Conta tudo, Sidney!

SÃO PAULO (parece de sonho) – O Sidney Cardoso me mandou estas fotos, dia desses. Vou deixar que ele mesmo conte que espécie de paraíso terreno é essa quadra de basquete…

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Romeu
Obrigado.
Caro Claudio Ceregatti
Você é um poeta, rapaz, criou uma bela imagem : Acrescenta colorido a fotos em preto e branco.
Olha, vou deixar o link de Jim Clark, meu primeiro ídolo do automobilismo internacional, correndo com esta Lótus Cortina, é imperdível o show de derrapagens controladas que ele dá, como disse Vitão e Veloz HP ele está brincando lá.
http://www.youtube.com/watch?v=bWp-0TuY4Sk
Caro Ararê
Fico feliz que tenha gostado, o livro já está quentinho e cedi muitas fotos.
Abs.

Ararê Novaes
Ararê Novaes
16 anos atrás

Meu Deus do céu, Sidney, que viagem cara, me transportei pra junto de vocês, senti até o cheirinho de café da vovó Alayde. Não sei se isso já está sendo feito, mas você tem que transportar todas essas histórias que estão em seu HD cerebral para um livro, se possível com fotos, pra que todos nós, apaixonados por automobilismo, possamos nos deleitar com essa histórias fantásticas.
Valeu…Sidney!
Um abraço.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Todas essas histórias escritas pelo Sidney Cardoso são preciosas. Sua presença aqui, partilhando esses detalhes riquíssimos de quem viveu do lado de dentro não tem preço.
E gentilmente partilha tudo isso conosco, até mesmo sua descrição corajosa daquele dia fatídico em Petrópolis, que emocionou a todos daqui.
Pra variar acrescenta um colorido especial a todas essas imagens em preto e branco… Como saberíamos que esse Cortina da foto pertenceu a Jim Clark?
Sensacional.

Maçaneta
Maçaneta
16 anos atrás

ó romeo !!!!!!

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Alem das fotos maravilhosas, mostrando carros e pessoas inesquecíveis, temos os deliciosos relatos do Sidney, o “homem que esteve lá”.
É coisa pra chorar.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Pequena correção, relendo doeu:
Onde está a maioria dos carros foram, ler a maioria dos carros foi.
Obrig.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Final das internas:
3 – De manhã, antes de irmos para o autódromo, estávamos prontos pra sair, minha avó Alayde Cardoso, fica chato falar, mas quem a conheceu sabe como era boa anfitriã, jamais deixava alguém que a fosse visitar saísse sem oferecer alguma coisa falou: – “Não senhores, vocês não vão sair de barriga vazia! A mesa já está posta, vamos todos tomar um café reforçado, vocês não vão ficar sem se alimentar este tempo todo”!
Respeitando seus cabelos brancos, a bondade estampada em sua doce face, subimos todos pra lá. O papo estava bom, aquele monte de pilotos falando sobre corridas, os portugueses falando de suas realidades, etc.
Alguém lembrou que TV Globo estava transmitindo direto a preliminar de Fórmula Vê, foi neste dia que houve o acidente fatal com Ricardo Moretti na entrada do Miolo, ele rodou e um outro o atingiu em cheio pegando-o com sua frente na lateral do F-V dele, vimos aquilo consternados e supomos o pior, pois além da pancada forte, o fogo alto, os bombeiros custaram um pouco a chegar ao local, embora ainda não soubéssemos o desfecho.
Bem, papo vem, papo vai, a culpa é do bombeiro, é do outro que não soube desviar, fato é que descuidamos da hora.
De repente, olho o relógio e, angustiado, falo com Greco: – “Greco, você já viu a hora? Pelo regulamento teríamos que estar chegando lá daqui a dois minutos!
Greco, com toda calma do mundo, com seu tom grave falou: – “Calma, Sidney, você assistiu a divulgação da corrida pela TV não foi?” Viu os carros que mais foram divulgados?
Concordei com um balançar de cabeça.
Ele: – “Você acha que com todos estes carros que estão aqui na quadra alguém vai ter coragem de nos barrar? Se fizerem isto vão ganhar uma vaia do público, sem nós não haverá corrida, entendeu? Dna. Alayde, por favor, põe mais um cafezinho pra mim.
Pra piorar mais o atraso, a maioria dos carros foram no chão andando na rua, como conhecíamos o caminho nossa Alfa ia comigo e Wilson Marques na frente guiando-os, eram tantos carros o barulho deles somados ia parando todos nas calçadas pra ver. Quando chegamos no sinal – semáforo – da Praça Seca, ele ficou amarelo. Atrasado, preocupado ainda com a hora, pensei vamos acelerar que eles vêm juntos dá tempo de passar. Aí, não é que o motorista de um ônibus pra se exibir, ultrapassou o cortejo e parou no sinal na frente deles…
Ficamos parados no acostamento da Praça, aguardando-os, nisso Bird Clemente que não conhecia bem o trajeto, entra na primeira à direita…
Resumindo, chegamos lá, quando o público viu aqueles carros todos querendo atravessar a pista e ser impedido por um comissário de pista deram uma bruta vaia nele e entramos.
Adriana, seu pai além de competente chefe de equipe era um VIDENTE!

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Interna interessante:
2- No treino o Lótus Cortina havia apresentado vazamento de óleo na caixa de câmbio. À noite, seus mecânicos descobriram que era uma junta e não tinham outra. Estavam desanimados, já haviam se dado por vencidos e não iriam correr com ele.
De repente, meu pai se lembrou que havia uma casa de peças muito boa vizinha ao colégio a Gonçalves Autopeças, meu pai deduziu que por ser motor Ford talvez tivesse uma similar, isto era por volta de meia noite.
Embora meu pai fosse cliente dele e tinha se tornado seu amigo, ficou receoso dele não gostar que ligássemos pra sua casa àquela hora, sabia que ele dormia cedo. Nós botamos pilha:- “Afinal ele é português também, vai querer ajudar seus patrícios!”.
Meu pai tomou coragem ligou, Gonçalves acordou assustado, ao saber do que se tratava, a nacionalidade falou mais alto, vestiu uma roupa e foi abrir a loja. Luisinho foi conosco, após examinar várias encontrou uma parecida, (pena que pra o Mark I não havia nenhuma semelhante).
Quando os portugueses perguntaram quanto era Gonçalves disse: – “Não é nada, agora há uma única exigência, nunca assisti uma corrida, vocês tem que me dar um ingresso para ir lá torcer por vocês e vamos ganhar destes brasileiros”!
(O sonho dele não se realizou, arrumamos a credencial com Amadeu Girão que também era português, mas a junta não agüentou e voltou a estourar).
Ah, interessante, sabe quem ficou aquela hora da madrugada montando a junta com toda dedicação como se fosse o carro que ele iria correr?
Nada menos que Luis Pereira Bueno, Luisinho, grande piloto ótimo caráter!
Parte final a seguir.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Bem, gente, vamos as internas:
1 – Por sorte de nossa equipe, a Colégio Arte e Instrução, nossos carros, acho que pela primeira vez, rs, não apresentou nenhum problema nos treinos, de modo que nossos mecânicos só trocaram óleo, pastilhas de freios, e essas coisinhas miúdas, com isso tivemos tempo de bater bastante papos e observar o trabalho das outras.
Uma das coisas que mais nos chamou a atenção foi o profissionalismo da Equipe Willys, seus mecânicos trabalhavam afinados quase sem conversarem entre si, abriram os dois motores, as duas caixas de marchas substituindo todas juntas e afins por peças novas, mesmo com freios, suspensão, etc.
Pena foi que o Mark I de Luisinho estava com problema na caixa de câmbio e justamente a peça que estava com problema já havia apresentado no treino tendo sido substituída, com isso ele ficou sem a tal peça – não adianta me perguntar, pois me esqueci qual era, já perguntei a ele, ele se lembra bem do acontecido, da mesma forma que eu, se lembra que era uma peça do câmbio, mas não se lembra mais qual era, afinal já se passaram 40 anos.
Outra surpresa pra nós foi ver que Luisinho era um mecânico de mão cheia. Greco confiava plenamente nele, tanto que após os mecânicos verem que não teria saída para a caixa de câmbio ele ficou horas debaixo do carro tentando dar um jeito, enquanto os outros mecânicos ficaram cuidando do Mark do Bird e das outras partes do seu.
Com isso Luisinho foi dormir bem tarde e desanimado, nos falou: – “É uma pena, fiz o que pude, mas tenho quase certeza de que a caixa não vai agüentar amanhã!” (e foi o que aconteceu).
Continuo outro post.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Como falou mestre Joaquim, estas fotos são da véspera da Prova Internacional Luso-Brasileira, Almirante Tamandaré, disputada em 17-12-67.
Os mecânicos da Equipe Willys nossa querida Adriana já nomeou-o todos, obrigado Dri, você como sempre muito gentil.
Tivemos a honra de ser os anfitriões do Team Palma que veio com dois Lótus 47, um Lótus Cortina e um Porsche 911S, da Equipe Willys com seus dois Mark I, os irmãos Varanda com dois Karman-Ghias Porsche, um 1600 outro 2000 e ainda estava lá nossa Alfa Giulia.
Quem iria ficar conosco também era Wilsinho com o Fitti-Porsche, como teve alguns problemas após os treinos, preferiu levar para a autorizada do Albino Brentar, Lemos & Brentar, representante Puma e da Dacon no Jardim Botânico.
Vitão
O Lótus Cortina que você viu o Jim Clark correr, aposto que você jamais iria saber disto se não fosse a internet que nos colocou numa Aldeia Global, da qual faz parte este Blig do Gomes, foi exatamente este da foto, Augusto Palma o havia adquirido dele. Viva a internet e Aldeia Global ! Sem ela como iríamos saber destas coisas, não é?
Mauro
Fico feliz em saber que estudou em nosso colégio, você não viu todos estes carros aí porque eles vieram no final do treino de sábado, umas seis e meia da tarde, portanto os alunos já haviam saído.
Continuo em outro post.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Flávio
Mil desculpas, acredita que só agora vi as fotos?
Estive aqui estes dias, mas meu pc não estava abrindo as fotos, não tinha visto nada, agora está tudo bem.
Pagarei com multa e correção monetária, farei mais de um comentário das internas deste dia, pra quem gosta de corridas, caso do pessoal aqui, há coisas interessantes, vou procurar ser bem sucinto – percebo que é um dom seu, confesso que é difícil pra mim, vou tentar.
Te enviei estas fotos porque a turma estava te cutucando, devido numa postagem anterior aparecer outro carro como se fosse o Mark I de Bird Clemente, professor de todos nós nas derrapagens controladas. Então, falei no comentário que te enviaria as fotos do Mark I dele, enviei pra ele também e trocamos papos sobre este dia.
Continua em outro post.

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Viajei por esse Brasil a fora com essa turminha da foto de baixo. João Mariano (que até hj está com meu irmão ,Fabio), Seu Miguel (Voltou pra Espanha a uns 20 anos) os irmãos Casado e o Laerte.Eles eram uma equipe e tanto.

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Quadra do Colégio Arte e Instrução.
Estudei lá entre 76 e 81, mas nunca vi isso tudo na quadra. Só tinha um carro que ficava trancado e coberto numa garagem em frente a essas quadras.

drews
drews
16 anos atrás

Falando em preciosidades, chegaste a ver isto?
http://travel.guardian.co.uk/flash/page/0,,2182588,00.html
Nunca tinha visto algus detalhes do Trabi…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Vitão,
nesse mesmo vídeo você viu com quem ele “bricava” e aida por cima chegou em segundo lugar na corrida ?
Sir Jack Brabham, o ídolo do Nelson Piquet.

Ricardo Cunha
Ricardo Cunha
16 anos atrás

A Prova Almirante Tamandaré foi disputada em 17/12/1967, duas semanas depois das Mil Milhas Brasileiras.

O vencedor foi o Bird Clemente, com o Willys Mark I # 22.

Nosso amigo Sidney Cardoso chegou na sétima colocação, em dupla com o Wilson Marques Ferreira, pilotando uma Alfa Romeo Giulia TI # 79.

Ricardo Cunha

.
.
16 anos atrás

Tem uma 47 destas na minha garagem.

vitão
vitão
16 anos atrás

Cerega, vi o vídeo do Clark barbarizando com o Cortina, em Brands Hatch, e é de arrepiar. Para ele era pura diversão. Um abençoado pelo Criador, sem dúvida.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Um dos ingleses, no caso, escocês – um certo Jim Clark brincou muito com um desses Cortina…

roger
roger
16 anos atrás

O carro que vários ingleses pegaram a ‘mão’, o Ford Cortina.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

Retificando, após salvar e dar um zoom, parece um JK.

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

O #99 parece um Sinca Esplanada ou Regente.

1V3N
1V3N
16 anos atrás

E o n° 99, que carro é?

Viúvo
Viúvo
16 anos atrás

É da época em que os irmãos Casado eram solteiros!kkkkkkkkkkkkkkkkk!

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

Os meca parecem os irmãos Casado, estou certo??
conhecedor…

zamborlini
zamborlini
16 anos atrás

cadê os comentários do cardoso???

Serginho RJ
Serginho RJ
16 anos atrás

pertinho da minha casa!

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Quadra de esportes do Colégio Arte e Instrução, da familia Cardoso, Cascadura, Rio de Janeiro.
Salvo engano, os portugueses vieram para a prova Almirante Tamandaré, em janeiro ou fevereiro de 1968, em Jacarepaguá.
Mas deixemos o Sidney com os detalhes…

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Parece a quadra do liceu, no centro.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

É a cancha de esportes da escola da família do Sidney Cardoso, onde ficaram guardados os carros da equipe Willis (Bino) e dos portugueses (Lotus Cortina e Europa) que participaram de uma prova no Rio. Lá pelos idos de 1968, se não estou enganado.

augusto
augusto
16 anos atrás

foto loca!!!
O correto seria jogadores de basket neste lugar!!!