O novo campeonato de antigos

SÃO PAULO (até entender…) – A FASP, com seu conhecido preparo para as coisas do automobilismo, divulgou o regulamento técnico do novo campeonato para carros antigos cujo nome é o quilométrico “Veículos Históricos Originais/Veículos Históricos de Competição”. Está aqui para os interessados.

É uma salada inominável. Serão seis divisões. Quero ver comprarem troféus para todo mundo… A Divisão 1 foi subdividida em duas. A Divisão 2 foi subdividida em três. E a Divisão 3, oh, é uma só.

Pelo que vi, rapidamente, copiaram nosso regulamento e a partir dele enxertaram algumas bobagens, com certo relaxamento no que diz respeito ao idioma pátrio. Um bom revisor faria a festa. Tem até “sòmente” com crase.

Notei que reduziram em 100 kg o peso da réplica de Porsche a ar, que em 2007 corria na Divisão 3 com 850 kg de peso mínimo e, agora, pelo que deu para compreender, corre na Divisão 2/2a (ufa!) feita só para motores a ar. Peso mínimo de 750 kg. Regra que atende especificamente a um carro, o Porsche Spyder de Cesar Carloni, da equipe de Della Barba. Tem também uma curiosíssima exceção de câmbio, que permite DKW com motor original e câmbio de Gol a ar (existe um único carro assim em SP, uma linda réplica das carreteiras DKW, de Alfonso Abrami). Curioso também que a Divisão 2 fala em “Veículos com motores originais”, mas permite o uso de Ford CHT em DKW, Gordini e Interlagos “sem alterar sua divisão”. Aí segue uma frase que faria tremer o professor Pasquale: “As réplicas somente serão permitidas, utilizar motor a ar”. Uga uga.

Réplica é um conceito bastante genérico. MP Lafer é réplica? Chamonix é réplica? Lá no começo do regulamento está escrito, no item “Veículos permitidos”: “Veículos réplicas desde que se mantenham suas características originais”. O que é característica original de uma réplica? Se é réplica, de original nada tem, por definição.

Enfim, um amontoado de confusões. Quando o mandatário da federação anunciou a criação da categoria, disse que um dos motivos das mudanças era reduzir a velocidade, estava perigoso, os AP andavam demais, iriam todos para a Força Livre enfrentar Ômegas e protótipos. Os AP, no fim, foram mantidos, vão largar na Divisão 3, como sempre largaram, e terão pela frente na pista, teoricamente, um Fusca 1.200 original sem forração, mas com painel. Aliás, carros nunca proibidos na Superclassic, esses originais sem forração, mas com painel. Só que, claro, ninguém faz um carro desses para correr. A Divisão 1 em suas duas categorias não terá nenhum carro, porque todos os Divisão 1 atuais têm algum tipo de preparação. E quando se fala em “totalmente originais”, como o novo regulamento, se fala também em não usar freio a disco, ou mexer na suspensão, ou colocar uma bomba elétrica… Seria como pegar o Fusca de sua tia, tirar os forros das portas (e do teto, não esqueça), colocar um banco de corrida e um cinto e um santantonio, tirar as calotas e os pára-choques, e colocar na pista. Depois levar o carro no tapeceiro para fazer o teto de novo. Serão 11 tetos no ano.

Uma peça de ficção, em resumo. Filminho de terror classe D.

O #96 pelo novo regulamento, seria um Divisão 2/categoria 1 (“veículos com motores originais até 1.300 cc”), onde correriam, em tese, Fuscas, Fiat 147 e os tais DKWs, Gordinis e Interlagos com motor CHT 1.0, acredito. Motor de Escort Hobby, por exemplo.

Fala-se também em “Maverick com motor original”, que entrariam na Divisão 1/categoria 2 (se não tiver preparo algum), ou na Divisão 2/categoria 2b se tiver alguma preparação de corrida. Donde um Mavecão V8 terá como adversários, por exemplo, Corcéis e Chevettes com motores 1.4.

Uma zona. Não sei se meu carro vai participar dela. Como sempre, vamos reunir os pilotos. Aí decidiremos o que fazer.

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noone
noone
16 anos atrás

Será que é viagem?
1 – Equipe de Sinalização (dúvido que não haja fãs suficientes a serem terinados);
2 – Equipé de Cronometragem (equipamento barato- uma vaquinha paga);
3 – Equipe de Comissários de Pista e de Verificação Técnica (deve existir pelo menos uma dúzia de abnegados quase aposentados espalhados ao redor de interlagos que não suportam os esquemas da federação – aqui em campinas, eu garanto, tem um);
4 – Empresas para abrir, checar motor (o finotti e aqueles rapazes do passat dourado dão conta do recado sob supervisão do ceregatti);
5 – Resgate e ambulatório médico (convênio de patrocínio com a unimed);
6 – Segurança e Portaria (esta é por conta da empresa do alberto reis);
7 – Bilheteria (se precisar);
8 – Mecânicos e preparadores (estes não precisam de credenciamento, precisam?)

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

se eu fosse você eu não colocaria minha belezura para correr num campeonato maluco como este. É dar mole para cobra.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Lembram daquelas “Pérolas do ENEM”? Vejam as pérolas do regulamento:

Sòmente / origiais / capô dianteiro e traseiro / todas as lanternas e faróis / este(s) componentes não poderá (ao) / vistoria técnico / motor de 16 ou mais válvulas que não for original do veículo turbo compressor ou blower / Obrigatória a utilização de abafador no escapamento. Sempre que o motor estiver ligado com o veículo no interior dos boxes / marcha ré / permitido o trabalho e a troca do conjunto / poderá ser retirado sendo opcional o seu uso / Obrigatória a utilização de uma chave geral e alça do extintor interno e externamente / São Paulo, 5 Dezembro de 2007.

Esse título que o Professor Carpinelli usa não é de Português, acertei?

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

já pensou num mandado de segurança contra a FASP, CBA ou sei lá quem seja a autoridade coatora invocando o direito da categoria de usar o autódromo que, Deus do céu, é público?

Eu me ofereço pra ajudar. Matéria argumentativa não falta.

Só que como autor da sugestão só peço que possa ajudar. Em troca mais nada peço.

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Não tive a coragem de, usando conexão discada (Alô TVA, quando vão estender o Ajato para a Zona Norte de SP?), acessar o site para ler o “brilhante” regulamento. No entanto, assim como Johnny ‘O, estou torcendo para o Commendatore acordar de mau humor e começar a agitar seus contatos… e já que sonhar é de graça (realizar os sonhos não, mas isso é outro papo), construir uma réplica do velho Interlagos, com quase 8 km, e aproveitando para por em prática traçados secundários que foram aventados na época da reforma, como por exemplo usar o traçado antigo até a reta antes da Ferradura, chicane para a esquerda entrando no traçado “novo”, ou um S do Senna após a Curva 2 entrando na Reta Oposta na “contramão” como é hoje… quem sabe, uma réplica do velho Monza, sem chicanes porém com mais área de escape… Nada que não seja possível construir em áreas desocupadas à mercê dos “revolucionários” do MST. OK, viajei na maionese, mas como disse, sonhar é de graça.
Voltando ao mundo real, torço para os projetos sérios envolvendo corridas (os do Ceregatti) possam ir adiante, não essa papagaiada da FASP.

Jonny'O
16 anos atrás

Por favor Ceregatti , acorde logo com o ôvo virado , tenho certeza que temos aqui pessoas com conhecimento suficiente para quem sabe criar uma liga ,como o proprio Brandão disse logo abaixo , é simples ,um dia tem que começar .

Ao Nick Bichinha ,
Boas férias !

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Um dia acordo de ôvo virado, construo um autódromo, monto uma liga da Livre Iniativa.
Decepo as cabeças com as cartolas respectivas.
Faço uma fábrica de chassis, compro uma outra de motores.
Me associo a lúcidos, e farei rios de dinheiro.
E despejaremos rios de pilotos brasileiros no mercado mundial.
Dezenas e dezenas de Lewis Hamiltons, aos borbotões.
Minha mão tá coçando, pedindo pra começar a apertar uns botõezinhos ao meu alcance e fazer loucuras bem centradas…

André Casaroli
André Casaroli
16 anos atrás

ridículo o que grande parte dos cartolas brasileiros fazem: acabam com o automobilismo.

eu até acho que tem muita categoria neste país, mas com muita divisão, muita desorganização, muito nhé nhé nhé, e o que é pior, grid pequeno.

bando de filha da égua.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Reginaldo,
Veja um comentário meu, lá no post do cerol, sobre o seu.
E viva o debate e embate político de 70, novamente!

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

ops…errata…”convencer” e não como escrito…sorry

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Ô Brandão, querido amigo:

Para que ideologia?
Basta fazer para os outros, aquilo que se gostaria de receber de todos.

O difícil será converser a maioria que essa é a melhor maneira de viver…

E concordo com seu comentário. Infelizmente, falta um Mecenas, com apetite para torrar uma boa montanha de dinheiro para por UMA Federação, ou, quiça, Confederação realmente interessada no esporte.

Sonho de uma noite recheada de cometas e estrelas cadentes, que nem podemos ver, porque o céu aqui em Sampa está nublado. Uma pena…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Pessoal,
A idéia da liga ´boa, mas há que se entender algumas coisas.
1 – Equipe de Sinalização;
2 – equipé de Cronometragem;
3 – Equipe de Comissários de Pista e de Verificação Técnica;
4 – Empresas para abrir, checar motor;
5 – Resgate e ambulatório médico;
6 – Segurança e Portaria;
7 – Bilheteria (se precisar);
8 – Mecânicos e preparadores.
Esse grupo de serviços, necessários e obrigatório às corridas, caso atendam à Liga independente, estarão automaticamente descrendenciados pela FASP, retringindo-se a poucas provas do ano, pela Liga. É assim que as Federações e Confederações exercem poder e pressão : batendo nos mais fracos, impedindo a estruturação de ligas independentes.
Este é o problema para resolver, uma vez que esta Liga Independente terá de montar toda esta estrutura para empresas/equipes, que terão menos de 10 provas por ano, no início. Quem banca os pequenos? Deveria ser a nova Liga, garantindo-lhes o sagrado direito ao trabalho.
Apenas para exemplificar : o fotógrafo que foi a Londrina, ficou ameaçado (senão suspenso) de fotografar as demais etapas do campeonato paulista. É mole?
O regulamento foi propositadamente criado confuso para que, nas primeiras etapas a bagunça seja instalada ea FASP assuma completamente o controle ou acabe com a balbúrdia, mais uma vez mostrando quem manda. É assim também que se exerce o poder : confundindo para dividir, tornando-se o único ponto de união.
Em tempo,
Nick Bichinha, sentirei falta de seus ótimos comentários, como sempre. Boas festas e bom descanso para você.
Que, em 2008, o dia possa nascer feliz!
Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos, estão no poder. E eu permaneço encima do muro.
IDEOLOGIA, EU QUERO UMA PRÁ VIVER!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

É piada, regulamento feito para agradar um ou outro, amigos ou namorados do presidente da FASP.
Ele está ficando sem grana pra agradar todos os gigolôs dele que resolveu usar a categoria para favorecer uns e economizar uns trocados..

Bem, a quem interessar possa, o motor CHT 1.0 (na verdade AE) pode receber os pistões do 1.6 sem nenhuma modificação extra, apenas substitui pistão camisa e anel. Fica 1.2, pode ganhar dos outros, chega nos 60 cavalos. Se preparar comando, colocar cabeçote de 1.6, passa dos 80 cv.

Eu vi esses dias um AE 1.0 completo com carburador, escape, etc, por 400 reais, um terço do preço de um AP.

A diferença é que AP aguenta 5 vezes mais pau em corrida que um CHT.

Conde
Conde
16 anos atrás

Obrigado . Retribuo os votos desejando boas férias Nick B. ! Aproveite e que venha 2008 .

joao vicente vaz
joao vicente vaz
16 anos atrás

Eu realmente não acredito no que estou lendo. Só falta estabelercer no regulamento que a largada será de marcha a ré. Gente que não sabe se metendo onde não deve.

Joao Vicente Vaz
Joao Vicente Vaz
16 anos atrás

Eu relamente não estou acreditando no que li. Só falta estabelecer no regulamento que a largada será de marcha ré.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz grila! Era melhor ter ficado no “depois a gente vê”, porque esse samba do crioulo doido tá sinistro demais… tô vendo que quiseram arrumar uma boquinha para os Mavecos da Históricos V-8 na ex-Superclassic, agora com esse pomposo nome “Veículos Históricos Originais/Veículos Históricos de Competição”. E querem misturar coisa de Gol na Deka? Sinistro…

Sem contar que agora os caras querem colocar qualquer caranga da rua na pista, só com o básico de segurança? Isso depois do que aconteceu com o Rafa Sperafico? Sinistro…

Impressionante como cartola quando mete a mão, só sai aquele material marrom altamente cheiroso… agora existe um documento que dá margem para o grito de independência… que os pilotos da Superclassic não desistam da luta e mandem a turma do Prof. Carpinelli capinar capim… ou pelo menos a uma escola de português, porque o pobre patrício foi espancado nesse texto que eles chamam de regulamento…

Depois dessa, só tomando uma cerva gelada, porque hoje é sexta-feira e nada vai me tirar do sério…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Feliz Natal e feliz Ano Novo para você também, Nick B.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

Esse pessoal da Fasp tem o que na cabeça?
De cara pensei nos carros da Superclassic com motor AP. Tá certo que o motor não é original, mas eles se esquecem que a lata, por exemplo, é, e que é difícil encontrar peças de reposição (mesmo que boa parte da carenagem seja de fibra). Eu acredito que em função desta característica, exista uma camaradagem diferenciada entre os pilotos da Superclassic. É uma categoria onde o respeito mútuo é maior, diferentemente de outras categorias, nas quais ocorrem muito mais acidentes evitáveis.
Esse pessoal não enxerga a beleza de se ver uma corrida com carros diferentes, mesmo que os motores sejam os mesmos.
Ah, então pode o motor do Escort Hobby? Ué, que critérios são esses? Não era para ser original? Não pode, não pode e acabou!

Porque não fizeram uma simples divisão das capacidades cúbicas dos veículos? Claro, observando critérios de originalidade. Esse monte de regras torna a categoria artificial, como a fórmula 1 é hoje!

Quanto aos troféus, haja mármore!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Claro que não.

Allan
Allan
16 anos atrás

… < 1.5, e antes e depois de 1975.

Allan
Allan
16 anos atrás

Pra variar, fizeram cagada… Resta saber A QUEM TUDO ISSO IRÁ AGRADAR!
Pô, bastaria dividir em cilindrada e ano… >2.0, entre 1.5 e 2.0 e

Morini
Morini
16 anos atrás

Caro Voto,

Funciona assim:

Quem vota na FASP são os clubes filiados à ela. Quem vota nos clubes?? Ninguém. E quantos são os clube…11, mas na verdade são duas pessoas que mandam no esquema. Um é o senhor Élcio de São Thiago, que detem 6 das 10 etapas do paulista, e também é presidente do conselho fiscal da CBA. O outro é o Sr. Roberto Barranco, que na verdade é o fantoche do Dr. Paulo Enéas Scaglione, presidente da CBA, que manda nas outras 4 etapas. E para um clube se filiar à federação custa, eu acho, em torno de 500 mil reais. Isso é para ninguém entrar mesmo. O esquema é muito bem montado e eles estão dentro da lei. Lei que eles mesmo fizeram, mas estão dentro da Lei.
E o prof. Carpinelli, vc me pergunta. Não é ninguém, não apita nada, e só faz aquilo que os poderosos chefoes mandam. Tadinho do pobre velhinho!?!?! Tadinho nada….e os pilotos que montaram os carros para 2008??? E os preparadores, que não são pouco, que depende disso para alimentar a família??? Eles tão c.agando. Mas, não há bem que sempre dure, e mal que nunca se acabe!! E se quisermos que isso acabe a gente tem que pressionar, e continuar pressionando sempre!!

Abs a todos e espero ver de novo, a SUPERCLASSIC, viva e mais forte do que nunca!! FORÇA PILOTOS!!!

RPM Carioca
RPM Carioca
16 anos atrás

É tamanha a cagada do presidente vitalício da FASP, que será lembrada por um bom tempo…

Voto
Voto
16 anos atrás

Dúvida: como é eleito o presidente da FASP e assemelhadas? São os pilotos com registro na federação que escolhem? Ou são as equipes?

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Por favor, se alguém puder esclarecer uma dúvida (como não sou piloto não tenho conhecimento dos bastidores):

os circuitos precisam “obrigatoriamente” ter vínculos com a CBA/Federações?

Pergunto isso porque até um tempo atrás quem corria de kart na Aldeia da Serra ou em provas “piratas” (que não tinham a chancela da federação) corria o risco de não ter a licença renovada ou inscrição aceita nas provas “oficiais”.

Em termos práticos: se os autódromos do PR e RS acolherem uma categoria independente pode sofrer retaliação da CBA e federações estaduais?

E Interlagos, como seria?

William
William
16 anos atrás

Não posso dizer mais nada.

Apenas, tristeza, isso que é.

Triste demais essa mudança.

vitão
vitão
16 anos atrás

só posso concluir que algum parente do pessoal da FASP comprou uma fábrica de troféus.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

E o coronelismo continua…

Um bando de babacas que sequer sabem escrever. Acredito que nem saibam ler direito.

Legal vai ser correr na divisão 1aa/ba, pois haverá um monte de 2 carros (talvez um) e terá troféu garantido em toda prova .

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Também tenho esta dúvida. Porque vocês estão sempre tão dependentes desta FASP? Este negócio é ridículo.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Voces dependem da FASP para correr em Interlagos?

Por que voces nao fundam uma liga independente e vao fazer corridas pelo Brasilzao todo, numa especie de “turne”?

Qual a possibilidade da realizacao de provas em circuitos de rua em cidades do interior?

Tem tanta prefeitura pedindo esmola para governo estadual e federal que nao consegue visualizar oportunidades de lucro e publicidade de suas cidades.

Se voces se “filiarem” a federacao de outro estado, o que acontece? Essa tal de FASP tem direito de proibir voces entrarem em Interlagos?

FG e turma da Superclassic, voces tem um baita produto bom, atrativo e rentavel.
Se eu tivesse grana, investiria na promocao dessa categoria, com certeza.

marcos Masiero
marcos Masiero
16 anos atrás

Onde se encaixaria um Opala SS 74 2500? Em qual divisão? Pareceu meio tosco mesmo essa nova distribuição…

JM.Rodriguez
JM.Rodriguez
16 anos atrás

P.Q.P! Que zona! V8 x CHT 1.0? Poderiam arranjar espaço para uns fapinha com motor honda de 13hp? Em qual categoria se enquadrariam: Divisão 2/ categoria 2b ou divisão 1/categoria 2???????

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

É tão surreal, que não sei se rio, choro, tenho um faniquito ou “depois a gente vê..”
Estou me sentindo como o garoto de quem tiraram o doce da mão, no momento em que iria prova-lo.
Meu meca, olha para mim e não sabe se tira sar.ro, oferece o ombro ou conta a última do portugues…

PQP… estou inconformado e olhem que eu só estou (estava) querendo brincar andando la atrás, até para não atrapalhar ninguém, só o FG….

Vamos ver como isso vai ficar e se não ficar conto para voces a última do portugues…

Ao NIck B. divirta-se nas férias. Fará falta seus comentários nesse hiato breve.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Spagnolo,

Pois é, para você ver…veremos Ferrari e Lamborghini correndo nesta nova categoria ano que vem..

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
16 anos atrás

FG…..confesso que achei a sua explicação um tanto quanto confusa. Mas como curioso que sou, verifiquei o regulamento do link……
Guri do céu aquilo é uma Sodoma e Gomorra, está mais mandrake do que nota de R$ 3,00.

Já convidei, e o faço novamente. Reúna todos os carrinhos e venham correr em Curitiba!!!

Geraldo Evandro Papa
Geraldo Evandro Papa
16 anos atrás

Flávio, o #96 seria um Divisão 2 qualquer coisa … então, pelo regulamento … usaria ÁLCOOL como combustível, já que “gasolina” somente é permitida para a Divisão 1 .. Clásula 1.11 – E4 ..

O motor 2T do #96 vai de ‘cachaça’ ???

Meu Deus, como corintiano, já estou me sentindo melhor, pois acabei de descobrir que existem coisas piores que nosso time deste ano ..

Geraldo Evandro Papa
Geraldo Evandro Papa
16 anos atrás

“Tudo aquilo que não é permitido neste regulamento é expressamente proibido …

Quanta sabedoria em tão singelas palavras …

Como diria o personagem “Frankstein”, do desenho “A Mansão dos Horrores”:

– Eu (Língua Portuguesa) não merecia isto …

Jorge Roberto Alves
Jorge Roberto Alves
16 anos atrás

Aqui na minha terrinha, tem um ditado que diz ” que o capeta tinha um filho, e que ele se orgulhava tanto dele e da sua beleza, que tentava cada vez mais deixar ele bonito, que acabou deixando ele sem a perna …”
Gente, vamos acordar, estamos no BRASILSILSILSIL, e me digam com sinceridade, alguém aqui já viu ou ouviu um politico fazer algo direito???

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Porque não uma comissão de pilotos da Superclassic ajudar na definição do regulamento? A cartolagem não admite? Quem ganha com todo este besteirol? E se estes cartolas não sabem escrever, porque não contratam um redator competente?

Spagnolo
Spagnolo
16 anos atrás

Se vc´s lerem com atenção, vão se deparar com o maior absurdo que eu já ví.
“É permitido veículos com carroceria de fibra de carbono, desde que sejam originais.”

Brincadeira!!!

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

o regulamento já nasceu sob a inspiração do pré-nome que o sujeito falou na ocasião:

“depois a gente vê”….

carinha vai para a PISTA, CORRER, com o carro todo ORIGINAL??? se der treta, DEPOIS A GENTE VÊ…..

não vai ter troféo prá todo mundo? depois a gente vê… ou então vão aumentar as taxas de vocês…..

Maverick desmotivado competindo com chevette e corcel? depois a gente vê…..rs

Tales
Tales
16 anos atrás

1º Nenhum piloto foi consultado, talvez só os do Delabarba.

2º O cara que fez tudo isso se chama José Roberto Ricciardi, e com uma arrogancia fora do comum, bate no peito e diz que é engenheiro da Volkswagen.

3º Das duas uma, ou esse cara não é engenheiro da VW, e ganha motores do Delabarba para aprovar tudo, ou…

4º Eu nunca mais comprarei um veiculo desta marca.

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Hehehe, Fla.

“… certo relaxamento no que diz respeito ao idioma pátrio” foi ótimo!!!

Impagável!!! rsrs.

Aproveito para reproduzir trechos de minha mensagem anterior:

Quero registrar que hoje é minha última participação do ano neste espaço tão especial.
Conforme disse tempos atrás, vou sair de férias e volto em meados de janeiro.
Vou me desligar de tudo: Computador, internet, celular.
Vou tentar passar um período mais “natural”, simplório na boa acepção da palavra.

Porém, não farei como nas últimas férias, quando gozei um período tipo Jô Soares e sumi por uns quatro meses.

Serei breve desta vez e pretendo ser mais constante por aqui no próximo ano.

Gosto muito do Flavio e dos amigos que fiz neste blig, essencial no meu cotidiano. Sentimento sincero e gratuito, como deve ser.

Assim, aos que gostam das festas de fim de ano, desejo um Natal santo a todos e que no próximo ano consigamos corrigir os erros deste, potencializar os acertos, tudo com muita paz, saúde e felicidades.

Aos que não ligam muito para essas datas, também desejo tudo de bom na vida de cada um. Sejamos felizes nesta vida que é o que importa. E isso inclui a nossa paixão automobilística.

Tenham certeza que vocês são importantes para mim e esteja onde estiver, lembrarei com carinho e saudades de nosso “cantinho”.

Até breve e um forte abraços à turma!

Nick B.
(ouvindo Eu fiz o que Pude, Nando Reis).

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
FG, já comentei sobre a história do limão e da limonada: vai na boa e desarmado que por maior que seja a besteira que montaram, esta é a hora que vocês podem mostrar que sabem. Corrijam, proponham, sei lá.
Afinal de contas, é com eles mesmo que o abacaxi tem que ser descascado, né ? Se eles se mantiverem irredutíveis, aí véio, tem jeito não: dêem uma banana e bye.
Só meu palpite de 2 centavos.
[ ]´s

Milton
Milton
16 anos atrás

Bom, curiosidade:
Algum dos pilotos da categoria foi CONSULTADO para que o regulamento fosse “refeito”?acho que não… senão não estaria CONFUSO como está…

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Obrigar os carros a correrem com a suspensão e freios originais?

Muito inteligente. Espero que não tenhamos nenhum zé mané correndo com seu fusquinha lá e se matando em Interlagos.

Marcelo Giordano
Marcelo Giordano
16 anos atrás

Uma zona!!!
Pegaram um regulamento que estava a mais de 3 anos sendo desenvolvido e que sempre focou em manter a competitividade nas 3 divisões e acabaram com tudo!!
É revoltante! Não sei se o Fiat vai participar também….
Abraços,
Marcelo Giordano

wilson carpini
wilson carpini
16 anos atrás

sábias as palavras de nélson piquet (o pai): “Cartola só faz bobagens”…

palavras minhas: coitados dos pilotos que padecem em um país que cultua apenas o futebol.

Carecemos mais de competições automobilísticas e menos competições futebolísiticas.

Que alguém traga a “solucionática” para essa problemática, e que esse alguém não seja alguém das federações….

Marcão Fioretti
Marcão Fioretti
16 anos atrás

Aos diretores da FASP, uma frase do saudoso Chacrinha…
“Eu vim aqui pra confundir, não para explicar!”….