Classe G

SÃO PAULO (ou GG?) – O Alexandre Bissolotti avisa: a Mercedes não pretende tirar de linha seus carros da classe G, produzidos desde 1979 com essa cara aí embaixo! OK, ótimo! Não sei bem se isso é uma notícia, mas os jipões são bárbaros e a dica do blogueiro vale, claro!

Continuo não entendendo nada da nomenclatura dos Mercedes. Achei que S eram os sedãs e C os cupês, mas já me disseram aqui que não tem nada a ver, senão A seriam “anões”, E seriam “esquisitos” e G seriam o quê? “Grandões”?

Por isso nunca terei uma Mercedes. Ou um Mercedes. É um ou uma?

Não dá para ter carro que a gente se atrapalha para dizer o nome!

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
miguel marcello
miguel marcello
15 anos atrás

Bom dia Flávio.

Na verdade não tenho “cacife” para comprar um modelo classe
G Longo com duas portas ano de 1979. Se eu pudesse comprar,
onde eu acharia? É possível você me a ajudar a encontrá-lo(o carro!)? Por favor não me deixe sem resposta, entre em contato,
através do E-Mail [email protected]

Respeitosamente Miguel Marcello

pedroar
pedroar
16 anos atrás

Classe G foi a vanguarda dos 4×4 atuais, pois no início dos anos 80, aki em Teresópolis tinha um destes para vender, de listas azul dois tons com branco, por dentro muito confortável e parecia que a mecanica era confiável em termos de todo terreno. Sonhei com ele por anos e ha alguns anos atras que surpresa, vejo-o todo inteirinho, de novo a venda e de novo me imaginei na lama de mercedes e fazendo bonito. Como privilegiado de ter tido algumas chances de dar um couro numa disel que andava bem nos anos 70, não da para esquecer a sensação única e transcedental de pilotar um mito.

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

Maclarem meu querido agora vc deu Show …nas explicacoes perfeitas e corretas hahaharsss e a nova versao da Mercedes Femea classe G… olhe no site mb.com… se ja nao viu e claro… e radicalmente linda e 10 mil anos luz a frente desta em tudo…Motorizacao Beleza …Tecnologia…foi um salto de decadas ao futuro…valeu

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Esses G-Class desconhecem atoleiros. Melhor do que eles somente os Unimogs. Os Unimog V8 tracionam até trem.

Esses G-Class tem um acabamento interno luxuoso, um motor potente, que não deixa eles presos em atoleiros nenhum. São verdadeiros 4X4.

Chico Rulez!
16 anos atrás

De acordo com o ilustre Fabrício Samahá, carro é sempre no masculino. Eu sou contra. E acho que é “a” Mercedes.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

motorização a parte, o chão do carro e todo o projeto de suspensões e comportamento dinâmico deste veículo foram a base e referencial dos nossos jipes Engesa fase 1 e fase 2, e conseqüentemente Camper.

Conde
Conde
16 anos atrás

Tem um desses lá no video da coleção do JK ,

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Pedro Neto, a história não foi totalmente assim.

Tudo começou quando Emil Jellinek, que virou revendedor de carros Daimler, encomendou um lote de carros mais potentes e velozes, e pediu que a Daimler batizasse esses carros com o nome de sua filha Mercedes Jellinek.

A partir daí, os carros da marca Daimler, passou a ser conhecido como Daimler-Mercedes.

Em 23 de junho de 1902 o nome Mercedes foi registrado como marca, e foi protegido legalmente em 26 de setembro do mesmo ano.

Ao contrário do que parece, Daimler e Benz nunca trabalharam juntos, nem mesmo se conheceram, porém fabricaram os carros Daimler e os carros Benz paralelamente e individualmente, e eram concorrentes cada qual com seu veículo.

A fusão da Daimler com a Benz virando Daimler-Benz AG, ocorreu em 1926, quando Gottlieb Daimler e já havia morrido, e Benz não fazia mais parte da vida ativa da empresa.

Com a fusão, foi criado a marca Mercedes-Benz, e os carros fabricados pela Daimler-Benz, passou a se chamar Mercedes.

Essa é a história resumida, pq aconteceram muitos fatos positivos e negativos na história desses dois homens pioneiros, e que contaram com a ajuda de outros dois homens, Willheim Maybach e Emil Jelinek, que também foram fundamentais na trajetória e no sucesso das empresas.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Ontem a tarde, vi um classe C zerinho, zerinho sem placa ainda.
Será que são fabricados no Brasil ainda?
Dá para posar de playboy com um desses no interior, apesar dele ter um painel parecido com o do Fox e menor do que um vectra.

Hoje em dia, os modelos mais IN da mercedes são os SLK, SLR(é claro) e os esquisitões CLS. Mas Mercedes é Mercedes, em qualquer lugar do mundo. E levam a vantagem de não terem um Chris Bangle em suas fileiras.

sarcástico
sarcástico
16 anos atrás

Ô cara, se te calhar ganhar muita da grana, duvido que não compres um daqueles cupes esportivos (sei lá o nome), de duas portas e dois lugares, lindíssimo, e que acelera uma barbaridade, devido ao compressor…Uvas verdes, meu caro, uvas verdes…

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

ok, Gomes… serei mais educado..

Recorre uma história que abre um precedente, inclusive em terras do velho mundo, onde a Mercedes é uma Mercedes devido a homenagem (póstuma?) prestada por Karl Benz à filha de um dos fundadores: Gottlieb Wilhelm Daimler, gênio imortal da indústria do transporte movido a combustão que, não por coincidência, dedicou-se as motos antes dos carros. Gênio, ele.
Não sei se é verdade, ouvi de um vendedor de uma concessionária quando em um dia da minha adolecência fiquei babando em um(a) E320 que estava exposto(a) perto dos caminhões.
Mas deve ser, principalmente a parte das Motos. Afinal, gênio é Gênio..!

T+

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
16 anos atrás

Mercedes por Mercedes, os mais acessíveis a nós, meros mortais, são mesmo os da classe O, que ela já não mais fabrica no Brasil: ônibus inteiros em monobloco. Saudosos O371, O364, O400… hoje recebem a nomenclatura apenas os chassis rodoviários top de linha da marca vendidos no País, os O500.

O Gomes podia postar uma foto de um MB O530 Citaro, lindo de morrer, que roda só na Europa…

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

padre Antonio …vc como o Papa de bobos nao tem nada…hahahaharsss e andam de M B …quanto a manutencao e pecas …a hora de servico em uma concessionaria autorizada GM ou similar dependendo do caso chega a ser + cara que a M B …quanto as pecas…realmente sao + caras mais nem tanto…so que duram 3 vzs + que quaisquer outras do mercado…agora a seguranca de andar dentro de uma celula de sobrevivencia M B …para min nao tem preco…fora o prazer de dirigir…que so quem ja roletou numa sabe o que estou falando…valeu

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
16 anos atrás

Já tive VW e GM. Agora mudei para Mercedes, bem humildade. Espetacular o carro. Muito gostoso de dirigir. Cara é a manutenção: em torno de 3 ou 4 vezes mais cara que o normal, eu acho.

Mas é bom. Se aparecer uma dando bobeira, pode comprar sem medo.

McLaren
McLaren
16 anos atrás

Ah, Flávio, basta vc chamar de Mercedes.

Muitos dizem “uma” pq confundem com o nome da montadora já que os carros não tem um nome, como “Corsa”, ” Vectra”, “Gol”, “Fiesta”. Coisa de simples carros mortais.

Carros da classe de um Mercedes são chamados de S-Class, E-Class, G-Class. Como também os Audi A4, Audi A6. Pode ser também uma ou um BMW Série 3 ou Série 5.

Observe que este tipo de carro não tem nome.

Abraço.

Roberto Forestieri
Roberto Forestieri
16 anos atrás

Oi Flávio
Não sou nenhum especialista, mas vou dar meus palpites: As montadoras tem como nomenclatura interna a designação dos carros por letras, conforme o tamnaho do veículo. Qto. maior o carro maior a letra, daí as classes A, B C etc… . O S é de Sport e o L nada mais é que o já famoso Luxo e o C seria o também não menos famoso Cupê. Ex. SEC, é um carro de tamanho “E” sport, cupê. SEL, é um classe E Sport Luxo, como o classe A (aquela coisinha horrenda) é o menor dos mercedes, e vai por aí. Já os números são a designação do motor que em alguns casos leva também a letra K de Kompressor.
abraços

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Geländewagen = carro para terrenos acidentados (tradução livre).
Há muito tempo visitei a fábrica dos Unimog (divisão da Daimler), em Gaggenau. São veículos muito robustos, para terrenos que muitos jipes de Paris-Dakar nem sonham. O campo de provas deles é muito bacana.
[ ]´s

Max
Max
16 anos atrás

Bem que poderia ser comercializado por aqui. Quando estivesse com uns 15 anos de uso talvez desse para eu comprar um… Outro fora-de-estrada parrudo que não trouxeram para cá foi o Toyota Land Cruisser, direto vejo uns naqueles documentários de vida animal na Africa. Para cá trouxeram apenas o modelo anabolizado dele, do tipo suv americana.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

E uma Vemaguet?
É uma Vemaguet ou um DKW???

Eu acho legal isso.., tem carros que não são unissex, Ferrari por exemplo, é UMA Ferrari aqui e na China, e Porsche é um Porsche…
Já BMW, Mercedes..s são bem sem graça

Le
Le
16 anos atrás

Na hora do susto, você descobre como chamar.

“Xenon no retrovisor, seta pra direita, o mercedão passa e você diz-“Caraca, um AMG”.”

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

tinha um desses ano passado em petropolis,era lindao mas quando eu andei ,decepcionei me pois e muito travado com motor 5 cil sem turbina
fiquei mais atraido pela pajero,que como gerlandewagen e mais gerlandewagen
tenho um unimog que e um gerlandewagen bruto com motor travado mas sem defeito
jc
sete lagoas

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

Atroz….lindo o carro do nosso Mengao…pensei que esta categoria nao sairia do papel e saiu…agora quem fabrica o carro ? e o motorzinho v 12 ? qual sera a fabrica que dara o suporte ? e Gomes manda um post do Mengao F 1 V 12 …ai meu querido !!!

ATROZ-HP
ATROZ-HP
16 anos atrás

Que Mercedão!!!

já que alguém ai embaixo falou sobre post do desafio das estrelas…também peço o meu:

E o CARRO do MENGÃO, não tem post???

olha as fotos dele aí…tem até na frente do Copa

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Flamengo/0,,MUL189775-4282,00-FSUPERLIGA+TORCIDA+DO+FLA+ANIMA+CHEFAO.html

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Esse lance do número complicou mais recentemente. Não significa mais a cilindrada, pois agora a Mercedes tem motores diferentes mas de cilindrada igual.
O Classe C 180, por exemplo, não é mais 1.8, é 2.3, mas tem menos pressão no compressor que o Classe C 230, que tem o mesmo motor mas com mais pressão.

Esses alemães não sabem mais como complicar, os danados.

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

o novo classe G supera este que foi aposentado SIM em tudo…e foi eleito o melhor jipao top do mundo pela imprensa especializada…todas as classes M B …sao os melhores carros do mundo disparado em suas categorias…custo…beneficio…imbativeis…e quem possui a marca nao ha troca por nada…so quem ja roletou num… que sabe o quanto e hipnotizante a estrela de 3 pontas… uma linda femea…Mercedes Benz…simplesmente o maximo !

Bobby the boss
Bobby the boss
16 anos atrás

Sem ser saudosista, o Classe G é o mais belo dos mercedes, se tivese um seria esse, ahhh se euganhasse na mega….

Becken
Becken
16 anos atrás

E o desafio das estrelas? Merece um post!

Abraços!

Marco A. Clerris
Marco A. Clerris
16 anos atrás

Flávio, por definição lingüística, todo carro é macho: um Mercedez, um Porsche, um Lada. Quem fabrica é fêmea: a Porsche, a Lada. Só a Ferrari é considerada como fêmea, tanto o carro como a fábrica, devido ao nome Scuderia Ferrari. É isso! Abração.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Genosse Gomes,

estas coisas são para as pessoas do ocidente decadente e como sou uma delas vou tentar ajudar um pouco.

No caso da empresa Mercedes Benz as letras se referem ao tipo de carroceria e tamanho do carro e isto começou na década de noventa, antes as carrocerias possuiam uma nomenclatura tipo W124 então quando os Trabis ainda eram produzidos se tinha um Mercedes tipo W124.

Na década de 90 devido a pluralização de tipos a Mercedes adotou a nomenclatura com letras Classe A, Classe B, Classe C etc.

O primeiro Classe E foi justamente o Mercedes W 124 que foi lançado em 1985 se não me engano e na década de 90 passou por uma leve reestilização e passou a se chamar Classe E.

E o primeiro Classe alguma coisa lançado foi salvo engano o Classe C que substituiu o 190 E, sendo que este também era uma carroceria W alguma coisa que não lembro agora.

A nomenclatura W… era e ainda é a codificação interna do projeto na Mercedes e que acabou se tornando publica.

A história das letras também ainda tem um outro pano de fundo e este carro apresentado em seu post se chama G de Gelaendewagen e o S também tem algo similar de história.

É realmente complicada esta história, mas bem bolada. Ela é complicada porque foi nascendo e não era uma coisa planejada desde o começo, mas algumas montadoras usam sistemas parecidos como a BMW e a Peugeot com nrs.

Já os nrs. tem a ver com a motorização, por exemplo C230 Kompressor é um Mercedes Benz Classe com motor 2,3 litros e compressor um E 320 é um Mercedes Benz Classe E com motor de 3,2 litros de capacidade cúbica.

Realmente para quem tem carros pequenos como nós é complicado de entender e eu também só conheço esta história porque minhas irmãs trabalham e trabalharm lá e porque minha primaiada é tudo fanática por esta marca.

Ah sim, é o Mercedes, por causa do artigo masculino que designa um carro ou automóvel, nós falamos o carro então é o Mercedes e a empresa é a Mercedes Benz. Maiores detalhes em português, acho que você sabe bem mais do que eu, com meu pobre português de engenheiro.

Bem está aí a minha contribuição e se alguém souber mais ou melhor me explique que eu também quero aprender.

Um abraço e super fim-de-semana a todos !

Sergio Driver
Sergio Driver
16 anos atrás

G quer dizer Geländen Wagen; veja o link:http://www.4x4abc.com/G-Class/, é a classe do “todo terreno” da Mercedes, e haja grana para comprá-lo.
Abraço.

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Claro que não Gomes,seria alta traição com a corte de Ingolstadt.

Diego
Diego
16 anos atrás

Hehehehe
Agora vc fez uma brilhante observação: O que querem dizer as letras nos nomes dos (ou das) Mercedes-Benz???
Por isso prefiro os Porsches, muito mais fáceis de identificar. Ou é 911, ou Boxter, ou Cayman (versão cupê do Boxter) ou Cayenne (pra mim isso num é um porsche naum, é um Touareg com frente de 911, mas dxa quieto).
Quanto a decisão de não tirar o Classe G de linha, esse carro é como um Vw Sedan (será que alguém o chama assim?), Kombi, Porsche 911, Mini Cooper, Land Rover Defender… não tem substituto, se mudar fica feio.

antonio
antonio
16 anos atrás

Voce não sabe o que está perdendo …
nunca é muito tempo …

Sergio Driver
Sergio Driver
16 anos atrás

A grafia correta em alemão é Geländenwagen, tudo junto, e não separado como escrito antes por mim. Geländen quer dizer “todo terreno” quando associado a auto “Wagen”.

Eduardo S SP
Eduardo S SP
16 anos atrás

Significa “gelandewagen”