PEQUENAS JÓIAS (4)

SÃO PAULO (uma lenda) – Da série da Automodelli das miniaturas em 1:43 que homenageia pilotos brasileiros, essa é a minha preferida. A lendária e mitológica carretera #18 de Camilo Christofaro, o primeiro carro para o qual torci na vida.

Essa miniatura ainda não comprei. Espero que não tenha esgotado e que o Apuzzo, dono da Automodelli, tenha reservado meu exemplar. O que tenho é uma bolha de autorama dela, meio fajuta, mas dos tempos em que corria na pista do Ibirapuera, na Sebring e no Paulistano. Com motorzinho Estrela azul.

O carro, o de verdade, ainda existe e está no galpão de seu filho Camilinho no Canindé. Poderia ser restaurado, deveria ser exibido, mas está lá quietinho, em silêncio, ao lado de outras preciosidades, com as marcas do tempo.

Talvez seja melhor assim.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio
Antonio
16 anos atrás

Alguem sabe a velô da carreteira ?????
Cadê os professores????

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

Sir Veloz HP,
Ouvi dizer que existe litígio quanto ao espólio do Camilo, por isso a Carretera e o Furia-Chrysler encontram-se abandonados.

FRED
FRED
16 anos atrás

Alguem sabe dizer a que velocidade a carretera chegava no fim do retão ????

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Eu amava esse carro…motor de 400 hp…Uma vez, o Camilo fingiu que deu pane na largada, em Interlagos, e a tigrada toda saiu. Quando chegaram na curva um (autódromo antigo) o Camilo largou. Na curva de entrada do retão ele já estava colado na molecada, passou todos e terminou o retão em primeiro. Foi bom demais!!!! O motor era Corvette, né?

bonesso
bonesso
16 anos atrás

Tenho muito contato com o Camilinho , devido a serviços que ele presta de revisão de amortecedores de nosso spyder, e ele me disse que a mãe a irmã brigaram com ele e não querem que ele restaure a carreteira e tbm que não vá para nenhum evento . Então diante disto ele disse que por enquanto a carreteira ficará aonde está , na garagem.

Carretera é que coma
Carretera é que coma
16 anos atrás

Não está com o Trevisan. O Camilinho podia fazer uma pareceria com o Trevisan e mandar a barata para o Museu do Automobilismo, lugar onde a #18 merece repousar.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Realmente esse carro foi um dos mais míticos do automobilismo brasileiro.
Na sua época os tempos por volta em Interlagos eram sempre comparados com os dela. Dizia-se que tal carro ficou a tantos segundos da carreteira, ou que tal carro bateu o recorde da carreteira, e aí, entrava para o panteão da glória pois, havia virado mais rápido que a carreteira. Isso durava até o Camilo voltar para a pista no sábado seguinte e…
O interessante é que haviam várias carreteiras mas, quando se falava “Carreteira” já estava subentendido que era o do Camilo, e não a do Damianni, Marcílio, etc.
Esse carro levava multidões para onde corria. Muitos não iam ver uma corrida, iam ver a carreteira do Camilo.
Esse carro marcou a transição do automobilismo antigo dos anos 50/60 para o moderno, à partir de 1964 com os carros e protótipos nacionais, além de protótipos estrangeiros, e tem uma história gloriosa nesse período.
Esse carro realmente merece estar aos cuidados do São Paulo Trevisan, nosso anjo da guarda da memória automobilística brasileira, e não encostado no fundo da oficina do Camilinho como está. Aliás, por várias vezes quase briguei de sair “na porrada” mesmo, com ele. Nem vou mais na oficina dele como antigamente para não passar nervoso e acabar na delegacia ou no cemitério. O último Opala que tive na vida mandei preparar o motor lá, ficou ótimo, claro, mas todas as vezes que ia fazer alguma revisão eu ficava colérico com aquele abandono da carreteira e dos troféus do Camilão. Aí falei : “Chega, ainda vou fazer uma besteira por aqui”, e nunca mais apareci por lá. Afinal, aquilo não era minha propriedade, e nem teria direito de falar ao herdeiro dela o que fazer da vida. Mas, tem certas burrices humanas que me são intoleráveis, mesmo tendo eu o direito ou não, de interferir na vida alheia. Principalmente em se tratando de carros e motos de corrida históricos.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

Apenas para constar: no Museu da ULBRA está exposta a carreteira de José Asmuz, toda amarrotada e enferrujada. O Sr. Asmuz fez este pedido, que a carreteira dele nunca seja restaurada e permaneça exatamente como finalizou sua última prova. Ha 3 anos ele foi homenageado nas 12 Horas de TArumã, a carreteira foi levada ao autódromo e o velhinho deu algumas voltas com ela pelo circuito, até o velho motor V8 Flathead com 3 carburadores ferver! Foi emocionante!

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
16 anos atrás

Gomes,

Simplesmente nao abre o link da Automodelli……Ou melhor: até abre a janela, o Explorer, mas a pagina não…..
Só eu ou mais alguem tem esse problema ????

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Se eu tô bem lembrado, a mítica carreteira do Lobo do Canindé (olha como o lugar é mítico, hehehehe…) estava no Clássicos de Competição exposta…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Off-topic:

Quanta coisa perdi nestes quatro dias e meio!

/././
/././
16 anos atrás

perdoem, mas ela não está no sul(no museu do Sr Trevisan)?

Rodolfo I. Vieira F.
Rodolfo I. Vieira F.
16 anos atrás

Boa a sua lembrança das pistas de autorama , não sei se vou escrever todos os nomes corretamente . Sebring , Monza , Parolu , iamos de onibus com as nossas caixinhas de ferramentas com nossos carrinhos , controles e pequenos equimamentos para as pistas se divertir .

valmir chicarolli
valmir chicarolli
16 anos atrás

Putz, já entrei dentro desta carreteira…

Tive a plena convicção que esses caras realmente eram muito loucos! O interior é claustrofóbico! Muito apertado!