Gira mondo, gira (quarta)

SÃO PAULO (come ou não come?) – Para refrescar os ânimos, reproduzo deliciosa notícia enviada pelo Pandini, que saiu no site do PC do B:

Para o dono de uma lanchonete de Penedo, a 170 km de Maceió (AL) tratava-se de uma estratégia de marketing. Para o comandante da Polícia Militar na cidade, era uma ofensa à corporação. E assim, por batizar os sanduíches da casa com patentes militares, Alberto Lira, 38 de idade, dono da lanchonete Mister Burg, acabou detido por ordem do comandante da PM local.

Afinal, entendeu o militar, não ficaria bem alguém chegar na lanchonete e pedir: “Quero um coronel mal passado”. Ou sair de lá dizendo: “Acabei de comer um sargento”.

Na delegacia foi lavrado boletim de ocorrência e, face ao tumulto havido, a casa comercial fechou durante algumas horas. Como o delegado de plantão entendeu que não havia motivo para prisão, Lira foi liberado horas mais tarde. Os cardápios da lanchonete foram recolhidos para avaliação e a casa reaberta em seguida. Aproveitando-se da inesperada repercussão, a lanchonete quer manter o cardápio que desagrada a PM.

A casa oferece lanches como o “coronel” (que é o filé com presunto) e o “comandante” (um prato com calabresa frita) etc. A brincadeira foi demais para o parco humor da Polícia Militar que diz que os nomes dos pratos provocavam chacotas e insinuações contra os policiais entre os moradores da cidade de 60 mil habitantes. Lira, o dono da lanchonete, diz que não teve nem tem nenhuma intenção de brincar ou ofender a corporação. O cardápio — garante o dono da lanchonete — pretendia ser uma homenagem à hierarquia militar. O prato mais caro era o “comandante”.

O comerciante contratou ontem (15) o advogado Francisco Guerra, para entrar com uma denúncia por abuso de autoridade contra o comandante local da PM e uma ação reparatória por dano moral contra o Estado de Alagoas. Nela vai salientar que não existe nenhum texto legal que impeça um restaurante de incluir, no seu cardápio, “lula à milanesa”, “filé a cavalo” ou “coronel mal passado” etc. O advogado já pediu habeas corpus preventivo para evitar outra detenção de seu cliente. A peça sustenta que “se o argumento do comandante fosse válido, nenhuma festa de criança poderia ter brigadeiro”.

Como se sabe, brigadeiro — além de ser a mais alta patente da Aeronáutica — é também o nome do docinho obrigatório em aniversário de crianças. “Em Penedo, comer brigadeiro pode, mas comer coronel, está proibido” — ironizam os advogados da cidade.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
viscondi
viscondi
16 anos atrás

que viagem. Esse Brasil tem cada coisa…

marcoalfa147
marcoalfa147
16 anos atrás

FG,

A leitura do seu blog sempre nos brinda com fatos e causos inusitados !
Parabéns !
Marco Antonio.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Pc do B…. oposição incompetente e aliados que se preocupam com isso e com loteamento de cargos… não tem mesmo como esse país ir prá frente….enquanto isso índia, rússia, china a pleno vapor e aqui o barbudo defendendo o chavez e a casa parada…..

Man of the Future
Man of the Future
16 anos atrás

PC do B? O Gomes só gosta de coisa ultrapassada mesmo!

Zalex
Zalex
16 anos atrás

PCdo B, quem te viu quem te vê…
Salvaram o Renan da cassação, como dói né Pandini.

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Grande coisa: em Valinhos, aqui perto de Sampa, tem uma churrascaria que serve um prato chamado “capitão”: é um corte especial que vem com um pedaço de picanha, alcatra e acho que contra-filé, tudo no mesmo corte. É bom que só! E é a piece de resistance da casa… Só podia ser lá pra cima mesmo…

eu
eu
16 anos atrás

O brigadeiro nunca casou, era celibatário convicto, apesar de ser considerado um bom partido pelas moçoilas casadoiras.
Tanto que na eleição para presidente o lema era: “vote no brigadeiro que é moço e é solteiro”. Não deu muito certo, o Getúlio ganhou.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Esse mundo tá perdido mesmo!

Helio Carreira
Helio Carreira
16 anos atrás

Putz, com tanta coisa para a Policia fazer……foram prender o probre dono da Lanchonete…….

Estamos F……..

Abraços

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

O que aconteceria se fosse na China?

heitor
heitor
16 anos atrás

Grande besteira . O pessoal ai já falou tudo, mas penso que o coronel comandante desta cidade perdeu a oportunidade de ficar com a boca calada e deixar o assunto somente dentro da cidade, agora virou notícia nacional ou pior, piada nacional….. mas como tudo neste país, daqui à pouco ninguém mais vai se lembrar disso…….

acarloz
acarloz
16 anos atrás

Volta Sergio Porto, volta !

Cabo 7
Cabo 7
16 anos atrás

Genial a sacada do brigadeiro! O coronel deveria responder pessoalmente por essa palhaçada.

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Divertidíssimo !

Como diz o Simão, “este é o país da piada pronta” ! Fica difícil para os humoristas concorrer com esses fanfarrões de plantão.

O mais divertido é que se a autoridade estivesse mais preocupada em prender bandido do que dono de restaurante, ninguém no país ficaria sabendo da história.

Agora sim, viraram chacota nacional.

Mas o petróleo é nosso! (já ouvi isso em algum lugar do passado).

bafo
bafo
16 anos atrás

Lu: em meus 26 anos vividos no RS eu jamais imaginei o termo “negrinho” associado ao pessoal de cor negra. Isso é coisa de paranóico. Agora, eu também nao tenho a mínima idéia do que seja esse “beijinho” que você mencionou!

Lu Magalhães
Lu Magalhães
16 anos atrás

Aqui no RS, seríamos taxados de racistas! Afinal, chamamos o “brigadeiro” de “negrinho” e o “beijinho” de “branquinho”…

O pessoal se invoca com isso porque, vivemos em um país sem problemas maiores. Se tivéssemos fome, desemprego e analfabetismo, não nos importaríamos com uma brincadeirinha boba dessas.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

O cara tem que tomar cuidado, o Cap nascimento pega geral.

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
16 anos atrás

A origem do doce “brigadeiro” vem
dos doces que a esposa do Brig. Eduardo Gomes servia. Quanto a
patente, a mais alta patente da Aeronáutica é Marechal do Ar. Abaixo
dela , em ordem decrescente de importância , vem Tenente-Brigadeiro, Major-Brigadeiro e por fim Brigadeiro.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Exagero absurdo!!

Na faculdade que estudei tinha um trailer que fazia pastéis com nome de personalidades… só mulheres!

Tinha o pastel Tiazinha, Feiticeira, Sheila Carvalho, …

Era bem melhor falar que comeu a Tiazinha do que comer o capitão.

Polêmico
Polêmico
16 anos atrás

E quando o cliente quiser variar e pedir ao atendente:
Bota uma linguiça no coronel.
Acho que a lanchonete só vai ter miltar a paisana.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Foi a coisa mais engraçada que eu li hoje. Principalmente a hora que falam de brigadeiros.

bafo
bafo
16 anos atrás

lá no RS o doce “brigadeiro” é conhecido como “negrinho” e pelo que sei ninguém foi condenado ainda por “comer um negrinho” :-) já pensaram se alguém vê racismo na coisa?

Zuquim
Zuquim
16 anos atrás

Gomes:
Parece coisa do FEBEAPÁ- Festival de Besteira que Assola o País, do saudoso Stanislau Ponte Preta, pseudônimo do Sérgio Porto.

Dú
16 anos atrás

E a Curva do Sargento? Agora, este link mostra um caso real, http://conjur.estadao.com.br/static/text/22746,1
Para essa molecada que é reprovada nos exames da OAB