Semana DKW (terça)

SÃO PAULO (mistério) – Meu amigo vemagueiro Daniel Granja sempre passa pelas ruínas da fábrica da Vemag no Ipiranga. O que sobrou fica na parte de trás de um shopping center horroroso. Estavam demolindo tudo, parece que fariam um estacionamento, mas agora fecharam os buracos da fachada. Há uns dois meses estive lá com o Salomão para pegar restos da fábrica (pedras, azulejos, pedaços de piso, tijolos, vidros) com os quais faremos a lembrança do V Blue Cloud. Se fôssemos agora, não daria para entrar.

Bem, a fachada está de pé. Descaracterizada, mas pelo jeito não será derrubada tão cedo. Abaixo, a foto do Granja. Embaixo dela, o mesmo local em 1956, quando de lá saiu o primeiro carro fabricado no país.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Helio Canalonga
Helio Canalonga
16 anos atrás

Gomes, falei dela lá no outro blog ai esta a caranga do meu tempo, linda como sempre, tem estoria essa maquina quando eu e minha turma iamos pra Santos, como conhecedor do DKW Vemag pergunto a voce Gomes, voce sabe o que é LUBRIMATIG na DKW se souber me escreva.

Mephisto
Mephisto
16 anos atrás

hahahahahahahahahahah

o destino é inexorável.

teve o fim que mereceu.

Christhian Toni Kohl
Christhian Toni Kohl
16 anos atrás

Olá Flavio

Trabalho ao lado das ruínas e em frente ao shopping horroroso ( ha ha), na própria rua Vemag . Sua máquina fotográfica foi gentil

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

O calvário da fábrica da Anchieta,ex-VW Caminhões,ex-Chrysler,ex-Simca,ex-Brasmotor acaba se repetindo…O que FG fez,muito Dodgemaníaco também acabou fazendo há us anos atrás,inclusive temos um grande amigo que fotografou a fábrica por dentro dias antes da demolição…
Pra quem quiser ver as imagens, o link aqui está:

http://www.museudodge.com/fabricacrysler/fabricacrysler.htm

Agradecimentos ao grande amigo Alexandre Badolato,que mantém vivo o espírito Dodge no Brasil.

HM
HM
16 anos atrás

O tempo nao foi muito “bondoso” com essa construção…. ao menos um restinho (bem pequeno) dela continua em pé!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Bem, pelo menos a parede ficará de pé. O que poderiam colocar seria uma placa ou algo parecido para a posteridade. O Vitão lhe deu a dica FG; atravessa a Paulista e leve um papo com o chefão por lá, inda mais que a parede vai ficar no lugar. Se for o caso fazemos um tipo de concurso com os artistas do Blog e mandamos fazer a dita cuja. Até que dá um farnel diferente hein? Talvez até com cobertura da mídia. ( sonhar é preciso e não paga imposto)

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Além do foragido Alan Bandeira Preta, direto de Floripa, vai tambem um abraço meu ao Daniel Granja, Vemagueiro apaixonado a ponto de afanar placa de rua original, e de acelerar como poucos no nosso campeonato de kart.
Por que país andará o Granja agora? Não se esqueça que temos corrida na sexta, hein camarada?

professor de profess
professor de profess
16 anos atrás

Escrever tem C entre o S e R, É tem acento agudo e NÃO tem til sobre o A.

Airton
Airton
16 anos atrás

Adicionei o local da fábrica no wikimapia.org. Mas por favor não me trucidem se ficou errado, pois não conheço a região e jamais morei em SP.

Jason
Jason
16 anos atrás

Caro Fróes,

Romi-Isetta não estava na lista do GEIA, mas é carro, pô.

Tem quatro rodas e leva placa de automóvel (e não de moto…)

Dú
16 anos atrás

É isso mesmo, garimpou legal. O negócio agora é o Metrô incorporar na futura estação um espaço!

Professor
Professor
16 anos atrás

Para Pacemaker

E a forma correta de se esrever eh azulejo e nao azuleijo

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

Ao Foxy
A Romi-Isetta não era considerada como carro pelo GEIA, por ter apenas 1 porta e espaço para 2 passageiros. O regulamento da época previa outra coisa.
O primeiro a atender essas condições foi o DKW-Vemag Universal – este da foto de baixo – que posteriormente passou a se chamar Vemaguet, em 1961.
Portanto, cabe a cada um considerar qual foi o 1º automóvel nacional.
Eu, pessoalmente ,apaixonado por DKW, e proprietário de dois, considero a Romi-Isetta.

Foxy
Foxy
16 anos atrás

O primeiro carro nacional não foi a Romi-Isetta?

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Flávio, acho que você não recebeu o e-mail que eu te mandei sobre isso. O terreno provavelmente já foi comprado pelo Metrô de São Paulo, que irá construir uma estação (Tamanduateí) e um pátio para trens no local. As obras fazem parte da expansão da Linha 2 – Verde.

Mais informações no link: http://www.metro.sp.gov.br/expansao/verde/caracteristicas_estacoes/caracteristicas_estacoes.
shtml

(Link quebrado, para não estragar os comentários).

No link, olhe os tópicos “Estação Tamanduateí” e “Pátio Tamanduateí”.

Grande Abraço,

RR

Peacemaker
Peacemaker
16 anos atrás

Erros.

Primeiramente é Flávio.

E Cozinha é com Z….

desculpas.

Att.

Peacemaker
Peacemaker
16 anos atrás

Fala BFabio!

Vc tá catando entulho agora?

Se vc quiser uns pedaços de entulho, estou reformando meu banheiro.

falando sério agora.

Toma cuidado com essas lembranças do Blue Cloud, pois sempre tem gente que joga entulho em locais abandonados (graças a super educação do nosso povo), corre o risco de vc dar de lembrança um pedaço de azuleijo da cosinha da dona Mirtes……

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Grande foto!
Quanto tempo em Granja!
Abraço maninho!

Belair
Belair
16 anos atrás

Reparem no alinhamento da porta( junto ao teto e embaixo ) ,suas dobradicas,as folgas do capo, e a simetria acima do parachoque,etc. E lembrem-se de onde estamos hoje,em termos de qualidade de montagem. Não é incrível?