Team orders
SÃO PAULO (como se esquece rápido…) – Desde que Barrichello saiu da Ferrari, ninguém mais falou de ordens de equipe. Que são tão antigas quando andar para a frente.
Esta foto, de Imola em 1982, foi enviada pelo Humberto Corradi. É episódio famoso na história da F-1. Vamos lembrá-lo?
O Piquet dizia que esse carro da Ferrari era um “caixão ambulante”.
Aqui temos o resumo em vídeo desta corrida em português (Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=Kay_Zc4wjfk
Abraços
Questo tutto vero, Capo Dex
Valeu, Júlio!…
Pessoal, o contexto era o seguinte.
Durante o ano de 79, Gilles abdicou da luta pelo título em favor de seu companheiro e primeiro piloto Jody Schecketer.
Quando Scheckter se aposentou, no final de 80, Pironi se juntou a equipe de Maranello em 81, mas o título ficou com Piquet.
Em 82, a nova Ferrari 126C Turbo projetada por Mauro Forghieri, permitiu a Gilles voltar a brigar pelo título.
Na briga entre FIA (associação desportiva) e FOCA (associação dos construtores), as principais equipes inglesas (Lotus, Brabham, Williams, Mclaren) decidiram boicotar o GP de Ímola. Isso significou uma briga somente entre Ferrari (Villeneuve/Pironi, 3o e 4o no grid) e Renault (Prost/Arnoux, 2o e pole) pela vitória.
Após algumas voltas, o motor Renault de ambos os carros explodiu, deixando as Ferrari de Gilles e Pironi liderando com muita folga e alternando a liderança entre si.
Pra evitar desperdiçar uma dobradinha em casa, com tamanha vantagem sobre o 3o colocado (Alboretto/Tyrrell), o boxe da Ferrari sinalizou a ambos p/ reduzirem o ritmo (placa “Slow”).
Pironi então ultrapasssou Villeneuve, que retomou a liderança, algumas voltas depois (volta 48), sempre na frenagem, depois da Tamburello.
As placas de “Slow” são mostradas novamente, e quando tudo parecia definido, faltando uma volta para o final, Pironi ultrapassa Gilles novamente, que tenta retomar a liderança, sem sucesso.
Villeneuve ficou furioso, segundo suas próprias palavras, “poderia ter superado Pironi facilmente, mas como a Ferrari mandou pouparem os carros, ambos reduziram, mas Pironi foi traiçoeiro.’
Sentindo-se traído, Villeneuve decidiu nunca mais falar com Pironi, que comemorava a “vitória’ efusivamente. Foi a 1a vez que um piloto deu a volta da vitória, sem o capacete!
Após esse episódio, il Comendatore Enzo ficou do lado de Gilles e manifestou seu apoio a ele.
Alguns fatos ocorridos posteriormente:
– Nos treinos p/ o próximo GP (Bélgica-Zolder),Gilles sofre um acidente fatal. Enzo Ferrari ficou tão transtornado, que mesmo lutando pelo título, a scuderia não participa da corrida;
– Pironi dispara no campeonato, dedica suas vitórias a Gilles, mas sofre um acidente terrível, em Hockenhein, semelhante ao de Villeneuve, quebrando ambas as pernas e encerrando a carreira. O título praticamente garantido escapa de suas mãos.
– Pironi passa a disputar campeonatos de lanchas off-shore, onde sofre um acidente fatal, em 1986.
– Logo após sua morte, sua namorada deu á luz a dois bebês gêmeos, chamados Didier e Gilles.
Esses episódios consagraram o GP de Ímola 82 como um dos baluartes da rivalidade, na historia da F1 contemporânea.
No acidente do Gilles, Piquet começou suas tetras com a Ferrari, quando ao parar no local ficou pasmo com a fixação dos cintos. Botou a boca no mundo. Gilles quebrou o pescoço e uma clavícula.
Ciao ragazzi è questo il vero italian style by ferrari…..tanti anni doppo lo faccioamo nuovamente…
A corrida que Gilles morreu foi a seguinte, na Bélgica em Zolder, ele tocou a roda do Jochen Mass
Não teve nada de desequilibrio no acidente da Gilles. Era uma volta para fazer tempo de classificação e ele bateu – agora eu não consigo me lembrar do nome do piloto – na traseira de outro que vinha lentamente andando pela pista, exatamente por onde todos faziam a tangencia da curva, que era um ponto cego para quem chegava nela. E diga -se de passagem, naquela epoca o esquema de sinalização por bandeiras se existia , era meio feito nas c…oxas.
Seria o Jacques o bochechudo de óculos ali na mureta???? Parece mas ta meio grandinho…
…. ou então era pro Didi Mocó, que devia estar fazendo uma %!@$&@#corrida pra cima do Villeneuve, deixar o cara passar, mesmo porque nunca foi filmado nenhum filme tipo “Os Trapalões no Circo da Fórmula 1” …
hehehe…
Pois é, vi um documentário dando a entender que esse episódio acabou, por assim dizer, acarretando as condições do acidente fatal do Villeneuve.
O cara ficou muuuuito puto com a atitude do Pironi, cortou relações com ele (parece que eram amigos bem próximos). E já havia ocorrido aquele acordo em 1979, quando o Gilles amansou a barra pro Schekter ganhar o campeonato…
Isso tudo deu uma baita desequilibrada emocional no Gilles, o que levou a aquela volta fatídica nos treinos do gp seguinte (foi no gp seguinte mesmo? agora não lembo…).
Parece que o Villeneuve tava forçando além do limite naquela volta… (nada muito fora do normal dele, de qq forma…)
alguém aí já ouviu essa versão dos acontecimentos?
Essa é a “etica” Ferrari de sempre.
Depois da corrida o Gilles falou que nunca mais ia falar com o Didier…
Não precisou ficar muito tempo sem falar pelo menos
Infelizmente, as ordens de equipe sempre existiram….
e sempre vão existir….
é utopia, mas eu gostaria de ver um chefe de equipe dizendo aos seus pilotos: “quem pode mais, chora menos, por isso vão para a pista e façam seu trabalho, sem destruir os carros”.
As ordens de equipe somente denigrem o esporte, que já não é mais esporte e sim um grande negócio que movimenta incontáveis milhões de dólares…
E ao fim e ao cabo, não adiantou nada. Ficou só para as estatisticas. O Giles morreu logo depois e o Didier Pironi, quase se matou em outro acidente.
Isso mostra que, quando o carinha estava “possuído”, não tinha contrato que o fizesse pensar…
Hoje, não se solta um traque se não estiver definido no contrato.
E quando alguém chuta o balde, levam para passear no iate do patrão e de lambuja tem uns acepipes adicionais.
Pára o bonde queu quero descer…..
Pelo pouco que sei da história da Formula 1, creio que essa ordem foi dada porque o Pironi, desobedecendo um acordo feito entre pilotos e equipe, ultrapassou o Villeneuve a poucas voltas do final da corrida. Ele ignorou a ordem, venceu a prova, e pouco tempo depois, o Villeneuve morreu nos treinos para outro GP.
Ligaram o “rádio” (plaquinhas) e disseram para o Didier Pironi: “Didi, deixe o Gilles passar ou seu contrato estará rescindido”…
O porém nessa história, é que de nada adiantou porque o Gilles iria morrer em Zolder e o Pironi não terminaria o campeonato devido a grave acidente sofrido.
Essa Ferrari de 1982 era uma legítima cadeira elétrica
essa e FHODA …so rindo hahahahahahrsrsssss
Mandaram o Didi tirar o pé. Olha a placa!
De certo era companheiro de equipe do Gilles.
Esses cartolas…
Deixo essa para os “matuzas”…. rs