Gotinhas de Interlagos (20)

SÃO PAULO (umidade relativa do ar: 90%) – A coluna Warm Up de hoje tem como tema central o relacionamento Hamilton-Alonso e a responsabilidade de Ron Dennis nessa história toda.

Na verdade não sou eu, mas Alain Prost quem fala sobre o assunto. E ele sabe bem do que está falando. Com o mesmo Ron Dennis na chefia, sentiu na pele os efeitos da simpatia do patrão pelo companheiro de equipe.

Leiam lá, comentem aqui!

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Roberto
Roberto
16 anos atrás

Discordo totalmente.
Condições técnicas iguais aos pilotos é imprescíndivel.
Por que na Ferrari não está acontecendo o mesmo?
Essa hipótese de definir quem é primeiro e segundo é balela.
O Prost fala assim, porque sempre que teve um companheiro rápido com ele andou a fazer cagada na pista. Piquet cansava de dizer: “O Prost é professor de que? De auto escola? Faz mais cagada que todo mundo!”É Flavio Gomes!! Nervos !!!!
Controlar o emocional é o difícil.
Trabalhar no conforto é ótimo para quem tem definidas as regras.
Schumacker é o exemplo.
Era primeirão no papel.
Pelo amor de Deus, não venham as viúvas falar que cara não era maravilhoso. O Schumi é fora de série es está entre os três maiores de todos os tempos.
Vou lançar uma polêmica aqui.
Os jornalistas, como você alardeiam que o SCHUMI é o cara, porque construiu uma equipe. Por isso ele é o maior de todos.
Isso é maior besteira de todos os tempos. Queria ver esse “gênio” da construção (Schumacker) fazer o que ele fez na decáda de 80.
Os recursos para se obter informações atualmente sâo infinatamente superiores aos de anos atrás. Com dinheiro e tempo que eram absurdamente maiores. O Schumi ficava desenvolvendo o carro sem limites.
FG, pergunta ao Frank Williams quais fundamentos ele utilizou para desenvolver aquela bomba da Williams em 92 e 93.
Respondo?? A suspensão ativa de 92? Se não estou esquecendo as regras mudaram de 87 para 88, não foi?

Agora lanço o desafio. Se Piquet nos seus 27 anos estivessem em um equipe como a Maclaren nos anos de 97 para cá tinha ganos uns 7 campeonatos mundias. Por que? POrque ia desenvolver um carro campeão.
São tantas histórias que daria para escrever um livro de polêmicas.
fuiiiiiiiii !!

JR
JR
16 anos atrás

Será que esse cara é o mesmo piloto da Mclaren de 88 e 89???? Acho que é outro, pq aquele Prost foi até bater de frente com a Honda exigindo motores em igualdade, pq o dele sempre era inferior…. lembram disso???? grande guerreiro de bastidores…mas um grande piloto, apesar de tudo.

guto
guto
16 anos atrás

Não concordo. Quando Prost teve como companheiros Rosberg na McLaren e Mansell na Ferrari, que eu lembre não havia distinção entre primeiro e segundo piloto, mas ele nunca reclamou, porque nunca foi incomodado na pista por nenhum dos dois, e a Ferrari não tinha por ele o maior carinho, tanto que deu-lhe um pé na bunda, pois ele só reclamava do carro, vcs viram alguma vez Schumacher reclamar da Ferrari, mesmo quando foi correr lá e o carro não era lá essas coisas. Portanto o problema não está no chefe da equipe, está no companheiro de equipe, que esqueceram de avisar que deveria ser mais lento que o bi campeão.

Drhawk
Drhawk
16 anos atrás

zombou

DrHawk
DrHawk
16 anos atrás

Flavio, a sua pergunta da coletiva foi a pergunta mais ridícula feita em coletiva de imprensa que eu já vi em toda a minha vida… Até o Massa zobou de vc… Parabéns!

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Pergunta: o que seria do Alonso na Ferrari durante a era Schumcher? Iria cortar os pulsos? Acho que o Barrichelo foi muito mais vítima desse esquema de “piloto eleito” do que o Alonso.

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Prost está errado!
Nenhum chefe de equipe vai segurar um piloto por que ele é mais rápido que seu companheiro… foi assim no primeiro ano do Piquet contra o bi-campeão Lauda, depois vieram o Senna contra o bi-campeão Prost e finalmente o Hamilton contra o bi-campeão Alonso. Parece sina de bi-campeão.
Quando o cara senta no carro e acelera mais do que seu companheiro, ainda mais quando este companheiro é um bi-campeão, qualquer equipe morre de amores.
Até nosso Emerson (Campeão) teve que aguentar o Peterson em 1973.

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Gostei do artigo e achei a colocação do Prost muito boa.
Mas isso mostra que o ponto fraco do Alonso é o lado emocional. Sorte dele que o Schumacher já se aposentou……rsrsrsrs

jose
jose
16 anos atrás

Deixando as preferências e as paixôes de lado o campeonato deste ano apesar de ser o mais disputado nos últimos anos ficará marcado mais pelo aspecto negativo e disputas nem sempre limpas entre pilotos e equipes.
As informações técnicas obtidas da Ferrari pela Mclaren e vice-versa,as atitudes sempre tendenciosas de Ron Dennis,as maracutaias da Fia em vários epis´dios envolvendo equipes e pilotos,as intromissões sempre teatrais de Flavio Briatore,os erros da Ferrari principalmente com Massa,punições injustas,politicagem,a tentativa de fazer de Hamilton um santo etc…
Acho tambem que estão fazendo os pilotos falarem demais coisa que não interessa a quase ninguem,o que eles tem de fazer é andarem bem,suas opiniões não interessam.
Se piloto que fala bem andasse bem Rubinho seria imbatível.
Espero que ano que vem as bonecas se acomodem e façam da F1 um esporte sadio e não uma disputa de beleza e egos como é hoje.

cleber
cleber
16 anos atrás

Seria uma otima ideia a Toyota ser parceira da Willians como foi a Honda nos anos 1980.Continuariamos a ver uma autentica garagem competente e moderna,sem perder a identidade e com uma grande montadora por tras.Tomara isso aconteça logo

Kenola
Kenola
16 anos atrás

As vezes me pergunto se a rivalidade Prost X Senna não acabou sendo benéfica para ambos… se pelo aspecto humano foi uma experiência dura, pelo aspecto profissional / esportivo foi agente sinérgico de motivação, superação e resiliência.

Fonthor
Fonthor
16 anos atrás

Prost ,multicampeão e tambem um grande escroto ,mal carater,invejoso e sacana.O que vem dele e’ lixo e detestei tudo o que ele disse.

Belair
Belair
16 anos atrás

O sr. Becken faz muito sentido. Segurar esses ímpetos de que jeito?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Na boa? Cara que é bom se impõe mesmo com tudo adverso? O Piquet não foi campeão em 1987 mesmo com a Williams favorecendo o Mansell? Falam do Schumacher que teria feito constar em contrato, mas se precisasse, iria lá e se imporia (sabe-se lá com que tipo de métodos, limpos ou sujos)… a verdade é que o Alonso é chorão demais e não soube colocar seu punch de bicampeão do mundo na McLaren… é óbvio que uma temporada como a do Hamilton vai despertar simpatia maior na equipe, afinal, o moleque é prata da casa desde guri… analogamente, é como ter no futebol dois jogadores de uma mesma posição: um hiper consagrado contratado a peso de ouro e um garoto formado na base. Começa a temporada e o medalhão fica abrindo o bico, jogando mal, é substituído todo jogo pelo garoto da base, que entra na partida e resolve… não tem jeito, uma hora a preferência de técnico e torcida é pelo guri, mesmo que o medalhão seja de currículo invejável…

Por isso é tudo choradeira do Alonso… e o Prost apenas fica lembrando para gerações novas que foi na McLaren uma versão antiga do que vêem hoje com o espanhol…

Becken
16 anos atrás

Flávio,

Primeiro, Alonso não tem o temperamento racional de Prost que aceitou um novato chegar e de cara vencer numa equipe que era sua há algum tempo. Alonso e Hamilton são novatos dentro da equipe e sob esse ponto de vista, Prost foi definitivamente mais estóico que Alonso, que é visivelmente mais instável emocionalmente que o francês, a ponto de fazer ruir toda uma equipe em prol de um suposto direito seu como bicampeão.

Segundo, não se freia a mentalidade guerreira de gente como Alonso ou Hamilton, gente delineada para vencer. Toda a intenção e pré-supostos de Prost ficam apenas na teoria e devem ser deixadas por lá mesmo, no papel. Ponha-se no lugar de um Ron Dennis e vc verá a batata quente lhe queimando as mãos.

É bem possível que para Ron Dennis o que Prost discorre fosse possível, mas fica claro também que isso só seria possível se o companheiro de Alonso não estivesse no mesmo nível que ele. A atitude de deixar as coisas correrem como elas de fato correram demonstra grande respeito pelo talento e mentalidade vencedora de um sujeito como Hamilton e mesmo de Alonso. Se deixasse tudo correr como Prost disse, Hamilton jamais teria qualquer vantagem em 2008 e seria mais um no mundinho movido a resultados da Formula 1. É simples de entender isso lendo as supostas exigências que o espanhol fez para voltar à Renault.

Na mentalidade de um verdadeiro top driver como Hamilton ou Alonso, não há espaço para outra coisa a não ser vencer. Hamilton abriu a força esse espaço, mesmo que para isso tivesse que morder a mão que o alimentou desde os 13 anos. Esse episódio na Hungria não parece ter abalado a confiança que Dennis tinha e tem por ele, acredito até, o pôs num patamar maior de responsabilidade diante do seu time.

Nada faria Lewis amadurecer mais do que a temporada que ele trouxe até aqui em Interlagos. Claramente ele amadurecerá alguns cinco anos como piloto depois dessa temporada e em 2008 estará mais preparado para suportar pressões como top driver e cabeça de um time que nenhuma temporada café com leite ao lado de Alonso traria.

Ron Dennis, definitivamente, agiu certo!

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Eu concordo em parte com o Prost. O problema é que o Alonso demorou pra se adaptar ao carro, aos pneus, etc.. Sem falar que o Hamilton fez mais do que deveria como estreante e confundiu a cabeça do Ron Dennis.

Quando o Alonso encontrou o caminho das pedras, já era tarde.

Sem falar que Alonso usou tb de chantagens pra tentar se firmar na equipe, o que fez com que o pessoal da equipe ficasse com um pé atrás com ele.

Mas com o Natal tá chegando, o espírito natalino envolveu o espanhou e a equipe. No final todo se reconciliam, Alonso fica na equipe em 2008, conquista o campeonato com Haimlton em segundo, e em 2009 vai pra BMW ou Ferrari no ligar de Kimi. Aí a briga vai ser com Felipe Massa, rsrsrsrsrs.

BINOCULO
BINOCULO
16 anos atrás

Prost …tomou PAU …e foi aposentado pelo Senna… e fica ai falando besteira…fazer aquelas escandalosas sacanagens da era xucrute e o fim da picada…quem e bom mesmo …nao precisa de ajudinhas extras…tomara a fia puna rigorosamente toda equipe que descaradamente sacanear os ditos n 2 …pois essa era xucrute nao esta dando saudades nenhuma…muito pelo contrario …esta nova era prateada …que esta comecando…esta bem melhor…valeu

alexandre lopes
alexandre lopes
16 anos atrás

Luis = mimado/queridinho
Alonso = não é mimado/te que mostrar todo dia que é o cara !

Como o Alonso é espanhol, sangue quente, não leva desaforo pra casa, aí deu no que deu…

claudino santiago
claudino santiago
16 anos atrás

Caro gomes, tanto no caso de Prost, como no caso de Alonso, a auto-confiança não foi na verdade o calcanhar de aquiles? isto é, ambos acharam que um “novato” não iria conseguir fazer frente a eles e qdo perceberam, já era tarde demais?

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Acho que o Prost é um grande enganador ,fala isso agora porque lhe convém.
Não acho que deva existir regras para as equipes ,cada uma tem seu estilo ,e o piloto que assina um contrato depois não pode reclamar.
O que ficou mais evidente para mim é que o Alonso é um grande mau carater ,joga sujo ,apela .
Acho até que essa falta de carater deve ter influenciado muito na Ferrari ,que não demonstrou um interesse explicito no espanhol .
De qualquer forma ,vou torcer para os dois se enroscarem na prova e o titulo cair no colo do Kimi.
Ia ser muito engraçado.

cardeal
cardeal
16 anos atrás

E o resto é choro, como já dizia Shakespeare.

cardeal
cardeal
16 anos atrás

Prost tinha um belo nariz, mas tomava 8 décimos de segundo do Senna nos treinos. Não é pouca coisa. Se houvesse alguma hierarquia, qual seria o lugar dele? Não tem do que reclamar. Sorte sua que recebiam tratamento equivalente. (descontava recebendo ajuda da FIA) Aliás, é em 89, com o fim dos descartes, que começam muitos dos problemas.

Souza
Souza
16 anos atrás

Se o Ron Dennis e o Frank Williams não tivessem colocado dois pilotos competitivos em 86/87/88/89 teríamos perdido os melhores anos da Formula 1. …

Preferencia entre um e outro sempre vai ter, seja pela nacionalidade ou até mesmo pela educação e relacionamento com a equipe.

Uri
Uri
16 anos atrás

Só pra dizer que ADOREI o artigo. Diversão garantida até domingo acompanhando o GP-Brasil pelo seu blog. Grande beijo.

Helio
Helio
16 anos atrás

Chefe é chefe.
O Alain é um fracassado chefe de equipe e não tem muito o que ensinar
ao Ron Dennis.

Se o Alonso age como traidor tem mais é que ser preterido mesmo.

Viva a competitividade.

E viva os pilotos e dirigentes que não colocam no contrato a condição de primeiro ou segundo piloto senão a Formula seria um tédio como fio na época da dupla Schumacher -Barrichello.

Por isso cada vez mais simpatizo com o Raikkonen. Ele não cria caso com estas besteiras. Ele quer ser campeão por mérito dele. e não por ajuda de segundo pilto

Tiago S.
Tiago S.
16 anos atrás

Eu até acho que a McLaren queria ter o primeiro piloto definido, e acho que começaram a temporada assim, com equipamentos iguais mas obviamente esperando que o Alonso teria certa facilidade para vencer seu companheiro, acontece que passou meia temporada e quem estava na frente era o Hamilton, então não tinha como falar pro cara, ah agora agente vai definir o Alonso campeão e você será segundo piloto. Ninguem nem a propria McLaren esperava uma temporada tão boa do Hamilton, nessas condições fica dificil definir primeiro e segundo piloto. Na Ferrari não tem aquela historia de quem virar a metade da temporada na frente tem a prioridade depois? Então esse ano não foi bem assim, pasou da metade e a diferença de pontos não era suficiente pra dar prioridade nem pro Massa nem pro Kimi, eu acho que a McLaren passou pelo mesmo só que até a ultima prova, ai fica dificil definir o primeiro piloto mesmo.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Ah, e diga-se de passagem, nesse quesito a Ferrari é bem mais evoluida também!

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Prost acerta na mosca, quando afirma que a situação do cara na equipe é tão importante quanto a competitividade do equipamento.
Mais uma prova da competência de Schumacher, que fez constar em contrato que era o número 1 na equipe, fosse quem fosse o outro piloto do time…

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Mas eu me pergunto. Será que o Ron Dennis tem que ser simpático com os pilotos ou os pilotos que têm que ser mais simpaticos com ele?
É culpa da equipe gostar mais do piloto jovem e simpático do que do piloto chato e arrogante?
Enfim…