E agora, Truck?

SÃO PAULO (agora, sei lá) – Está no blog do Seixas. Deve virar lei uma cartilha sobre a conservação e manutenção do novo asfalto de Interlagos que diz, entre outras coisas, que o autódromo não poderá ser usado para competições com veículos que pesem mais de 1.400 kg.

O que elimina a F-Truck de Interlagos, com seus caminhões que pesam quase quatro toneladas.

Não sou contra a Truck, muito pelo contrário, acho a categoria e a festa muito bacanas, com todas as ressalvas habituais sobre segurança — algo que nem sempre parece ser prioridade dos organizadores.

Mas acho, sim, que os brutos, como eles chamam, estragam asfalto. Ainda mais com seus zerinhos de exibição. Asfalto é uma superfície que se move, “líquida”, de certa forma. Os caminhões, pesadões, fazendo macaquices para o público, prejudicam muito determinados pisos. O combustível usado e o derramamento excessivo de óleo, idem.

Não sei o que acontece nos outros autódromos. Mas, pelo jeito, esse novo Interlagos não pode mais receber a Truck. Vamos ver como vão resolver mais esse problema.

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Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Então explica Einstei !

Albert Einstein
Albert Einstein
16 anos atrás

Carro de F1 estraga mais que um FTruck por causa da Downforce??

Pessoal tá precisando voltar pras aulas de Física.

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Não sei se alguém aí embaixo já falou, mas poderiam fazer como é aqui em Curitiba (pelo menos para as exibições): tirar todo o asfalto da reta dos boxes e colocar uma espécie de concreto (acho que mais ou menos como é a Imigrantes. Se estiver errado, me corrijam).

Com essa superfície mais dura, os caminhões e carros de arrancada podem fazer a estripulia que quiserem que a coisa aguenta firme.

Abs.

MSM
MSM
16 anos atrás

Não sou contra a corridas de caminhões, apesar de que, não tenho vontade de pagar para assitir no autódromo, mas esse negócio de ficar rodando vários caminhões no asfalto soltando fogo pelo escapamento é de uma presepada sem tamanho. Autódromo é para ter corrida e no máximo um desfile das máquinas que irão participar. Com certeza isso estraga o asfalto e não traz nada de positivo para a corrida em si, a não ser para entreter o público que fica horas embaixo do sol ou da chuva esperando a largada.

Nilton Neves
Nilton Neves
16 anos atrás

Que essa idéia se torne realidade o mais breve possível. Já chega dessa corridinha de maracutaia, de cartas marcadas one quem ganha é quem investe mais no bolso de alguém.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Os truck precisam de redução de peso, é algo do qual não se pode fugir.
Acho que 2 toneladas e meia tava bom…

Sobre o estrago na pista, só foi visto em caso de acidentes (um truck capotando em interlagos pode cortar o asfalto, acabando com os milhões gastos para fazer uma peça única).
Ou seja, se investir em segurança na categoria, com redução de peso (mais barato que desenvolver freios e suspensão exclusivos para a categoria) e de potência.

Acredito sinceramente que os Truck podem chegar tranquilos a ser seguros. Basta que tire os preconceitos da cabeça, e saibam que não se precisa de bólidos perigosos para se caracterizar um caminhão. Basta ter o visual, estrutura como do caminhão mas mais leve, e motores beem mais limitados.
Se tudo for feito com cuidado e gradativamente, a categoria evolui e para de causar polêmica.
Ficar de braços cruzados esperando só vai fazer com que proibições como essas apareçam cada vez mais.

carlos
carlos
16 anos atrás

Marcelo,

Fórmula Truck = lixo

noone
noone
16 anos atrás

sempre achei isto. está certo. quem já andou sabe como as ondulações atrapalhavam. e os truck’s danificam pelo peso. aplausos.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Vamos colocar mais areia no caminhão – mas sem trocadilhos.
O asfalto que sofre mais em competições a motor é o do kartódromo. Aqueles foguetinhos ambulantes com suas rodas pequenas e pneus que parecem ter “glub” (os conhecedores de autorama entendem) arrancam os asfalto como se fossem britadeiras.

Por aqui só tem Prof Pardas – inventam uma história sem pé nem cabeça e acham que todo mundo vai engolir.

Menos pessoal. Deixem os caminhões e seu show em paz.

Abraços a todos e boa noite!

Palma Junior
Palma Junior
16 anos atrás

Estive em interlagos durante a f1 deste ano. O autódromo ficou lindo demais, coisa que nunca tinha visto. E olha que desde 1990 estou indo à corrida. Realmente, correr o risco de estragar esta pista não vale a pena. Existem muitos autódromos no Brasil que ainda não recebem a truck e poderiam passar a recebe-la, sem necessidade de polemica. Intrelagos é preferencialmente para o maior evento do automobilismo brasileiro, um evento único, que não pode ficar de fora. Esta é minha modesta opinião. Abraço a todos.

Fábio Peres
16 anos atrás

Como uma penca de coisas dessa atual administração, mais uma medida para São Paulo \\”fingir que é elite\\” – falando sério, quanto tempo para que o autódromo se torne tão deficitário que seja privatizado porque não se paga com a F1 e com a meia-dúzia de corridas que aparece por lá?

Nem sei se a medida não foi interessante, já que a Truck é a única categoria do automobilismo que dá lucro nesse país e poderia, sim, bancar a construção de um outro autódromo perto daqui …

Fábio Peres
16 anos atrás

Como uma penca de coisas dessa atual administração, mais uma medida para São Paulo “fingir que é elite” – falando sério, quanto tempo para que o autódromo se torne tão deficitário que seja vendido porq

Alex
Alex
16 anos atrás

Concordo totalmente com o Bianchinni

E só um adendo, a Truck é a única categoria nacional que consegue encher Interlagos, ou seja, o autodromo que já é deficitário, terá mais prejuízos ainda com a ausencia da Truck

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

Galera…fique Claro ! sou a favor de pegar um carro popular …e fazer uma categoria para a classe media se divertir… Adrenalina…etc…agora… Caminhao…Carro Velho…e …f.hoda ! ….agora…Kart…corridas de populares novos…mandam adrenalina …e sao + corretos no seculo 21 do que estas categorias…sou a favor de um dono de carro velho… curtir…passear…+ fazer corrida NAO…no meu ver …caminhao tambem…NAO…

Alex
Alex
16 anos atrás

Eu não sei viu, em 2003 contrataram alguns técnicos para verificarem a superficie da pista após a corrida da Truck, e nenhum dano foi encontrado, quanto aos zerinhos, já faz algum tempo que não fazem mais no meio da pista, só nas areas de escape

Espero que essa proibição não ocorra, a Truck é uma categoria bonita e é a única que consegue lotar o autodromo (fora a F-1)

Filipe
Filipe
16 anos atrás

Eu acho que correr de caminhão é algo um tanto vago.

E político ou não, dizer que aquelas coisas de 4 toneladas, movendo massa a altas velocidades, não deforma a superfície é de uma inocência comovente.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

É verdade, Marcelo, a proibição da Truck é puramente POLÍTICA, nada tem a ver com questões técnicas.

DEX
DEX
16 anos atrás

Acaba com tudo…fora truck.. fora Stock…fora F1 ..deixem interlagos pra pedalar.

RR
RR
16 anos atrás

Exatamente o que eu ia dizer: um f1 a 300 por hora gera muito mais de 1.400Kg de carga.E então, f1 não corre mais em Interlagos tb?
Estranho.Acho que existe um motivo mais forte que o do asfalto por trás disso.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Que tal chamar alguém que entende do assunto para opinar?
A carga aerodinamica de um Formula 1 ultrapassa fácil os 2.000 kg. É quanto ele pesa na curva do lago, por exemplo.
Qdo um caminhão esta fazendo “zerinho” o atrito entre o pneu e o asfalto é mínimo, caso contrário não seria possível tal manobra, portanto está gastando só pneu.
Mas ainda acho que falta uma opinião de quem entende do assunto.
Essa “cartilha” com certeza tem um fundo de política, afinal, daqui a pouco tem mais publico na Truck do que na Formula 1. E entendo que a preocupação da Truck com o público é muito maior do que da Formula 1.
Enfim, tem mais coisa entre o céu e a terra do que os aviões da BRA, ou seria da Panair … sei lá, estão caindo todos !

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Vão proibir a F-1 também já que o máximo é 350 km/h?
Acho que um F-1 passa disso.

lucas - jundiai
lucas - jundiai
16 anos atrás

ja houve um laudo do ipt sobre o desgaste do asfalto e aprovaram, nao ha desgaste….nao havia no asfalto antigo…agora parece q nesse novo a composição é diferente, sei la…
acho bonitos os caminhoes, mas po…quer ver caminhao correr vai na rod dos bandeirantes, na dutra heeheh

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Achoq eu tem um fator imporante a ser levado em conta: A pressão feita pelos peneus de um F1 em sua total aceleração nas saidas de curvas lentas e nas largadas.

Imaginem 800CV despejanto total potência num asfalto?!

Abcs

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Pow, se os caras tem bala para construir um autódromo que construam um novo no Rio, afinal de contas, ao lado de Jacarepaguá tem um monte de terreno baldio que caberia um Autódromo de primeira ali.

Aliás, porque as Arenas Pan Americanas não foram construídas nesses espaços?!?!

A Truck proibida em Interlagos, mandem para o “kartódromo” de Jacarépaguá, como ficou a pista pós Pan.

Afinal de contas, a pista mutilada de JPA é melhor que algumas que a Truck corre por aí Brasil a fora!!!

revelador
revelador
16 anos atrás

na boa hein, os caras tem bala pra construir um autódromo novo hein….

censor
censor
16 anos atrás

Deve ser levada em conta a pressão específica sobre o solo. Se o peso é grande mas a área de apoio do pneu também é grande, a pressão sobre o solo pode ser a mesma de outros carros e não afetar o asfalto. Está certa a observação a respeito do downforce, que aumenta muito o “peso” de um Fórmula 1. Além do que, os pneus da Truck tem uma aderência irrisória perto da aderência dos pneus de um F1. Só que tudo isso é bobagem: os donos do autódromo irão se borrar de medo de contrariar o Bernie e nem vão ter idéia de pedir um laudo pro IPT, por exemplo.

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

agora serio…Caminhao tem que proibir mesmo… pois alem de ridiculas… as ditas corridas…acabam com tudo ! pista…guard rails…grama etc…agora sou contra tambem …aqueles passeios de carros velhos estourando seus frageis motores e lambuzando a pista com oleo ! me desculpe Gomes e admiradores de porcarias velhas…mais e minha opiniao !

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Estraga mesmo e eu concordo e lembrando: as provas de arrancada também estragam o asfato e devem ser banidas também.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Concordo em gênero e número com o colega Claudio: até aceito a proibição se me demonstrarem cientificamente (e não com base no “eu acho que…” que a pressão exercida no solo por um F-1 a 300 km/h, com toda a carga aerodinãmica que esses carros têm, não é maior que a exercida pelo peso de um Truck. Infelizmente, as federações têm inveja do sucesso que a Truck faz (maior que o da Stock Car, pois boa parte das pessoas no autódromo não vai por convite de patrocinadores, como acontece com a maior parte do público da Stock) e do trabalho que ele tem ressucitando autódromos decrépitos por esse Brasil que Deus criou e o Diabo barbudo tomou conta. Repito: se provarem CIENTIFICAMENTE, aceito com pesar a proibição. De qualquer forma, o estado precisa mesmo de uma outra pista onde categorias héteros possam correr…

engenheiro
engenheiro
16 anos atrás

traduzindo

quando estiver muito quente o asfalto fica tendenciso a mudar sua forma, recebendo o peso dos caminhoes podem criar trilhas , milimetricas mas estragam o asfalto.
para um carro F que fica a cm do chão, sentirá concerteza o impacto.

Já viram os corredores de onibus.

Campes
Campes
16 anos atrás

Respeito e gosto da F-Truck, ainda mais pelo fato que dois pilotos de Sorocaba competem na categoria.

Entretanto, tenho para mim que o autódromo que recebe a F1, e outras categorias “top” internacionais não deve receber a truck pelos fatores já elencados no post.

Sorry!

Abraço,

RC*

Guilherme Decanini
Guilherme Decanini
16 anos atrás

Prezados,

Coisa de Engenheiro:

Assim como o vidro, o asfalto é considerado um líquido que em condições particulares se apresenta como sólido.

Fávio, correto. Líquido, de certa forma.

Cesar
Cesar
16 anos atrás

Sinto muito pela notícia… mesmo sabendo que vão escrever um monte de atrocidades contra os Brutos.
Mas a festa da truck, a corrida e o calor da emoção em interlagos só perde realmente pra F1, digo isso com tanta veemência porque moro perto do autódromo e sempre que tem barulho de motor no fim de semana pego a bicicleta e vou pra lá, sim de bicicleta, pois o autódromo está mais vasio que cemitério, sempre…
Nos dias da truck, o autódromo fica cheio, bonito, com familias (pai, mãe, filho, filha, tio, sogra, papagaio e cachorro) que passam o dia ali.
Desde manhã até depois da corrida que é sempre de tarde, porque?!
Simples! Por causa das “macaquices” que tem no pré prova: Desfile de carros e caminhões antigos, as montadoras desfilam os modelos novos, show de acrobacias com moto e triciclo, em 2005 teve até trupe cirsence motorizada, tudo culminando no fim do espetáculo pré prova com o show do Aurélio e seus caminhões.
Esse tipo de comentário é o mesmo da turma anti-Lada (tenho um Niva), nunca viram e já odeiam…
É uma grande perda pra São Paulo, a categoria não vai parar, mas por causa disso, agora só na TV.

E continuemos com as provas secretas de interlagos, mantendo seu asfalto perfeito, sim perfeito, claro ninguém usa… Só a confraria, ou a Stock com sua reserva de 90% das arquibancadas.
Pro público, lógicamente nada.

Jonny'O
16 anos atrás

Vai ver é por isso que o Téo andou dizendo que os organizadores da truck estavam procurando parceiros na grande SP para construir um novo circuito.

Claudio
Claudio
16 anos atrás

Sei nao. Uma freiada de um F1 no final da reta com todo o down force deve ser igual a uma freiada de um truck.
Em relacao `as exibicoes, eu concordo.