O carro

SÃO PAULO (sempre volto) – Dia longo e agradável. Das Mil Milhas, posso dizer que…

– Era uma prova que merecia mais gente nas arquibancadas. Ou, melhor: gente nas arquibancadas. Não havia ninguém.

– OK, o ingresso não era barato. Mas SP não tem 5 mil pessoas, ou 10 mil, ou mil, com 60 mangos no bolso para ver uma prova como essa? Será que somos menos do que imaginamos?

– É lindo ouvir roncos diferentes na mesma corrida.

– É lindo o ronco de um Corvette de um motor que deve ter mais de 50 anos.

– São belos os protótipos abertos.

Bruno Terena

– Nunca vi um carro de corrida igual a esse 908 da Peugeot. Um assombro. Como assombrosa é a labuta do time do leão. Esse é o carro. Que um dia estará num museu e será admirado por milhares de pessoas, por ter vencido seis em seis. A briga com a Audi, no ano que vem, será espetacular.

– O asfalto de Interlagos ficou muito bom. De noite os tempos não pioram e andar no escuro é tão fácil quanto. Mas ele come pneu, a borracha tcheca acusou o golpe. E é bom andar com cinco marchas pelos 4.309 m do Templo a 6k de rpm. Mais ainda com alguns cavalos a mais na frente do que os parcos que me oferece o #96. Mais ainda com quatro argolas na grade. Viu, Ceregatti?

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noone
noone
16 anos atrás

o post vai envelhecendo, rolando abaixo no automático, e até agora nada de colorir as imagens da travessura, não e´rapaz? e o imaginário de vosso leitor, como fica? se bem que imaginar é bom e isso tudo na realidade é puro sonho… e assim deve permanecer…mas que ficamos curiosos, ficamos!

Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Faltou só o nobre FG colocar mais um pitaquinho:
– O lugar da Spyker é na Le Mans Series… que pusta carro, que ronco!

vitão
vitão
16 anos atrás

botou o A3 para dançar, foi ?

Felipe Passos
Felipe Passos
16 anos atrás

Olá Flávio!
Fui e adorei! Cheguei às 9h30 min e saí por volta das 23h e parece que o tempo nem passou! Que máquina o Peugeot! Todos os outros também maravilhosos. Quando o Corvette passava rasgando na reta tremia até a alma. Que maravilha!!!! Para quem não foi que vá ano que vem porque vale a pena. Depois da corrida ainda fui aos boxes tirar fotos, pegar pedaços de borracha…fui até no “S” do Senna onde tinha pedaços do protótipo que bateu lá… show de bola!!!!!

Abraços

Luis M
Luis M
16 anos atrás

Fui,gostei,rodei todos os lugares que foi possível,quando já estava noite,depois de tomar cervejas de graça vi uma rodada que pouca gente deve ter visto,não sei bem qual curva, entre pinherinho e o mergulho.Os 908 impressionaram,depois da bandeirada rodei pelos boxes, a pista esta linda, andei a pé pela curva do esse ,fiquei emocionado, dei uma de fanático e peguei uma bola de borracha de pneu que estava ali e imaginei os carros passando (não deve ser fácil segurar) . Valeu cada centavos.
Obs: tudo isso acompanhado de dois amigos Anderson e Eduardo.
Um abraço para todos.

Louco
Louco
16 anos atrás

Ingresso caro? 60 contos pra ver protótipos da Creative, o famoso Pescarolo Playstation, estas naves da Pegeout e um monte de Porsches, Ferraris?

Só o Corvette Branco correndo sozinho na pista vale o preço do ingresso. E ainda teve balada depois da corrida com cerveja alemã de graça.

Ingresso baratíssimo para um evento de automobilismo de verdade. Se fosse a Stock Bolha Brazil um monte de idiotas diria que é barato.

Brasileiro não entende nada de corrida mesmo.

noone
noone
16 anos atrás

conta melhor essa travessura aí, meu caro!!!!!

Conde
Conde
16 anos atrás

Audi com pneus Continental , FG ?

Paulo R. Guedes
Paulo R. Guedes
16 anos atrás

Eu e meu filho decidimos ir às Mil Milhas e não à F1 neste ano. Cheguei às 9:00 e saí as 10:00 depois da premiação. Não nos arrependemos. Foi um show que realmente merecia um publico muito maior. Endurance é outro mundo.
Era permitido a saida do autodromo e retorno uma vez..
Realmente a infra estrutura e a divulgaçao precisam ser melhoradas para que possa dar melhores condições para o publico acompanhar a prova.
Não é dificil colocar nos telões o resultado em alguns momentos. É impossivel escutar o locutor interno com os carros passando.
Do ano passado para este já foram sentidas algumas melhoras, espero que para o proximo ano ocorram novas melhorias. As Mil Milhas merecem e o publico certamente corresponderá.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Pitacos

1-Não fui. Gostaria de ter ido, mas minha escala de vôo me aperta justamente nas épocas que me agito para ir, ou nos farnéis , ou no templo.

2- Pessoal do Marketing e Divulgação da 1000 milhas deveria ter pegado uns bizus com o pessoal da Red Bull, e fazer uma divulgação tal e qual a do Air Race no RJ. Temos material igual para isso (comparativamente, os aviões e os carros), e mesmo que não fosse na faixa , colocasse um preço módico. Mas uma inserção diária, em horário nobre, para todo o BRASIL, o templo iria ser pouco.
Vejam o exemplo do Air Race. Pois é. 1 milhão de pessoas para ver 16 aviões monomotores fazendo misérias a menos de 2m de altura.
Deu no que deu. E até pro ano que vem, teremos um representante brasileiro no Air Race. Aguardem.

3- Sugiro fazer uma espécie de mil milhas paralela a essa. Uma com golzinhos, fuscas, passats, prototipos, opalas, sei lá. Deve ter gente nesse Brasilzão aí que toparia se agrupar no templo e fazer um dia desses. Gauchada tem carro pra caramba, No nordeste tem aqueles monopostoszinhos lá que são bacanas pra caramba ( senao me engano com motor AP2000)….cara….junta tudo aqui no templo, + a superclassic…sei lá, pode ser megalomaníaco, mas pelo menos dá pra tirar o troféu da bardahl do armário e devolver-lhe vida.

Imaginaram?

Essa dica do comendatore foi show hein…ehehehe…abras.

Valmir Chicarolli
Valmir Chicarolli
16 anos atrás

Olha, o grande problema mesmo para a falta de público foi a coincidência da prova ser no mesmo dia do show (mício …rs) do DEVO!

Aí a concorrência é muito grande! Tive que optar pelo show, que era muito mais estruturado e bem mais barato!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Ao “ponto”, sobre o motor de 50 anos, isso é por que o motor tem um só comando no bloco, receita bem antiga, abandonada aqui no Brasil, por exemplo, no fim do motor CHT, já tem uns 10 anos.
Nos EUA ainda produzem, a justificativa é a relação entre peso total do motor e cilindrada possível.
Quer dizer, um moderno motor 16v geraria uns 20% de potência a mais, mas o mesmo torque em baixa.
Só que para esse 20% de potência a mais, precisaria ter cabeçotes maiores com 4 comandos, dois em cada cabeçote, e o motor não caberia lá.
Assim, os americanos, usando uma “old school”, fazem o motor bem compacto para a cilindrada envolvida, mas com toda a refrigeração e resistência de materias reprojetada e moderna eletrônica na injeção, mantendo o sabor americano do motor, com bom torque, muita resistência, e pouco peso/tamanho.

Eu, particularmente, acho esse motor sensacional, tanto que faz muito sucesso em qualquer prova de resistência, e atinge níveis de potência muito bons, mantendo o ronco e identidade do carrinho.

Mudar isso seria o mesmo que se os DKWs continuassem fabricados, perdessem o motor 2T que sempre foi a característica mor da fábrica, das motos aos autos.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Puxa, me desculpe, mas aqui em Curitiba o autódromo tem uma estrutura para público ridícula, mas o WTCC, que é bem menos que a LMS, encheu tudo por aqui, tinha nenguinho em cima de caminhão na empresa do lado para assistir.

Ok, aqui era um kg de comida, mas vale dizer que a prefeitura ficou um mês com propaganda nos virdros traseiros de todos os ônibus públicos.

Faltou então pesquisa de mercado. Se foi pouca gente pagando 60 pila, deviam ter feito ingresso à 20 reais e colocado mais que o triplo de gente lá.
Mas para esse tipo de realização, precisa de organização e profissionalismo.

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

O problema não é o preço do ingresso e sim as condições de infraestrutura para atender aos torcedores. Se na fórmula 1 já é um caso de polícia o tratamento dispensado, imaginem ficar 8 horas ou mais ao “Deus dará “. Em outras oportuniades já havia comentado o fato de se fazer outra corrida de longa duração nos moldes das Mil Milhas anteriores em outra data, e, deixar estas Mil Milhas para estas maravilhosas máquinas “voadoras”. O 908 é simplestemente “no coments”. Abraços

Dudezi
Dudezi
16 anos atrás

Pode ter vencido 6 em 6, mas Le Mans que todo mundo realmente presta atenção ele perdeu.

Dino
Dino
16 anos atrás

Direto ao assunto ha muitos anos atras eu fui a interlagos assistir a uma prova do ITC os carros mais lindos que eu ja vi pessoalmente o numero de pessoas era mais ou menos identico ao que aparecia nas corridas de stock naqueles tempos.Isso pelo fato de a rede manchete ter transmitido o campeonato durante um bom tempo e como era em um canal aberto muita gente conhecia o campeonato e consequetemente fez questão de ver os carros ao vivo pois quem gosta de carros jamais deveria deixar de ver um daqueles ao vivo pois na é poca éra o que de mais moderno exitia ou seja as pessoas só desejam o que se pode ver pois eu acho que os carros desta categoria são mais proximo da escasa cultura automobílistica do brasileiro.

Edison Guerra
Edison Guerra
16 anos atrás

Fui e adorei a prova.Antes da largada estava decepcionado com apenas 23 carros para uma prova longa.Porém confesso,que após o início da prova mudei de opinião.Tá certo que se tivesse 45 carros seria excelente.No entanto,a qualidade dos carros e as disputas,fizeram-me esquecer que haviam poucos competidores.
O Peugeot é um caso à parte,pois não tem ruído algum,parecendo carrinho de autorama,ultrapassando nas curvas por dentro ou por fora com a mesma velocidade(espantosa comparando com os demais carros).Se no futuro todos os carros competirem com motores diesel como esse,será necessário ter um ronco virtual.
Outro aspecto que vale pela qualidade do carro Peugeot,é que ele pulverizou todos os recordes,visto que a prova acabou rápido demais,menos de 9 horas de disputa.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Infelizmente, o ingresso ainda é muito caro para quem ganha tão pouco como o trabalhador brasileiro.À propósito, alguem sabe me explicar porque no país mais rico do mundo o litro da gasolina (pura) custa R$ 1,80 (e estão achando caro),e aqui, batizada com 23% de álcool, custa em média R$2,50? Quando o dólar estava alto, a desculpa era essa. E agora, qual a desculpa?

Francisco J.Pellegri
Francisco J.Pellegri
16 anos atrás

Fui ví e gostei….a melhor prova de endurance que ví até hj em Interlagos….Grid pequeno, mas de qualidade. Peugeots são de outro planeta…e a Corvette é dos nossos sonhos..e viva o V8, o resto é motorzinho de dentista.

do amaral
do amaral
16 anos atrás

Duas sugestões para o futuro:

– interessante e justo o pedido de um blogueiro q foi à corrida, para q o ingresso permita sair e entrar de volta no autódromo numa prova tão longa.
Isto é feito em eventos longos na Europa, festivais de rock p.ex., e sei q também no GP da Bélgica, onde o espectador deixa na entrada um canhoto de seu ingresso, só com a data daquele dia – no caso de ingresso pra 3 dias – tem isto devolvido se sair e deixa de novo na volta, para reentrar. Funciona como controle, só tem q cuidar pra não perder, claro.

Aliás esse tipo de canhoto, destacável para cada data, é usado sempre nas credenciais do campeonato paulista em Interlagos.

– não vi muito sentido em modernizar a Mil Milhas; me parece mais interessante fazer uma prova no padrão do campeonato LMS, 1000 quilômetros ou seis horas de Interlagos, numa data mais aceitável para as equipes, de maneira a todas aceitarem vir para SP.
E deixar a tradição continuar: corrida em fim de janeiro, regulamento força livre (obsoleto na opinião do diretor técnico da atual Mil Milhas Brasil); os estrangeiros já estavam acostumados a vir, não os mesmos desta ocasião, mas vinham, curtiam o evento, não se importavam com a mistureba aparentemente maluca de carros muito diferentes, nem com a caduquice do regulamento técnico – que muito bem servia às equipes brasileiras – vai ser difícil vermos protótipos brasileiros LM paricipando no formato atual, categorias 1 ou 2.

Ano passado havia os Saleen do Franz Konrad, um Corvette pilotado por ninguém menos q o Paulão, e Ferraris 430, 355 e Porsches GT3 (já desde 2005), enfim, os GTs, q por serem menos caros eram inscritos também por brasileiros.
Não haveria nenhum LMP, mas estes estariam com certeza na outra prova, de 1000 quilömetros.

Assim continuaríamos com a tradicional prova em janeiro, e teríamos mais uma prova de nível mundial no Brasil, e mais uma data para justificar a modernização de Interlagos, iniciada com o novo asfalto.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Faltou dizer que o LT 5 e os motores da linha LS a partir de 96 são todos em alumínio, cabeçotes e blocos.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

realmente o pouco que vi desse peugeot impressionou… bonito e ganha corridas….

Divulgação: acho que não se queria muita gente lá, dá despesas de segurança, estacionamento, retaguarda médica, pagar CET (taxas) para o trânsito externo, taxas de mais algumas coisas, mais banheiros, mais lanchonetes, mais informações, enfim…. acho que eles queriam brincar entre eles.

se é certo ou errado acho que não vale a pena queimar pestana, mas que se criasse outra corrida, como por exemplo 24 horas de são paulo/interlagos, ou tarumã, cascavel….para nós normais podermos assistir corridas com nossos carros normais….

e o corvette, completando o bel air, o small block foi lançado em 55 para o bel air e como última tentativa ao corvette, o que se mostrou acertada como havia sugerido zora arkus duntov à diretoria da GM.
Hoje este motor tem 2 versões: a LS 3 de 430 hp e 424 lbft de torque e o LS7 de 505 hp e 470 lbft montado manualmente por engenheiros escolhidos, e que junto ao pacote completo de chassis serve de base ao C 6 R.

houve durante 89 e 95 a versão ZR 1 com o motor LT 5, V8 multiválvulas projetado pela Lotus e produzido pela Mercruiser, com 405 hp e 2 bicos injetores por cilindro (1 para altos giros), porém o alto custo para os padrões americanos (o motor custava US$ 30 mil) acabou duranto pouco e o desenvolvimento do V8 tradicional continuou como vemos.
para quem além de ver e ouvir experimentou um corvette mostrando serviço, o que mais impressiona não é apenas a potência e custo x benefício, mas o torque abundante e em baixos giros.
e também desde o C5 (1997) o cãmbio é montado junto ao eixo traseiro afim de distribuir melhor o peso.

MSM
MSM
16 anos atrás

Pode ser que a divulgação tenha sido pequena, se bem que desde que o contrato foi assinado, o Grande Prêmio e a revista Racing divulgaram. Mas o ingresso a R$ 120 (R$ 60 com o 1Kg) estava fora dos padrões, no máximo R$ 30, já estaria de bom tamanho. Foi uma pena ver as arquibancadas vazias. Vi os lampejos da corrida pela Band, que também fez pouca divulgação, só fiquei sabendo aqui no GP. A transmissão valeu apenas para ter uma pequena noção do evento, já que , começaram as 13H com a largada gravada até o 1º intervalo e depois entraram ao vivo já com o Peugeot do Lamy que largou por último em 2º, as 13:50 pararam a transmissão e só voltaram as 22H para mostrar as últimas 10 voltas gravadas. Pelo menos pude apreciar os carros: os Peugeot 908 são fantásticos, eles chegavam nos outros carros nas freadas e contornavam as curvas já de lado para ultrapassar; faltou mostrar os carros das outras categorias: Corvettes, Spyker, Porsches ,Ferraris , Aston Martins, a Band ficou muito em cima dos protótipos. Espero que no ano que vem a organização traga mais carros e a TV passe pelo menos as 2h iniciais e as 2 finais (a Band fica quase 4h transmitindo a 500 milhas de Indianápolis, por que não mostrar mais da LeMans para os que não podem ir a Interlagos). Já estou esperando pelo duelo Audi x Peugeot.
Obs. Ver os carros andando a noite na pista não tem preço.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

ô Belair:
Nas outras edições das mil milhas, nós iamos preparados para acampar, queimar uma carninha, jogar conversa fora, paquerar as corajosas que topavam ir até lá, e, nos intervalos observar o pau comendo na pista. Rigorosamente igual, ou quase, ao que ocorre ainda hoje , especialmente na Europa. O diabo é que a RB, elege um Sassá Mutema como o herói da vez, e aí complica.
A moçada aprende que corrida é um bate rodas e só dura pouco mais de uma hora com direito a musiquinha no fim.
Para ajudar a afundar a coisa, mais ainda, põem umas antas ao cubo para falar, comentar, editar, entrevistar etc, sem nenhum gabarito técnico e cansa demais quem curte esse barato. Imagino então quem não é aficionado.
Conclusão: cada vez mais, ficamos submetidos à ditadura dos laboratórios e da RB, com a anuência e beneplácito apoio da Fasp e da CBA.
Já que está difícil uma mudança, mesmo porque depende de DECISÃO politica de nosso Alcaide, vamos nos contentando – por hora – as corridas da Super Classic que, ao menos, resgata parte da emoção.
Mudanças estão sendo pensadas e aguardemos os desdobramentos disso tudo.

faria
faria
16 anos atrás

De fato não tem como descrever o 908.

A imagem mais marcante que me vem à mente é quando ele sai da curva, colado em outro carro, abre e dá uma perfeita estilingada de arrepiar os cabelos. E tão silenciosamente que me peguei de boca aberta, incrédulo, várias vezes.

E o show dos Porsches. É sempre um prazer ver esses carrinhos maravilhosos (quantos anos tem esse layout?), e os Spykers, barulhentos e muito brigoes.

Poderia fechar os olhos a qualquer momento e saberia dizer, em poucos segundos, em que ponto da pista estaria o Corvette C6 R.

O que torna dificil acompanhar, exceto pra quem já conhece tudo, é que todas as informações que se recebe, é sobre tal equipe ou tal piloto e a unica coisa que o publico da arquibancada está vendo é carro tal, numero tal.

Minha sorte é que imprimi uma lista dos participantes (famosa lição de casa) e como a corrida foi longa, no meio da tarde já conhecia quase todo mundo, hehe.

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Só continuando, (meu micro tá uma droga)..
O Motors TV ia transmitir na integra ao vivo e sem interrupção.

No autodromo, anunciaram que foi assinado já para o ano que vem e a China dançou. Espero que seja verdade. Vamos esperar o anuncio na cerimonia de premiacao do campeonato no final do ano. Assim, teremos quem sabe os 50 e poucos carros aqui ano que vem.
A proposito, estes comentarios que Fulano de tal só quer encher os bolsos….
É a velha mania do brasileiro de ficar sempre falando mal do outro e nao fazer nada…
Um abraço

ricardo bifulco
ricardo bifulco
16 anos atrás

Oi Flavio! Oi pessoal!
Que corrida!!
Olha, uma coisa que definitvamente aprendi é que a quantidade de carros não importa, mas a qualidade..
Os “poucos” 23 carros davam a volta tão rápido, que nao dava p lembrar que eram “só” 23.
Eu dou nota dez em tudo para este evento, com duas ressalvas:
1-Pouca divulgação;
2-Ser realizado pouco tempo depois da F1.
Com relação aos comentarios do tipo “se fosse mais barato eu ia, ou ia mais gente”, desculpem a franqueza, mas no WTCC em Curitiba com entrada gratis, (era só alimento não perecivel), em um autodromo menor que Interlagos, não conseguiram lotar. Quer outro exemplo?? O GT3 cujo ingresso é R$15,00(que foi o valor sugerido por algumas pessoas por aqui como o preço justo do ingresso das Mil Milhas), alguem conseguiu lotar o autódromo?? Não, né?

Pois é, o brasileiro continua achando que corrida aqui é a frescura da F1 e as bolhas multimarcas de mentirinha da Stock, que alias, anda menos que os Porschinhos da GT3 Cup..
Se o problema fosse preço de ingresso, ninguem ia na F1, ou alguem acha barato os valores que cobram?

Se esta prova tiver uma divulgação adequada, e quando digo isto, quero dizer, ser anunciada 365 dias antes de acontecer, com a devida exposição na midia, a coisa funciona.
Se pensam que ninguem falou nada da prova lá fora, aí vao alguns links p nao pensar que estou mentindo:
http://www.planetlemans.com ; http://www.motorssport.com; o proprio site oficial http://www.lemanseries.com, entre outros. Alías, a motorstv, canal que transmite as 24 Horas de Lemans com exclusividade, segundo chamada, ia transmitir a corrida NA

Rodrigo Romão
Rodrigo Romão
16 anos atrás

Fui e gostei pra caramba. A %!$&#foi não ter mapa de ingressos; pedi pro cara da bilheteria me dar o ingresso mais perto do S do senna e, no final, o cara me deu ingresso pra B.
Arquibancada toda suja, era bem embaçado d ever alguma coisa além da reta, mas valeu a pena. Agora aprendi que não se pode confiar em bilheteiro pra te dar ingresso =\\

Ah, legal foi um time da LMP2, que estendeu a bandeira da Grã-Bretanha durante a corrida.

No mais? Foi ótimo. Quem falou de grid enxuto aí, é pq não viu ao vivo. Tudo bem, FG, temos corridas com 45 participantes lá fora, mas, para a primeira corrida, 24(ou 23? não me lembro) foi demais. Quem sabe acontece o que o Antonio Hermann falou lá na ESPN, quando você estava entrevistando-o, que teríamos, SIM, grid cheio e tal, com as Lolas, Saleens etc.

Melhores sons: Pescarolo, Ferrari F430 GT e C6R. Meu deus, se passasse 2 908s e 1 Corvette na mesma hora, o som dos 908s ainda não chegava no mesmo volume.

Mas e aí, alguém sabe se podia sair do Autódromo e entrar de novo? Um segurança me falou que não, mas sabe como é, né.. Pedir informação pra segurança é ficar na mesma. Eu queria ter ficado até à noite, mas não dava. O setor B é de concreto puro, tudo sujo e já tava começando a me doer as costas. Fiquei das 10:15 às 15:30 no Autódromo…

Os ingressos até foram meio caros, mas essa daí de pagar meia com 1kg de alimento foi uma ótima sacada. E, além de tudo, visitar os pits foi legal demais. Vai ser difícil chegar tão perto de um Porsche de corrida, hein?!
Ah, só uma última colocação… Como é que uma %!$&#categoria como as LMS libera pacote de ingressos que dão acesso ao paddock, mas a Stock Car, que, em comparação a LMS (ou a qualquer outra categoria de nível), é uma %!$&#duma categoria, não deixa?! Impressionante, não é?

Abração, FG!

Mauricio do Nascimen
Mauricio do Nascimen
16 anos atrás

Flávio,

eu e minha esposa estivémos em Interlagos e acompanhamos toda a corrida. Fiz a visita nos boxes, tirei fotos de perto dos carros e passei a tarde vendo a prova. Aproveitei para tirar muitas fotos. Achei que a divulgação foi fraca, desproporcional ao nível do evento. gostei muito e acho que valeu cada centavo dos que eu paguei. Estarei lá novamento no ano que vem. Como disseram no Grande Premio, eu era um dos “gatos pingados” que estava no setor C quando a corrida acabou.
Grande abraço!!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Pela tv, fiquei também embasbacado com os Peugeot… que coisa… na onboard, quando o JC não ficava falando por cima, quase não dava para ouvir direito o motor, de tão silencioso… mas nas poucas brechinhas, era mesmo bacana… e dava para notar que eram carros de outro planeta, parecia haver um trilho de bonde por baixo, de tão firmes nas curvas…

E na frente da tv fiquei pensando nisso do ingresso… pô, fosse 15 ou 20 mangos, certamente não estaria em casa, estaria na arquibancada, curando a ressaca da %!$&#vitória lusa vendo in loco aquelas belezuras… a Superclassic me viciou nisso, hehehehe… mas 120 pilas é cruel demais… haja bolso para um pobre funcionário público de salário defasado!

Agora, as cenas noturnas pela tela eram bonitas… belo espetáculo, pena que tão escondido ao fim e ao cabo…

Vinicius Neves
Vinicius Neves
16 anos atrás

Fui na arquibancada B e fiquei as 9 horas de corrida lá. Foi demais, sensacional mesmo, inesquecível. Muito bom ir nos treinos de quarta tb e poder andar pelos boxes vazios e ver os mecânicos trabalhando.
Só tenho a lamentar a péssima organização, funcionários mal-informados, ingressos caros e a falta de alguns carros que não vieram pro Brasil.
Muita coisa tem q ser repensada pro ano que vem, mas o saldo sem dúvida foi positivo (deixei de ir na F1 pra guardar grana e ir nas Mil Milhas e não me arrependi).

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Gomes, você começa dizendo que merecia ter mais gente nas arquibancadas.

Essa prova foi extremamente mal divugado pelo menos aqui no Rio. nenhum televisão se dispôs a mostrar a corrida. Só vi uma pequena chamada, se não me engao, na Band. Globo então. Nem pensar…

Smirkoff
Smirkoff
16 anos atrás

Fui, babei com os Peugeot, cumprimentei o honorável Monsieur Pescarolo, testemunhei o exato instante em que quebrou a suspensão do carro da equipe dele. Foi muita diversão. É um espetáculo e tanto, que deve ser repetido e melhorado nos próximos anos.

Curiosamente a divulgação foi nula até lá fora (o site da Autosport nem listava a corrida no calendário). Eu acho que a corrida deveria não só ser mais e melhor promovida, mas deveria acontecer com alguns meses de diferença para a F1.

E uma pequena observação para a organização de Interlagos: a banca de churrasquinho, sob a arquibancada M, joga toda fumaça justo no ponto de freada do S. Fica uma cortina de fumaça constante por lá, inclusive “defumando” os fiscais próximos à placa de 50m.

nicoboco
nicoboco
16 anos atrás

Fizeram falta nesta corrida os patrocinios dos LABORATÓRIOS…as arquibancadas estariam lotadas. Agora vcs entendem porque TRUCK e STOCK estão sempre com arquibancadas lotadas e todo mundo ganha dinheiro.

Belair
Belair
16 anos atrás

Reginaldo,
(Vai um papinho aquí?)

Que alguem não “case”bem c/ a GM é compreensível, pois a única coisa que não INvoluiu lá nos últimos 40 anos foi justamente o Corvette. No mundo todo !! Na minha infancia eu quis ser 3 coisas: piloto de corridas,astronauta(!) e engenheiro (não fui, não) da GM (anos 60,sacumé). Meu pai só andava de Belair e Impala até 67,quando saiu o Galaxy. O que acabei fazendo na vida são outros 500,aqui não é o lugar.
Agora, O ASSUNTO, até onde eu sei a LMS é uma categoria que tbm não desperta muito interesse nos EUA, que é um país muito mais rico.Corridas de endurance na Europa tbm servem muito como programa de fim de semana; acampar, assar carne, beber,beber,beber, passar a maior parte do tempo na horizontal ,vendo ou não os carros passarem. Não é geralmente , o propósito do brasileiro ao se dirigir a um autódromo,né não? Não estou dizendo que é uma categoria que não valha a pena,pelamordedeus, mas tem que haver um esforco MUITO maior p/ chamar o público, para o autódromo e para frente da TV. Eu mesmo não aguentei nem 5 min. de Luciano e Willy, e depois menos ainda na ESPN. Eu gostaria de ver,por exemplo, filmetes descrevendo detalhes técnicos dos carros das diferentes categorias, informacões sobre seu desempenho,mais sobre os pilotos mais assíduos, etc. As corridas são bem longas e monótonas às vezes, e essa seria uma boa maneira de atrair e “prender”o público no autódromo (material impresso), e na TV (imagens).
Pitacos, sei lá…

sergio
sergio
16 anos atrás

continuando o post anterior…Aqueles dois que trabalharam na transmissão ao vivo foram escolhidos cinco minutos antes de começar o evento?Não tiveram tempo para se preparar? Não estudaram um pouco para saber quem é quem na Le Mans Series? Não adianta me dizer que são dois experientes, para mim o melhor a fazer e eu fiz, foi tirar o volme da TV.
Sem ser puxa saco, mas você fez falta. Na realidade poderia ter sido usada a trinca do “Limite”.

sergio
sergio
16 anos atrás

As vezes eu fico pensando, e acho que alguns jornalistas fazem as coisas por obrigação, meio que na má vontade.

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Quanto ao publico… como voces viram na foto do grande premio, so tinha mesmo gente no paddock.

Como esperar publico com um evento onde so 10% da populacao conhece?

E pior…. R$ 120 o ingresso mais barato foi um absurdo! Mas ai voces dizem que era R$ 60 com o kilo de alimento, Ok, porem a troca nas bilheterias era somente ate sexta feira, e quem trabalha?

Eu adoro automobilismo, tanto que sou comissario de pista em interlagos, mas achei otimo o publico nao comparecer! Assim o Antonio Hermann aprende, e nao cobra R$ 120 mangos…

Pode reparar que no Paulista (com a menor media de publico) tem muito mais espectadores, por que? Porque eh de graça!

Espero que tenha ficado a liçao.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

ô Belair:
Está explicado seu nick hein?.
Não sei bem porque, mas nunca ‘casei’ bem com GM. É meio inexplicável.
Reconheço que andam muito.
A lastimar mesmo , foi a transmissão.
Que show de incompetência. DE TODOS os que se atreveram a.
Não adianta culpar a Prefeitura e a administração do autódromo. Eles não tem nada com isso. Apenas, alugam o espaço para o organizador. Tudo o mais é com esse.
Não consigo entender; coloca um ingresso a $15,00/$20,00 e o Templo iria bombar.
Um tantinho de publicidade resolvia o problema de falta de divulgação.
É aquela história. Não deu na Globo, não aconteceu…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Hummmm…
Então aprontaste uma pequena travessura?
Um quatro-argolas (se é o carro que penso) no Templo deve ser bem divertido mesmo…
Ainda mais à noite, andando forte em cima de um traçado bem emborrachado.
Agora uma dica, de um velho contaventor noturno:
Depois de provas em que a turma anda de pneus slick, o ideal é andar bem no traçado ideal, aquecendo bem os pneus com umas 40 libras na frente e atrás.
Depois de algumas voltas, com o pneu bem quente, é só sair fora do traçado (especialmente no lado externo da curva do sol) que todos os grummys, aquele monte de pedaços pequenos de pneus grudam na banda de rodagem como se fosse chiclete.
A aderencia fica uma beleza. Na verdade se adiciona uma camada de pneu extra-mole por cima pneu original. E demora pra caramba pra sair, às vezes dias.
Estranho é que andando devagar pela cidade, essa camada acrescentada “recolhe” tudo que é pedrinha do chão.
Durante a transmissão, dava pra ver bem a quantidade de borracha fora do traçado, pelas sombras longas dos faróis, babei…
Da próxima vez FG, experimente acrescentar essa camadinha de pneu de corrida no teu carro.
Garanto que é uma delícia.

Mauro
Mauro
16 anos atrás

na globo tem que aguentar musiquinha e na ESPN perderam a largada. Já demitiram o anta do editor de imagem?

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Estive lá, carros fantásticos, acesso aos box, pilotos dando autográfo, muito legal.fiquei na droga do setor B e poderia ter comprado nos setores C e M pelo mesmo preço arqubandas novas, final da reta, só que não havia nenhuma informação no site do evento mapas de localização das arquibancadas ou seja faltou divulgação. Outra coisa, um evento de quase 15 horas e unica barraquinha de comida só tinha a oferecer pastel. Tem que gostar muito de automobilismo no Brasil.

Engate
Engate
16 anos atrás

O público de um evento desses não precisa de divulgação. Não tem internet ? Não tem interesse no assunto?
Não deu público porque o brasileiro é medíocre mesmo, só vai se tem brasileiro com chance de vitória e a Globo fazendo aquele marketing habitual.

Belair
Belair
16 anos atrás

Sim,sim o ronco é lindo mesmo. E sim, sim, o motor tem mais de 50 anos,como quem perguntou bem o sabe, mas acho que quis provocar,he,he.
A GM ( div.Chevrolet) vive alardeando, com certa razão, que o motor atual do Corvette é BASICAMENTE o mesmo glorioso 265 cid. V8 feito para o glorioso Belair ano/ modelo 1955, com comando de valvulas por varetas. Mais de cinco décadas depois, a Chevrolet ainda não recorreu aos comandos no cabecote, e continua desenvolvendo essa configuracão básica até hoje, claro que variando a cilindrada e arrancando, de todas as maneiras possíveis,mais e mais potencia e torque, excetuando-se os anos 70 pós choque do petroleo,quando o famigerado “downsizing” transformou todos os motores americanos em piadas de eficiencia em nome da economia de combustível.
O Corvette, que teve um comecinho ruinzinho com um 6 cil. Blueflame, foi, ao longo desses 55 anos, se transformando de uma (bela) bolha de fibra em cima de uma plataforma rudimentar , em uma super-máquina, sem abandonar seus fundamentos.
Corvettes são tambem, na sua versão “civil”,de rua , as usinas de forca bruta que apresentam uma das melhores relacões custo/ benefício do mundo ainda hoje.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Infelizmente não fui à prova pois fiquei sabendo em cima da hora. Fiquei curioso em relação ao ronco do 908. Deve ter sido uma prova legal.

Ike
Ike
16 anos atrás

Q U A N D O V A I S E R A NO S S A 1 0 0 0 M I L H A S B R A S I L E I R A S ?
Gostaria de relembrar a todos que este já foi o nome oficial da prova, onde eu adorava observar todos os tipos de carros e protótipos competindo, expls. o Avalone (espetacularmente restaurado) do Dimas que esbajou fazendo a pole à noite, ou a BMW M5 do Nelson que o Hingo quebrou no seu primeiro turno, ou o Escort RS 3 do Rubinho ou os Audees rápidissinos e outros tantos heróis anonimos com suas invenções e soluções nacionais que se desdobravam para participar e levavam suas glórias para a história independentemente de sua classificação na prova.
Sem duvida esta 1000 M… foram um desfile de tecnologia e modernidade mas em nada se relacionou com o espirito desta tradicional competição.
É estranho Vc. Gomes ter achado isto bonito, pois pelo que identifíco de vc. por aquilo que leio e vejo, esta corrida foi exatamente o contrário daquilo q vc. diz gostar.
Francamente 22 carros para uma mil milhas é uma miséria.
A I N D A B E M Q U E N Ã O F U I

Mauro
Mauro
16 anos atrás

Olha, não quero que me julguem mal, não quero que digam que sou bairrista, mas experimentem fazer uma prova dessas aqui no sul, e vocês veraõ no mínimo 3 dias de engarrafamento nas redondezas do autódromo.

Abraço a todos

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

não da pra ficar exigindo que o pessoal vá assistir a todas as modalidades de automobilismo. É questão de costume e tradição! Além do que, o marketing e a publicidade que a F1 com seus pilotos brasileiros criaram.
Tudo isso junto, faz todos irem atrás da F1 mesmo não sendo tão competitiva ou apresentando outras palhaçadas que outras categoriam não tem.
As pessoas gostam de corridas, mas a tradição é nula quase…muitos não sabem, não conhecem, e as vezes a própria organização e incentivo é fraquissimo.

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Queria ficar na tradicional arquibancada A. Deixo o carro parado no quintal de uma casa ali perto da Praca Enzo Ferrari (depois de decadas frequentando o local, soh ontem vi que a pca tem esse nome….), a Reais20 de `taxa`. Vou caminhando ateh a entrada do portao A…. e a bilheteria estah vazia!!! Vazia no sentido denao ter ninguem vendendo ingressos. Tive que caminhar ateh o portao 8 (uns 200metros para baixo do nosso conhecido e 7, entrada para o tunel de acesso ao paddock), para ter soh uma bilheteria funcionando, e com uma fila – pequena, mas com a turma pagando com cartao Visa, acabava demorando. Perdi a largada. Fiquei puto, e comprei de um cambista que me ofereceu arquibancada B a preco da A. Contra os meus principios, mas eh mais contra meus principios ainda insistir em comprar uma coisa de quem estah se esforcando para dificultar que eu compre. Lah vamos `a arquibancada B, que eu nunca havia ficado (se nao me engano, lah no passado se chamava tribuna de honra). Coberta (nao precisava….) , e cheia de coco de pombo no chao, alem de casquinhas de amendoim que deviam estar ali desde a F1….. e a arquibancada A eh melhor…. tive a impressao que a B havia sido comprada basicamente por concessionarios Peugeot e pela familia do Rees, que pelo visto deve ter algo a ver com o frigorifico Bertin (arquibancada diferente tambem eh cultura)… Foi legal ver tambem no final da arquibancada A uma jovem com a bandeira portuguesa saudando o Lamy. Foi o unico exemplo de tocida que vi.
Mas a corrida…. os carros…. Wow. Apesar dos pesares acima, valeu a pena.
Quantas vezes na vida podemos ver F430 e 911 disputando freadas nosso templo?
Peugeot lindo, inesquecivel, uma maquina de eficiencia. E , concordo com o FG sobre o ronco dos `Vette c6. Impressionante…. (como paralelo, me lembra asDucati no ultimo GP do Rio, com o Capirossi…. nao anda na frente, mas o trilha sonora dah o show). E, como nao podia deixar de ser,Porsche rules.
Se tiver de novo no ano que vem, estarei lah. Mas comprarei o ingresso antes, pela internet.

Marco Antonio
Marco Antonio
16 anos atrás

Tem uma maxima no mercado publicitario que diz que: quem nao é visto nao é lembrado. Como podem querer publico num evento desse, de nivel internacional, se nem propaganda, chamada, com midias de toda forma por ai , nao houveram. A organizaçao foi muito falha neste quesito. se nao fosse pelo seu blog nao saberia de nada.
Aposto que todos que acompanham automobilismo sabem mais sobre a superclassic(que ainda irei asistir) do que sobre essa corrida da lemans series.
Divulguem mais