Ainda a Stock

SÃO PAULO – A coluna Warm Up desta semana está aqui e é uma adaptação e ampliação para meus jornais e para o site do que eu já havia escrito logo depois do acidente fatal de domingo passado em Interlagos.

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eric
eric
16 anos atrás

Prezado amigo da literatura alemã….vc fez um apanhado de acidentes inclusive de uma lola da decada de 70….eu não era nem nascido porém tenho certeza de que era diferente o autódromo naquele ponto.Onde tem mais batidas em Interlagos,no S do senna ou no café???No final da reta oposta ou no café???vamos subindo….laranja ou no café???Caso voce não tenha lido na segunda feira após o acidente eu já estava aqui discutindo e dando minha opinião.Onde vc estava sabio literário alemão???

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Um carro mais seguro poderia não salvar a vida do Rafael, mas não custaria todo o sofrimento do Renato.
E nesse caso a colisão foi frontal, algo que é comum. A coluna de direção rigida somada a quebra do sinto (soltou do ponto de fixação, que é muito atrás) perfurou o abdomen do querido Renato.

No mais, o fato da bomba de combustível estar ao lado do piloto e de não haver separação entre o motor e a cabine (imaginem o calor) fazem parte do show.

Jucabala
Jucabala
16 anos atrás

Gostei do seu comentário Gomes, também acho que teria-se que conscientizar os pilotos para que tenham mais responsabilidade, até porque o bom da corrida não são os choques e sim as ultrapassagens.

Jonny'O
16 anos atrás

Para mim fica dificil fazer um julgamento quanto a segurança da gaiola da Stock , não creio que seja tão fragil assim, acredito até que qualquer carro de competição no mundo um acidente identico teria uma consequencia forte.
Um exemplo é o acidente do Zanardi , ele só esta vivo porque o outro carro pegou o seu na lateral do volante para frente ,se fosse 40 centimetros para trás seria impossivel escapar vivo.
O que acho muito perigoso é realizar as relargadas naquele ponto ,deviam fazer na reta oposta como é feito em Curitiba .
E Interlagos está muito a frente de varios circuitos no mundo em termos de segurança ,o que aconteceu no tragico final da Stock Light poderia acontecer no Canada , Indianapolis ,A1Ring ,Monza,Imola ou em qualquer circuito onde a reta o muro é proximo a pista .
Mas com relação a turma de pilotos que disputão as provas ,suas atitudes durante as disputas era mesmo previsível que algo terrivel estava para acontecer.

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Perfeito Flávio, ótimo texto!

A Stock precisa evoluir muito para cumprir o papel que ela assumiu de categoria mais visivel do Brasil, precisa de carros que justifiquem não só a segurança como a competitividade, como um “meio” para categorias como a Nascar e não um “fim” para pilotos desempregados na Europa e filhinhos de papai, uma vez que a CBA e FASP estão matando as categorias de base.

Grande abraço

Mefistófeles
Mefistófeles
16 anos atrás

Caro Eric,

Posso te assegurar que não sou profeta nem filósofo da mitologia grega, voce certamente encontrará referências ao meu nome na literatura clássica alemã. O Titular do Blog é bastante atento ao respeito e boa educação por aqui. Se houve o toque, conte para todos nós quem foi o autor. Me ative aos fatos, imagens e dados disponíveis sobre o assunto. Se a curva é tão simples assim talvez voce possa explicar como 2 pilotos de F 1 bateram ali em GP, ou porque Felipe Maluhy empurrou ao longo de toda a curva Adalberto Jardim atravessado de lado por fora nessa curva, algum tempo atrás, em prova da Stock, e muito mais tempo atrás, 1970 precisamente, tomada da citada curva foi mal feita por conhecida Lola-Chevrolet T-70 em treinos, e isso resultou em capotagem perto da linha de chegada e incêndio

Conde
Conde
16 anos atrás

Otimo texto do FG .
Muito bom o comentário , Reginaldo .

LUMA
LUMA
16 anos atrás

Os carros da Stock são sim fracos, com uma estrutura tubular ridícula. Isso é sim fruto do amadorismo destas corridas. Por sinal, onde só corre endinheirados e gordos. Agora devem estar pensando se vale a pena continuar nessa brincadeira mortal. Interlagos nem se fala, a desatualização deste circuito beira a aberração.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Boas férias, Nick. Você é essencial neste espaço. Tenho certeza que se a gente um dia fizer uma brincadeira para eleger o blogueiro mais querido, você ganha disparado. Abraços e até a volta!

FG

Juan Paul Montracy
Juan Paul Montracy
16 anos atrás

Com certeza houve um esbarrão entre o sperafico e o Cunha, mas nunca ouvi falar d tótó lateral….pq afinal d contas em nenhum momento o Cunha aparece atrás do sperafico…

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

FG como autor e Reginaldo Nat Rock como comentarista: simplesmente PERFEITOS!!
Precisa dizer algo mais??
Boa Noite.
Zé Maria

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Kart indoor? Sério isso?

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Nick, vou sentir falta dos seus comentários inteligentes. Desejo que as suas férias sejam radiantes.
Abraços e , um Feliz Natal e um bom 2008.

artur zampol
artur zampol
16 anos atrás

CARO PAULO AIDAR

concordo contigo e com o fg, mas o mais importante é fomentar outras categorias, para não concentrar todos os pilotos na stock, (formulas, turismo, prototipos, endurance) . se isso não for feito, e mantendo esse regulamento tecnico apertado, pouca coisa vai mudar………abraços

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Analizando quadro a quadro os videos disponíveis, é impossivel afirmar categoricamente que houve um toque, que desequibrou o carro a ponto de mandá-lo para fora.
“parece” ter havido um toque; “parece”. e, talvez, jamais saibamos com 100% de certeza o que ocorreu.
Tenho comigo que houve, sim, um totózinho, suficiente para provocar o estrago que resultou na fatalidade.
Não o considero incidente de corrida, mas sim, produto da formação desses pilotos que, não são ensinados a respeitar os companheiros.
Corrida de carro é um negócio perigoso e altamente competitivo e é bom que seja assim senão seria um desfile de máquinas no circuito.
Porém, diferentemente de um bate-bate indoor a um por hora, não dá para aceitar a mesma volúpia pelo bate-bate a 200 por hora.
Nas minhas conversas pessoais com os amigos que também blogam por aqui, quando o assunto é Stock, sempre comentei que até agora todos estavam tendo MUITA sorte porque ninguém havia morrido; ainda.
Aconteceu; lamentável, porém previsível.
Enquanto o regulamento não for absolutamente SEVERO com quem utiliza de praticas antidesportivas, com punição sumária, eventualmente, inclusive expulsão, não se iludam amigos, a carnificina continuará, pq até a sorte tem limites.
Há um arremedo de tentativa de punição exemplar na fórmula Truck, para tentar minimizar os excessos que por lá existem também.
Pode ser um começo.
Espero sinceramente que seja.

FG: para variar, texto absolutamente correto e imparcial.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

O real problema situa-se na questão da falta de conscientização dos competidores que estão mais para gladiadores no melhor estilo Rollerball do que para pilotos de competição.

Existe um estigma no nosso automobilismo de que piloto que não ataca é considerado fraco, covarde ou lento.

E outro estigma de que para passar vale tudo, bater, empurrar, tocar, etc..

Me corrijam os melhores conhecedores, mas em nenhum país do mundo se bate tanto quanto no nosso.

Aqui é demais, desmedido e inconsequente.

A culpa é de quem ?

De todos: dos que correm por não terem a conscientização e o profissionalismo necessários, de quem aplica as regras por que simplesmente não o fazem, não possuem critérios, e tampouco interesse no legítimo, da imprensa que pega leve onde não deve, do público quese deleita com choques de todo tipo o tempo todo e que quando acontece uma tragédia como essa posa de inconformado.

Enfim tudo se resume a uma palavra : descaso, que cobra um preço extremamente elevado como pudemos ver.

Corridas são por sí só perigosas e o mínimo que se pode fazer é tentar amenizar e diminuir os riscos, mas parece que atitudes como essa conflitam com os interesses de arena de leões que esse esporte se transformou no país.

Está na hora de rever a segurança dos carros ? sim está. Está na hora de rever a segurança nos circuitos ? sim, está . Está na hora da cartolagem olhar para o que interessa ? sim, já passou até. Está na hora dos pilotos serem profissionais de verdade? sim, e se não o fizerem agora estaremos sujeitos a novas tragédias.

O que convenhamos, com todos esses ingredientes e ainda fazendo corridas em autódromos mutilados como o do Rio e perigosíssimo como o de Tarumã estará próximo de acontecer novamente.

eric
eric
16 anos atrás

O que o profeta ou filosofo grego está falando???O cara bate no café reto sem minguém “ajudar”?????Com certeza não sabe nem que curva é….

Mefistófeles
Mefistófeles
16 anos atrás

Não houve toque nenhum no carro de Rafael Sperafico na curva do café, ele escapou por conta própria. Houve toque na curva da junção com o Cunha, se avariou algo no carro, é outra estória, O avanço quadro a quadro do VT da prova mostra isso. Acho que antes de opinar se deve esgotar todas as fontes disponíveis

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Até que enfim alguém falou sobre o toque. Só aconteceu, por causa de um toque? Acho que não, mas que teve o toque isso teve. A verdadeira culpa é da cultura desses pilotos da Stoque Bate. Lembram os Titãs, “cada um por si e Deus contra todos”. Por que se os caras aqui em baixo querem se matar, o problema é deles. Só que ver o nível da pilotada e o tipo de corrida que os caras fazem dá medo.
O Gomes que o diga, pegando o jeito na Granha Vianna. Neguinho bate mesmo e não está nem ai, acha que fez certo e pronto.

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Irretocável o seu texto, Fla.

Um primor de lucidez e bom senso.

Ai, ai… Nem saí de férias e já estou com saudadinha daqui.
Mas eu me prometi desligar do mundo por um tempo.

Invariavelmente cumpro o que prometo (por isso ainda não me enveredei pela vida política). hehe.

Peço licencinha para reproduzir minha mensagem de férias para conhecimento dos amigos:

Quero registrar que hoje é minha última participação do ano neste espaço tão especial.
Conforme disse tempos atrás, vou sair de férias e volto em meados de janeiro.
Vou me desligar de tudo: Computador, internet, celular.
Vou tentar passar um período mais “natural”, simplório na boa acepção da palavra.

Porém, não farei como nas últimas férias, quando gozei um período tipo Jô Soares e sumi por uns quatro meses.

Serei breve desta vez e pretendo ser mais constante por aqui no próximo ano.

Gosto muito do Flavio e dos amigos que fiz neste blig, essencial no meu cotidiano. Sentimento sincero e gratuito, como deve ser.

Assim, aos que gostam das festas de fim de ano, desejo um Natal santo a todos e que no próximo ano consigamos corrigir os erros deste, potencializar os acertos, tudo com muita paz, saúde e felicidades.

Aos que não ligam muito para essas datas, também desejo tudo de bom na vida de cada um. Sejamos felizes nesta vida que é o que importa. E isso inclui a nossa paixão automobilística.

Tenham certeza que vocês são importantes para mim e esteja onde estiver, lembrarei com carinho e saudades de nosso “cantinho”.

Até breve e um forte abraços à turma!

Nick B.
(procurando nos arquivos Paulo Miklos, A mesma praça. E não se trata de nenhuma regravação do querido Ronnie Von, rsrs).