Team orders

SÃO PAULO (como se esquece rápido…) – Desde que Barrichello saiu da Ferrari, ninguém mais falou de ordens de equipe. Que são tão antigas quando andar para a frente.

Esta foto, de Imola em 1982, foi enviada pelo Humberto Corradi. É episódio famoso na história da F-1. Vamos lembrá-lo?

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Daniel Neves
16 anos atrás

O Piquet dizia que esse carro da Ferrari era um “caixão ambulante”.

Aqui temos o resumo em vídeo desta corrida em português (Globo)

http://www.youtube.com/watch?v=Kay_Zc4wjfk

Abraços

carlo polucci
carlo polucci
16 anos atrás

Questo tutto vero, Capo Dex

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

Valeu, Júlio!…

Julio Vitti
Julio Vitti
16 anos atrás

Pessoal, o contexto era o seguinte.
Durante o ano de 79, Gilles abdicou da luta pelo título em favor de seu companheiro e primeiro piloto Jody Schecketer.

Quando Scheckter se aposentou, no final de 80, Pironi se juntou a equipe de Maranello em 81, mas o título ficou com Piquet.

Em 82, a nova Ferrari 126C Turbo projetada por Mauro Forghieri, permitiu a Gilles voltar a brigar pelo título.

Na briga entre FIA (associação desportiva) e FOCA (associação dos construtores), as principais equipes inglesas (Lotus, Brabham, Williams, Mclaren) decidiram boicotar o GP de Ímola. Isso significou uma briga somente entre Ferrari (Villeneuve/Pironi, 3o e 4o no grid) e Renault (Prost/Arnoux, 2o e pole) pela vitória.

Após algumas voltas, o motor Renault de ambos os carros explodiu, deixando as Ferrari de Gilles e Pironi liderando com muita folga e alternando a liderança entre si.

Pra evitar desperdiçar uma dobradinha em casa, com tamanha vantagem sobre o 3o colocado (Alboretto/Tyrrell), o boxe da Ferrari sinalizou a ambos p/ reduzirem o ritmo (placa “Slow”).

Pironi então ultrapasssou Villeneuve, que retomou a liderança, algumas voltas depois (volta 48), sempre na frenagem, depois da Tamburello.

As placas de “Slow” são mostradas novamente, e quando tudo parecia definido, faltando uma volta para o final, Pironi ultrapassa Gilles novamente, que tenta retomar a liderança, sem sucesso.

Villeneuve ficou furioso, segundo suas próprias palavras, “poderia ter superado Pironi facilmente, mas como a Ferrari mandou pouparem os carros, ambos reduziram, mas Pironi foi traiçoeiro.’

Sentindo-se traído, Villeneuve decidiu nunca mais falar com Pironi, que comemorava a “vitória’ efusivamente. Foi a 1a vez que um piloto deu a volta da vitória, sem o capacete!

Após esse episódio, il Comendatore Enzo ficou do lado de Gilles e manifestou seu apoio a ele.

Alguns fatos ocorridos posteriormente:

– Nos treinos p/ o próximo GP (Bélgica-Zolder),Gilles sofre um acidente fatal. Enzo Ferrari ficou tão transtornado, que mesmo lutando pelo título, a scuderia não participa da corrida;

– Pironi dispara no campeonato, dedica suas vitórias a Gilles, mas sofre um acidente terrível, em Hockenhein, semelhante ao de Villeneuve, quebrando ambas as pernas e encerrando a carreira. O título praticamente garantido escapa de suas mãos.

– Pironi passa a disputar campeonatos de lanchas off-shore, onde sofre um acidente fatal, em 1986.

– Logo após sua morte, sua namorada deu á luz a dois bebês gêmeos, chamados Didier e Gilles.

Esses episódios consagraram o GP de Ímola 82 como um dos baluartes da rivalidade, na historia da F1 contemporânea.

Dú
16 anos atrás

No acidente do Gilles, Piquet começou suas tetras com a Ferrari, quando ao parar no local ficou pasmo com a fixação dos cintos. Botou a boca no mundo. Gilles quebrou o pescoço e uma clavícula.

DEX
DEX
16 anos atrás

Ciao ragazzi è questo il vero italian style by ferrari…..tanti anni doppo lo faccioamo nuovamente…

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

A corrida que Gilles morreu foi a seguinte, na Bélgica em Zolder, ele tocou a roda do Jochen Mass

sergio
sergio
16 anos atrás

Não teve nada de desequilibrio no acidente da Gilles. Era uma volta para fazer tempo de classificação e ele bateu – agora eu não consigo me lembrar do nome do piloto – na traseira de outro que vinha lentamente andando pela pista, exatamente por onde todos faziam a tangencia da curva, que era um ponto cego para quem chegava nela. E diga -se de passagem, naquela epoca o esquema de sinalização por bandeiras se existia , era meio feito nas c…oxas.

Francisco Amaral
Francisco Amaral
16 anos atrás

Seria o Jacques o bochechudo de óculos ali na mureta???? Parece mas ta meio grandinho…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

…. ou então era pro Didi Mocó, que devia estar fazendo uma %!$&#corrida pra cima do Villeneuve, deixar o cara passar, mesmo porque nunca foi filmado nenhum filme tipo “Os Trapalões no Circo da Fórmula 1” …

hehehe…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

Pois é, vi um documentário dando a entender que esse episódio acabou, por assim dizer, acarretando as condições do acidente fatal do Villeneuve.

O cara ficou muuuuito puto com a atitude do Pironi, cortou relações com ele (parece que eram amigos bem próximos). E já havia ocorrido aquele acordo em 1979, quando o Gilles amansou a barra pro Schekter ganhar o campeonato…

Isso tudo deu uma baita desequilibrada emocional no Gilles, o que levou a aquela volta fatídica nos treinos do gp seguinte (foi no gp seguinte mesmo? agora não lembo…).

Parece que o Villeneuve tava forçando além do limite naquela volta… (nada muito fora do normal dele, de qq forma…)

alguém aí já ouviu essa versão dos acontecimentos?

Jayme
Jayme
16 anos atrás

Essa é a “etica” Ferrari de sempre.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Depois da corrida o Gilles falou que nunca mais ia falar com o Didier…
Não precisou ficar muito tempo sem falar pelo menos

wilson rogério carpi
wilson rogério carpi
16 anos atrás

Infelizmente, as ordens de equipe sempre existiram….
e sempre vão existir….
é utopia, mas eu gostaria de ver um chefe de equipe dizendo aos seus pilotos: “quem pode mais, chora menos, por isso vão para a pista e façam seu trabalho, sem destruir os carros”.
As ordens de equipe somente denigrem o esporte, que já não é mais esporte e sim um grande negócio que movimenta incontáveis milhões de dólares…

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

E ao fim e ao cabo, não adiantou nada. Ficou só para as estatisticas. O Giles morreu logo depois e o Didier Pironi, quase se matou em outro acidente.
Isso mostra que, quando o carinha estava “possuído”, não tinha contrato que o fizesse pensar…
Hoje, não se solta um traque se não estiver definido no contrato.
E quando alguém chuta o balde, levam para passear no iate do patrão e de lambuja tem uns acepipes adicionais.
Pára o bonde queu quero descer…..

Decio
Decio
16 anos atrás

Pelo pouco que sei da história da Formula 1, creio que essa ordem foi dada porque o Pironi, desobedecendo um acordo feito entre pilotos e equipe, ultrapassou o Villeneuve a poucas voltas do final da corrida. Ele ignorou a ordem, venceu a prova, e pouco tempo depois, o Villeneuve morreu nos treinos para outro GP.

Uncle Bernie
Uncle Bernie
16 anos atrás

Ligaram o “rádio” (plaquinhas) e disseram para o Didier Pironi: “Didi, deixe o Gilles passar ou seu contrato estará rescindido”…

O porém nessa história, é que de nada adiantou porque o Gilles iria morrer em Zolder e o Pironi não terminaria o campeonato devido a grave acidente sofrido.

Essa Ferrari de 1982 era uma legítima cadeira elétrica

brasil
brasil
16 anos atrás

essa e FHODA …so rindo hahahahahahrsrsssss

Jef
Jef
16 anos atrás

Mandaram o Didi tirar o pé. Olha a placa!

De certo era companheiro de equipe do Gilles.

Esses cartolas…

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Deixo essa para os “matuzas”…. rs