MAIS AVIÃOZINHO
SÃO PAULO (e as cores?) – Pensam que era só a Lotus JPS que tinha aviãozinho? Eis o Xingu da Embraer usado pela Copersucar nos idos de 1977/78, segundo o Caíque Pereira.
SÃO PAULO (e as cores?) – Pensam que era só a Lotus JPS que tinha aviãozinho? Eis o Xingu da Embraer usado pela Copersucar nos idos de 1977/78, segundo o Caíque Pereira.
Gostei de saber que a Embraer (outra empresa nacional de respeito) participou na época do projeto Copersucar, tem tudo a ver esse apoio entre projetos brasileiros.
Gomes, será possível vc postar fotos dos aviões dos pilotos da F1?
Tipo Piquet (pai e filho), Lauda, Shummy, Barrica, etc. No meu entender seria legal para todos. Grato Laerte
caracoles! disso aí eu não lembrava.
e ficou maneiro, dá de dez no caminhao-transporte de F1 da red bull.
Eita Xingu!!!!
Maquinaça de pedigree nacional. Avô da minha atual montaria ( E120 Brasilia) e primeiro avião pressurizado produzido pela EMBRAER. Foi exportado para a Marinha Francesa – 40 unidades- nas versões Xingu I (esse aí da Copersucar era dessa versão, turbinas de 550shp , hélices tripás) e Xingu II ( motores mais fortes de 750shp cada e hélices quadripás e uma quilha ventral que melhorou e muito a estabilidade direcional)
É pesadinho, mas anda pra burro, e mais estável que uma rocha.
Duro que, apesar de ser um excelente avião, não foi páreo para a família King Air da Beechcraft ( que o produzia em muito maior escala, e consequentemente, tinha um preço de revenda aproximado aqui no Brasil).
Pena que não chegamos nem a produzir 300 desses pássaros. Hoje o mercado absorveria o Xingu tranquilamente, numa versão mais forte, e com painel full digital.
Mas valeu! Alguém tem a foto dessa belezinha colorida?
Detalhe: A matrícula PP-ZCT indica que é um avião experimental, ou seja, esse é o Xingu S/N 001!!!!!!!
PS: Não sei se foi esse o intento do sid mosca quando criou o colibri para a Copersucar, mas me parece que o colibri transmitia uma idéia de leveza e perfeição ( não necessariamente fragilidade)
O avião era lindo mas dizem que era meio ordinário.
Mmm…realmente isto aqui esta sendo uma fonte de alimentos para a memoria…
Este aviao foi uma otima forma de economisar dinheiro para nos e para a Embraer.
Tinha sido enviado para o salao de Le Bourget, na Franca, para representar a nascente industria aeronautica nacional (voces sabiam que a Embraer e a terceira maior produtora de avioes do mundo?).
Depois do salao ficou na europa como um demonstrador…hangar, manutencao, combustivel e pilotos pagos pela equipe, mas de propriedade da Embraer.
Entre os voos as corridas fazia demonstracoes para clientes. Portanto, com a lotacao completa de passageiros quase que se pagava na economia dos bilhetes de linha normal, dava flexibilidade a equipe, e nao custava nada a Embraer o manter na europa .
Nos voos entre grandes premios por exemplo, digamos Viena-Londres, era so 8 minutos mais lento que o Learjet do Lauda.
E era na cor da equipe, aquele amarelo brasileiro…
abracos Ricardo Divila
Esse avião é muito bonito mesmo, a foto colorida devia ser mais bonita ainda.
O Xingu era um belo avião, será que ainda é fabricado?
Esse Xingú era realmante muito bonito e na época o melhor avião da Embraer. Foi uma excelente propaganda para a ex-estatal.
lindo pra caramba, não??
Lindão!
So faltou a foto ser colorida…
Vou tentar colorir no Photoshop…pra ver a merd…que vai dar rsrsrs
Nunca entendi o porquê daqueles patos gordos que eram símbolo da equipe… espera aí! Seriam beija-flores? Minha nossa, que criatividade! E que coragem: usar como símbolo um dos animais mais fracos da natureza…
Necessidade não é luxo. Muitos acham que a equipe brasileira foi um fisco completo na F-1. Com o passar doa anos acredito que tem sido feita uma avaliação até positiva desta experiencia. como disse F.Collor – ” O tempo é o senhor da razão!”