Ah, o meu asfalto…

SÃO PAULO (e assim vamos…) – Estão no blog do Fábio Seixas as fotos da caca que fizeram em Interlagos ontem. Jogaram pó de cimento em trechos da pista onde houve vazamento de óleo de algum carro que por lá treinava (às quartas, os treinos são livres, de várias categorias).

Está lá no blog do Seixas, também, avaliação sobre o estrago que isso faz no asfalto. O asfalto de quase 6 milhões de reais feito para a F-1.

Às quartas, quem quer treinar paga à Prefeitura e à FASP. FASP que, em tese, é a responsável pela parte técnica da coisa.

Portanto, coloquem o estrago no asfalto na conta da FASP. E se ela achar que não tem culpa, que se manifeste.

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umberto
umberto
16 anos atrás

Ao amigo Paulo Franco da motos, aqui no RJ em evento do tipo Track-Day (carros de rua e de caráter não-competitivo) usou-se um preparado especial (custo aproximado de R$50,00 por pacote com peso que não me recordo, mas não excede 20 kg com certeza). Infelizmente não possuo o nome do fabricante, mas é fácil/possível descobrir, pois o mesmo fornece para a concessionária PONTE S.A. que administra a ponte Rio-Niterói. Vi o uso e recomendo, embora particularmente não ache assim tão dramático o uso do cimento na falta de algo melhor.Espero ter-lhe sido útil.

Abraços a todos.

Paulo Franco
Paulo Franco
16 anos atrás

Pois é!
Li no blog do Seixas muitas contestações sobre o correto uso do cimento, que foram prontamente refutadas pelo próprio Seixas, citando um tal pó quimico especial para esses derramamentos de óleo.
Sou um dos membros fundadores da APSBK (Associação de Pilotos de Superbikes) http://www.apsbk.com , organizamos um campeonato de motos aqui no Sul que está no seu oitavo ano de vida, cada uma com oito etapas e nunca ouvi falar desse mágico pó.
A cada etapa temos mais de 30 motos no grid e aderencia na pista é de fundamental para duas rodas.
Até agora resolvemos esse problema com cimento, como é inclusive recomendado, conforme citou o Manoel agora pouco.
Sobre esse pirlimpimpim novo, não sei nada, mas gostaria de saber pois, como ex-piloto de moto sei bem a importancia de manter um bom asfalto.
Por favor, nos conte quem souber mais!
Paulo Franco

Manoel
Manoel
16 anos atrás

Sobre o CIMENTO, consultem também o FIA – International Sporting Code and Appendices 2007 regulations.

Ver Anexo H, Art 3.3.c) a 15-litre container and two 4-litre containers fi lled with calcium
carbonate, or other oil absorbing matter having a similar weight.

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

que absurdo!vi as fotos e não dá para acreditar,quero ver o que farão ano que vem,vão quebrar e remendar?o asfalto como o outodromo estavam tinindo de novo e vem esse padre com seus shows,absurdo maior é permitir esse tipo de coisa em lugar para corridas de carros.muita incompetencia no cuidado com o asfalto,é por essas e outras que ainda ficamos sem o nosso gp!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Por sinal, o blog do Fábio Seixas está muito bm, tenho que começar a frequentar lá…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Puxa, tem mesmo regulamento desportivo sobre como restaurar a pista???

Que vergonha, coisa de “Brazil, The Republic Of Bananas” mesmo. Somos um monte de macacos que dão paulada na própria cabeça sem saber de onde vem a dor…

O que fazer ou não no asfalto é uma decisão técnica, quem colocou isso na regra devia ganhar prêmio de burrão do ano…

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Ué, bota na conta do Padre Marcelo…

a FASP vai empurrar pro autodromo que vai empurrar pra prefeitura que vai empurrar pra cba, que vai devolver pra FASP q nao vai faze nada.

Manoel
Manoel
16 anos atrás

O correto é usar CIMENTO.

Consultar o Código Desportivo do Automobilismo 2007

http://www.cba.org.br/downloads/pdf/2007_c…_desportivo.pdf

Art. 85 – cada posto deverá ser equipado com:

(…)

IV – um recipiente contendo aproximadamente 15 quilos de cimento em pó, destinado absorver eventuais poças de óleo.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

nossa…pelo amor de Deus!!! CIMENTO???? deixasse o povo pisar amanhã e levar embora saporra……coitado…eu nao acreditava, mas realmente Interlagos vai ficar jogado ao limo até a F1 do ano que vem

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Mas eu tô tão bravo…
Amo cada milímetro daquele asfalto.
Adoro há 43 anos aquele local.
Sofri com como poucos pendurado nos muros.
Andei à pé pela pista muitas e muitas vezes, quando garôto.
Cultuei meus ídolos. Empurrei carros. Furtei pedaços quebrados de aerofólios de F1.
Dormi atrás de guard-rails. Nadei naquele lago. Fiquei surdo de prazer com o ronco dos motores.
Cresci. Amadureci. Envelheci.
O mundo mudou, a sociedade evoluiu, o planeta se transformou.
Moro num país diferente daquele que nasci.
Mas o automobilismo, seus problemas crônicos, seus dirigentes são os mesmos.
Fui barrado como um estranho, fui tratado como lixo em portas de boxes.
Implorei, me humilhei por muitas vezes apenas para por os pés lá.
Naquele lugar que chamo de Templo.
Me apaixonei a tal ponto por carros de corrida que estudei uma vida inteira para fuçar com eles. Pra sentar neles.
E não consegui.
Um dia, finalmente, penetrei de fato nesse espaço dos meus sonhos, nesse lugar mágico que chamo de meu.
Graças à SuperClassic.
Graças a esses abnegados pilotos apaixonados como eu.
Que conseguiram, depois de uma vida de luta, realizar um sonho que é meu tambem.
Encontrei dezenas de irmãos de fé.
Antes desse Blig, pensei ser o único, mas há milhares de outros obcecados, iludidos, desgastados, utópicos mantenedores de fato disso que chamam de automobilismo.
Esse negócio inexplicável de brincar de carrinho.
Quandoo vi a pista nova, até me emocionei. Ficou perfeita, excepcional, maravilhosa.
E na primeira prova, essa sucessão de desgastes, de tristezas, de decepções tão antigas que nem me lembro quando começaram.
Estão novamente conspurcando o meu lugar. Na primeira oportunidade, já se faz aquele mal uso habitual de um bem público, que pertence de fato a todos nós.
Classifico essa barbaridade que fizeram, a forma como trataram como a mais pura agressão.
Essa tão comum mancha de óleo, tão natural em corridas quanto o barulho dos motores ilustra claramente a forma como o bem público é tratado.
Esses irresponsáveis contumazes agem como vândalos, destruindo de forma gratuita algo que pensam ser seu.
É um escárnio, um desrespeito, mais um clamoroso sinal da incompetencia generalizada de quem toma posse desse espaço.
Até quando permaneceremos todos silenciosos, omissos, cúmplices disso tudo que se faz com o nosso espaço?
Trata-se de dinheiro meu, seu, de todos nós Paulistas.
Uma fortuna investida para que poucos permaneçam se locupletando.
E sistemáticamente se queixando, por sempre e sempre cobrando, achacando, impondo, humilhando.
Fazendo um péssimo uso do poder que lhes foi conferido.
Décadas de desmandos, milhões e milhões e milhões de dinheiro transferido do bolso dos apaixonados, para os mesmos de sempre.
Essa prosaica e habitual mancha de óleo é o símbolo do escárnio com que nos tratam.
Precisamos mudar o status quo.
Não há mal que dure para sempre.

Adal Avin
Adal Avin
16 anos atrás

Perguntar não ofende: será que os responsáveis por esta m&rd têm genitora?

Mais uma explicação para a sigla FASP: Faz AsneiraSem Pudor

[ ]s frustrados

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Não é à toa que todo ano gastam uma banana para deixar o autódromo em condilções para a F1. Passado o evento volta tudo ao normal: um bando de incompetentes. Infelizmente o automobilismo no Brasil está na mão desses crápulas, a começar pela CBA seguida de sua federações. A solução é trocar toda essa gente que só quer levar vantagem pessoal e não pensam AUTOMOBILISMO. Basta ver o tanto de revelações que surgiram nos últimos anos. E dizer que já tivemos oito títulos de F1, sem considerar outras catergorias espalhadas pelo planeta. Abraços

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

se investe uma grana com carro, preparador, transporte etc e tal e algo fura nisso tudo…

acho que o baixo clero não está devidamente preparado para trabalhar ou prestar serviços lá.

isso me fez lembrar da minha querida cidade, santos, que a 5 anos a vejo apenas finais de semana…. lá o asfalto ficava deplorável por anos…. aí os prefeitos durante as campanhas para reeleição vinham e asfaltavam; dava 3 dias uma empreiteira da telefônica vinha e quebrava o asfalto novo para passar um fio; 1 semana depois outra empreiteira, pela sabesp, quebrava outra parte do asfalto novo, depois outra empreiteira da comgás, e assim ia até que em 4 meses era um asfalto ‘novo todo remendado’ …..

a falta de capricho e cuidado com as coisas é tão triste, vem de berço, e piora nas empresas e órgãos públicos.

o que realmente lamento é a mediocridade dessa cultura tupiniquim, de não ter cuidado com nada, cuidar da própria cidade e coisas que estão aí para tornar nossas vidas tão gostosas de se viver.

além daquilo que sempre cito aqui, que temos apenas interlagos, enquanto RS e PR tem 3 pistas….
(Piracicaba ainda não tive o prazer de conhecer por isso não comento)

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Eu estava lá, em conversa com o Roberto Seixas da Administração do Autódromo, mais o Della Barba, um dos amigos preparadores da SuperClassic quando tocou o rádio do Seixas, ao mesmo tempo que as bandeiras vermelhas eram agitadas.
Juro por tudo: Ele ficou branco na hora. Começou uma sucessão de rádio pra lá, rádio pra cá, tôrre daqui, confusão de lá.
Descemos juntos as escadas pra administração, e uma frase ficou marcada:
– Já melaram de óleo asfalto! Pelo jeito não tem o produtro correto! Preciso me meter nisso urgente…
Pois é…
Treinos pagos, equipes competentíssimas de plantão, equipes Cesário Formula e Bassan da Formula 3 andando, uma pilha de carros da Spyder race, monopostos da Formula São Paulo e por aí vai…
Quem é mesmo que pilota o automobilismo tupiniquim?
Quem são mesmo os supra-sumo da competencia, no comando dessa várzea que chamamos de paixão?
Quem é mesmo que me impede de acelerar, me cobra os tubos, se encastela no poder, toma conta do espaço público como se fosse seu e torpedeia à décadas o sonho de ser feliz de muitos?
Pois é…
A culpa é do Padre ou do Prefeito?
No frigir dos ovos, vai ser dos pilotos… Afinal, onde já se viu andar com óleo no carter?!?!?

leo
leo
16 anos atrás

quem autoriza?
será possível as pessoas que cuidam do autódromo não saberem nada sobre corridas?
pensando bem é muito possível.
não é possível que precise vir aqui o Fabio Seixas ensinar a FASP.Ou melhor é muito possível é ridículo, vergonhos e patético. que vergonha de tudo não sei como conseguem vocês que vivem cobrindo “isso” tudo.. desânimo total!!!
tá tudo loco eles estragam pra poder ganhar um troco na licitação do remendo!
tem missa lá amanhna … missa (sexta feira)… autódromo é liugar de carro de corrida óleo borracha asfalto e ão de cimento e água benta…

amaral neanderthal
amaral neanderthal
16 anos atrás

pois é, e eu que, ontem, lendo sobre a saga deste fim de semana em Interlagos, comecei a pensar: será q vão continuar permitindo corridas de caminhão, nesse asfalto novo, ano q vem?
que dúvida…

PS: eu sei q o assunto é sério mas caí na gargalhada com o comentário do lorenzo – foi boa.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

PQP, hoje a FASP bateu o recorde. É muita m.e.r.d.a. para um dia só.

Sergio SP
Sergio SP
16 anos atrás

Vou repetir meu comentário que coloquei no blog do Seixas: tem alguma federação esportiva neste país que não seja uma %!$&#

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Então acaba-se de descobrir porque tem faltado cimento no mercado nos últimos tempos, como umas matérias televisivas andaram mostrando… a Fasp deve ter comprado aos borbotões para fazer essa coisa toda aí na pista… essa caca nem reza do P.M.R. resolve!

Santo Deus!!!

Janus
Janus
16 anos atrás

Ok, educação, me dê licença um minuto: PQP VIU, CAMBADA!!! CAMBADA!!! 1 SEMANA!!!! 1 SEMANA!!!!! NÃO CONSEGUEM DEIXAR A COISA INTEIRA POR 1 SEMANA!!!!! Voltando ao normal, lamentável né, só podem estar de brincadeira. Isso não é coisa de gente séria, definitivamente.

Lorenzo
Lorenzo
16 anos atrás

F.A.S.P.= FODEM ASFALTO SEM PIEDADE