el cordobés (26)
VILLA CARLOS PAZ (o cara é bão) – Este é El Ganador, Sébastien Loeb. Ele está sobrando na turma. A verdade é que o WRC anda vivendo uma entressafra, tanto de pilotos, quanto de marcas participantes. Com equipes oficiais, lembrem-se, só correm Citroën, Subaru, Ford e Suzuki. É muito pouco. E entre os 12 da categoria A8, só quatro têm vitórias no currículo (Hirvonen, 4; Solberg, 13; Latvala, 1; e Loeb, 37 com a de hoje).
Portanto, faltam pilotos e montadoras, e nesse ambiente Loeb não tem adversários. Talvez quando a Subaru estrear o carro novo, já que sua dupla é boa.
Seb ganhou pela quarta vez o Rali da Argentina e é o maior vencedor da prova em todos os tempos. Palmas para ele.
No Mundial de Pilotos, a classificação tem agora: 1) Loeb, 30; 2) Hirvonen, 25; 3) Atkinson, 22; 4) Latvala, 16; 5) Galli, 11; 6) Sordo, 9. Nas Equipes: 1) BP Ford Abu Dhabi, 44; 2) Citroën Total, 41; 3) Subaru, 33; 4) Stobart VK M-Sport (Ford), 22; 5) Munchi’s Ford (10); 6) Suzuki, 6.
Loeb pilota muito bem.Vai ser um novo Makkinen….
O carro dele ajuda também pois é muito regular em qualquer piso.
Lá como aqui o problema é global. O Sr Eclestone nao gosta de rali, de protótipos e circuitos de verdade. Tudo para nao fazer concorrência com a F-1, como a FIA só faz o que ele manda dá nisso.!! Vcs conhecem algum lugar onde o automoblismo esteja definhando por falta de outras categorias fortes?
Por que as equipes oficiais abandonaram o WRC? Aumento dos custos? Me lembro da Toyota, Seat, Hyundai, Mitsubishi e Peugeot (essa última foi substituida pela Citroen, eu acho)
Gronholm faz falta…assim como Richard Burns e Carlos Sainz.
Ele não tem adversário a altura, no ano passado o Gronholm ficou na frente o ano todo com o Focus, mas no final valeu a categoria e ele acabou ganhado o tetra pela Citroen, e falta a participação de mais montadoras e pilotos que possam trazer mais disputa ao WRC, inclusive dos brasileiros.
Sem ver, sem ouvir, sem estar lá presente, com certeza esse cara fez o show.
Como disse o FG, de fora não dá pra ver quase nada. Quem vê tudo é o piloto e o navegador.
Mas esse Loeb é dos maiores pilotos do mundo, se não o maior.
Bota fortíssima, tem todo o meu respeito. Já vi cenas na TV a cabo inacreditáveis, tanto de controle absoluto sobre a máquina como uma tocada maravilhosa, diferenciada em meio a dezenas de pilotos muito, mas muito bons mesmo.
Como já confessei, acho o rally uma coisa sensacional, mas me mete medo. Esse negócio de piso irregular e variado, curvas cegas, público a centímetros de distancia, ribanceiras, buracos, pedras, chuva, neve, poeira pra mim é aterrador – sem nenhuma vergonha.
O nosso amigo Pablo já fez dezenas de discursos pra mim nos farnéis. O meu amigo há 35 anos Luis Garcia 917K é outro, fã de carteirinha, adora tudo isso. E por muitas vezes tambem tentou me convercer.
Mas eu me borro todo… E o Luis tem um Nissan prontinho, é sentar e mandar o pé.
Agora que o FG fez essa cobertura deliciosa, em que ficou nítida a imensa diferença entre pilotos e categoria-robô (F1) versus pilotos e categoria-show (Rally) fico ainda mais fã desses pilotos maravilhosos e suas máquinas tanto quanto.
Mas superar esse medo… Acho difícil.
Aplaudo, curto, admiro, me interesso mas… Sinceramente não invejo. Acho que um cara como o Loeb é sem dúvida um pilotaço que beira a perfeição. Mas para ser tudo isso que ele de fato é, tem que ter uma dose imensa de coragem misturada com irresponsabilidade que não tenho.
A irresponsabilidade sim, mas a coragem não.
FG: parabéns pela cobertura. Coisa de profissional apaixonado.
Muito obrigado mesmo.