Legião urbana (terça)
SÃO PAULO (vamos treinar!) – Sou um ferrenho defensor do envio de qualquer coisa que não caiba direito na garagem de um prédio para sítios e fazendas, incluindo SUVs e similares. Essa cabine dupla da foto, também. Mas ela tem um certo charme. Se não estou enganado, era uma modificação de alguma revenda Ford aqui em SP. Uma vez, numa mesa de bar, o Anísio Campos rabiscou num guardanapo o desenho de uma que ele projetou lá pelos anos 80. Acho que não era essa, não.
Vou ver se acho o guardanapo, porque tenho certeza que guardei.
tenho vidro trazeiro com desenbasador da xk Sr 95 eu acho que e igual estou no embu das artes
Não pude deixar de postar aqui um comentário…
Minha Família tem uma Demec Capital ano 92, e caras, dá de 10 em qualquer outra dessas caminhonetes novas, chamamos ela aqui em casa carinhosamente de Godzila, pq além de forte não respeita nada q vê pela frente. Ela é toda adaptada, os faróis são do comodoro, com os faróis de milha em pé, azulona, forte, veloz, e quem diz q é ridículo andar em uma dessas deve ser esses boyzinhos q tem um vectra GT, bota o banco lá atrás, qse não alcança os pedais e o som no talo ouvindo aquela meda de funk q só se escuta o “pultz pultz” e quer chamar atenção das menininhas!!!
meu primo era o dalton fazia este tipo de trabalho sai na 4 rodas junto com cid mosca vc se lembra de alguma coisa??
vcs,que criticam essa joia ai devem estar doidos pois se trata de uma camionete ano entre 93 a 95, tenho uma e não troco,para o meu uso o melhor veiculo da categoria , é velho sim! e vc não é ?
então vcs que criticam devem não valer nada pois tambem não ja deve ter passado da idade desta joia.
Sou de Santa Rosa RS e gostaria de saber onde encontro um vidro trazeiro para caminhonete SR XK da Souza Ramos ano 89.
Ele é levemente arredondado . Grato.
Por crer, eu… tinha a Envemo.. não tenho certeza se é Envemo, mas essa tinha faróis tubarão e lanterna de ômega. Tinham muitas fabricas de cabines. Infelizmente isso acabou, hoje transformar é tunning, overhaulin, cab dupla é suv….é, em 20 anos muita coisa mudou. A Ford fabricava as “pretinhas” que eram F-1000, só com chassis e cabine aberta, especialmente feita para transformação. Fabricava-se a metade do carro e outro algum fornecedor terminava o serviço, à sua moda. Impensável nos dias de hoje. A Duplarte, apesar de pouco conhecida, fazias as picapes mais completas. TV, trio-elétrico, som com Tojo, frigobar, bancos e revestimento do painel em couro, ar, tampa da caçamba de chapa, stribo, santantonio, step preso na tampa traseira, (coisa q ecosport e crossfox tem hoje e acham o máximo), protetor frontal, rodas de liga aro 15, alarme e corta combustível (era um botão com chave, muito bom na época). Um painel em cima do parabrisa para o som, tv, tojo e autofalantes, com os comandos de fácil acesso. Mas tem defeitos, os mesmo que já citaram…. Freios….. duram pouco… em uso urbano, as pastilhas duram pouco… uns 10.000 km…. Barulho… motor mwm diesel e a transformação, considerando que foi inteira desmontada, parece que tem muita coisa solta… manutenção cara… 11 litros de óleo no motor, pneus 255/75-15 (boa medida pra ela) custam mais de 400 contos….trocar disco, pastilhas e lonas traseiras deve sair uns 1000 contos, fora a dificuldade de achar peças…. eu sei, é só uma F1000, mas eu gosto… foi mal FG.
é uma envemo !!!!
ah to com você eu mesmo, falou e disse !!!!
Levando em conta as esburacadas ruas brasileiras, não é nenhum absurdo usar picapes e SUVs não.
Se o Brasil tivesse ruas, saidas de garagens e estradas perfeitas, lisas como tapetes, talvez valesse a pena usar carros com rodas de perfil baixo, amortecedores macios e afins.
Mas nessas ruas que chegam a rachar o monobloco dos carros, não vejo nenhum absurdo em usar picapes e utilitários robustos.
Só acho ridículo o sujeito comprar uma Hilux, uma Frontier, uma L200, uma F250 e agir como se estivesse à bordo de uma Range Rover…
Picape transformada coisa de novo rico?????? Até onde me consta, desde a liberação das importações os novos ricos andam com carros anelados (quatro, para ser mais preciso), ou com nipônicos blindados e filmados. A título de curiosidade, um dia passei numa revenda da Tropical perto do Metrô Tietê. De longe até que é bonitinho, mas por dentro não tem o cuidado daquelas dos anos 80.
Nusss..
Aquilo que mostram no site fmaxx devia ilustrar o verbete “trapizonga” no dicionário…
Binoculo… não é coisa de novo rico… é de velho rico… essas picapes são, a maioria dos anos 80 e início dos 90…. hoje ninguém vai querer compra uma dessas para ser “novo rico”… quem tem há algum tempo esses carros, eram os “ricos” de 20 anos atrás…. e os que ainda possuem as suas em bom estado, não trocam, apenas mantém, como relíquea, talvez…. andar na cidade é ridículo?… tá bom… compre uma F-250 e veja o que é ser ridículo.
concordo com o Gomes nessa…essas aberracoes…verdadeiros caminhoeszinhos… em uso urbano e ridiculo…e coisa de novo rico ignorante… e com esses quebra mato dentro da capital de S P…hilario… hahahaharssss…
Se não me engano essa é da Souza Ramos. O ano deve ser 93.
Sou suspeito pra falar dessas tranqueiras pq sou feliz proprietário de uma F-1000 91cab. dupla feita pela Duplarte, uma empresa de cabines que ficava no Tatuapé e hoje está em São Miguel. Os tempos são outros e a Duplarte faz uma média de 2 a 3 picapes por ano.. isso mesmo por ano… Depois das importadas, e as cabinadas de fábrica, quase ninguém manda fazer cabine dupla fora, só os que gostam mesmo. A empresa sobrevive hoje graças a serviços de funilaria, pintura em geral e reformas das antigas picapes.
Tem também a Tropical que faz ou fazia cab dupla mas eram todas de fibra de vidro.. depois de um tempo parecia que ia desmontar.
Brasinca, como já citaram, Souza Ramos, Demec e outras que não lembro.
Bons tempos, a nossa está com a gente desde 0 km e não troco por nada….. abraços
Bom dia Carrera,
Lí o seu comentário sobre a Duplarte, tentei localizár-la, mas não encontrei.
Gostaria de realizar um orçamento com eles para reforma uma F1000 da Souza Ramos 1991.
Por gentileza, vc tem informação sobre o endereço e/ou telefone desta empresa?
Um abraço e muito obrigado.
Fantozzi
Eu lembro dessa modificação. Era feita la pelas bandas de São Matheus prox. da Av. Aricanduva São Paulo pela Souza Ramos. Como eu era moleque qdo eu tinha uns 10 anos de idade, então não me lembro dos detalhes, mas lembro que próximo da 49 delegacia tinha na rua varias paradas algumas inclusive sem pintura. Espero ter ajudado. Abraços
Na verdade, Bianchini, os carros da brasinca vieram antes (se eu não me engano).
Eles eram os encarroçadores oficiais da GM, e aproveitavam esta vantagem para desenvolver seus produtos.
O Gomes é mesmo um reacionário.
Absolutamente não admite ninguém discordando de seus pontos de vista.
Esquece-se de que as pessoas também tem o direito de opinar num sistema aberto à comentários como são os blogs na Internet. Aliás este é o conceito dos Blogs. Todos podem opinar. ” Mas não no meu porque eu primeiro xingo depois apago”
Para que tipo de leitor então escreve?
Reconheço seu brilhantismo como escriba. O homem escreve muitíssimo bem . Se fosse dedicado, à escrever crônicas, seria um dos melhores. No entanto, não se enganem , divergir dos seus pontos de vista é absolutamente inaceitável contrastando com a sua profissão de jornalista. Assim como o Chateaubriand, só que sem o império dêste.
Pode apagar Gomes como já fizestes tantas outras vêzes.
Mais uma coisa horrenda da ‘Souza Erramos’
Diferentemente de algumas opiniões contrárias, achava o Topázio um carro lindo. Feito sobre a Pampa e tive a honra de ajudar na fabricação de suas rodas, feitas exclusivamente para ele.
Fotos do Topázio……..vamos lá blogueiros.
Em que pese um certo mal humor do patrão, muito bonita essa picape. Na época, era das melhores e mais espaçosas maneiras de se viajar. Lembro de uma viagem Bauru – São Paulo em uma Brasinca Mangalarga (a Veraneio com um talento a mais da Brasinca, como bancos Recaro de couro y otras cositas más). Viagem non-stop, e todos os 6 a bordo chegaram absolutamente descansados.
Por falar em veículos transformados da SR, hoje ví perto de casa um Del Rey Executivo, aquele que tinha uns 30 cm a mais de entreeixos para ver se o patrão no banco traseiro tinha algum espaço para as pernas. Pena que as fotos saíram um lixo (fotografar carro preto no crepúsculo, mesmo com flash é muito difícil), senão eu enviava para o chefe.
Exatamente. Você está começando a compreender as coisas. Parabéns. Eu, no meu blog, gosto do que eu quiser. E elimino sumariamente quem falar mal de DKW, de Lada ou da Portuguesa. Acho todos os SUVs, exceto a Rural Willys, ridículos. Jipes, tirando meu Candango, para o mato, ou para o quartel. Sacou? É assim. Gostou? Ótimo. Não gostou? Bye.
Flavio:
O comentário do Julio abaixo é muito pertinente. Há que se lembrar da época. Não tinha absolutamente nada parecido .
Eu tive a minha só que era GM montada no chassis da D-20. Maquinão. aguentava bem o tranco nos Mato Grosso da vida.
E por lá, se destroçava QUALQUER autómovel, pick-up e congeneres. Só essas aguentavam o tranco. As Fords sofriam um bocado pois a suspenção era bem mais macia.
Verdade que, a parte de fibra, ficava uma melda, toda trincada pela vibração mas era relativamente facil de consertar.
Teve sua época. Hoje é considerada um trubufu.
Não era.
Ah, meu caro! Então é assim? Vc pode expressar o seu gosto automobilístico e criticar os demais. Mas os outros não podem ter outras preferências e muito menos criticar os seus favoritos? É, vc é bem engraçado! Se vc quer ter 2T antingos, que tenha. mas se alguém quiser ter SUVs, jipes, pick-ups, não vá falar abobrinhas! Esses grandalhões enchem o saco nas ruas apertadas de sp tanto quanto os fumacentos da velha guarda! Vá guiar seu DKW e deixe que eu ande com o meu jipe!
FG se esse Marcio te passar o endereço marque um dia que eu vou junto com voce pra acelerar o meu belcar e ainda garanto a presença de mais alguns do tres cilindros OK
Flávio,
Trata-se da “XK”, Ford F1000 transformada pela Souza Ramos. Aproveitavam apenas o monobloco. Capô, portas, para-lamas, porta da mala tudo de fibra de vidro. Esta aí da foto é 92, mesmo ano de uma que tive na cor vermelho sangue. Motor MWM, turbo com intercooler, rodas e pneus especiais, para-choques envolventes. Andava muito, o que exigia atenção constante com os freios, mas nesse conceito foi o melhor carro que tive. Mandei forrar os bancos e o interior com couro, instalei um toca-cd com disqueteira para 6 cds no porta-malas. Fazia muito sucesso especialmente no interior, lá na região de Tatuí onde tenho sítio. Paguei 56 mil reais em 92, vendi por 25 mil reais em 95 em razão da desvalorização provocada pela liberação de importações, mas me senti plenamente recompensado pelo carro. Era um carro ao mesmo tempo de família e de farra do qual me lembro sempre com nostalgia.
Um abraço,
Julio
Tinha entendido que o lance dessa seção era a gente adivinhar o lugar da foto, então vai lá meu palpite: cemitério do Araçá, na Av. Dr. Arnaldo
Agooooora descobri de onde vem o tal SR de algumas camionetes (caminhonetes) por aí…
este ai esta px cemitério viu!
Falando em transformação, eu estava assistindo um mesa redonda daqui de Curitiba na hora do almoço e do nada começaram a falar desse brontossauro:
http://www.fmaxx.com.br
É um caminhão Ford F-MuitoGrande transformado em picape. Era só o que faltava, mesmo.
Está em exposição na cidade.
Parabéns Flavio Gomes, uma das melhores coisas deste blog são suas respostas. Responda mais.
Deserter SR. O farol dianteiro era do Monza tubarão
A camionete Ford que o Anisio desenhou era montada pela Santo Amaro. Acho que seu nome era Scorpion. Ela era um horror de feia. A grande sacada do Anisio foi voltada para o conforto dos passageiros do banco traseiro. Ele fez um teto mais alto a partir do banco traseiro e isto permitiu que seus ocupantes tivessem uma posição mais confortavel. Estas picapes tinham um chassis que era mais alto a partir do banco do motorista, e isto fazia com que suas versões Cabine-Dupla fossem desconfortaveis para os passageiros do banco traseiro, que ficavam com as pernas excessivamente dobradas. O Anisio resolveu isto subindo o teto. Simples assim.
:-))
Quando se transforma para montar uma station wagon, ou perua que seja, ainda acho legal, mas caminhonete “sedã” acho meio estranho. Essas com faróis de monza eu acho horríveis.
Aqui no Paraná temos bastante transformadas da Tropical Cabines.
Era Souza Ramos?
O cara não tem nem uma pick-up nem um carro. Pra ser carro, é desconfortável (vibra, pula, etc). Pra ser pick-up, a caçamba é pequena. Isso é igual a triciclo: nem carro nem moto.
Foge Bino! É cilada!
SP II alterado por um Zé Ninguém é sacrilégio, mas caminhoneta personalizada pelo Anísio Campos pode. A refletir.
Aqui no RS tem muitas dessas camionetes transformadas. E a principal indústria da aqui da região fica em Santa Rosa/RS e chama-se Chapemec. Vejam aí: http://www.chapemec.com.br/
Como a Ford não fabrica mais F-1000, agora eles transformam a F-250.
Tem luzes de avião!
É isso mesmo Souza Ramos, eu lembro muito do Escorte SR !!!
muito bom
Nao se trata de nenhum prototipo e nem se chama SUV.
A Ford (e GM tambem) tem modelos que se chamam SUT = Sport Utily Truck.
Um da GM tem ate uma conversao entre pick-up e SUV.
Tem geste que gosta … e por isso esta ai a venda … Chaque un a son goût :-))
Qto ao local, acho que é em frente as floriculturas da Av. Dr. Arnldo.
a coisa esta feia.
perua maverick, sp/celta, sp mutilado e agora isto aí. é muito bagulho.
E eu sou a favor de você informar seu endereço, para que eu possa passar na frente da sua casa e ligar meu Candango.
tem um cara pedindo 26.000 nesse lixo aí… http://garibaldi.olx.com.br/f1000-deserter-sr-turbo-iid-4406513
O topázio era uma pampa horrível, se fosse nos dias de hoje diria que era tunada. Tinha também a Scorpion que era uma F1000 espacial e o Nick que era feito em cima de uma Saveiro. Ele é um ótimo projetista, mas esta fase da década de 80 foi triste.
Meu pai tinha uma, fomos com ela visitar ums parentes em Madri e depois demos uma esticadinha até Tokyo, isso em 88.
Essa era uma F1000 XK SR depois de 1994. A Souza Ramos concesionaria Ford transformava pickups alem de carros convencionais como: DEL REY Limousine e Escort Lotus John Player Special
Que horror! Essas porcarias – antigas e novas – deveriam desaparecer das cidades. E o pior que, geralmente, seus motoristas são os mais folgados.
Parece uma Souza Ramos… a fabrica de carrocerias de fibra ficava na zona leste de Sao Paulo… fabricavam tambem Ibizas
Dr. Arnaldo?
A picape que o A. Campos fez não foi aquela Topazzio? Uma espécie de Saveiro que se transformava em sedã, que se transformava em perua, que se transformava, transformava…
Na epoca de vacas gordas, meu pai teve uma parecida, mas era duas portas e se chamava Deserter SR, algo assim. nao lembro.