Morte na Stock Light: mais um vídeo

PORTO ALEGRE – Este vídeo amador que encontrei no YouTube mostra um pouco mais do acidente fatal de ontem em Interlagos.

Todo mundo continua impressionado e se perguntando se dava para evitar.

E eu me pego pensando se já não é hora de a CBA (ah, a CBA…) exigir crash-test desses carros. Recebi muitos e-mails com “denúncias” (uso as aspas porque é mais indignação que qualquer outra coisa) sobre a fragilidade das gaiolas, seu longo tempo de uso, essas coisas.

E as mensagens vêm de gente do meio, que pede anonimato.

Ficam as dúvidas no ar.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
DIN Santos
DIN Santos
16 anos atrás

Sobre a estrutura dos carros da stock serem talvez sub-dimensionados, com pouca engenharia aplicada, e a irrelevância de comparação Stock vs. Nascar, certamente serem fatos corretos e fora de discussão, concordo plenamente….. Mas que aqueles pneus serviram como uma verdadeira “mola” e que o planejamento foi sem dúvidas falho e infeliz, não há dúvidas….!!!

Henry Weinert
Henry Weinert
16 anos atrás

Parece-me, SE EU NÃO ME ENGANO, que a FIA ou a CBA aprovou os pneus naquele local. ACHO que é a FIA mesmo. Mas NÃO TENHO CERTEZA.

Brar Soler
Brar Soler
16 anos atrás

Pedro Jungbluth

Foi uma pancada de mais de 10g com certeza. (o peso de 10 Paratis apoiadas de bico na porta).

Se não me engano o dado era que o ser humano não suportava mais que 50g num choque (aí o Emerson superou essa marca ao bater em Michigam)

ricardo domingues
ricardo domingues
16 anos atrás

Flavio Gomes, uma vez eu vi na internet um acidente muito parecido com o Rafael Sperafico na NASCAR, consegui achar o link no youtube. La vai: http://br.youtube.com/watch?v=b1ykMNm13SI&feature=related

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Só tenho certeza de uma coisa: O impacto não foi de 1 tonelada, foi pelo menos 10 vezes isso, mas acho que muito mais.

! tonelada é o peso de uma Parati. Quer dizer que se eu apoiar uma parati de bico na porta de um stock light de lado, ele vai afundar um metro como aconteceu nessa batida?

alex franco
alex franco
16 anos atrás

alguem pode tirar uma duvida ??

esse “crash test” deveria ser feito só nos Stocks por os mesmos serem montados fora de uma montadora oficial ex: Ford, Chevrolet, Fiat etc …??? ou se todos os carros de corrida já que no Brasil tem varias formulas que possuem veiculos ditos de Serie só que a maioria modificados alterando suas caracteristicas tipo pneus, motorização, suspensão e afins
só gostaria desaber se todas as categorias terão que realizar o tal “crash test” (isso é se o mesmo for obrigatorio) desculpem por ser leigo no assunto se alguem puder ajudar fico grato

abraços

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

“Capa

Já vi acidentes do mesmo jeito na Nascar e os carros simplesmente repartem no meio…compare o numero de mortes na nascar e na Stock car Brasil…ta certo que lá a velocidade é bem maior mais uma BORDOADA dessa a alta velocidade não tem corpo que aguente…a gaiola afundou no lado em que bateu mas o resto estava no lugar…procure \\”crash nascar\\” aqui no youtube… ”

Caro Capa, só pra esclarecimento:
A NASCAR corria com carros de qualidade semelhante aos da Stock car atual a 20-30 anos atrás. Um choque da mesma natureza, na NASCAR, se dá em torno de 220-240KM/H. A NASCAR, na me falhe a memória, não corre apenas 3 finais de semana depois da abertura da temporada (que começa em Fevereiro) e vai até Novembro. A duração das provas normalmente alternam em 300, 400, 500 e 600 milhas e apenas duas provas não acontecem em circuito oval, a velocidade máxima destes carros gira em torno de 330KM/H. Resumindo não tem a mínima coerencia fazer uma comparação direta com a Stock. E essa história de o carro se desmanchar deve ser aqueles vídeos de 1970-80 que tem no youtube. Hoje em dia não é qualquer colisão que destrói um NASCAR por que lá se morre alguém muitos tem que responder e pagar$ por isso.

Uma das coisas mais ridículas nestes carros da Stock é que qualquer batida mais forte sai a “casquinha” e fica aqueles tubos fininhos tipo gaiola. Parece coisa feita na garagem de casa. Que segurança que dá aquela casquinha?

Farelo
Farelo
16 anos atrás

Rafa Espera_a %!$&#se foi. Ao menos não deve ter sentido nada, menos mal. Mas que são um bando de retardados dando os totozinhos, ah isso eles são.
Imagino o que a toupeira que acertou o Rafael deve estar pensando agora.
Na V8, não ia sobrar nem o volante. É bom esses patetas voltarem para a escola de direção.

Juan Paul Montracy
Juan Paul Montracy
16 anos atrás

é impressão minha ou o Rafael e o Russo ñ usavam o HANS?

Milton
Milton
16 anos atrás

Alias… alguém ai se lembra do acidente do Gualter Salles ano passado?
Tudo bem, foi mais espetaculare o cara saiu quase que ileso? sim. Mas, perai:depois daquele acidente, não era hora de rever consceitos na Stock?
É complicado… a maioria das vezes, as atitudes só são tomadas quando perde-se alguém…

Brar Soler
Brar Soler
16 anos atrás

O chato é que ou alguém jogou o Rafael Sperafico para fora ou quebrou a barra de direção tipo Senna. Ali pra sair da pista daquele jeito só assim, tipo Tamburello mesmo. O piloto parece que foi o único não teve culpa no acidente.

Quanto à proteção de pneus tem mais um problema: ela “parou” o carro no sentido do eixo “x” da pista e jogou (como já disseram) ele de volta no eixo “y” (desculpem o macarronismo) . Se o carro tivesse resvalado no muro tipo oval a como já falaram também diferença de velocidade entre ele e o que vinha de pé em baixo não seria tão grande e choque menor.

O problema é que a solução mesmo, é aumentar a área de escape, coisa que vai custar uma nota preta, porque tem que tirar um bom pedaço de arquibancada.

Aquela vez do acidente do Webber e do Alonso foi de dar calafrios. Se não me engano uma roda do carro do Alonso ficou travada no cockpit, imagina se pega na cabeça.

Irving
Irving
16 anos atrás

Tarsis tem razão em seu comentário. Alguém aí notou o toque que o #27 deu no carro do Rafael Sperafico?
É isso aí.
É a turma do totózinho maldoso, que eles preferem chamar de arrojo, disputa intensa, blá blá blá.
Tava demorando pra dar mer….

Angelo Sacagni Neto
Angelo Sacagni Neto
16 anos atrás

…eu tomei o banho dos fenemezão da prefeitura em interlagos no GP f1 de 1973, …portanto acompanho e gosto de automobilismo, porém já me peguei em lágrimas por algumas vezes, e hoje não é diferente, lamento muito o acontecido no ultimo final de semana…a morte deste jovem e promissor piloto me faz perguntar…porque…???…minhas condolencias à familia e a todos que o perdemos………….

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Quanto a “gaiola de parquinho” (chassi Stock), percebam o comportamento dos tubos que fazem o contorno lateral e superior que deveria fazer a proteção do piloto caso o carro vire. Com o impacto, a parte lateral torce para dentro e puxando o tubo superior para baixo, provavelmente onde o Rafael bateu com a cabeça. É inadmissível uma estrutura que é feita para assegurar a integridade física do piloto se deforme daquela maneira intependente do choque. Naquele ponto a velocidade é alta, mas nem tanto (em torno de 130)… pera aí, como assim “nem tanto”??? Já vi milhares de acidentes de carros turismo (BTCC, Supercar V8, NASCAR, etc..) e nestas condições, seja em velocidades mais altas ou mais baixas, a grande maioria sai ileso. Acredito que bem menos de 5% são fatais. O acidente inicial foi acidente de corrida, basta ter um pingo de coerência no julgamento e analizar outras disputas por posições. Sinceramente, meus caros, não foi a pista que matou o Rafael.
Só para exclarecimento:
Em primeiro lugar. Vamos fazer o favor de se informar melhor antes de despejar um monte de porcaria. Tem gente que se empolga, quer dar uma de “robert” e acaba se passando. Pois bem, só para lembrar o impacto do Dale Earnhardt foi frontal, o cinto do carro dele arrebentou e ele teve traumatismo craniano, sem falar que deveria estar em torno de 140-160MPH quando bateu no muro. Outra coisa, Tarumã tem barranco sim, mas os pontos principais tem muro, tragédia anunciada é o comentário de certas pessoas que pelo geito tem “grande” conhecimento de automobilismo.

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Corrida…..o acidente na 6ª volta da Light, foi apenas a concequencia de uma corrida que não existiu…1ªa largada foi abortada e deram outra…na 2ª volta no Sol ..acidentes SafetyCar..duas voltas..relargaram 3ª volta lago….acidentes e SafetyCar..2 voltas e relargaram e o fatidico acidente….que corrida??????

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Alguém lembrou de perguntar ao Alexandre Cunha # 27 o que foi que ele fez????

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Alguém pensou em perguntar ao #27 Alexandre Cunha o que foi que ele fez???

Luiz Carlos
Luiz Carlos
16 anos atrás

A perda de uma vida sempre é triste e lamentável, mais ainda quando pode ser evitada. Automobilismo não é imune a fatalidades nós já sabemos disso, mas o que me chamou a atenção é que o carro não aguentou a pancada na sua célula de sobrevivência, e já assistimos a muitas batidas violentas em fórnulas que suportaram melhor o impacto. Não acredito que esta gaiola seja suficientemente resistente para uma batida nesta circunstância, culpo a barreira de pneus e o carro como responsáveis por essa lamentável morte.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Num caso como esse, não importa crash test, não importa diâmetro dos tubos da gaiola, nem classe do material… é preciso melhorar a posição do muro, as áreas de escape. O problema foi o carro voltar para a pista para ser atingido pelo pelotão de motor cheio… Imaginem um avião indestrutível, q caísse e permanecesse intacto. Vcs acham q alguém ficaria vivo dentro dele?

Capa
Capa
16 anos atrás

O carro não é o problema…o problema são os pilotos…quando alguem tentar ultrapassar eles fecham a porta e que se f * * * o cara…se dar o famoso “totózinho” na trazeira tá feita a m * * * *…aquele que tomou vai fazer de tudo para tirar o outra da corrida…ja assisti varias vezes isso na Stock V8…a verdade é essa…não foi diferente o que aconteceu com o Rafael…o cara que estava atras dele não gostou de ser ultrapassado e tirou ele da pista e por tabela tirou a vida dele…

Pedro Migão
Pedro Migão
16 anos atrás

Os carros são realmente inseguros, mas acho que, do jeito em que foi a pancada, não haveria o que fazer. Infelizmente, fatalidade.

Ontem no SporTV o médico da Stock disse que os carros possuem um problema sério de segurança: a fixação do cinto de segurança, que segundo ele é incorreta e muito atrás.

O Cacá Bueno ontem reclamou dos totós do pessoal. Ele é um cara de pau.

Ele é o principal a se utilizar deste recurso, e como nunca é punido acaba estimulando os outros a fazerem o memso.

Além de quase ter matado o Hoover Orsi, como lembrado, não foi ele quem em Buenos Aires ano passado quase mandou o Christian Fittipaldi se encontrar com São Pedro ? É um cara de pau.

Renato
Renato
16 anos atrás

Talvez agora a emissora responsavel pela categoria,a aqual poderia de chamar AutoGlobomobilismo,pare de uma vez de chamar essa porcaria de categoria mais importante do automobilismo do Brasil.Pois nao se desenvolve nada para os carros de rua em termos de tecnologia,seguranca ou qualquer coisa que seja.E uma pena que o cancer global tenha mutilado todas as outras categorias em prol apenas daquilo que gera renda aos seus cofres.Regras,testes de seguranca…..quando foi que alguem ouvir falar sobre se cumprir dentro dessa categoria???um abraco a todos

Milton
Milton
16 anos atrás

Assim, como o amigo Bianchinni, fiquei menos trsite de eu não ter ido ao autodromo… e pensarq eu fui em 3 FDS quase que seguidos… Mil Milhas, Motovelocidade e GT3…

Mas certamente sairia bem para baixo se eu fosse no autodromo domingo agora…

André Nascimento
André Nascimento
16 anos atrás

O Otávio Mesquita foi lá no programa do Datena e mostrou que seu Anjo da Guarda não taav de bobeira ontem : desviou de Gresse que estava atravessado na Descida do Lago e deu aquele baita cavalo de pau nesse acidente fatal .

Capa
Capa
16 anos atrás

Já vi acidentes do mesmo jeito na Nascar e os carros simplesmente repartem no meio…compare o numero de mortes na nascar e na Stock car Brasil…ta certo que lá a velocidade é bem maior mais uma BORDOADA dessa a alta velocidade não tem corpo que aguente…a gaiola afundou no lado em que bateu mas o resto estava no lugar…procure “crash nascar” aqui no youtube…

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
16 anos atrás

Realmente muito triste.
Como muita gente, nao gosto da stock, mas nosso “desgosto” com essa categoria eh o que menos importa agora.
Acho que, da forma como ocorreu a batida, dificilmente o piloto nao sofreria ferimentos graves, independentemente de que categoria fosse.
Entao, somente duas observacoes: 1) crash test urgente; 2) o guard rail precisa ter distancia minima em qualquer ponto da pista. Nao se pode aceitar como normal que um carro bata na barreira de pneus, ricocheteie e volte pra pista da forma como o carro desse garoto voltou. Nessas condicoes eh impossivel que nao ocorra um acidente muito grave.
Acho que eh so.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
16 anos atrás

Fazia um século que eu não postava nada aqui porque vivo viajando.

Mas gostaria muito de saber qual é a classe desse aço carbono utilizado. Qual diâmetro e qual schedule são utilizado nesses carros.

Com certeza deve haver algo em relação ao peso e os tubos de aço carbono não terem escalas muito grossas. Além é claro dos processos de soldagem nessas gaiolas.

Aí é que tá, muito material, mais peso. Pouco material, menos peso, porém…. enfim.

A nossa “amiguinha” CBA deveria rever os padrões desses carros. Na real, eu odeio a Stock mas quando o assunto envolve vidas humanas aí o buraco é mais embaixo.

Abraço a todos…

alex franco
alex franco
16 anos atrás

com uma pancada daquela na lateral do carro nem F-1 aguentaria

e já começaram a por culpa na Rede Globo rsrsrs

pesames a familia

Marcello Moreno
Marcello Moreno
16 anos atrás

não há dúvidas que foi uma fatalidade, mas, será que não dá pra fazer nada na curva do café? na f1 já teve pancão feio ali (alonso/04, acho), ninguém se machucou por milagre, a corrida acabou. ouvi dizer que o pessoal da motogp ficou preocupado quando veio correr aqui. infelizmente nada vai trazer o rapaz de volta, mas que seja feita alguma coisa que diminua o risco ali, ou se muda a curva ou se faz algo pra diminuir drasticamente a velocidade. sei lá, o povo aí parece entender melhor que eu.

DIN Santos
DIN Santos
16 anos atrás

Crash-Test não é o ponto.. a energia cinética a ser absorvida é imensa: (m*v2 / 2 ).. é uma interação de fatores, não pode ser simplificada através de um “simples” crash-test. C’è anche molto da vedere ed imparare.

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Estou besta…

Como não são feitos crashes-tests na maior categoria do automobilismo brasileiro?

Esses carros Blhas tem muito defeitos que vão desde a posição de pilotar (quase no “banco de trás”) até as denúncias de fragilidade da gaiola protetora.

Acho que a morte do RS foi uma grande fatalidade.

São em momentos duros, tristes como esses que são tiradas as maioes lições.

Infelizmente tragédias nos trazem, muitas vezes, as fragilidades do sistema. Foi assim no acidente da GOL, TAM, no final de semana de 1994 em Ímola, com Senna e Ratzemberger.

Mas Gomes, acho que mais positivo seria dar nome às denuncias. Não digo omissão sua, já que todo Jornalista tem por direito reservar suas fontes, mas eles que fazem as denúncias, deveriam ter coragem de dar a cara a tapa.

Thiago Legionario
Thiago Legionario
16 anos atrás

Caro Fg e amigos…. estou comentando pela primeira vez… apesar d acompanhar este blog a + ou – 1 ano.
Apesar d me considerar uma pessoa com bom entendimento de automobilismo… principalmente F1… (levando em consideração as pessoas por ai… q assistem só as transmissoes da toda poderosa d F1 e stock. Outro motivo é d ser um admirador do conhecimento dos comentaristas mais tradicionais do blog do FG e ficar com medo d fazer feio com alguma expressao ignorante.
Bom… sobre o acidente… é lamentavel e irritante acompanhar o principal Jornal da poderosa emissora brasileira… q se limitou agora a poucos minutos a mostrar imagens do acidente… um cara dizendo q nem um tanque d guerra resistiria ao impacto (no caso de um dia alguem pensar em usar um… bom ja sabemos q nao vai ser 100% seguro tambem) e logicamente dizer q o problema é a pista… e que o techo é perigoso… !! Caramba.. vamos parar com esse tipo d manipulação barata! qual o interesse em afirmar isso? só defender esse campeonato sem sal e sem açucar?
Nao, porque só rebaixar e denegrir interlagos nao pode ser… até porque NEM AUTODROMO DECENTE NA NEVERLAND EXISTE MAIS… se é que algum dia foi compativel com o paulistano.. assim como outras coisas.
Foi uma fatalidade… lamentavel… digna d investição e ponto. Mas nem o muro d pneus… a curva do café… ou Renato russo podem ser crucificados… tem sim q ser melhor analisado o video… e principalmente a gaiola! Que apesar d nao ser um tanque… tem q ser preparada para um cenario como aquele… um cenario de guerra!!
abraço a todos!!

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

É galera…

Vamos construir gaiolas de titânio e colocar borracha de carro bate-bate em torno dos carros….

Aí vai ficar lindo, os filhinhos de papai podem ficar se batendo sem se machucar…

Mas não aceito essa de “ah a gaiola não aguentou; a batida em T é a pior”….Tem que apontar o dedo na cara do 27 punir severamente e fazer um exemplo para que os outros filhinhos de papai não façam mais isso…

Se depender de mim, essa categoriazinha nunca mais vai ter audiência…chega, não vai melhorar…

Viva a TC 2000 e o Velocidad Sur no Speed.

Abraço,

Rodrigo

Pablo Habibe
Pablo Habibe
16 anos atrás

Os carros podem ser mais seguros do que são de fato, mas o principal culpado (se existe um) pela morte do piloto é o autodromo de Interlagos, que é extremamente inseguro, principelmente da junção até o “S” que destruiu o traçado antigo. Alonso quase morreu lá anos atrás e vimos em Indianapolis com “Half” Schumacher que esse negocio de colocar muro colado em curva de alta é criminoso…
Interlagos é tão ultrapassado quanto aquele aeroporto de São Paulo onde aconteceu o desastre mais recente da TAM, assim como o aeroporto não deveria ser usado com aquela intensidade e com aviões de grande porte o autodromo José Carlos Pace não deveria mais receber a F1 e, se não recuarem aquele muro, nem correida alguma.
Pena que não temos mais alternativa decente desde a destruição do autodromo do Rio.

Julio
Julio
16 anos atrás

Eu vi um comentário de um sujeito que dizia que os carros da DTM tem uma proteção de kevlar na lateral, isso procede Flávio?

Tudo bem que pelo jeito da pancada difícilmente se sobreviveria ali dentro daquele carro, justamente porque o Rafael foi atingido em cheio quando estava parado, aí tem aquela história da aceleração brusca, pode ter quebrado o pescoço na hora ou batido fortemente a cabeça num dos ferros da gaiola… Mas será que se tivesse um reforço desses como nos carros da DTM, o acidente não poderia ter proporções menores?

Robson
Robson
16 anos atrás

Acho muito engraçado as pessoas agora dizerem que a globo tem algo com isso, ou que os pneus estao em local errado, ou ate mesmo que a gaiola está geometricamente mal projetada. Automobilismo e fatalidade andam juntos, a FIA fez a pouco tempo a inspeção do autódromo e tudo estava nos conformes, agora os corneteiros estao de plantao pra criticar, lembrem-se a mesma gaiola “mal projetada” acabou salvando o Russo e mesmo que os pneus não estivessem ali pela velocidade do impacto o carro voltaria para a a pista e outro poderia ter batido. Portanto, esfriem a cabeça e aguardem laudos para depois criticarem!!!!

jucbala
jucbala
16 anos atrás

não sou um especialista como alguns que escreveram abaixo, minha experiência se resume a muitos rachas nas ruas quando Curitiba tinha uns cinco sinaleiros no máx., mas nunca vi uma categoria em que pilotos se agridem para não perder posições e empurram porque não sabem ultrapassar igual a stock de hoje, o próprio campeão atual ganhou campeonato assim esses dias… muito dinheiro, muita arrogância e pouco respeito, perfil dos filhos da elite intocável do Brasil ?? Pra mim a culpa é do circo todo… e não dos pneus…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Quanto mais vejo as imagens, mais agradeço por ter desistido de ir para Interlagos. Ao passo que a maioria das pessoas prefere ficar perto dos boxes, eu gosto de ficar lá naquela arquibancada após o Café para ter uma melhor visão da reta oposta e do miolo do circuito. Eu entendo que ca.cas acontecem, mas minha esposa não iria curtir a experiência…

fabio freitas
fabio freitas
16 anos atrás

Fatalidade, essa é a melhor das justificativas. Quando voltamos para o ano de 1994 e relembramos a maior de todas as tragédias, a perda do nossso maior ídolo AYRTON SENNA, nos conscientizamos que foi a partir daquele momento que a maior categoria do |Automobilismo Mundial parou para reavaliar tudo o que dera de errado e precisava ser acertado desde então. Celulas de sobrevivencia, Hans, Cascos reforçados, enfim, novos procedimentos de segurança para proteção dos pilotos. Algo na Stock já deveria ter sido revisto no quesito segurança?- creio que sim. Mas a verdade verdadeira, as sprovidencias sempre são tomadas diante de fatos ruins, nunca antes. Lamento a falta de percepção dos Dirigentes da categoria, estes sim, responsáveis por tudo que acontece dentro das pistas. Chegou a hora então com esse fato lamentável, de se repensar tudo o que vem acontecendo na Stock Car. E que bons ventos tragam limpas e belas disputas.

Jorjão do Ceara
Jorjão do Ceara
16 anos atrás

Careras são careras.

Os pesames a familia.

Juan Paul Montracy
Juan Paul Montracy
16 anos atrás

Acho precipitado culpar o Cunha pelo acidente observando apenas a “saia” dianteira, pelos videos divulgados ñ da pra v em nenhum momento o Cunha tocando com a frente do carro..
Oq eu acho q houve ali, foi q o Cunha deixou o carro “espalhar” e o rafael ñ teve tempo d evitar o contato, indo em direção aos pneus e etc…

R/T
R/T
16 anos atrás

A rede globosta e seus palhaços tem de parar com a farsesca tentaiva de provar que esse lixo desse chassi da Stock presta

no DTM na primeira etapa dessa temporada houve uma porrada igual e o cara saiu inteiro, inclusive aquela moça (Stoddart) que corre lá tambem tomou um pancadão na mesma confusão e saiu andando com o carro, embora sem o eixo da frente do lado dela, como um dos videos mostram (ponto dela ter conseguido levar o carro ao box)

Não é justo que esse playground de playboys e multinacionais vitime mais alguem por pura ganacia de desinteresse, um lixo de chassi cujo projeto segundo informações de gente la de dentro, é o mesmo desde 2000, feito por uma firma portenha

R/T
R/T
16 anos atrás

Esse papo de soldar de novo chassi que veio da fábrica é fato, um amigo que estava no Giba Escapes presenciou uma cena dessas a uns anos, de nego soldando chassi recem saido porque a solda original era fragil e trincou

Mario Bauer
Mario Bauer
16 anos atrás

A minha crítica sobre as condições de segurança dos chassis utliziados expus em detalhe em um post no meu blog hoje.

Mas gostaria de salientar aos participantes aqui o seguinte:

Takuma Sato sobreviveu um impacto de 90 graus da Sauber de Heidfeld, com a sólida caixa de câmbio primeiro, na Áustria em 2002.

Tom Kristensen sobreviveu um acidente semelhante ao do domingo no início da temporada da DTM alemã em Hockenheim este ano.

Ambos pilotos estavam protegidos por celulas de proteção da ultraresistente fibra de carbono.

Veremos isto na Stock Car? Duvido. A vida no Brasil vale muito pouco, a de um piloto de Stock Light menos que de um protagonista.

Sim, claro que estou sendo cínico e sarcástico. Certos outros, no entanto, confiam justamente nisto. Está na hora dos panois quentes.

Vão esperar as coisas se acalmarem e não vão fazer nada. Até alguem mais famoso sofrer um acidente fatal. E ao vivo na Globo.

Assim vão enterrar mais um piloto… e, quem sabe, de brinde o automobilismo nacional junto!

Henry Weinert
Henry Weinert
16 anos atrás

Boa noite a todos!
Acompanho provas de arrancada no PR e SC há quase 10 anos. Posso afirmar categoricamente que as gaiolas dos carros de arrancada são infinitamente mais seguras que as da Stock Car (deixando claro que só as categorias mais fortes da arrancada usa gaiola). Levando-se em conta que – em teoria – a arrancada é uma modalidade que os carros não “se batem” um com o outro, com gaiolas ainda mais complexas, são carros bem mais seguros. Na Stock os carros tem contato direto (entre si e contra muros, barreiras, etc) e a gaiola atual é visivelmente fraca. Acho crucial melhorar a armação da gaiola dos Stock. É muito frágil.

otavio
otavio
16 anos atrás

parabens senhor cunha,eh isso que da..pilotos q se dizem ser pilotos e fazem isso..
na verdade na stock quase ninguem eh piloto,na sua maioria sao todos frustrados e arrumaram um lugar pra se reunir e brincar de bate bate..
provavelmente o senhor cunha nem sonhou que iria acontecer isso,deve ter pensado como todo piloto dessa categoria
(por fora ninguem me passa)
pois eh..
nunca em nenhuma categoria que corre em interlagos alguem bate ou ja bateu ali sozinho..soh q qdo se toma um toque na traseira,nao tem o q fazer..

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Enquanto isso a TC2000 será disputada em Punta Del Este, no Uruguay, no próximo final de semana.

Fecharão várias ruas da península para a prova do campeonato argentino.

Nesse campeonato tem carros de verdade: Astra, Civic, Bora, Corolla, Focus, Neon, e as fábricas se envolvem.

Acho que está na hora da Globo abaixar a bola e assumir que tem gente fazendo campeonatos muito mais bonitos.

Kako
Kako
16 anos atrás

Acho que se as pessoas do meio andam fazendo denúncias, precisa-se realmente rever a estrutura e os crash-tests.

Porém, se são realmente do meio, gente das equipes, porquê não fazem um locaute, até que estes problemas sejam sanados? Se as pessoas do meio julgam que há problemas estruturais nos carros, e mesmo assim aceitam correr, há um contrasenso. Ou, no mínimo, conformação. Sem pilotos e equipes, não há corrida.

Por outro lado, acho que numa batida destas, diretamente no local onde o piloto está, no meio do carrro, em nenhuma categoria do mundo o piloto sobreviveria. Mesmo com barras de proteção laterais fortes, o pescoço do piloto não resistiria, com hans e tudo. Se verem a batida sem ser em câmera lenta, o Renato Russo acerta o carro em plena aceleração, pé embaixo – e sem culpa alguma, bom frisar, ele estava saindo para passar por fora o carro que estava na frente dele. O impacto foi MUITO forte.

Impactos laterais são complicados, só lembrar de Dale Earnhardt na Nascar – ok, ele estava sem Hans, mas a batida foi MUITO mais fraca que essa, e mesmo assim o pescoço dele não resistiu. Impacto lateral no meio do carro, toda a força cinética é transferida, ao contrário de uma batida no bico ou na frente do carro, onde ele gira sobre o eixo.

Quanto aos pneus na curva, complicado. Falta é área de escape, mesmo – o carro entrou de frente no muro, acho que mesmo com pneus ele não teria “escorregado” pela curva, como falou o Ingo – provavelmente seria um pancão seco e como a curva é em declive para o lado dos boxes, o carro voltaria da mesma maneira. Seria a única solução para a curva.

Mas nessas horas eu sempre lembro de Tarumã, e suas retas com barrancos dos lados, sem nenhum muro. É uma tragédia anunciada.

Mano
Mano
16 anos atrás

Pena que quando o vídeo começa o acidente já tinha acontecido. Não dá para concluir coisa diferente do da RG.