Profissão piloto

SÃO PAULO (certíssimo ele) – Christian Fittipaldi é um dos poucos pilotos com quem sempre me dei bem, desde quando era molecote (lembrei agora de Molikote, pode?), na F-1. E ele, ao contrário do que muita gente imagina, não tinha nada de bobo. Conseguiu um quarto lugar de Minardi na África do Sul, por exemplo. Não foram muitos os que conseguiram terminar uma corrida de Minardi em quarto. E isso foi em 1993. Senna, Prost e Schumacher, apenas para citar três, corriam naquela época.

Na Indy ele realmente foi mal, esteve anos na Newman-Haas sem grandes resultados, sofreu acidentes graves, mas o que é importante: sempre soube seus limites. Nunca arrotou ser mais do que era. Talvez por isso a relação amistosa com este que vos fala.

Sua passagem pela Stock foi igualmente ruim, menos por ele, mais pela categoria. Christian nunca curtiu as trapizongas stockianas. Praticamente radicado nos EUA, se divertia, mesmo, nas provas de endurance por lá.

Neste ano, o sobrinho de Emerson e filho de Wilson correu na Le Mans Series em algumas provas pelo Team Modena, com esse Aston Martin DBR9 aí embaixo.

Hoje a Andretti Green anunciou a contratação de Christian para disputar a temporada toda da American Le Mans Series em 2008. “Fittipaldi dividirá a condução do protótipo número 26 da Acura (Honda) com o norte-americano Bryan Herta, atual piloto da AGR na competição”, diz o press-release, que traz declarações elogiosas de Michael Andretti, que foi seu companheiro na Cart (chamei de Indy aí em cima, ato falho).

Fittipaldi tem 36 anos e ainda se diverte muito correndo. Vai se divertir ainda mais numa categoria deliciosa como a ALMS. A temporada 2008 começa com as 12 Horas de Sebring, em 15 de março. Neste ano, na estréia da Andretti-Green na ALMS, Bryan Herta, Dario Franchitti e Tony Kanaan venceram a prova.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

não acredito em superstição, mas o christian foi mais uma vitima da maldição da F-3000, maldição essa que faz os campeões estagnarem depois do titulo, outras vitimas foram o roberto pupo moreno, stefano de modena, jean alesi e o nick heidfeld, esses foram os que eu lembrei, se tiver algum campeão da F-3000 que conseguiu algo de relevante depois do titulo, podem me corrigir, e a se julgar pelo que aconteceu com o lewis hamilton no fim da temporada, parece que com a substituição da F-3000 pela GP2, a maldição tambem foi transferida…

Thiago Campos
Thiago Campos
16 anos atrás

Piloto fraquim fraquim, herdou só o nome, como o Villeneuve.

Carlos S
Carlos S
16 anos atrás

Flavio,
voce deve saber que o lubrificante MOLYKOTE e os DKWs sempre foram ótimos parceiros de corridas, no tempo em que Interlagos não tinha nem arquibancadas.
Pode pergunter para o Marinho (DKW n°10) como ele usava esse produto.

noone
noone
16 anos atrás

o rapaz tem berço, do que acredito se seguiu elegância e educação. dirige carros de corrida pelo mundo sendo pago para tanto. sempre leva as crianças para casa ao final das provas, o que é muito importante para os donos das baratas que valem fortunas. leva um vidão! que mania esquisita que se tem por estas bandas em somente acreditar ser vitorioso os supra sumos, os inatingíveis. povo esquisito este que precisa de humanos para idolatrar. acelera cristian….

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
16 anos atrás

O Cristhian Fittipaldi é um bom piloto sim,mas um pouco abaixo da média geral, infelismente o DNA de Campeão não esta nas veias dele.Penso que aquela porrada que ele deu com uma Minadi Lamborghini ( A preta, não lembro o GP, acho que foi em Portugal, num treino) no seu ano de estreia na F1,e que o deixou praticamente fora do resto da temporada o travou significamente, os famosos decimos pra melhores tempos nos treinos, ou deixar pra frear la dentro da curva, detalhes preciosos que fazem a diferença nos resultados finais de treinos e corridas. Analizando suas temporadas por onde passou fica a impressão sempre que ele poderia ser melhor, grana e prestigio nunca foram impecilhos, pra mim ele deixou muito a desejar e até hj nunca entendi direito porque ele resolveu estrear na F1 pela Minardi, com o prestigio e grana que tem, poderia ter feito uma escolha melhor ou esperar um pouco mais, sua temporada na Footwork foi sofrivel. depois de sagrar-se Campeão da F3000 emcima de gente como Zanardi, Hill,Coulthard entre outros, esperava muito mais dele quando fosse pra F1, não foi. Sorte a dele que pelo faz o que mais gosta, correr, isso é legal. Desejo toda sorte de bençãos na ALMS.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Meu sonho é um DBR9.

Rodrigo Mattar
16 anos atrás

A vitória do Acura foi na classe LMP2, aliás a única que conseguiram, pois nas demais provas a Porsche ganhou tudo. Quem venceu na geral foi a Audi.

acarloz
acarloz
16 anos atrás

Cara simpático, eficiente, sem grandes resultados porém com participação marcante nas provas em que andou, honrou seu sobrenome.

Dino
Dino
16 anos atrás

Eu tive contato com o Christian durante a unica corrida do Itc no brasil mesmo sem me conhecer me respondeu todas as perguntas que eu fiz sobre o carro achei o gésto de uma boa educação muito rara em celebridades. Eu acho que o cara ta certo ganha para fazer o que muitos fariam de graça e ganhar para fazer o que se gosta não tem preço desejo boa sorte a ele.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

cara bom,mas com pouca sorte nos resultados.um pai que eu gostaria de que o meu tivesse 20% dos ideais do wilsinho
boa sorte e com certeza e um cara feliz porque faz o que gosta
boa sorte e conta com o meu apoio

jose carlos
sete lagoas

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

posso estar enganado, mas ele parece com o pai, bom piloto mas por alguma razão os resultados não vieram – aí entram as comparações (nem sempre justas) com um sujeito que foi 2 vezes campeão mundial de F1, 1 da CART e 2 vezes ganhador de Indianápolis.

Me lembro do primeiro ano do christian na CART, com um carro verde (será coincidência com o verde inglês do Aston Martin?? rs) e o triângulo amarelo no cockpit, e chegou em segundo na Indianápolis 500, atrás apenas do Jacques Villeneuve, que foi campeão naquele ano (creio que 95)….
Lembro de torcer por ele, mas muito mais por aquele carro preto daquela equipe tão simpática…
e dizem que o paul newman sempre adorou o cara, o tratava como filho….
chega uma hora na vida que é isso que importa, pessoas que são importantes a nós e ter sentido na vida, divertir-se com o que se faz…
números e estatísticas só fazem a alegria de matemáticos, repórteres, comentaristas e chatos.

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Flavinho, jura que vc realmente acha isso tudo do Cristian ???

Concordo quando vc citou o 4º lugar do CF com uma Minardi em 1993, tenho até essa corrida em DVD.

Concordo tambem quando disse que o CF sabe curtir sua profissão, afinal correr nestes carrões e ainda por cima ganhando uma graninha.

Sabe curtir a vida.

Abcs

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

O Christian tem a carreira que eu queria pra mim : ALMS, LMS e Grand-Am. Só faltou o Fia GT! Os carros mais bonitos, as competições mais charmosas, nas melhores pistas do mundo… Precisa mais? Toda sorte pra ele.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
16 anos atrás

Sempre torci muito pelo Christian, em tudo o que o correu. Vi ele guiando a primeira vez naquele F-Ford vermelho patrocinado pela Phillishave. Nunca tive dúvidas de que a vida dele foi mais fácil por causa do sobrenome, e talvez até por isso torcia por ele. Assisti a inúmeras corridas olhando por cima dos ombros dos líderes procurando aquele carrinho branco, que sempre usava a mesma estratégia: gasolina até o talo, zero paradas nos boxes. E chegava no fim das corridas sempre com pneus pra lá de detonados. Quando ele foi pra Indy (e já chegou com um segundo lugar em Indianápolis), imaginei que seria um candidato a várias vitórias e títulos naquelas bandas, sempre acontecia alguma coisa que detonava com a corrida dele. Depois veio a Nascar, onde também não fez nada de relevante. E agora, nos últimos anos, as corridas de Endurance. Boa sorte pra ele, sem dúvida um cara simpático e que soube aproveitar o DNA.

conhecedor...
conhecedor...
16 anos atrás

Na stock americana, muito poucos se dão bem….
existe um motivo, é a categoria mais dificil do automoblismo mundial..
formula 1 perto da nascar é brinquedo de autorama..
porisso poucos de dão bem
conhecedor…

cruz
cruz
16 anos atrás

o cara é muito bom. sem discussão. até pq alguém aqui já teve o prazer de dirigir os carros q ele já dirigiu e vai dirigir?… pra nós espectadores, as corridas da ALMS são divertidas de se ver no speed.

Thiago
Thiago
16 anos atrás

O quarto lugar com a Minardi na África do Sul (1993), já pela Indy, o segundo lugar em Indianápolis (1995) e a vitória em Elkhart Lake (1998), devem ter sido as únicas coisas significativas que Christian Fittipaldi fez em sua carreira. Sempre o achei muito inconstante e pouco arrojado. Andava até bem em pistas encharcadas, pois a corrida em Detroit, em 1996, pela Newmaan Haas, foi prova disso. Mas tb na mesma prova os seus adjetivos acima mencionado deixaram Michael Andretti tomar a ponta há poucas voltas do fim.

Se para vc, Flávio, era um bom sujeito, para mim, nem tanto. Uma entrevista nas páginas amarelas da revista Veja, após a conquista do segundo lugar na Indy500, deixou no ar impressão de um certo egocentrismo (tanto que alguns leitores cairam de pau na semana seguinte). Outro que não morria de amores por ele era Gil de Ferran, que deixou o clima piorar depois do acidente em Surfers Paradise, em 1997. Christian o considerou culpado.

Vamos ver se terá algum sucesso na ALMS, correndo pela Andretti Green. Para o time dinheiro não falta, o que acarretará em um carro de primeira. Fora que terá um ´team mate´ bem fraquinho, o Bryan Herta.

reginaldo Nat Rock
reginaldo Nat Rock
16 anos atrás

Enquanto o Christian corria de kart, disputando com o Rubens, a força economica dos Fittipaldi, fazia a diferença.
Eu sempre pensei que o DNA não foi 100% herdado. Parece que faltou um ‘trocadinho’ que permitisse que C.F. seguisse a saga vitoriosa da familia. Como é bom piloto, nessa altura do campeonato, vai é divertir-se fazendo o que gosta e, ganhando para isso. Que divirta-se, pois, campeão, certamente não será.