

Massa vs. Kubica foi sensacional, mas nada comparável a Dijon-Prenois/79, onde Gilles Villeneuve e René Arnoux protagonizaram, em piso seco e por três voltas, a disputa mais espetacular da história. Mas os dois merecem aplausos.

Heikki Kovalainen e Kimi Raikkonen andaram no limite extremo na últimas voltas. A ultrapassagem de Kimi sobre Coulthard, por fora naquela curva de raio longo, foi digna de nota. E o finlandês não desistiu de atacar o compatriota, que se defendeu dignamente. Kimi foi combatido, e Heikki, que poderia se contentar com o terceiro lugar e desistir da briga, já que Coulthard vinha muito atrás, mostrou por que é melhor que Fisichella. Já imaginaram se o rapaz tivesse sido rifado da equipe logo após sua estréia desastrosa na Austrália? Todo piloto tem o direito de fazer uma prova ruim, ainda mais em sua estréia, mas já tinha gente, pelo menos aqui no Brasil, que já pedia Nelsinho Piquet em seu lugar.

Nem a estratégia de corrida a equipe Honda faz direito. Pela segunda vez, Rubens Barrichello é obrigado a deixar a zona de pontuação nas voltas finais e fazer um pit stop forçado (a primeira foi no Canadá, quando era terceiro). Por que não o fizeram quando o safety car entrou na pista? E Jenson Button parou na última volta sem gasolina.

O cortejo com o safety car por quase vinte voltas foi irritante. Quando liberaram os carros, a pista estava pior ainda. Ou a direção de prova faz os carros largarem logo ou suspende a largada, mas permanecer em fila indiana é ridículo. Parece tudo tramado para divulgar a Mercedes à frente do pelotão.

Vocês perceberam que Hamilton fazia break tests quando o safety car estava na pista e atrapalhava os outros pilotos? Com visibilidade quase nula, como era o caso, podia até ser perigoso, Vettel acertou Webber exatamente por isso. A direção de prova deveria chamar a atenção do inglês. Ainda sobre Hamilton, alguns já repararam que ele, nas largadas, muda várias vezes de trajetória, o que não é permitido pelo regulamento. Mas ele sequer é advertido. E a punição que Kubica tomou ao acertar o inglês nos passa a impressão de que há um certo privilégio ao inglês. Vettel tocou em Alonso e nada aconteceu com o alemão por parte da direção de prova.

Acho que uma pena que a F-1 dependa de corridas tão caóticas para proporcionar um bom espetáculo. Corridas em circunstâncias normais com Silverstona/03 e Suzuka/05 tendem a ficar cada vez mais raras.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Hamilton não precisava provar nada a ninguem, nem a para sua equipe, se alguem tinha duvidas sobre seu desempenho em pista molhada,ou melhor, encharcada, agora viu, ao vivo e a cores, que esse piloto não é campeão por acaso.Massa vai dar muitas alegrias ainda, outro que pilota muito, tomara que a Ferrari não o dispense, afinal não tem que provar nada pra equipe, a equipe do cavalinho sim, que tem que avaliar seu desempenho, foi lastimável em termos de estratégia.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

Muito oba oba se faz em cima do Hamilton. Concordo que é um piloto muito bom…mas pra ser gênio ainda falta tempo..tempo para mostrar isso. Gente ele estreiou no melhor carro da temporada, Tendo um companheiro bicampeão, tudobem, mas que nunca se sentiu bem na McLaren, é só ver que essa falta de adaptabilidade de Alonso na McLaren se refeltiu diretamente em seu desempenho. Alonso errou mais nesta temporada que em toda sua carreira, inclusive ano passado ao disputar com Schumy, em momentos de tensão, quando o rendimento da Renault caiu ele não errou e disputava grandemente sem erros (vide HUngria 2006). Creio que essa série de circunstâncias favoráveis contribuiram para o efeito Hamilton neste ano. Queria ver se Hamilton estreasse em uma Toro Rosso, ou Super Aguri, como GÊNIOS DE VERDADE ESTREARAM NO PASSADO SE ELE FARIA ALGUMA COISA. OU alguém aki duvida caso Senna ou Schumy estreassem na melhor equipe com melhor carro em suas temporadas de estreia se eles não fariam o munda cair….!!!!!

Elifas
Elifas
16 anos atrás

Alguém provavelmente já fez esse comentário, mas de qualquer forma: a solução pra chatice da F1 atual é fazer TODAS as corridas com pista molhada! Se não chover, molha a pista e bota a mulambada pra gastar o braço tentando controlar o carro, como sempre deveria ter sido!

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Já estou imaginando o linha de chegada e o limite:
Essa F1 é uma caixinha de surpresas,bla,bla,bla…

Galvão
Galvão
16 anos atrás

O campeonato ainda não terminou, mas todos os jornalistas especializados, entre eles o Gomes, apostaram no Alonso campeão. Não lembro de nenhum ter apostado no Hamilton.

R/T
R/T
16 anos atrás

Parece ser consenso aqui e em outros sites que os brake tests de hamilton foram a sacanagem da prova, quase causaram toque entre ele e o alonso, e acabaram por ser um dos fatores do lamentavel enrosco entre vettel e webber