boyd coddington

SÃO PAULO (cedo) – Confesso minha quase total ignorância sobre o programa da TV, mas merece registro aqui a morte, ontem, de boyd coddington, o “rei dos hot rods”, os carrões customizados que não são bem tunados, são mais, assim… customizados!

Bem, vocês sabem do que se trata.

A notícia foi enviada pelo Arapuã G. Aronson. Coddington tinha no tal de “Cadzilla”, que acredito ser esse aí da foto, o maior símbolo de seu trabalho.

Espaço aberto, pois, para vocês falarem dele e de sua importância no mundo dos “hots”.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diniz
Diniz
8 anos atrás

também achei muito grosseira Flávio Gomes, que não conheço mas que representa o UOL de alguma forma.

Eduardo
Eduardo
8 anos atrás

Essa é boa

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Coddington cresceu em Rupert, Idaho, lendo todas as revistas de carros e hot rod que podia, e conseguiu seu primeiro carro (um caminhão Chevrolet 1931) aos oito anos. Ele freqüentou a escola de comércio maquinista e completou um estágio de três anos em usinagem. Em 1968, ele se mudou para a Califórnia e trabalhava como maquinista na Disneyland durante a noite. Ele logo se tornou conhecido por construir hot rods e em 1977 abriu sua própria loja, Hot Rods por Boyd, em Cypress, Califórnia. Coddington era conhecido por combinar o design elegante da velha escola com componentes modernos e scratch-built: a preferência do cliente.
Coddington é conhecido também por sediar o reality show “American Hot Rod”, transmitido pelo Discovery Channel.

Em 1988, fundou Coddington Wheels Boyd, Inc., para fabricar e comercializar rodas personalizadas.
Muitos da próxima geração de customizadores começaram com Coddington, entre eles, Larry Erickson, mais tarde, Designer Chefe do Mustang e Thunderbird para a Ford Motor Co., Chip Foose (Overhaulin ‘), e Jesse James (Motorcycle Mania).
Em 1997, Coddington, foi introduzido no Hall of Fame.

Coddington foi hospitalizado no dia 31 de dezembro de 2007 logo após o Ano Novo. Ele recebeu alta, mas retornou alguns dias mais tarde para Presbyterian Hospital Intercomunitária no subúrbio de Whittier, Califórnia.
Coddington morreu em 27 de fevereiro de 2008. Seu agente afirmou que Coddington era diabético de longa data e que morreu de complicações, que foram trazidos a partir de uma cirurgia recente, juntamente com o fígado e as complicações nos rins.
Ele foi enterrado no Rose Hills Memorial Park em Whittier, Califórnia
Como apanhador de toda a serie e de sua carreira, deixo aqui minha imensa indignação com aqueles que foram acolhidos e ensinados por Boyd, que diziam ser amigos dele, e que não tiveram o justo reconhecimento de tudo que boyd fez por cada um.
Boyd lhes dava emprego, conhecimento e oportunidade, e foi retribuído com traição e abandono.
Para mim boyd não morreu apenas por complicações diabéticas e sim por desgosto e tristeza.

Angelo Maia
Angelo Maia
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Uai Marcelo, deu Control C + Control V do Wikipedia ??????
Depois usou o Google Translator.

Diter
Diter
Reply to  Angelo Maia
10 anos atrás

Muito obrigado pelo trabalho de copiar e traduzir.

Newton M.Barreto
Newton M.Barreto
13 anos atrás

Estou com 57 anos e sempre fui apaixonado por musclecars,estou no 15 OPALA 6cc entre tantos outros antigos e fortes.A perda de BOYD sem dúvida é irreparável,sempre acompanhei sua trajetória e agora seu triste fim.Perdem os americanos,perdem todos que amam HOTROAD.Felizmente temos no BRASIL um “Batistinha”.abraços a todos.

Roberto Rossano
Roberto Rossano
13 anos atrás

um cara que se diz reporter especializado em automobilismo deveria(penso eu)no mínimo se informar antes “vomitar” palavras em qualquer tipo de mídia.
o pouco caso deste tal de “F.G.” para com uma pessoa tão importante no meio automobilistico demonstra sua ignorancia e despreparo.

procurei no Google o nome do Boyd e apareceu esta coluna…só por isso estou aqui.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Roberto Rossano
13 anos atrás

Procurou o Boyd no Google e apareceu meu blog? Está na hora de repensar a importância do sujeito. Se eu apareço antes dele…

Robson Andrade
Robson Andrade
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Caro F.G , pensei muito em fazer um post, mas acredito que vc esta equivocado!!! Trate as pessoas do automobilismo com mais respeito. Vc perto do Boyd não é nada!!!

Diter
Diter
Reply to  Robson Andrade
10 anos atrás

Concordo com o robson.

Diogo
Diogo
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Sempre passei na coluna do F.G. até me acostumei com jeito meio grosseiro as vezes, mas verdadeiro muitas vezes, do tipo doa a quem doer. Acredito que o post deste jeito não foi “maldade” do F.G. e sim um meio de chamar atenção. Acho meio impossível alguém que é fã de autos antigos não saber quem era Boyd Coddington, Alguem que não liga para carros ou uma pessoa que talvez esteja muito por fora da mídia, Já que até hoje saem matérias sobre os carros que ele fez, inclusive quando aparece algum modelo em leilão e normalmente são vendidos por valores bem altos. Se a ideia era chamar atenção, F.G. conseguiu. De forma ignorante, grotesca, grosseira, e até um tanto desrespeitosa, tento em vista que noticia de morte nunca é boa. Sou contra idolatrarem quem não era nada e depois de motor vira astro, mas este não é o caso do Boyd.

raphael
raphael
Reply to  Roberto Rossano
9 anos atrás

É serio cara? vc estava sóbrio qndo respondeu dessa maneira? Mesmo que Boyd não fosse uma lenda para os amantes de Hots, vc não tem o direito de falar assim de qq ser humano, desculpa mas vc, não é melhor ninguém, somos todos iguais, porem depois deste comentário, acho que vc esta um pouco abaixo dos demais!

Davi
Davi
Reply to  Roberto Rossano
8 anos atrás

Concordo com Roberto , temos um repórter ( F.G ) automobilístico apaixonado por DKV e que mal sabe quem é o Boyd , ridículo ………Mas no Brasil é assim mesmo , a F1 tem o Galvão , Discovery Brasil tem os noiados do Low Rider , ect ect …… vergonha .

Flavio Gomes
Admin
Reply to  Davi
8 anos atrás

DKW. Nada me irrita mais do que um ignorante escrever DKV.

antonio carlos novelli
antonio carlos novelli
14 anos atrás

Infelizmente, foi uma grande perda. Eu adoro ver seus programas do dia a dia na oficina, as briguinhas” do pessoal, o “velhinho” Roy mestre nas chapas de metal! Se alguem souber, eu gostaria de saber, que fim teve a oficina, as “duas” viuvas estariam tocando o negócio?

costalonga
14 anos atrás

veja o carro que fiz em homenagem a boyd

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Eu assisti um dia desse o Duane trabalhando na West Coast Costumer entao eu acho que a oficina do Boyd talvez nem exista mais….

mario
mario
14 anos atrás

simplesmente eli e o senhor do do mundos hot rods
foose nunca serra iguala eli…
pq foose e apenas um restaurador
boyd e ra um construtor

Davi
Davi
Reply to  mario
8 anos atrás

Mario vc esta enganado , Chip Foose já construiu muitos carros , vários deles premiados no SEMA em Las Vegas . Pessoalmente aprecio o estilo do Boyd tanto quanto do Chip , mas nunca trabalharei em um ambiente igual a oficina do Boyd , jamais .

Fábio
Fábio
Reply to  Davi
6 anos atrás

O Foose trabalhou pro Boyd, achei importante destacar.

Gilson Cruz
Gilson Cruz
14 anos atrás

o cara era ótimo. vai fazer muita falta!!!

Gilson
Gilson
14 anos atrás

ótimo. vai fazer muita falta!!!

Antonio Carlos Novelli
14 anos atrás

De fato, o chip foose sacaneou bastante o Boyd primeiro roubando os melhores funcionários dele primeiro foi o Charles (pintor) depois, aquele de “olhos arregalados
o único fiel foi o “velhinho” mestre lanterneiro ou metal sheet
o engraçado era suas “duas” mulheres, a ex lidava com o dinheiro (pão dura a béssa) a atual perambulava pela oficina exibindo aquela bundinha sêca. Vou ficar com saudades.

Antonio Carlos Novelli
14 anos atrás

Descupem o meu discutivel senso de humor. Mas, falando sério
fiquei muito chateado mesmo fiquei sabendo hoje 20/08/2009
é uma pena que gente assim se vai tãocedo. Era um homem de
grande coração empregava deficientes mentais etc. Mais uma
vez, me descupem se fui grosseiro é que, eu achava umagraça
a ex mulher trabalhando com ele (e como controlava a grana!)
e a atual alias muitosimpática.

Antonio Carlos Novelli
14 anos atrás

Assistosempre o Boyd. Mas quando fiquei sabendo de sua morte
confesso que fiquei chocado e triste e, ainda por cima, morre
tambem o “velhinho rabugento” o que será da oficina? na certa,
as “duas” viuvas não irão pegar no martelo. Tambem adoro auto-
moveis. Meu pái tinha um ford 37 60-hp! era uma merda eu “pinta-va o caneco com ele” embuchava o carburador (o eixo da borboleta) punha tuchos no cabeçote para as velas não saltarem quando o motor funcionava. Tempos bos 1957.
va o

JCFG
JCFG
15 anos atrás

Boyd Coddington era o pai de todos simplismente o melhor

Hermelindo Davanzo J
Hermelindo Davanzo J
16 anos atrás

Boyd Coddington era um gênio. Me tornei apreciador de seu trabalho assistindo à construção do Alumatub, no link anexo. Creio valer a pena. Abraços.
http://images.streetrodderweb.com/features/0408sr_alumatub_07_z.jpg

Luciano
Luciano
16 anos atrás

Maravilhoso !!

GUSTAVO
GUSTAVO
16 anos atrás

Bem, afinal de contas os EUA é o melhor país para aventuras e façanhas como a de Boyd e Foose. Pois tudo é barato, acessível a qualquer um de nós mortais, desde ferramentas até carros, que são pra lá de baratos.
Boyd e Foose são excentricidades, digo, “SUMIDADES” no assunto. Hoje cada um defende o seu, mas já trabalharam juntos um dia.
Caro Gomes, é muito difícil dizer que determinado modelo seja o maior ou melhor símbolo do trabalho de ambos ou de cada um individualmente, até mesmo porque os caras fazem um carro a cada 15 dias. Acredito que seja um modelo que denota o esmero trabalho de Boyd sim, mas com toda certeza não é o único.
Obs: Ganhe um tempinho assistindo ao Programa dele e do Foose, vc que é um automobilista como eu ficará impressionado com a qualidade do serviço dos caras. Melhor do que assistir ao programa é poder inscrever nossos carros para participarmos de algum episódio, o sonho!!!!
Vale a pena conferir!

Germânio
Germânio
16 anos atrás

Tarso Marques? Vocês tão brincando né??? Daqui a pouco vão dizer que o lata-velha tem a mesma qualidade dos carros feitos pelo Foose também…

O Boyd era o rei e ninguém chega, hoje, aos pés dele… e o cara que comparou o TM com ele deve tar bêbado…

alex franco
alex franco
16 anos atrás

esse era o cara
tirei o chapeu pra ele depois do carro de aluminio que o mesmo projetou coisa de loko uma perfeição …
e o Chip Foose iniciou a arte com seu pai mais dominou a tecnica graças ao Body palavras do proprio Chip e que o Body odiava o Chip isso era notorio pq o Chip deu uma de traira e levou quase todos os funcionarios do Body …

descanse em paz …

Irapuã
Irapuã
16 anos atrás

Leonidas,
Realmente o Boyd estava encarregado de restaurar o Plymouth Belvedere 1957 que foi desenterrado em Tucson-EUA (www.buriedcar.com).
No final, parece que iria tentar só virar o motor do que sobrou… (o carro estava irrecuperável). Não tenho conhecimento de como terminou a história.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Mais um que manja muito se mudando pro andar de cima…
Na minha opinião,os dois maiores customizadores de todos os tempos são Coddington e os Irmãos Barris,que fizeram muitos trabalhos,entre eles o famoso BatMobile.
Coddington fez fama com o CadZilla,depois a sua recriação do famoso 57 Chevy (que passou a se chamar CheZoom) e o indefectível Boydster…Esses dois últimos eu comprei em kit pra montar,inclusive com as tintas spray originais,e enfeitam a minha estante de miniaturas.
Vou tomar uma e acender uma vela (de ignição)pra essa alma abençoada…

cruz
cruz
16 anos atrás

já vi as cópias dos americanos que o tarso marques faz aqui em curitiba e são no mínimo decepcionantes, principalmente as colunas da capota são muito grosseiras em vários modelos que vi, não vale a fortuna que ele pede, na boa.

Dim99
Dim99
16 anos atrás

Pessoal, tem Brazucas se superando e, muitas vezes, até melhor que os gringos, acessem http://www.totty.com.br.

Abraços

Ricardo Sanchez
Ricardo Sanchez
16 anos atrás

A morte do Boyd Coddington é realmente uma grande perda para todos os apaixonados pela arte de construir Hot Roads. Foi um dos pioneiros na “profissionalização” de sua construção e influenciou toda uma geração dos EUA e no mundo. Que descanse em paz e puxe o pé dos tuneiros …

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

Fala aí, Rafael. E o jeito que o TM consegue estragar um pára-brisa? Show de horror…

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Gostava muito do programa, vc aprende coisas a cada episódio, achava melhor que overhaulling do Foose que me parece combinado aquilo de roubar o carro dos caras… Na Boyd o trabalho era mais honesto, mostrava o dia a dia deles, eu gostava da maneira dele tratar os conflitos da oficina. Procurava ser justo com todos e não dava moleza. Os carros, sem comentários, o Alumatub e o Bel Air 56 foram os mais lokos…

O Roy, aquele velho rabugento que trabalhava lá (nunca vi um cara fazer funilaria com chumbo tão bem feita) também morreu em 2005. Agora sem o Boyd e sem o Roy essa oficina não será a mesma. O Roy dizia que os funileiros de hoje, que trabalham com massa plástica, são um bando de açogueiros… hehehe…

Tito Neto
Tito Neto
16 anos atrás

Boyd Coddington com certeza foi um grande profissional da customização e sim, foi o Rei dos Hot Rods. Que descanse em paz. Mas nao podemos desmerecer o trabalho do Tarso Marques que é tão valoroso quanto o trabalho do Boyd Coddington. A diferença é que aqui não temos as mesmas facilidades que lá pra adquirir peças e equipamentos. Acredito que todos sabem disso. Agora, se vc quer ver carros horrendos feitos no Brasil, é só ver as mostrificações que são feitas aos sabados numa emissora conhecida….. Aquilo sim é mesmo uma b………
Abraço a todos!!!

Eric
Eric
16 anos atrás

Além das camisas sambarilove o que era engraçado também é que ele trabalhava com a ex-mulher…..
Credo….

Harry
Harry
16 anos atrás

Esse parece o carro que o Stalone usou em Cobra…seria ele?

Rafael Lopes
Rafael Lopes
16 anos atrás

Mais um dos Grandes que nos deixa!
Gostava do programa dele, fez lindos carros (não todos).

Mas agora querer compara ele com Tarso Marques é pura ignorância, os carros do TM são cheios de massa e tortos. Além de apresentarem uma feiura inigualável.

Descanse em Paz Boyd Coddington.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Pelo pouco que eu assisti dos programas dele, eu acho que os seus funcionários não estão tão tristes. O cara tratava a maioria deles como lixo e esse era o motivo que me levava a trocar de canal.

Esse vai, de hot rod, para outro lugar….

Caravanserai
Caravanserai
16 anos atrás

%!$&#Tunado é uma coisa… Hot Rod, outra completamente diferente.
E não começou com o Cadzilla, nem com Gibbons.
è uma tradição americana que remonta aos principalmente aos 50, e um estilo de vida principalmente na área de Burbank, na California.
Dali cresceram e vivem até hoje, trocentas garagens dedicadas aos Hot Rods. Burbank Choppers (garotos, que só usam peças originais), Hollywood Hot Rods, Coddington, todos com a característica que nunca mudou, que é usarem sempre o visual clássico, das décadas de 30/40/ 50, retrô, nos carros.
Carros, roupas, todo o design é voltado e reciclado.
Outra característica desde os 50, é por ser na California, especificamente, a cultura dos Hot Rods fundiu-se em boa parte com a do surfe, sendo que muitos garagistas são surfistas também.
Boyd é (foi) apenas um dos vários adeptos do estilo, muitos nem aprecem na mídia verdadeiras garagens pequenas, com garotos fuçando ferro velhos em busca de peças originais.
Lá Hot Rod faz parte da cultura, carros, música, design, pintura e surfe, e passa-se adiante, goste-se ou não, de velhos garagistas para moleques. Ferro velho ao alcance de todos, moleques e velhotes nas funilarias, criando e transformando.
Boyd e Chip Foose são apenas a nata em cima do leite.
Têm gente lá que trabalha bem m,ais a parte cultural com estes carros, com o pé bem mais no chão, sem estrelismos e tv.
No filme de surfe “One California Day”, lançado este ano, isto é bem visível e explicitado.
Bem diferente de um certo lugar…
Eu curto e muito!

Burbank Choppers:
http://www.burbankchoppers.com/

Hollywood Hot Rods:
http://www.hollywoodhotrods.com/AboutHHR.htm

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Boyd construiu carros por 50 anos, boa parte deles, saindo do zero, desde o chassi. Ele tem um carro todo de alumínio, sem pintura, só no martelo, na dobra, na lixa… Seus carros são lindíssimos.

Mas, ainda que Boyd não fosse p.orra nenhuma, acho que ele mereceria letras maiúsculas iniciando seu nome.

Boyd Coddington.

Leonidas Filho
Leonidas Filho
16 anos atrás

Acho que foi esse camarada que virou o motor daquele carro que estava no buraco e foi retirado depois de décadas. O FG postou alguma coisa aqui no Blog na época.

Eric
Eric
16 anos atrás

De acordo com o Petersen Museum,esse é o Cadzilla que foi feito para Billy Gibbons do ZZ Top.
Lindíssimo.Mistura o moderno com o retrô.

Fernando Assis
16 anos atrás

Boyd foi o maior customizador da história…
Sendo inclusive um dos mestres do famoso Chip Foose..
Vá com DEUS mestre do metal…
As carruagens do céu vão ser o bicho…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Eu não gostava muito do programa dele, as broncas dele pareciam aquelas do bigodudo das motos, apenas para movimentar um pouco o episódio. Mas o figurino do indivíduo era engraçado, camisas estampadas e boné, sempre.
Li numa entrevista para a Autoesporte que o Chip Foose aprendeu o ofício com o pai dele, não com esse sujeito. Então fica a dúvida, mas também não tem nenhuma importância…

Apaixonado por carro
Apaixonado por carro
16 anos atrás

Compara o Tarso Marques com o Boyd é o fim da picada…
Quem já viu os carros do Tarso sabem do que to falando…
Meu filho com tinta guache faz acabamento bem melhor…

Stovebolt29
Stovebolt29
16 anos atrás

Chip Foose foi funcionário do Boyd pelo o que me consta e outra curiosidade é que perdeu o filho em um acidente durante o teste de um dos carros. Parece que um dos mecânicos dele estava junto. É aquele que não tem expressão facial…é resultado do acidente. Parece que depois disso, o Boyd ficou meio amargo. Sem dúvida, trata-se uma figura marcante no hot rod, cujos trabalhos influenciam muitos até hoje.

Pé de Pano
Pé de Pano
16 anos atrás

O cara fez um carro, estilo ford t, todo de aluminio, lindo carro, e depois vai testar no deserto. O cara tinha a mão para fazer as coisas.

Tuta
Tuta
16 anos atrás

Ala putcha! Vai agora dar esporro no chefe! Qpena, era um mestre.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Não gosto de hot-hods mas a customização me agrada. Me lembro dos programas que mostrara a construção de um HOT todo de alumínio, sem pintura. Trabalho de louco !!!

Paulo Uzêda
Paulo Uzêda
16 anos atrás

Flavio,

Esse era um grande sujeito , vai fazer muita falta , assisto o programa dele na Discovery Turbo , e vejo o envolvimento dele com os projetos , grande cara. Que fique em Paz.

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

O cara era figura, todo nervoso (deve ter morrido do coração) e usava umas camisas que deixariam o Agustinho morrer de inveja.
Fazia belas máquinas.
Com ou sem MTV era um dos melhores dos EUA

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Baralho… Esse cara já fez cada carro incrível no programa dele, incluindo um totalmente feito de alumínio. Mas não sei se ele fazia tipo no programa, mas parecia ser uma pessoa estremamente nervosa. Incluisive, em um dos seus programas, ele perde o pintor dele para o Foose, que aparentemente, era inimigo dele…

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
16 anos atrás

Nunca curti Hot Rods.
Ou o carro é antigo e deve ter a sua beleza preservada ou é moderno.
Não me apego a invenções.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

Tudo começou com o advento da mtv, que o zz top viu um meio de alcançar novas frentes, e encomendou ao boyd o famoso ford vermelho para os vídeos de “eliminator” (83), que continuou aparecendo em “Recycler”.

Daí, já conhecidos, ao que me consta, o Cadzilla foi encomendado pelo billy gibbons, que queria presentear e surpreender a esposa.

É um marco no mundo hot road ianque, ao ponto de separar épocas antes e depois do Cadzilla.

No programa, que inclusive a Discovery reapresenta aqui, ele se apresentava muito estressado, muita cena e coisa e tal, mas os trabalhos impecáveis.

Claro que alguns vão preferir o Chip Foose, e eu aprecio ambos os artistas.

Belair
Belair
16 anos atrás

Acho que esse aí não é o Cadzilla não, FG. O cara realmente fez uns carrinhos irados como diria a molecada de hoje, mas se não me engano andava meio quebrado ultimamente. Tenho certeza que muita gente aí sabe muito mais.Aguardemos,pois…

Igor D.
Igor D.
16 anos atrás

De fato morre uma lenda……ñ sou muito fã de Hot Rods, embora tenham meu respeito, ñ sou de pisar no gosto dos outros, mas pra mim é uma coisa mais lá da gringolândia mesmo…..

Perda lamentável.