Flagra em Interlagos
SÃO PAULO (dá uma carona?) – Fotografada pelo Marcos Abreu Ferreira em Interlagos no fim de semana. Esses bávaros sabem fazer motocicletas.
SÃO PAULO (dá uma carona?) – Fotografada pelo Marcos Abreu Ferreira em Interlagos no fim de semana. Esses bávaros sabem fazer motocicletas.
Tive uma 500cc ano 51 que precisava de restauro, porém trouxe para SP andando, mais de 200 Km, sem qualquer problema.
O pedal de partida era curtíssimo e mesmo assim, pegava de primeira. Coisa de alemão, mesmo.
Comendador vc está correto, é a moto do Kiko mesmo.
Aos conhecedores que criticaram a marca, dêem uma olhada:
http://www.bmwmotorcycles.com/bikes/popups/photo_gallery.jsp?b=k1200r&i=1
Tem motor de geladeira?? Moto é Ducati..Aprillia..Cagiva…entre outras.
Lindíssima…
Só para ficar com raiva fui consultar meu sonho, a R 1200 GS Adventure, no site da BMW Motorrad dos EUA. A moto custa R$83.000,00 por aqui, e lá sai por US$16.000,00… Daria algo em torno de R$28.000,00 convertido direto. Por esse preço não dá pra comprar nem uma Hornet aqui. Sorte nossa que ganhamos muito mais dinheiro que os americanos. Como diria o Macaco Simão: nóis sofre mas nóis goza!
FG:
Não sei não, mas acho que o dono dessa jóia em duas rodas é o Kiko, organizador das Mil Milhas.
Digo isso porque no último Porsche Day do ano passado, quando o nosso amigo Paulo Aidar (e nosso advogado-piloto) me apresentou o Kiko ele estava de saída a bordo de uma dessas.
Acertei, Dr. Paulo?
Ou errei de moto?
Fui consultar no site do meu amigo Pupo a tal corrida que a BMW ganhou e então, aqui vái :
24 Horas de Interlagos, 1976.
Vencedores : Dietmar Beinhauser e Guy Tilkens, pilotando a BMW-1000 da Equipe Ellus.
Melhor volta : 3:33:9 no circúito de verdade, 8 km.
Venceram depois que um monte de motos quebraram ou se acidentaram pela pista.
Taí, a tal resistência da BMW.
Coisa ruim ta ai..
pior que isso só uma harley..
conhecedor…
Flavio,
Agora sim ! ! ! ! ! ! ! ! Isso é moto de verdade.
Um Abraço
Bem amigos da Rede Gomes, boa tarde.
Sinceramente, não sou daqueles fanáticos pelas motos BMW. Não quero dizer que sejam motos ruins, longe, muito longe disso. Elas possuem muitas vantagens, como a famosa resistência mecânica, não “enchem o sako” na parte elátrica e possuem um ótimo acabamento.
Do que não gosto, então ? Várias coisas, como :
-Peso excessivo, causado justamente pela filosofia de alta resistência, onde tudo é mais grosso e mais “parrudo” do que seria desejavel.
-Transmissão por eixo-cardan. Isso é muito pesado e “rouba” muita potência do motor para movimentar todas aquelas peças (além de tudo, “parrudas”, para durarem ao infinito).
-Configuração “boxer” do motor. Ele é muito bonito e charmoso mas, por ter os pistões planos e contrapostos transversalmente ao eixo longitudinal da moto, provocam um fenômeno giroscópico por causa da rotação do virabrequim. Tal efeito se mostra em acelerações em curva, onde quando curvamos para a esquerda e aceleramos, as rotações do virabrequim fazem a moto “descer” o pêndulo para dentro da curva. Para as curvas à direita o efeito é contrário, onde essas rotações fazem a moto “subir” o pêndulo. Isso não é defeito, é uma característica análoga ao tipo de motor. A Moto-Guzzi diminuiu essa característica “fechando” o ângulo entre os cilindros.
Todas as vezes que andei rápido com essas motos eu nunca as senti “na mão”, como deveria ser nessas ocasiões.
Porém, quando bem preparadas e “tocadas” com maestria por pilotos que se habituam a elas, são muito rápidas e velozes.
Tenho um amigo que tem uma Randy Mamola réplica que é um fogete. Não é páreo para as japonesas, mas não fica muito para trás da turma.
Aqui em Interlagos no ano de 1974, um piloto de nome alemão que não consigo me lembrar direito, algo como Furstemberg, Friedrich, ou algo parecido, venceu duas corridas com uma 900 branca, preparada pela Oficina Munique, à frente de várias japonesas, eram provas de longa duração, e então, a tal resistência se fez presente. Até o Jacaré correu uma vez com uma 900 cinza da Munique. Achou-a pesada demais e seu motor de baixa rotação não o animou muito mas, o torque na saida da Junção e subida do Café o deixou babando de alegria.
Enfim, como tudo na vida essas motos tem os seus prós e contras. Apenas acredito que essa tal resistência hoje em dia, já não faz mais tanto sentido. Todas as motos japonesas são super-resistentes, leves e velocíssimas, graças aos materiais especiais que as equipam como alumínio, magnésio, fibra de carbono, etc. Além de tudo são muito mais baratas que as BMW.
São “mundos mecânicos” totalmente diferentes e é ótimo que seja assim, pois todos os motociclistas podem então, encontrar seus mundos preferidos.
A BMW tá querendo voltar a fazer moto boa. Tá copiando a receita consagrada das outras marcas na nova F800GS: suspensão dianteira convencional, balança traseira com dois braços, transmissão final por corrente, motor em linha… Só inventaram no tanque de combustível (debaixo do banco), que acabou ficando com uma capacidade de 16 litros, insuficientes para uma viagem de aventura. Mas ainda acho que a BMW tem salvação no mercado de motos, eles são muito caprichosos. É só parar de querer reinventar a roda, com eixo cardã, motor boxer, paralever, telelever e outras esquisitices pouco funcionais.
Motos com personalidade forte, com frente Earles, pisca-pisca na ponta do guidon, carburadores Bing, etc.. aparentemente trata-se de um modelo R69S.
Sabiam fazer…
Hoje em dia tem umas motos da BMW horriveis! Aqueles faróis na frente, um grande outro pequeno é muito feio!
Além de custarem os dois olhos da cara!
ótimas motos, especialmente esta feita nos tempos em que as coisas tinham que durar. Hoje tudo é tão descartácel que o cara só se preocupa em saber se dura o tempo da garantia. A antítese perfeita dessa moto são as chinesas atuais, que não tem durabilidade nem personalidade.
estas são motocicletas para “motociclistas”.
haha.. sem dúvida, fazem ótimas motocicletas, e veículos também. E aí como anda o DKW n°96??? Sou sobrinho do Luciano Simão do 147 n°44? Não sei se vai lembrar de mim. Não aguento mais ficar longe das pistas. Aghhhhh… E quanto à Div. 0,5 da Super Classic??? de até 1000cc??? hahahah… Tem gente bem interessada em fazer a classe 1000cc, deveríamos fazer acontecer. Quero por meu Abarth 850 OT pra andar lah. Vai correr na etapa final? Abraço.
BMW…As melhores Motos do Mundo…construidas para durar…suas novas maquinas sao lindas…futuristicas…economicas…velozes…ecologicamente corretas…seguras…um verdadeiro sonho em 2 rodas !