Pede pra sair

LUTETIUM MOPER (invasão) – Está havendo um quebra-pau silencioso entre a CBA e a LINEA, Liga Nacional de Esporte Automotor. É uma liga independente que realiza corridas de kart, registrada em Bauru.

Eu não conhecia essa liga, mas desde já estou do lado dela. A CBA, por alguma razão, quer que o Ministério do Esporte, a CIA, o FBI, o Kojak e o MI6 impeçam a liga de fazer corridas. E decidiu: “O presidente da CBA determinou o cancelamento de todos os eventos relacionados com a Billand que eventualmente teriam a supervisão da entidade”. Notem que nem o nome da Biland sabem escrever direito.

Gostaria de saber por que a CBA tem tanto medo de ligas independentes. Por que exige supervisionar até corrida de carrinho de rolimã. Por que não deixa os esportistas em paz, já que é incapaz de fomentar o esporte. “Ah, corrida é coisa perigosa, alguém precisa supervisionar, garantir a segurança”, dirá alguém. Verdade. Então que se feche a CBA, que permite corridas em autódromos totalmente defasados como Tarumã, Guaporé, Goiânia — só para citar alguns, porque se eu fosse rigoroso, diria com todas as letras que a única pista aceitável do Brasil é Interlagos, com Curitiba um pouquinho atrás.

A supervisão da CBA é balela. Não há preocupação nenhuma com o que quer que seja, exceto a arrecadação. O automobilismo brasileiro pifou, morreu, e quando alguém quer fazer algo sozinho vêm as “otoridades constituídas” para vetar. Têm um medo danado, as “otoridades”. Medo de perder a boquinha.

O quebra-pau está no site da FASP. A versão presidencial, claro. A resposta da LINEA está aqui, pedindo o mínimo: respeito à Constituição, que não veta associações de nada. Esse veto da CBA equivale à CBF proibir o campeonato de futebol do seu clube, se ele não for supervisionado pelo Ricardo Teixeira.

Quando eu vejo o que está sendo feito com o automobilismo brasileiro, lembro imediatamente do Capitão Nascimento dizendo para os recrutas da tropa de elite: “Pede pra sair! Pede pra sair!”. É o que merece ouvir, de todos nós, essa cambada que finge que cuida do esporte.

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Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Dirso:
E toda a tchurma de Campinas é convidada a acelerar o Formula 500, uma revolução de desempenho, custo e desafio a pilotos de pé pesado e consciencia leve: A leveza dos Independentes, a leveza dos felizes.
Vamos meter o pé no acelerador e deixar essa turma de dirigentes amadores e arrogantes no lugar em que merecem: O ostracismo dos incompetentes, o lixo da história.
Preparem-se, apaixonados pilotos cansados de encher os bolsos de quem nada faz pela nossa alegria: Não vai faltar carro, motor, eventos em conjunto com outros independentes e principalmente amor pelo que fazemos.
Quero ver quem vai ter culhões pra se meter conosco.
Quem viver, verá.

Dirso de Moraes
Dirso de Moraes
16 anos atrás

a 7 anos fundamos a APKC (associaçao de pilotos de kart de campinas )e reabrimos e organizamos corridas em Campinas a um custo muito baixo, pois nao temos fins lucrativos somente rateamos as despesas. somos filiados a LINEA e mandamos a FASP e Carpinelli a %!$&#
vamos realizar corridas da biland e de motores 4 tempos com grid lotado.
valeu Flavio vc eh meu convidado de honra pra participar
Dirso de Moraes APKC pres. cons.

alvaro
alvaro
16 anos atrás

MUDAR A LEI E DIRETAS JÁ NELES.
NÃO TEM OUTRA COISA A FAZER.
Flavio podia liderar essa!!!

ALVARO

Lucca Furquim
Lucca Furquim
16 anos atrás

FG, meu sócio e amigo Commendatore Ceregatti, Dr. Paulo Aidar e demais subversivos, estamos juntos nessa batalha. Avante ligas indedependentes!!!!

Gabriel Maia
Gabriel Maia
16 anos atrás

Boa Flávião……gostei muito de ver seu Post , pois nós do NDA tambem sofremos muito com a FAsp querendo acabar com nosso track day…..realizamos um agora em dezembro passado , após muita briga. então acho louvável a atitude desses clubes e ligas q assim como nós amam o esporte e tem a mesma coragem de enfrentar as Federações

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Nem li nada dos comentários abaixo, justo pra não ser influenciado ou perder meu velho e perene ponto de vista.
Mas li, com extremo interesse ambos os documentos, tanto o da CBA como da LINEA.
Portanto, aí vai:
1) Tenho nojo da CBA. Vergonha de seus pseudo-dirigentes. Desprezo por sua postura. Raiva dessa lei ignóbil. E estou no exercício de meus plenos direitos como cidadão que sou. Cidadão produtivo, bem entendido. E não um dirigente improdutivo.
2) No item acima, coloco *emoções*, e não razões. Porque?
3) Porque esse tom professoral da CBA, essa postura (in)digna fazendo como sempre e sempre mal uso de seus poderes, fruto de uma lei chula que apenas a poucos beneficia é a cara do Brasil que está morrendo.
4) Morrendo? isso mesmo: Morrendo. Não cabe mais nesse país um texto tão ditatorial como esse excremento que produziram. Esse excremento em forma de texto reflete exatamente o conteúdo de seus dirigentes: Puro excremento. Especialmente seu Presidente, que além de incompetente, mal intencionado e arrogante é um notório beneficiário de receitas geradas pelos clubes que controla, e de bilheterias que explora. Todos sabem, nenhuma novidade ao sul do equador.
5) Sua revista chapa-branca diz com todas as letras, em mais do que um editorial publicado sua visão de automobilismo como negócio, e seus excessos des-homologando até empresas tradicionais, com mais de 40 anos de atuação. Agora, o ditadorzinho ameaça uma marca mundial, as liberdades individuais dos cidadão brasileiros e os pilotos em particular…
6) É bom que se mexam em suas cadeiras, e se cerquem dos melhores advogados. Ameaças explícitas, ligações telefonicas para quem quer que seja, cópias para autoridades constituídas e outros meios de que dispõe não resistiriam a uma mínima investigação por orgão sérios. A uma campanha agressiva dos meios de comunicação. A uma mídia que fala em nome de empresários de sucesso, de categorias formadas por apaixonados, e não por interesseiros.
7) Apenas um aviso, desse cidadão brasileiro em pleno uso de seus direitos: Interlagos é patrimonio público. Além disso é um local que frequento há 43 anos, e que chamo de forma reverencial de *Templo Sagrado*, e tambem de *Meu Playground*.
Não mando recados: Estou lá direto, no lugar que mais amo na minha vida. Minha foto está por aí, na Internet.
Experimentem me impedir de exercer meu direito de ir e vir, nesse espaço público.
Experimentem bancar os ditadores numa democracia constituída.
Vou adorar falar tudo o que sei, e para quem precisa ouvir.

Manezinho
Manezinho
16 anos atrás

O Seu Cagalhone deveria mandar ofícios para o Papa, para o Padim Cícero e para a mãe dele também !
– Mamãe ! Tão querendo acabar com a reserva de mercado do seu filhinho…

Doug
Doug
16 anos atrás

Ligas independetes. Sou totalmente a favor e lutarei por isso.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

Será que o Corintias vai chamar o Nuzman????

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

E pensar que até pouco tempo atrás nós tínhamos Formula chevrolet, ford, 3, kart a um custo aceitável, gente a fim de investir…………E agora é esse cenário de desolação total.
Morte à CBA!!!!

PatricknãoDepailler
PatricknãoDepailler
16 anos atrás

Que beleza, ler meio texto em que alguém escreve mandado no lugar de mandato já dá plena informação da qualidade que terá o conteúdo daquilo que o sujeito tentou escrever.

miguel
miguel
16 anos atrás

a lei pelé qdo foi criada não permitia a criação de ligas independentes??????
esse parágrafo da lei caiu??????

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Depois do que a CPI do futebol revelou tudo aquilo e não aconteceu nada e o governo ainda se aliou aos condenados, não há surpresa.

Isso acontece há décadas, como a famosa dinastia mamede no judô.

E essa gente que é oferecedor profissional do RJ para pan – olimpíada – copa nem estão aí para as coisas, somente ao $.

E o povinho gosta, acredita, acha que vai ver jogo da copa….país de povinho tão medíocre.

Victor
Victor
16 anos atrás

Seria bom ver a Super Classic nessa LINEA. Só por peitar a ditadora CBA já merece respeito.

.
.
16 anos atrás

Cambada de FDP !
É tudo ladrão !
A ironia é que logo abaixo da cartinha do professor, encontramos as informações de como participar do 1. Track Day com o valor da inscrição = R$400,00, equivalentes a US$ 226,00.
Isto é o dobro do que custa qualquer evento semelhante promovido pela SCCA.
Verifiquem: http://www.scca.com
A Receita Federal tem que botar safados na a cadeia !

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Nos anos 60 , havia a briga entre a CBA e o ACB ( Automóvel Clube do Brasil } , que tanto prejudicou o nosso automobilismo, proibindo Pilotos de participarem de competições ,sujeitos a perderem suas Carteiras.
A M>E>E>R>D>A> continua a mesma , só muda quem mexe !

marone
marone
16 anos atrás

GRANDE GOMES, TA NA HORA DE ALGUEM FALAR A VERDADE.

PARABENS E UM ABRAÇO

Pe. Antonio Vieira
Pe. Antonio Vieira
16 anos atrás

Que tal contratar um advogado para fazer valer o direito de se organizar livremente?

Nada melhor que um advogado para coibir arbítrios de autoridades públicas.

Recomendo.

Ricardo Fávaro
Ricardo Fávaro
16 anos atrás

Senhores,

A grande questão aqui não está nos fatos deprimentes relatados em todos os sites de automobilismo nos últimos dias. Eles são meros sintomas de uma doença muito mais grave: os auto-entitulados diregentes do automobilismo nacional não têm FOCO em DESENVOLVER O AUTOMOBILISMO!!!

Brigas, picuínhas, cancelamento de eventos, cartinhas para lá e para cá, processos, etc, etc…. imaginem se todo esse esforço, se todos esses recursos, fossem destinados a melhorar o automobilismo, construir kartódromos, incentivar os investimentos da iniciativa privada, fomentar a prática do esporte de todas as formas possíveis!

Em vez disso, punem pilotos como o competente Henrique Lambert, que escreveu seu depoimento abaixo (Henrique, abraços a você e a seu pai, não desanime e acredite que ainda há bom-senso nesse mundo).

A CBA não tem FOCO, não sabem para onde ir, não sabem o que fazer! Estão fazendo o que lá? Somente afundando o automobilismo brasileiro.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

O detalhe mais ridículo disso tudo diz respeito ao fato de que a CBA estaria fazendo um ofício ao COB (?) na pessoa de seu presidente (?) um tal de Nuzman (?) colocando-o a par da situação, bla,bla,bla,etc…

O COB ! O Nuzman ! o que essa figura tem a ver com automobilismo ? o que entede disso ?

Enfim temos os dirigentes que merecemos .

Quem morreu não foi a Liga ou o autódromo de Jacarepagua…quem morreu de verdade foi o automobilismo…e pra ressucitar só quando esse tipo de gente for defenestrada…Argh !!!

Gabriel
Gabriel
16 anos atrás

HENRIQUE, meu amigo, infelizmente, os maiores prejudicados são vocês, bravos amantes do esporte a motor que tentam fazer por vocês mesmos, o que as “otoridades” como bem disse o Gomes, não tem a COPETÊNCIA de fazer.
O mais triste, é ver que as “otoridades” ( muito boa essa HAHA) criam tempestades em copos d’água! na minha modesta, e humildérrima opinião, qualquer pessoa deveria ter o direito de organizar o evento que quisesse, pelo simples fato de que lá, competirão quem quer, tendo ciência de qualquer “risco” ou “exposição ao perigo” que for.

C.B.A ( Caprichosa, Babaca Autoritária.)

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
16 anos atrás

Enquanto a CBA quer mandar até em corrida de carinho de mão o autódromo do Rio vai… Como se não bastasse é o presidente do COB que tem sobrevoado o Rio para a escolha de outro local junto com o Prefeito. Está no jornal!!!! Não precisa explicar, eu apenas gostaria de entender…

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Não quero fazer nenhum juízo de valor deste caso (quem tem ou não razão, etc.), mas vou dar meus pitacos. O fato é que toda vez que alguem menciona direitos constitucionais para embasar qualquer contenda, jamais cita as leis que regulam estes mesmos direitos. Esquecem (por conveniência ou não) que os direitos e deveres definidos na constituição são regulados por leis ordinárias.
De cabeça posso citar várias polêmicas: pedágios (direito de ir e vir), rádios comunitárias (na maioria das vezes é eufemismo para pirata mesmo), etc.
Repito, não sei quem tem razão ou não nesta história, mas ainda acho que, como sempre, os dois lados tem muita coisa tanto para mostrar como para esconder.
Meu palpite se a CBA não presta ? Processem-nos! Má gestão/versação de recursos, leniência, fraudes, injustiças, etc. A justiça é prá iso mesmo. Qualquer coisa fora dela é bobagem (e caos).
Mas é só meu palpite de 2 centavos.
[ ]´s

HENRIQUE LAMBERT
HENRIQUE LAMBERT
16 anos atrás

Sou piloto filiado FAERJ, participei do evento sabendo da grande festa que seria…

Eu, assim como os outros 53 pilotos não sabiamos que os participantes filiados estavam passíveis de receber punição.

O Rio de Janeiro não via em seus “kartodromos” mais de 50 karts a no mínimo 7 anos.

SOMENTE APÓS O EVENTO, recebi uma notificação da CBA ontem, mandando eu apresentar uma carta de defesa…

É INCRÍVEL, nós corremos por amor ao esporte, hobby, profissionalismo, TUDO, e quando o RJ, extremamente carente em relação ao KARTISMO tem um evento de ponta, acontece isso. TRISTE.

E como fazer com os pilotos que realmente levam o esporte a sério, como eu, no momento negociando entrada na Formula 3 Sudam e outros participantes negociando entrada em Skip Barber EUA e diversas outras categorias, além dos participantes de BRASILEIROS, COPA BRASIL, PAULISTA e etc ? Como faremos ?

Abs

H Lambert

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

É Flávio, estou acompanhando esse problema de perto. Tudo começou quando a LINEA recusou aceitar as condições que a FAERJ impôs para supervisionar uma corrida da Biland no Rio, no mês passado.

A condição? Que os pilotos se filiassem à Federação para o ano de 2008, cujo calendário ainda não está definido (entenda-se como “não existe”).

Como a prova foi feita sem a “autorização” da Federação, os cartolas cariocas foram pedir ajuda para a CBA, cuja casa é na mesma cidade, e deu no que deu.

O Brasil iria sediar o Mundial de Biland neste ano, em Itu. Contudo, a FIA só aceita uma representante do automobilismo no país (que, no caso, é a CBA). Ou seja, o campeonato internacional somente poderá ser realizado com o aval de Scaglione (lembrando: isso é imposição da FIA, não das leis brasileiras).

Soma-se a isso o fato de que o kartódromo que sediaria o campeonato é controlado pela patota da Confederação.

Resultado? Não existe muitas chances do Mundial de Biland ser realizado no Brasil em 2008….

Agradecimentos à CBA e ao Sr. Paulo Scaglione.

Um resumo da ópera pode ser visto aqui: http://www.mundomotor.
com.br/mundo_visnoticia.asp?pIDMundo=2&pIDMenu=7&pIDNoticia=2677 (link quebrado)

Abraços,

RR

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

É lamentável o que está acontecendo mesmo.

Marcelo Dias
Marcelo Dias
16 anos atrás

A situação apresentada de modo corajoso e sem papas na língua pelo Gomes (t %!$&#de seu estilo) é muito grave e merece investigação aprofundada do Ministério Público.
Esse tipo de coação só era imaginável na época nada saudosa do regime militar.
Se a confederação “oficial” não representa esses esportistas e não os apóia, como vai interferir em suas atividades?

Getz
Getz
16 anos atrás

Esqueci!
A briga toda é por um motivo, nao pagou a gorjeta para a CBA.

Para “oficializar” qualquer liga, turma, bando, gangue ou quadrilha na CBA é só pagar a caixinha de 300 mil aprox. (isto para o kart), formula dizem que é 500k…. só assim tudo é liberado.

Getz
Getz
16 anos atrás

Fala Gomes! Bela 500milhas!!!

Vamos lá!

Explicação:

FASP:
Diretor Departamento de Kart:
Cleacyr Scaglione

CBA:
02. Presidência

Presidente: Dr. Paulo Enéas Scaglione
[email protected]

Será? Será? Será? Claro que é!

Não precisamos explicar o 1+1=2…

Rodrigo Carvalho
Rodrigo Carvalho
16 anos atrás

É pessoal…

Isso só vai se resolver se o pessoal da LINEA ficar firme e não aceitar a coação….Aliás, podiam aproveitar a busca de Ibope das “emissoras emergentes” e aproveitar o episódio pra conseguir cobertura dos eventos….

Que tal oferecer ao Speed Channel? Esse canal nunca passa nada que acontece aqui, porque vocês não procuram os caras!?

Eu pago pra assistir…fácil….e tenho certeza que muita gente ia fazer o mesmo….

Abraço,

Rodrigo
http://prevenda.blogspot.com

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz, esse comunicado da CBA no site da FASP é qualquer coisa… a pérola logo na primeira frase é coisa de louco. “Vivermos em um Estado Democrático”… mas a atitude da CBA não combina nem um pouco com esse “estado democrático”, pelo contrário… quanta arbitrariedade! É bem isso mesmo, é o medo de que as ligas independentes de seu poder despótico (nada democrático) possam aplicar uma rasteira bem dada e minguar os bolsos desses pi.caretas cartolas… isso me lembra a briga feia que teve no basquete quando surgiu a Nossa Liga (criada pelo Oscar) para contrabalançar os desmandos da CBB…

A lei permite a criação de ligas independentes, então a CBA que vá chorar na cama que é lugar quente… ela prefere assassinar o automobilismo com suas práticas despóticas (nem um pouco perto do Estado Democrático) do que mudar suas práticas e conviver democraticamente com gente que não comunga de suas idéias…

E vem cá, para piorar: desde quando automobilismo é esporte olímpico para o sr. Scaglione se reportar ao histriônico Nuzman e seu feudo atual, o COB? E o referido cidadão meter seu bedelho fora das atribuições da entidade que controla (também de forma nada democrática)?

Será que além da Lei Pelé, não cabe também Estatuto do Torcedor em cima dessa gente, como forma de ajudar a liga?

A verdade é que os episódios já se acumulam no sentido de abrir guerra de vez para limpar a área dessa gente abjeta incrustada nas moribundas confederações (e vale para todas elas, de automobilismo, de futebol, basquete, vôlei, judô e por aí vai…

vitão
vitão
16 anos atrás

é um problema apenas financeiro, ou seja, falta $$$$$ nos bolsos certos , principalmente daquele senhor que carrega uma pasta com os documentos de vários “clubes” .
Acho que o ministério público podia fazer uma visitinha pra ele.

Zé Eduardo
Zé Eduardo
16 anos atrás

Não sei detalhes, pois ouvi por alto, um amigo contar a história. Mas parece que também há um certo desentendimento entre a FAERJ e o pessoal do Kart no RJ. Se alguém souber de detalhes, por favor explique o que acontece.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

A alguns anos aqui no sul tinhamos uma liga que foi dizimada pela CBA com ameaças aos pilotos, que seriam banidos do esporte se participassem de provas da liga. os grids diminuiram e a liga terminou. muitos tambem corriam os campeonatos oficiais e ficaram com medo de serem banidos do esporte.