Ao Monza, com carinho

SÃO PAULO (merecida homenagem) – Para os que curtiram o Monza S/R colocado aqui outro dia, vejam este filme que celebra o carro feito em 1996, quando o modelo saiu de linha. Foi enviado pelo Jader Goergen.

A GM, realmente, tem uma preocupação maior com sua memória que as outras instaladas no Brasil.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Pouco tempo atrás eu achava Monza 1996 completinho por 6, 7 mil reais, e ninguém queria comprar.
Hoje, os mesmos modelos estão com o dobro, triplo do preço…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Hendrix, procure se informar um pouco, não é porque a cilindrada é a mesma que o motor 1.8 é o mesmo. Pesquise sobre motores GM familia I e familia II e verá que nada têm a ver um com o outro, embora ambos sejam beberrões.

Herik, Monza foi o primeiro Chevrolet com injeção eletrônica, e primeiro nacional com injeção digital. Quanto à essa história do prêmio, sei não, quantos Prêmio você vê por aí? O Monza popularizou o 4 portas porque tinha os vidros e travas elétricas, quando isso ainda era luxo. Dos Prêmio que o meu tio tinha, nenhum teve esses aparatos.

Não faltou o Monza hi-tec?

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Chevrolet Monza…O carro que mudou a direção dos GM aqui no Brasil,introduziu muitas novidades,e que foi o carro mais vendido por dois anos (derrubou o mito naqueles tempos,que somente carro barato era o que podia vencer),vendeu-se por conta da tecnologia,estilo e conforto,nos trouxe mais perto do primeiro mundo…
Tive muitos Monza,era um dos carros preferidos do meu pai,e me lembro com muito carinho o nosso primeiro,um Hatch SL/E com motor 1.8,ano 1983,Azul Riviera com interno cinza,placas OL-4444,era de um grande amigo da família,e vivia rodando na região de Indianópolis…O ex-dono sempre dizia que aquela placa era carta marcada nos principais motéis de Sampa (fato que eu não contesto)!!!!!
Esse carro veio depois de um Gol LS zero,do mesmo ano…Nossa,que diferença tecnológica!!!!
Depois foi trocado por um 4 portas,Vermelho Bonanza,já em 1984,também com motorização 1.8 a álcool,ar condicionado,e direção hidráulica…Esse fez o meu pai “esquecer” dos queridos Opala por um tempo…
Daí a paixão foi crescendo,e sempre tivemos um exemplar para fazer par com os Opala,Ômega & Cia. Ltda,na nossa garagem…
O Monza tem uma legião de apaixonados,assim como todos os carros da GM,e muito justo ver que a fábrica tem a preocupação com isso…
No MercadoLivre encontrei por esses dias um anúncio de venda de um raro Monza STD,branco,ano 1982,com motor 1.6(embora o dono diga que é 1.8,mas tenho certeza que não é) totalmente original,sem frisos,calotas e tramóias comuns de se fazer naqueles tempos,e com 18 mil rodados (e realmente parece ter essa km.),aqui em Porto Alegre.Na minha opinião,um excelente exemplar para coleção. Preço ?? Quinze mil reais…
É,já se foi o tempo de comprar Monza original a preço de Fusca…

hendrix
hendrix
16 anos atrás

esses motores 1.8 e 2.0 são os mesmos q a GM/Fiat utilizam atualmente (agora são bi-combustível)
é um motor ultrapassado, beberão e demora muito p “encher”, fazer uma ultrapassagem na serra é um perigo
é, morar no 3° mundo só recebe o lixo do 1° mundo

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Aprendi a dirigir num Monza, meu pai teve dois (SLE 85 preto e SLE cinza escuro 87), meu avo teve um Monza Barcelona e minha mae um GLS 95 vinho (carro que aprendi a dirigir).

Excelente carro. Saudades

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
16 anos atrás

Dear friend Flávio…

Greetings… hope you are well.
Gostei do “post” ao Monza, com carinho”. Porém, apreciei muito mais a frase, in verbis, “A GM, realmente, tem uma preocupação maior com a sua memória do que as outras instaladas no Brasil”. Faço questão de me ater neste ponto por uma situação que eu já havia comentado em um “post” sobre os carros da equipe Greco/Ford (Brasileiro de Marcas & Pilotos) e que, de forma oportuna, volto a relatar. Vide o caso da Ford Motor Company Brasil: em que pese um de seus diretores, Mr. Edsel Bryant Ford II — bisneto do fundador Henry Ford (por sinal, “Grand Marshall” da etapa final da Nascar 2007, prova “Ford 400” que será raelizada neste domingo, em Homestead) –, ser apaixonado por corridas e sempre declarar em comunicados no site oficial da empresa a importância de cuidar da memória esportiva da empresa, é complicado verificar que a diretoria brasileira da montadora NÃO faz nada neste sentido. E digo isto baseado no fato de que o website oficial da montadora em nosso país – http://www.ford.com.br – NÃO possui nada a respeito. Por outro lado, nos Estados Unidos da América, o aficionado e admirador da empresa (e, claro, jornalistas e demais interessados) tem a disposição uma homepage oficial dedicada ao assunto – http://www.fordracing.com .
Não é de hoje que tento oferecer à Ford Motor Company Brasil um completo trabalho de resgate histórico com resultados de TODAS as corridas nas quais um carro e/ou monoposto com motor Ford venceu provas em ‘terras brasilis’ – incluindo sugestões para a criação de uma página em português para o assunto “Ford Motor Company Brasil e o automobilismo brasileiro”. NUNCA recebi resposta.
Diferente tratamento, suponho, eu teria se fosse filho do Jorge Gerdau ou do Abílio Diniz. Infelizmente, sou obrigado a concordar com frase do personagem Gordon Gekko (Michael Douglas in ‘Wall Streett’): “o dinheiro é tudo na vida”.
Regards,

Paulo “McCoy” Lava
Jornalista & pesquisador de Automobilismo.
(E, claro, dono no ÚNICO arquivo com resultados de TODAS as corridas da F-Ford; Brasileiro de Marcas & Pilotos; Copa Fiesta; Pick Up Racing…)

Konrad von Swalwagne
Konrad von Swalwagne
16 anos atrás

Vídeo legal. Engraçado ver o Emerson guiando o carro de capacete (como se ele colocasse um capacete até para dirigir para o supermercado ou levar as crianças para a escola), mas o repórter do lado dele está sem capacete.

eu
eu
16 anos atrás

nota 10,parabéns ao monza e a chevrolet.

Fernando Carmona
Fernando Carmona
16 anos atrás

Flávio, na década de 80 meu pai era diretor de uma concessionária Chevrolet em Osasco e tivemos Monza em casa de 1984 até 1990, no ano que pai faleceu. Mas até hoje vejo um na rua e da vontade de comprar. Meu primeiro carro quase foi um Monza Classic 1995 mas fiquei com medo de não dar conta de bancar o carro, então compreo outro mais simples [1.0 :( ].
Mas esse carro junto com o Opala 2 portas são os melhores carros eu eu já vi no Brasil. Abraços e saudades desse carrinho lindo!

Daniel Granja
Daniel Granja
16 anos atrás

Demais o video. Deu uma saudade danada pois meu pai teve dois Monzas. Um SL/E 1986 e um Club 1994….tenho um carinho especial pelo Club pois foi o primeiro carro que peguei escondido do meu pai para sair com a namorada e foi com ele também que me envolvi na minha primeira trombada de trânsito!! O coitado foi roubado em 1999 e nunca mais se teve notícias!!

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

O padrasto da minha namorada tem dois Monza: Um SL/E 86/87 e um Classic 1993. Os dois são um tesão e uma maravilha de andar. Meu pai tem um Vectra, e digo com todas as letras: eles tem a mesma dirigibilidade, talvez até melhor. Babo por aqueles carros.

Cresci dentro de um Monza. Ainda vou ter um também, de preferencia um Classic duas cores ou o exclusivo 500EF.

Abraços!

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

não me lembro de nenhuma homenagem desse tipo para outro carro. realmente o Monza marcou. Até a minha mãe, que não entendia nada de carro, sonhava com um Monza…

Herik
Herik
16 anos atrás

Duas mentirinhas básicas no vídeo: que o Monza foi o pioneiro a usar injeção eletrônica e que mudou a cultura de carros de duas ou três portas para os de quatro. Na verdade, o carro que relamente mudou isso foi o Prêmio.
Mas o Monza foi um ótimo carro, embora nunca gostei de GM.

Francisco Neiva
Francisco Neiva
16 anos atrás

Grande carro, gostava do EF, o primeiro com injeção. O de duas cores era horrível.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
16 anos atrás

Tive um Monza Classic SE 2.0 ano 89. Que beleza de carro. Tudo funcionava perfeitamente. Ar cond., dir.hid., regulagem de volante.
Hoje vejo o carro passando na rua é dá até pena…

Marco Moreira
Marco Moreira
16 anos atrás

Tive um Monza SL/E 2.0 sedan 4 portas verde metálico. Para mim foi o melhor carro que já tive, superando o meu atual Corolla. A suspensão macia, o conforto e o espaço interno, se não me engano apenas no Opala havia coisa parecida na época. O Santana perdia feio. Foi um carro que marcou uma geração (ou duas).

Fernando Marson
Fernando Marson
16 anos atrás

E não é só o orgulho que é maior do que as outras aqui instaladas.

Ela realmente tem do que se orgulhar.

Belair
Belair
16 anos atrás

Pois é Sr . Flávio, esse fez história. Comprei um SL/E 85 branco à alcool em 19/08. O carro rodou 320.000 com o motor original, retifiquei e rodou mais 110.000 até que foi furtdo em maio de 2005,às vesperas de completar 20 anos comigo, sendo que foi meu carro único por 13 anos seguidos, depois dividindo o trabalho de minha locomocão com outro carro.Anota fiscal original e todas as notas de despesas nesses anos todos foram junto.
Tenho milhares de histórias com o bichinho, e as lembrancas de tempos de solteiro se misturam com a memória dele. Saudades…