Doutor?

SÃO PAULO (pra mim, só médico) – Não estava escutando, porque no estúdio tínhamos apenas as imagens da Bandeirantes (jamais chamarei a Bandeirantes de Band, acho ridículo), e eu aproveitei para dar uma espiada na F-Truck. Aí aparece na tela o nome do presidente da CBA, dando uma entrevista sobre não sei bem o quê. Como disse, não estava ouvindo. Não sei o que ele falou.

Só que seu nome apareceu assim: “Dr. Paulo Scaglione”.

OK, daqui para a frente a referida emissora deve colocar “Dr.” diante do nome de qualquer advogado que seus jornalistas entrevistarem.

Não vai fazê-lo, claro. Porque nem todo doutor faz questão de ser chamado de doutor.

Alguns, no entanto, fazem. Mesmo não sendo exatamente doutores em coisa alguma.

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
roberto nasser
roberto nasser
16 anos atrás

fg, só quem não é douto exige ser chamado de doutor

Christian Heins
Christian Heins
16 anos atrás

Graças a Deus proibíram a Truck em Interlagos. A pista , o asfalto e o automobilismo de verdade ( com carros) agradece penhoradamente.

Dr. Pedro Jungbluth
Dr. Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Não sou formado em nada. Os flanelinhas, ao falar comigo, dizem “cara”, o máximo que já fui chamdo de doutor era quando ia levar bronca, pequeno: “seu doutor, o que aprontou aqui??”.

Mas se um p.uto como o Scaglione se chama assim, e mais respeito que ele eu mereço, então agora sou Dr. sim, e que se danem!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
16 anos atrás

Doutor é um título acadêmico obtido por aqueles que apresentam uma tese de doutorado. A palavra vem de doctor, que em latim significa professor, e era usado nas primeiras universidades para se referir aos acadêmicos cujo domínio da disciplina que estudavam era considerado máximo.
O uso do título de Doutor e os critérios para a sua obtenção variam significativamente de país para país. A seguir, apresenta-se uma breve descrição sobre o doutorado em diferentes países representativos da América e Europa.
A palavra “doutor” é usada popularmente no Brasil para se referir aos profissionais de saúde, do direito, abastados, alguns servidores públicos e autoridades, independentemente de estes indivíduos possuírem ou não diplomas de pós-graduação. No meio acadêmico brasileiro entretanto, o título de doutor é oficialmente reservado apenas a pessoas que concluíram com sucesso um programa de doutorado (também chamado “doutoramento”), o que normalmente requer no mínimo seis anos de estudo integral após o primeiro diploma de graduação, incluindo dois anos para a obtenção do grau de mestre.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Era isso…

Memória de Rino
Memória de Rino
16 anos atrás

Cacilda, às vezes vocês me surpreendem. O FG não colocou este post para discutir quem merece ou não ser chamado de doutor. Colocou para chamar a atenção para o fato de que o gordo asqueroso da CBA faz questão disso. E a emissora de TV, na minha opinião de modo patético, vai na dele.

Era isso, FG? Ou estou louco?

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Não seria importante qualquer um se denominar doutor caso o título não fosse associado, no mundo todo, como uma pessoa com muita instrução. Então, quando numa reunião da Fifa, uma repórter da Associated Press pergunta pro “Dr. Ricardo Teixeira” o que o Brasil vai fazer contra a violência até a Copa, e o “Dr” responde “pelo menos lá não temos crianças atirando nas escolas, como em seu país”, o mundo acha que o cretino do dirigente é um cara letrado, alguém cuja opinião teria relevância no Brasil.

Entretanto, “Dr Ricardo” é doutor em golpe do baú, afinal só é presidente da CBF porque conseguiu casar com a filha de João Havelange. E batizou seu primogênito como Ricardo Teixeira Havelange, em vez de Ricardo Havelange Teixeira, cúmulo do puxa-saquismo.

Tem Dr. Ricardo, Dr. Paulo (Scaglione e Maluf) e tantos outros por aí. Tem gente que fala “deixa disso, que frescura, não faz mal a ninguém”…

Decerto quando Dona Maria I, A Louca, disse que advogados eram doutores, ela ainda não era louca. Mas também não sabia que, no futuro, seria mais fácil abrir uma faculdade de Direito do que uma mercearia.

Eu sou a favor de se moralizar o Brasil. E isso passa por se dar às pessoas o título que lhes é de direito. Simples.

Marcola
Marcola
16 anos atrás

Tudo bem, as justificativas são as mais diversas. Dos que querem o prefixo e dos que não querem. Recorrem ao dicionário, ao popular, até ao finado Dom… Mas acho que quem explica mesmo é a psicologia e o ego. O mundo das aparencias ta aí; a questão não é se pode ou não ser chamado de doutor. A questão seria: que diferenca, realmente, faz?
E todo mundo aqui continua gastando seu tempo em algo inútil. Da pena de ver os doutores e não doutores se preocupando com isso. Acho que as faculdades continuam formando pessimos cidadãos…

Wagner
Wagner
16 anos atrás

O mais ridículo de tudo é que eu, que tenho título de doutor (DSc), uma vez liguei para uma advogada chamando-a pelo primeiro nome e a secretária me corrigiu: “sim, a Dra. Fulana está”. Depois, passou o telefone pra ela: “o seu Wagner quer falar…”. Pobre do país, onde qualquer advogadozinho de porta de cadeia se auto-denomina “doutor”…

João A. da Cunha
João A. da Cunha
16 anos atrás

Para a massa ignara. Somente com o objetivo de esclarecer. Os bachareis em Direito recebem o título de Doutor por um Decreto Régio de D. Maria I, datado do século XVIII. No Direito brasileiro enquanto uma lei não for revogada ela está em vigência. Então, como o Decreto não foi revogado até a presente data, não se está comentendo nenhum crime chamar os advogados de Doutor.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
16 anos atrás

Santa ignorância. Doutorado é título acadêmico. A vaidade fez que, no tempo do império, devogados e medicus fossem chamados de doutores, sem não o sê-los. kkkkkkkkkkk
O Paulo, que eu saiba, não tem nem especializaçãokkkkkkkkkkkk doutorkkkkkkkkkkkkkkk

João Cesar
João Cesar
16 anos atrás

Pelo menos a Truck leva gente para os autodromos, lota as arquibancadas. Já as categorias “peso pena”, como as Mil Milhas “Estrangeiras” não conseguem nem superar o público de uma categoria “amadora” como a F-classic.

Dr. Zinho
Dr. Zinho
16 anos atrás

Sem querer polemizar, pois nem advogado sou.
O que acontece é que para você ter um título de doutor, deve defender uma tese inédita na sua área de estudo (além de fazer uma porrada de cursos relacionados).
Os advogados argumentam que o “dr.” que eles tanto consideram, é devido ao fato de que cada caso requer a montagem de uma tese inédita a ser utilizada para se buscar a absolvição/culpa ou sei lá o quê de seu cliente ou adversário.
Mas isso não vale para o doutor da reportagem, será que ele tem alguma tese inédita sobre alguma coisa?
Data venia, peço vossas considerações.

vitão
vitão
16 anos atrás

doutor pra mim só delegado..sabe como é né ? Já o Paulo Esculhabone tem mais é que ir para a guilhotina mesmo. E lugar de caminhão é no porto, fazendo frete.

vinny
vinny
16 anos atrás

Estou curioso! será que ninguém vai comentar aquela manobra na relargada da fórmula truck cometida pelo vinicius ramires que jogou seu caminhão de 4toneladas em cima do líder da prova?
ele simplesmente é um desequilibrado e deveria ser banido do esporte.

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
16 anos atrás

É por causa da aproximação de doutores e gente deste tipo, que da uma liminar para uma animal correr, no automobilismo brasileiro , que vemos na Stotóck Car os caras jogando o seu carro em cima uns dos outros e agora também na Truck. Na hora que um morrer vão querer instalar uma CPI para investigar o automobilismo e aí como naquela famosa música, “se gritar pega ladrão, não sobra um meu irmão…”

Marcio
Marcio
16 anos atrás

O correto é Bacharel em CIÊNCIA da Computação.

Marcelo Ramaciotti
16 anos atrás

Concordo plenamente com o colega ricardo74mg !!!!
Sou advogado, é corriqueiro ser chamado de Dr. mas nunca exigiria isso.
Quanto ao seu comentário Sr. FG….. Seguindo seu raciocínio, nem médico deve ter o dr…. Só se tiver doutorado !!!!!!!!!!

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Quando terminei o curso de engenharia, a avó da minha namorada disse: “Parabéns! Agora você é um Doutor.” Desde então, apenas ela e os flanelinhas me chamam de doutor. Hahaha.
Só advogados idiotas e outros profissionais idiotas exigem serem tratados por doutor.
Uma vez um cara que já tinha feito doutorado em Física morreu no exterior! Era doutor e estava fazendo pós-doutorado. Todos o conheciam como “aluno fulando de tal”, pois na universidade tinha os professores, os alunos e os funcionários (funcionários comuns que não são professores).
A secretária do Depto. colocou um aviso, com previsão da chegada do corpo e do velório do “aluno fulano de tal”. Aí um babaca desses, lembrou que o cara tinha doutorado e mandaram a funcionária trocar o aviso por outro sobre “a chegada do corpo e velório do DOUTOR FULANO DE TAL”. Foi ridículo.

Francisco J.Pellegri
Francisco J.Pellegri
16 anos atrás

Grande Paulo Aidar, soberbo, disse tudo…FORA TRUCK, chega de se locupletar do bem publico e não trazer nada de novo…QUE CONSTRUAM UM AUTODROMO PARA OS BRUTAMONTES, O TAPETE DO TEMPLO TEM QUE SER PRESERVADO. Tb assistí a entrevista do tal Dr. ,lamentável sob todos os aspectos..caminhões que já rodaram em Interlagos para montagem das arquibancadas servem de desculpa para organizar prova dos Brutamontes….FALA SÉRIO é abusar da inteligência que quem está assistindo a entrevista.

Max
Max
16 anos atrás

É bem ridículo esse uso gratuito de tratamento inadequado. Fosse assim, qualquer pessoa com curso superior deveria ser chamada de doutor(a). A maioria dos verdadeiros doutores (que fizeram doutorado) nem fazem questão de serem chamadas pelo titulo.

DEX
DEX
16 anos atrás

Entre o Scaglione e o Teo ” quer por que quer” José não sei qual dos dois foi o pior. Um bateu assoprou, o outro parecia o Datena do automobilismo – um verdadeiro aloprado. As transmissões dele já não são grande coisa e quando se torna panfletário então piora.. Tive a sensação de sentir saudades da trinca Galvão/Reginaldo/Burti…
A cba que para ela o autódromo – usar um bem publico e tirar o maior proveito sem nada fazer…é muita balela e nada na verdade nada está sendo feito para a formação de novos valores.

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Pior que chamar o advogado Paulo Scaglione de doutor, é chamar um fisioterapeuta que se diz ser médico de doutor e o cara ser responsável pelo atendimento médico da Fórmula Truck. Me falaram que já faz um tempo que ele se formou, mas já trabalhava a um bom tempo na competição como médico oficial.

Dr. Roberto Valle
Dr. Roberto Valle
16 anos atrás

Epa, eu sou Bacharel em Ciências da Computação. Segundo o Aurélio, Bacharel também é dotô. Então por favor, dirijam-se a mim com o tratamento correto.

(caramba, quanta bobagem…)

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Em terra de cego, quem tem um diplomazinho é Dotô….

Cartolas sevem prá quê?

Vamos mudar já! Alberto Dualibi pra presidente da CBA !

Pelo menos mudamos o ladrão….

Lúcio
Lúcio
16 anos atrás

Pelo visto, a maiorira aqui faz questão do “título”….bem, mas voltando ao “doutor” em comentário, ele é doutor sim, doutor em CBA, entende tudo! Ora, se até “Dr. Stock” nós já temos, um doutorzinho a mais ou a menos, não vai fazer diferença, não é mesmo?

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Não tô entendendo. Alguém pode exigir ser chamado de doutor? O que é que eu tenho a ver com a formação do indivíduo? Existe alguma lei que obrigue tal tratamento, ou seria uma deferência a critério do interlocutor? Na minha vida só ví bestas quadradas exigirem tal tratamento.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Taí. O Dr. Paulo Aidar falou tudo.
Nada como a opinião de quem está lá dentro, tem conhecimento do assunto e é equilibrado.
Assino em baixo.
Tambem, esperar o que de alguem, que tem como um dos principais clientes, o nobre colega Commendatore Vacca Pazza?

Lg
Lg
16 anos atrás

Sou Advogado com 20 anos de profissão. Quando sou procurado por um cliente ou pela minha secretária sou chamado de Dr. o mesmo ocorre no Forum onde basta estar de terno e gravata e estar com uma pasta e todos, desde o porteiro ate o diretor de secretaria me chamam de Dr.
É um costume que vem do Imperio e nada vai mudar este hábito.
O mesmo ocorre no caso de médicos e dentistas.
Ignorância do povão? Não já que os mais conceituados dicionários da nossa lingua definem como Doutor os formados em curso superior, portanto o Engenheiro, o Economista e ate o Jornalista dono deste blog podem assim ser chamados sem que se cometa um erro. Não fui eu ou outro advogado que escreveu o dicionário.

Agora se alguém tem doutorado e acha que apenas ele pode ser chamado de Doutor eu só tenho a lamentar. Esta pessoa não entendeu que existe o tratamento e o título universitário e ambos são escritos com a mesma grafia. Vale mencionar que o tratamento de Doutor dado a Advogados e Médicos no Brasil e bem anterior ao título universitário.
Não é motivo para discussões acaloradas muito pelo contrário. Podemos conviver civilizadamente com tem acontecido há tantos anos.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Lamentável sob todos os aspectos a entrevista da referida autoridade.

Lamentável o posicionamento claro e inequívoco do narrador que ao que parece tem algum interesse na categoria.

Isso por que a entrevista foi claramente dirigida, mal realizada, claramente posicionada, intecionalmente deturpada.

Considerar discriminação com a categoria (discriminação ???) o fato de se pretender a sua proibição no Templo e dizer que alguns caminhões carregados com estruturas utilizaram a pista para as montagens de arquibancadas, etc..cheira a mais sórdida manipulação de informação.

Para conhecimento dos experts, entrevistado e entrevistador, por óbvio que os caminhões que trafegaram pela pista com suas estruturas a no máximo 20 km/h estavam a bem do evento, contribuindo com a sua infra estrutura, um pouco diferente de 20
brutamnontes se arrastando a alta velocidade o que com certeza compromete o asfalto da pista.

E o que dizer dos intermináveis zerinhos ? também não afetam a pista ? os caminhões de serviço que o fazem ?

Discriminação ? onde ? na preservação do patrimônio restaurado ?

Já que a categoria se vangloria de lotar os autódromos por onde passa, então que vá explorar o seu filão fora de Interlagos.

Pode ser um grande negócio, ter um público cativo e ser uma tremenda festa organizada, mas não traz NENHUM contribuição ao nosso automobilismo e portanto que vá apresentar seu circo longe daqui.

Lamentável.

LioZ
LioZ
16 anos atrás

Doutor por decreto de um imperador????

Vai estudar…

Tentem colocar um “Dr.” antes de seus nomes em qq formulário em outros países para verem se não vão te exigirem um diploma de doutorado…

ATROZ-HP
ATROZ-HP
16 anos atrás

Advogado é Doutor, por Decreto do Império (como já disse o Engate lá embaixo). Médico também. Aurélio Neles!!!!

O resto não. Só se fizer DOUTORADO…ou estacionar com o flanelinha ahahahah

Can
Can
16 anos atrás

Do Dic. Aurelio:
1.Aquele que se formou numa universidade e recebeu a mais alta graduação desta após haver defendido tese.
2.Aquele que se diplomou numa universidade.
3.Pop. Médico.

Doutor de verdade só quem defendeu Tese. E tese só em DOUTORADO!

Médico só é doutor pela ignorancia do povão (pop.).

comentarista
comentarista
16 anos atrás

“porque no Brasil nos temos um problema sério, o povo não se identifica com os fórmulas”

Sim nosso amado e querido presidente bostejou essa pérola.
Leiam mais sobre entrevista-jabá dele aqui:
http://www.formulatruck.com/
entrevistas/entrescaliogne.htm

Link quebrado para não bagunçar os comentários

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

“Doutor”, pra mim, só tem quem doutorado completo e ponto final.
Quem não tem, é bacharel em alguma coisa ou médico ou engenheiro ou o que for, mas ‘doutor’ não é.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Eu, como um mero acadêmico de Direito, me refiro aos graduados como bacharéis, salvo quando tenho conhecimento que são doutores mesmo.
Digo isso, pq na área que pretendo atuar em um futuro próximo, é um tal de “doutor pracá, doutor pra lá” quando na verdade são meros bacharéis.
Quando pessoas leigas juridicamente falando, ou pessoas com menos grau de instrução tratam mesu colegas do mundo jurídico de deoutor, eu tolero, pois é um “costume besta” que já está arraigado na nossa cultura, mas o que eu acho inconcebível mesmo, é uma pessoa doramo jurídico tratar pessoas que ele não tem certeza de que é doutor, de doutor.
Eu não coloco ” Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito” em minhas petiçôes, e sim “Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito” com todo respeito que a pessoa investida de tal cargo merece, mesmo o advogado não tendo relação hierárquica perante o Juiz, como preceitua o art. 6º do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

OK, popularmente se usa doutor pra qualquer mané. O flanelinha te chama de doutor, o flanelinha é povo, por isso você é doutor. Mas é certo também que já te chamaram de “ô, v.iado!” Por isso você é v.iado?

Doutor, Mestre, era pra ser pro cara que estudou e que passa o que aprendeu pros outros. Por isso, não há erro nenhum em se chamar o mestre de capoeira de mestre.

Em vez de melindrados por ninguém mais considerar advogado como doutor, os advogados deveriam lutar para que se impedissem de abrir faculdades de direito em cada esquina do Brasil. São esses “adevogados” que se autodenominam doutor e que acabam com a importância do título.

Não tenho queixa nenhuma de um cara quebrar muita pedra e se autodenominar doutor, sem passar por uma faculdade. Só não concordo com Doutores Scaglione, Ricardo Teixeira, Fujiro Nakombi…

Aí é muita esculhambação…

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Doutores,

A questão nem é ser doutor sem ter doutorado (seja lá se foi por Dom Pedro II, por simples tradição ou seja lá o que for). O ruim mesmo é alguém querer ser tratado como “doutor” em qualquer ocasião, até tomando cerveja numa mesa de bar.

Aí vem à cabeça aquele famoso caso (ocorrido aqui mesmo em minha humilde Niterói) em que um juiz tentou obrigar, na justiça, os funcionários do seu prédio a tratá-lo como “doutor”. Resultado: levou um doutor fora no final do processo (com o perdão do trocadilho).

Abraços de um não-doutor

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

O pior de tudo foi ouvir o presidente da CBA dizer que acompanhou toda a movimentação durante a destruição do autódromo do Rio e que a CBA esteve presente. No entanto o resultado todos conhecem. Mandem fazer uma análise por pessoas gabaritadas e depois do resultado lutem pelos seus interesses. Antes disso é só conversa mole. Abraços.

alex lopes
alex lopes
16 anos atrás

Já que o Doutor Urso Téo quer uma analise tecnica pra saber se o doutor asfalto de interlagos aguenta um truck, que tal acionarmos o doutor truck ?

Abs ao doutor Gomes, que manda muito bem nesse doutor Blog.

Duênio
Duênio
16 anos atrás

Aos Doutores

Se você tem mestrado então deve ser chamado de MESTRE certo? Saibam que no Nordeste os bons tocadores de sanfona e ate mesmo os capoeiristas mais experientes também são assim chamados de mestres.

Vocês que tem o título acadêmico de Doutor não devem se aborrecer com o fato de todos os Médicos e Advogados também serem chamados de Doutor.

Muito antes de se criar o doutorado estes profissionais já eram assim chamados e só porque existe o título acadêmico com a mesma grafia não é motivo para desavenças.

Aprendam a conviver com esta situação.

Dr. Fujiro Nakombi
Dr. Fujiro Nakombi
16 anos atrás

Ao Rodrigo Moraes

Como você é Dr. deve saber olhar um dicionário certo? Então procure em algum o significado da palavra Doutor antes de mandar alguém estudar. Se você tivesse um pouquinho de cultura não falaria tantas asneiras. Acho que você deveria estudar mais uns 7 anos e quem sabe …

Pesquise um pouquinho e vai descobrir que o termo Doutor e muito mais antigo do que o Doutorado.

Vitor Matsubara
Vitor Matsubara
16 anos atrás

O pior de tudo não foi a já citada entrevista do “Dr.” Paulo Scaglione (que pode ser doutor em tudo, menos automobilismo), mas sim a resposta dada ao locutor “não perde mais” Téo José, que teve um surto de ” Galvão Buenice” e assumiu o papel de defensor, só que da Fórmula Truck.

Isso sem contar a manobra inexplicável de Vinicius Ramires, que tirou outro piloto logo após a relargada com um “leve” toque…

Engate
Engate
16 anos atrás

Aos ignorantes no assunto:
Doutor é uma expressão consagrada pelo uso de médicos, advogados e autoridades do Poder Judiciário. No tempo do Imperador D.Pedro II foi emitido um decreto que impunha esse tratamento a médicos e advogados, décadas antes do tal “doutorado” ser inventado. Portanto, foi o doutorado que se apropriou do termo doutor e não o contrário.
Em muitos outros países tal tratamento também é usado há séculos.
Estão com inveja? Não precisa, ser médico e advogado hoje é uma m.
Confiem, sei do que estou falando.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Segundo o Dr. Nakombi, quem faz faculdade já é doutor. O “hábito” de se chamar quem faz mestrado de Mestre e quem faz doutorado de Doutor seria mera coincidência. Rapaz… Eu tenho um “Dr” no meu cartão profissional e tive que estudar 7 anos depois da faculdade pra ter direito a ele. Agora o cara faz um dos cursos de direito conceito E do MEC em qualquer Uniesquina da vida e quer botar no cartãozinho dele o Dr. também? Vai estudar, rapaz! Pedala!

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Com a Copa 2014, poderiamos construir um moderno estádio no meio de interlagos, comprometendo só 45% do traçado, como fizeram no RJ.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

A verdade, é que interlagos está com um Doutor asfalto.

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

já ouvi dizer de fontes bem informadas, que provavelmente em nome da preservação do novo asfalto, será proibida a entrada de carros com motores de 2 tempos, devido á alta porcentagem de óleo que soltam pelo escapamento..
conhecedor…

_edu
_edu
16 anos atrás

acho q pior do q isso, foi o doutor narrador falando q estão perseguindo a truck…
‘pq é só a truck q não pode correr em interlagos…’

Dr. Fujiro Nakombi
Dr. Fujiro Nakombi
16 anos atrás

Amigo não é lenga-lenga, esta em vários dicionários. Se não acredita consulte o Aurélio ou outro que você goste ou confie mais. Certas coisas não mudam apenas porque você quer ou acha errado.

Alguém sai dizendo por ai que apenas quem tem doutorado é doutor e mesmo não sendo verdade se espalhou e um monte de gente acredita e ate mesmo repete isso como sendo verdade sem saber realmente. Veja que no primeiro comentário desta postagem já teve alguém dizendo esta besteira como se fosse verdade absoluta.

O problema é que muita gente tem certa implicância com os Advogados e ate mesmo com os Médicos por serem chamados de doutores como se isso fosse um absurdo. É apenas um costume que já vem de muitos anos e vai continuar com certeza. Agora se algumas pessoas usam com arrogância ai já é outra questão.