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Foto do acervo de Paulo Trevisan, o primeiro Fórmula Júnior DKW sendo levado a
Interlagos para o primeiro teste, com Bird Clemente. Incrível é o carrinho que está
rebocando o formulinha: um AU1000 cupê, alemão, raríssimo. Onde andará esse carro?

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Rene Witzke
Rene Witzke
16 anos atrás

Oi Flávio,

acho que não é AU 1000. (vide lanterna traseira). Deve ser um luxus coupé cuja tampa traseira foi substituída pela lisa, coisa comum na época. Meu palpite é que pode ser o do José Luiz Fernandes ou do Marinho.

Rene

jjfoyt
jjfoyt
16 anos atrás

Na verdade a foto é do simca chambord do vigilante rodoviário que estava fazendo o acompanhamento do bolido até interlagos

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Vitão, Virgo e amigos:
Os ratos estão sempre por aí.
Dizem que a população de ratos supera a da raça humana na Terra.
Mas quase nunca os vemos. Se escondem e vivem de restos, ou se expõe e agridem tudo que os cerca.
Comem de tudo, se aproveitam de tudo.
Os ratos de hoje, gordos, crescidos e milionários que eram pouco mais do que vermes à 40 anos tornaram-se hoje aquelas ratazanas enormes, assustadoras pela sua voracidade, agressividade, poder inconteste e selvageria.
Só tem um jeito pra acabar com essa raça maldita:
Dedetização radical.
Existem vários produtos, com variados graus de eficiencia, como por exemplo competencia, visão de negócio, lucratividade baseada em eventos e não em corridas secretas, criatividade no lugar de comodismo, partlha dos lucros em lugar de ambição desmedida, bom uso do poder democrático no lugar de decisões de gabinete em reinos despóticos.
Se isso tudo não servir, existe a força da LEI.
Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis Federal, Estadual e Municipal, Lobby ao nosso alcance, Ministério Público atuante, Advogados que andam de Porsche e não ensebados palhaçinhos de chave-de-cadeia, Anfavea, Sindipeças da qual me encarrego pessoalmente, 3 e meio milhões de automóveis prduzidos por ano aqui em nossas terras varonis, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Investigadores particulares sedentos de sangue e grana que podemos pagar, Órgãos do Governo do Estado de São Paulo, Forças do Município de São Paulo, administradores do bem público competentes e incorruptíveis, São Paulo Turismo, Imprensa escrita onde temos centenas de amigos, parceiros e pilotos, Televisão de canal aberto e fechado, este espaço do FG, o site Grande Premio e de muitos outros amigos, Bernie Ecleastone, Michael Schumacher, Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet de saco cheio faz tempo, os celulares e mails de todo mundo que pesa em todo o automobilismo mundial, centenas de pilotos, mecanicos, equipes e profissionais insatisfeitos ou revoltados, cujones de profissionais liberais como eu e toda a força da grana que só ergue coisas belas e carreiras bem sucedidas e a soma de tudo:
Nós, o povo.
Utopia?
Vamos ver a água passar debaixo da ponte, certo Reginaldo?
Ahhh, pra completar…
Braço duro o cacête. Sou apenas o maior destruidor de chassis alheios, um dos grandes aparadores de grama das pistas.
Acho que vou mandar meu Curriculum pra Administração de Interlagos… Minha grama aparada é melhor do que a do Zezinho, nosso amigo zelador de Templo…
Maldade com o Zezinho, a quem nenhum poderoso sequer cumprimenta e que conhecemos tão bem…

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16 anos atrás

A foto foi tirada de um JK mesmo !

vitão
vitão
16 anos atrás

Cerega, ainda bem que você escreve muito melhor do que pilota, assim podemos apreciar o seu texto preciso e emocional. Simplesmente fantástico.
Agora, peloamordedeus, e antes que eu marque a consulta no oftalmo, onde você viu ratos na foto?

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
16 anos atrás

O unico sentimento que tenho quando vejo isso é pena. a 40 anos atrás éramos muito mais capazes do que hoje. Nossos ermanos argentinos evoluiram nesses 40 anos, entre outras coisas fazem carros de corrida 2.0 aspirados de 300cv e réplicas de Ford GT 40 de rua com performance de deixar qualquer “bolha-com-motor-v8-manso” comendo poeira…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Retificando o comentário anterior (teclado maledetto!)
Caro Comendattore, continuas um poeta do teclado! Quem me dera ter essa perfeita noção do morder e assoprar em proporções equilibradas!
Quanto aos carros, o FG se encantou com o Auto Union, eu com o carro do fotógrafo, certamente um FNM JK, exportação para o Brasil de uma tecnologia italiana pensada para o mercado norte americano e que foi rejeitada tanto pelos ianques como pelos peninsulares. Àqueles que se orgulham de seus carros de plástico com duplo comando de válvulas, esse FNM já tinha isso no início dos anos 60!

Marcelo Foresti
Marcelo Foresti
16 anos atrás

Comendatore,
Hoje vc se superou!!!!
Foi bom ler novamente um comentário seu.
Forte abraço,
Marcelo Foresti

Carlos Alberto Torre
Carlos Alberto Torre
16 anos atrás

FG,
No ultimo domingo 2/12, Bird Clemente e sua familia estiveram aqui no Rio de Janeiro, recebendo uma homenagem do Veteran Cra Clube do Rio de Janeiro.
Além de grande piloto uma figura extremamente simpática e o principal que ama automóveis.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Ceregatti,vc. simplesmente definiu tudo…Sem mais palavras,concordo e assino embaixo cada letra do que disse !!!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Leitura da foto, por quem era uma crinça na época, hoje um velho barrigudo (não gordo: barrigudo) de 50 anos:
– Uns 40 anos depois quase não temos terrenos baldios. Ótimo que os ratos visíveis sumiram das ruas. Agora se escondem pelos bueiros, sorrateiros e famintos.
É uma analogia com o ocorrido?
Claro que sim, e é intencional.

– Um carrinho baratinho de projeto já antigo, mas genial. Puxando não um multi-bolha de motorzão V8 importado. Ou um Formula 3 importado. Ou um Formula Qualquer Coisa, pois não temos mais categorias de formula no Brasil. Pra que?

– O que está na carreta é obra de Gênio, feito no braço, no talento, no martelo, sem computador, sem engenheiro de pista, sem telemetria. E sem personal trainer, personal stylist, psicólogo, assessor de imprensa, o cacete.
Usando partes e peças de carros existentes, misturando com doses imensas de criatividade, paixão e competitividade.
Tudo o que fazemos igualzinho hoje, mas de um jeito bem diferente… Não se esqueçam: O mundo evolui, mas as paixões e desejos dos homens não…

– A caminho de onde? Do nosso Templo Sagrado. Aquele mesmo lugar distante de tudo, mas que na época recebia a criatividade com louvores, e não com escárnio.

– Pilotado por quem?
Dio mio, logo quem…
O genial, inigualável, talentosíssimo Bird Clemente. O cara que compensava a falta de potencia com competencia. O cara que inventou o drift, mas com eficiencia, suavidade e elegancia inacreditáveis.
O primeiro piloto que vi em ação, e que fêz minha cabeça aos 7 anos de idade…

– Circunstancialmente o primeiro Piloto Profissional do Brasil. O cara que ganhava pra acelerar as baratas, um gentleman. E não esses pilotinhos de autorama que tem piti nos boxes xingando todo o esquemão que os cerca. E sempre se esquecendo que é apenas ele e o carro, mais nada. A velha frase vale por todo o sempre: É o da direita, tolinho…
Sua Excelencia Bird Clemente. Apenas um homem como cada um de nós, mas que se transformou em Mito.

– Pra completar: Perto de 40 anos depois, quem restaura essa Obra de Arte, movido exclusivamente por aquela paixão solitária do piloto dentro do seu capacete?

– Ele mesmo, Paulo Trevisan.
Abnegado apaixonado, exemplo de lucidez, atitude, sucesso profissional e visão empresarial.

– E usando que mão de obra?
Pois é de novo…
O mesmo Gênio criador da criatura a caminho de seu primeiro teste: Toni Bianco.

– E no início desse ano todos convivemos no Evento Clássicos de Competição: As crianças da época nas quais me incluo, Bird Clemente, Toni Bianco, Paulo Trevisan, Formula Junior, milhares de apaixonados.

– Lembram dos ratos citados acima?
Pois é… Ainda são os mesmos. Mas com 40 anos de experiencia nas costas, roendo e infectando tudo o que tocam, escondidos nas sombras desses antigos prédios em construção, enfiados sorrateiros nos bueiros e desvãos dessa ordem absurda do automobilismo tupiniquim.

– Do momento desta foto até agora, todos trabalhamos e evoluímos.
Os ratos, não.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

Esse teste nunca teria acontecido nos dias de hoje. Imagine só, carro de corrida correndo em Interlagos ! Socorro, Seu Rubens !

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16 anos atrás

Desculpem, mas me parece muito estreito para ser realmente um JK. E se for mesmo, cadê o volantão ?

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Muito boa esta foto.
Dos carros que aparecem ai, eu fico com o JK de onde a foto foi tirada, sem dúvida alguma.
:-))

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Bela foto, excelente registro da nossa história.
O carro do fotografo sem dúvida é um JK, e, também sem dúvida, é o melhor dos que aparecem na foto.
:-)))

alexandre lopes
alexandre lopes
16 anos atrás

Bela foto, no minimo intrigante. Tipo do carro, epoca, local, etc…

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

A foto com certeza foi tirada de dentro de um JK, e que deveria estar em 1º ou 3º marcha, porque se estivesse em quinta, já teria ultrapassado…

G. B.
G. B.
16 anos atrás

Isso lá é lugar de existir um espelho retrovisor?

Carlos Chagas
Carlos Chagas
16 anos atrás

Bela foto, mas, alguém sabe me dizer que carro é esse de onde foi tirado a foto, veja o retorvisor no painel.
abraços

Marcos Masiero
Marcos Masiero
16 anos atrás

Gostaria de reforçar o coro dos colegas que pedem mais fotos do seu acervo. Particularmente dos Opala.
Outro dia mandei um post sobre as corridas na URRS. Realmente acho que saí do tom… mas fica a pergunta Flavio: existe ou existiu alguma corrida ou piloto por lá?

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16 anos atrás

E o carro de onde foi tirada a foto , qual é? Parece interessante tambem.Reparem na fixacão do retrovisor.

Conde
Conde
16 anos atrás

Maravilha de foto … Mas estou queimando a cabeça : qual é o carro de onde tiraram a foto ?

JCarvalho
JCarvalho
16 anos atrás

O carro de onde foi tirada a foto me parece um FNM JK. Esse retrovisor colado no painel é uma pista. Ao fundo dá para ver um gordini, que já saiu correndo de medo dos dois DKW.

mario aquino
mario aquino
16 anos atrás

Saudações Flávio, tem um à venda no Uruguai, algo de US$ 2.800, parece que está bom.

Antonio Juan
Antonio Juan
16 anos atrás

Rapaiz,

me amarro nessas fotos antigas e se juntar com os carros da época, melhor ainda. Vocês já pensaram em editar um livro com essas obras-primas.

Juan

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Interessante também é a posição do retrovisor do carro… e já naquela época, existia os retrovisores com o sistema para evitar oFUSCAmento por conta do farol alto.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Maravilhosa e histórica foto.
O DKWesinho coupé, o Formula Jr, (que iria ser testado pelo Mestre Bird), a paisagem, os ciclistas e os carros da época.
Um Dauphine ou Gordini lá na frente, e com um pouco de boa vontade nota-se um Bel Air 56 à frente de outros americanos estacionados.
Sem contar o belo painel do carro “fotógrafo” que parece ser de um JK. Ou algo da familia Alfa Romeo. Só raridades e boas lembranças.

anselmo
anselmo
16 anos atrás

dentro de qual carro foi tirada a foto ?

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Quem tirou a foto? Quem são esses? Que carro é esse de trás?

3=6
3=6
16 anos atrás

a rua eu não sei qual é mas a foto acho que foi feita de um j k .

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

E está foto, foi tirada de dentro de um Alfa-Romeo com certeza!!!
Mais a frente um valente Gordini/Dauphine.. Relamente muito legal !!!!!