senna em 6 atos

SÃO PAULO (overdose) – GP do Japão de 1989. Um dos mais polêmicos acidentes de todos os tempos, Senna com Prost, os dois monstros da McLaren decidindo o título. Já não se falavam mais. Bateram na chicane de Suzuka. O francês ficou, o brasileiro seguiu. Passou Nannini, ganhou a corrida, foi desclassificado horas depois.

Quer ver tudo isso de novo, e de dentro do carro de Ayrton? Clique aqui e assista aos seis vídeos na câmera on-board de Senna. É uma viagem. A indicação foi de Pétrius Pórtius. Bom programa para um domingão.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Julio
Julio
16 anos atrás

Juliana,

já que você tem interesse em “pesquisar”, algo que deveria ter feito antes de qualquer julgamento, aqui vai:
– GP Bélgica 89, Mansell perde o ponto de freada, passa pela chicane, mas retorna na curva seguinte
– GP Inglaterra 88 Naninni fez o mesmo que Mansell na chicane, antes dos boxes, mas foi classificado em 3o.

Talvez se você tiver mais tempo e interesse em pesquisar os autos da palhaçada que foi julgamento na seda da FISA, poderá entender melhor o contexto do que ocorreu em 90, um ano depois.

Concluo afirmando que o comportamento terrível e irresponsável de boa parte dos motoristas brasileiros, que como você disse “jogam o carro p/ cima dos outros”, não tem absolutamente nada a ver com declarações de um piloto.

A verdadeira causa da situação terrível do nosso trânsito tem um nome bem claro: IMPUNIDADE!

Adonis Di Nizo
Adonis Di Nizo
16 anos atrás

Foi a mais espetacular vitória de um piloto que assisti. Pois o que se falava de Prost é que era estramamente técnico mas não possuia arrojo, porém naquela tarde no Japão ele largou a com a faca entre os dentes nunca tinha visto um Prost daquela maneira.

Nico
Nico
16 anos atrás

Do jeito que aquelas McLaren eram superiores aos demais carros, não surpreende que até o ” fila do INPS” do Prost ganhava campeonatos…

Nico
Nico
16 anos atrás

Parece que a desclassificação foi porque o carro contou com aucxílio externo para fazer o motor pegar: os fiscais já haviam tirado o carro da pista quando senna acenou freneticamente para que voltassem a empurrar. E isso fere o regulamento…

Midas
Midas
16 anos atrás

Falando em Balestre, onde anda ele?

Helio
Helio
16 anos atrás

Prost levou , mas que essa corrida do Senna foi fantástica isso ninguem pode negar, provou contra Naninni que era possivel passar ali. Prost foi esperto não há como negar, mas o que pegou foi a cortada na chicane e não a batida. Deveriam ter punido Senna na Pista e não depois de terminar a corrida. Se Nanini tivesse ganho Balestre deixaria as coisas como estavam. Por isso foi roubo.

Érico Calixto de Sou
Érico Calixto de Sou
16 anos atrás

Prost foi um rato naquele episódio e levou a melhor. Tudo que poderia ter dado errado para o Senna deu errado em 1989. Ainda bem que a doce vingança veio em 90 e em cima de Ferrari.

João Valim
João Valim
16 anos atrás

Na largada dá pra notar claramente o carro do Senna patinando no lado sujo da pista… em primeira ele já não consegue tracionar direito… quando coloca a segunda, o carro patina mais ainda e a trepidação é imensa… o carro não gruda na pista de jeito nenhum. No meio da segunda marcha o Prost já está na liderança.

armando junior
armando junior
16 anos atrás

Adorei, as legendas é que me deixaram confuso.

Igor
Igor
16 anos atrás

Maquina do tempo com certeza, e o som dos carros… LINDO!

VEJAM ISTO!!! preincipalmente a garotada que não viu na época.
http://www.youtube.com/watch?v=sT_h3XrS5BY&NR=1

Realmente outra época, amigo…..eu era mto pivetinho nessa época, mas sou dakelas famílias q vê F1 até hoje, por incrível q pareça, embora ngm mais faça questão de acordar religiosamente todo Domingo como era nessa época……e esse som das McLaren, pura sinfonia!!!!!!

Juliana
Juliana
16 anos atrás

Ao Osvaldo k: Empurrado onde não podia isso que eu quis dizer…cortando chicane como vc disse.

Ao Julio: Esse acidente de 1989 era previsível estavam disputando volta a volta e o único lugar onde o Senna podia arriscar era nessa Chincane de baixa velocidade…Prost pensou o mesmo. Se ele tentar eu “fecho” Senna arriscou fez o certo era mais arrojado…houve o toque,coisa de corrida.
Mas mesmo assim não foi isso que impediu a vitória de Senna, ele voltou e ganhou..so que Senna “cortou a chicane” e isso era proibido…resultado! Desclassificação!
Como todos sabem Senna abandonou na Austrália não ia ser campeão naquele ano.E poucos sabem dessa batida de Senna na Austrália…Nelson Piquet usou sua “malandragem” e abriu para Senna passar sabendo que tinha um outro carro lento a sua frente…Piquet Retardatário abriu para Senna passar no “Spray” de água …Senna bateu e Piquet viu essa batida de “camarote” no seu cockpit… é so reparar bem essa batida no youtube.
Me parece que Piquet depois confirmou a amigos, dizendo que morreu de rir no carro…
Quanto a 1990 o próprio Senna disse que realmente jogou de propósito o carro em cima de Prost ou seja Vingança!!! E ele disse isso em público na Tv…Qual a imagem que fica quando uma pessoa popular fala isso, que jogou o carro em cima do outro para o Brasil inteiro ouvir?
Em um País como o Brasi a maioria um povo mal educado e desinformnado…o cara ouve isso de um Campeão Mundial da Formula 1, pensa que pode fazer tudo no trânsito!
Tem cara que toma umas a mais e já pensa que esta de Formula 1…joga o carro mesmo em cima que se dane.
Me desculpa mas na Tv tem coisa que vc não pode falar:
Senna já tinha falado que “mulher no volante era perigo constante” , pegou mal pra ele no Brasil, a mulherada ficou furiosa aqui e ele teve que se desculpar pela tv, dizendo que era apenas uma brincadeira…

Claro Senna disse sem intenção de prejudicar…mas que pegou mal isso pegou. Nunca devia ter falado que jogou o carro de propósito, devia ter guardado pra ele .

Juliana
Juliana
16 anos atrás

Ao Julio:

“Senna foi em frente, cortou a chicane, como tinha ocorrido com outro piloto, no mesmo ano e venceu a corrida.”

Não tenho essa informação que outro piloto fez o mesmo,me passa os dados dessa corrida e piloto, corrida de Formula um que não foi…

Pode ser que foi em outra categoria com outro regulamento, ou ninguém filmou e quem viu não foi fiscal de pista, vai saber.

Como disse preciso de informação sobre a corrida para pesquisar…de boca é fácil falar.

Uma coisa é certa naquela corrida se “cortasse” a chincane era desclassificado como estava no regulamento…Quanto ao Balestre afirmar que ele errou em punir…ele foi apenas diplomático, ou seja disse o que os perdedores queriam ouvir…não ia mudar o resultado mesmo, disse isso rindo por dentro…

Senna tinha uma longa corrida a frente, poderia acontecer ate mesmo uma quebra de Prost em 1990. Mas e o medo do Prost sumir a frente, a Ferrari vinha de 2 vitóras antes do Japão…Senna sabia disso, se Prost largasse na Frente ja era…

walter
walter
16 anos atrás

Esse é o lado ruim dos blogs: trabalhar com ‘notícia-amanhecida’, sem dar a informação: faz parte, mas é algo para pensar. E os blogueiros embarcam e ressuscitam uma polêmica que não tem cabimento.
Seria legal que alguém postasse os vídeos e depoimentos dos envolvidos, para registrar, de modo organizado, o que aconteceu.
Prost reconhece, Balestre reconhece, toda a F1 reconhece o que a Tv do Japão provou com a câmera do helicóptero (que alguém citou abaixo): Prost NÃO fez a curva, mas sim lançou seu carro sobre o Senna, antes da curva. Devia ser punido, mas o punido foi Senna, num dos tantos lances anti-desportivos de Balestre e do próprio Prost.

Julio
Julio
16 anos atrás

O que a Juliana falou não faz sentido para mim.Isso não tem nada a ver com sangue quente brasileiros, ou qualquer outra bobagem de comparar um campão com palhaços perigosos do nosso trânsito.
Senna fez a pole e perdeu a liderança logo na largada, por estar largando no lado sujo da pista. Além disso, essa foi a melhor corrida da vida do “Professor”, andando rápido desde o início e nunca perdendo tempo com retardatários. Desse modo, a única chance do Ayrton era naquele local, ele tentou com tudo, e Prost, como era seu direito fechou a porta.
O ponto é que ambos os carros ficaram em local perigoso, mas a atitude do francês foi deixar o carro imediatamente, mesmo sem nenhum dano, e travado em 1a marcha, o que dificultou a retirada. Senna foi em frente, cortou a chicane, como tinha ocorrido com outro piloto, no mesmo ano e venceu a corrida. Acontece que Prost caminhou até a torre e acertou tudo com seu amigo Balestre.
No ano seguinte, tendo aprendido a lição, ficou acordado com os comissários de pista, que o pole largaria do lado limpo, ou seja o esquerdo. Senna fez uma pole fantástica, uma vez que a Ferrari do Prost era mais rápida, para chegarmos no domingo, e o sr. Balestre mudar a pole p/ o lado sujo novamente, visivelmente prejudicando o brasileiro.
Senna então largou determinado a fazer a curva em primeiro lugar, nem que fosse necessário colidir com o Prost. Foi uma medida arriscada e muito perigosa, que lhe garantiu o título. Sua intenção era dar uma boa exibição aos japoneses, como fora em 88, mas jamais iria se submeter ao jogo de equipe dos franceses novamente.

Em tempo, logo após sua aposentadoria, em 2002, Balestre relembrou esse episódio, admitindo ao jornal “L´Equipe” que “deu uma forcinha para Prost”.

Diego
Diego
16 anos atrás

eu era um toco de gente na época mas lembro bem, e os carros de antes davam mt mais emoção, bem mais dificeis de guiar do que hoje.

Aquele tempo era massa!!

Lucius
Lucius
16 anos atrás

Deveriam mostrar mais imagens onboard durante as corridas. Estas ficariam menos chatas.

Oswald K.
Oswald K.
16 anos atrás

Ao contrário do que a Juliana falou, vendo esse vídeo no Youtube com a narração do Galvão, ele fala na hora do acidente que o Senna fosse empurrado na chicane, ou seja, no traçado normal, era válido.

E acho que isso se reforça com a alegação que foi o fato dele ter cortado chicane q o desclassifcou e não o fato dele ter sido empurrado.

Grande época!
Dois gênios!

César
César
16 anos atrás

Em 89 eu era bem novo, mas a lembrança que tenho dessa corrida é de que naquele dia, Prost parecia inalcançável…

Outro dia desses saiu uma coluna sobre essa corrida no GP Total, seção “Opiniões e Dúvidas dos Leitores”, com tículo “A MAIOR VITÓRIA DO BRASIL NA FÓRMULA 1”, escrito por Márcio Madeira da Cunha.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
16 anos atrás

O que o do Contra disse é verdade.

O Prost sabia que o Senna estava ali. Foi proposital. Se o Senna não estivesse ali, e se o francês contornasse a curva daquela forma, faria a primeira perna da chicane na grama.

Lembrei da fimagem do Deka, quando o Senna desliga e sai do carro. Só que, no Deka, o Gomes saiu e o #96 ficou ligado por uns dois minutos até ser desligado. Como a câmera ficou ligada por pelo menos uns 20 minutos dentro do carro, depois da corrida, dava para ver o pessoal apreciando o #96! hehe

Fabiano
Fabiano
16 anos atrás

Roberto, me desculpe, mas o Senna por dentro não poderia fechar porta de ninguém, acho que você se expressou mal.

o Senna fez a mesma coisa com o Nannini, e engraçado veja só que coisa incrível, conseguiu passar. Ao invés do Prost que tocou o carro no Senna.

MSM
MSM
16 anos atrás

Não foi a primeira e nem a última das manobras polêmicas na F1. O Senna se sentiu prejudicado pela manobra do Prost e depois pelo resultado do GP e quis dar o troco no ano seguinte na mesma pista e no mesmo lugar. Infelizmente na F1 a pressão do dinheiro envolvido é muito grande e os pilotos acabam fazendo essas manobras desnecessárias.

Roberto
Roberto
16 anos atrás

Esse vídeo não mostra, mas existem outros na net que mostram que no exato momento da batida o carro do Prost estava à frente do de Senna. Com base nisso, dá para se dizer que foi o Senna que fechou a porta do Prost. Já em 1990, a história é bem mais clara, ou seja, o próprio Senna admitiu que “deixou o seu carro bater” no do Prost. O nosso campeão era bom, mas tinha um grave defeito: gostava de ganhar a qualquer custo…, do tipo “vitória ou muro”… Seu estilo de pilotar era muito agressivo. Extrapolava o arrojo necesário aos grandes campeões. Mas foi um grande piloto !!

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Lembro bem da corrida, bela tocada, mas os carros eram bem mais ariscos do que os de hoje. Sobre o Prost (professor) tenho guardado um poster da GRID tirada quando ele fazia a La Source em Spa. Estava segurando o volante com a ponta dos dedos. Coisa para poucos. Como já comentaram anteriormente, concordo que nem o Prost nem o Senna precisavam fazer o que fizeram para a conquista de um título. Paraece que eles também tiveram seus momentos de Dick Vigarista. Não eram tão santinhos assim como querem fazer. Abraços

Juliana
Juliana
16 anos atrás

O problema não foi a “fechada” de Prost isso qualquer um ia fazer para defender a posição em naquela corrida, estavam no limite e Senna forçando Prost defendendo… foi um acidente normal. Senna foi empurrado em um lugar onde não podia e isso esta no regulamento…por isso a punição, a lamentar porque a corrida foi espetacular! Como ja disseram mesmo que Senna vencesse não ia mudar nada porque na corrida seguinte teria que ganhar e abandonou…
Agora o que não pode é vc jogar um Formula 1 em cima do outro de propósito a mais de 250 km/h como o Senna fez em 1990 foi um absurdo aquilo podia ter matado um deles…”dar o troco” ia ser mais bonito se ganhasse ultrapassando Prost . Não é a toa que motoristas matam no trânsito e que se fod….coisa de “sangue-quente” de brasileiro.
Foi um péssimo exmplo que o Senna deu. Mas fazer o que né o cara é Deus podia fazer tudo que o povo aqui assina embaixo…

do contra
do contra
16 anos atrás

Tem uma tomada de câmara de cima que mostra o Prost virando o carro muito antes da hora. Se Senna não estivesse ali, o Prost subiria na grama.
Pena que não achei o link

Racer-X
Racer-X
16 anos atrás

Tinham que arranjar a câmera de dentro do carro do PROST. Apesar de não mudar mais nada em matéria de resultados, poderíamos ver a real intenção do baixinho francês xexelento na hora do acidente. Com a câmera do Senna não dá para analisar direito…

Márcio Montechese
Márcio Montechese
16 anos atrás

Nunca vou me esquecer desta corrida. Estava na casa de um amigo. Vibramos muito quando ele conseguiu chegar aos boxes e trocar o bico, depois passar o Nannini e vencer. O Sr. Balestre fez a maior sacanagem que eu já vi na Fórmula 1. Talvez mesmo com a vitória ele não tivesse ganho o título de 1989, mas aquela corrida ele ganhou.

dado andrade
dado andrade
16 anos atrás

Muito obrigado por este presentao e tenha um BOM DOMINGO.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

A melhor cena desse episódio, na minha opinião, é o da câmera onboard do Prost, que mostra o movimento executado no volante.

felipe fugazi
felipe fugazi
16 anos atrás

Nessa corrida o Ayrton praticamente inventou o ponto de ultrapassagem na freada da chincane antes da reta dos boxes, ninguem fazia isso em Suzuka e no fim da corrida ele vibrou até mais do que no final do GP de 88, pena que o Balestre deu uma garfada nele, mas o troco veio no ano seguinte, mas isso já é uma outra historia…

D.Pierotti
D.Pierotti
16 anos atrás

Acredito que essa foi a melhor corrida que já vi na vida.

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

Da época que a F1 era coisa de Macho! Ver esses caras trocando de marcha na alavanca e controlando tudo é algo inenarrável!

Mario Della NIna
Mario Della NIna
16 anos atrás

Maquina do tempo com certeza, e o som dos carros… LINDO!

VEJAM ISTO!!! preincipalmente a garotada que não viu na época.
http://www.youtube.com/watch?v=sT_h3XrS5BY&NR=1

adonis
adonis
16 anos atrás

Sem palavras… valeu o domingo!

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Pelas câmeras on-board, percebemos claramente como os carros eram muito mais difíceis de dirigir naquele tempo. E mais perigosos!

E percebemos, também, que Senna tinha uma tocada mais nervosa que a do Prost.

Dois gênios. Tempos bons, que não voltam mais.

Midas
Midas
16 anos atrás

Ótimo vídeo.
Que saudades do tempo em que na F1 volante era volante, painel era painel e para trocar marcha tinha que tirar a mão do volante…

Queria ver quantos por hora chegaria um carro com essas asas e pneus daquele tempo…

Thiago
Thiago
16 anos atrás

Muito bom! No momento do choque, pela câmera onboard, dá para ver que realmente foi tudo no limite. Daria para ultrapassar, se o Prost não fechasse a porta. Mas também não dá para dizer que o Senna não forçou… foi um incidente polêmico, mas normal de corrida, ao meu ver.

Única coisa lamentável foi a desclassificação do Senna.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

O impressionante é a diferença de tocada. O Prost, macio e não é a toa que era “o professor” e o Airton socando pra valer.
Infelizmente aquela chicane ficou marcada por duas sujeiras. Primeiro a do Prost no Airton, deixando bater propositadamente. Depois a do Airton no Prost logo na largada.
Uma pena, pois mancharam as respectivas histórias.
O que não desmerece, apesar disso, as fabulosas carreiras…

Aproveitando o gancho, vendo praticamente a corrida inteira pelas camaras on board, como é que fica a FOM afirmar que na Tamburello “deixou ” de gravar o on board da Willians pq mudou a camara?… Só meu vira-lata acredita nisso…

Igor
Igor
16 anos atrás

Uma das maiores roubalheiras da história da F1.

E como esses dois guiavam, meu Deus…….outra época, bons tempos…….

Dú
16 anos atrás

Bem já que o ano começa, vamos lá. Quando na tv vi, não acreditei, anos depois entendi.
Não a resignação do Prost no dia, e muito menos no ano seguinte, mesmo depois do grid, em que Piquet mandava frases de otimismo para o Nanini. O Ayrton assumindo que era tudo ou nada, e a mídia mostrando as lágrimas do Moreno com o Senna Campeão. Depois, qdo. Nélson e Nanini, naquelas de que, vc. acelera e eu guio, um sem braço e o outro sem pés. Anos se foram, o Automobilismo perdeu o Ayrton numa baita fatalidade, assim como o David Coulthard deve ajoelhar todos dias depois da queda do Jatinho, e se alguém se lembra, mandou ver legar quando do acidente aqui em Sampa, expondo seu casco para o mundo. O maior exemplo de virtude, foi, é do Zanardi, pá e bola o cara mandou ver, como Lauda diz.

leohora
leohora
16 anos atrás

impressionante a quantidades de detalhes que passavam despercebidos pela tv….