SEIS

SÃO PAULO (um sucesso) – Começou com seis carros a F-Brasil em Curitiba, portentosa iniciativa da CBA para reativar o automobilismo de monopostos no país e criar novos talentos.

Essas equipes e esses pilotos estão fazendo papel de bobos e ainda não perceberam.

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Eric
Eric
16 anos atrás

Amigos queridos aqui do blog:
Um exemplo:
A Mitsubishi vende TR4 R e L200 RS prontas para correr e dentro das normas da CBA e FIA.Veículos que não podem ser preparados,somente ajuste de amortecedores.
Só para terem uma idéia,temos aprox. 100 pilotos inscritos aqui no Sudeste e Nordeste.A inscrição por prova é de R$ 500,00.
Esses pilotos correm todas as etapas de velocidade em suas regiões e eu vendo em média 8 carros okm por mês.
A Mitsubishi é um peixinho pequeno perto de uma GM ou VW.Diria que é um vermezinho.
Agora se as fábricas colocam um carrinho pronto para correr no asfalto com um custo de uns R$ 40.000,00 okm e ainda promove as provas com premiação(o primeiro da Mit Cup leva R$ 5.000,00 na sua categoria)já paga muitos custos.
Ainda que na terra o custo de manutenção é muito maior que no asfalto,pois os pulos,buracos e saidas de giro são frequentes.
Pergunto:
Acham que não daria certo?Veja o exemplo….
A MMC gasta muito mais na Stock para colocar uma bolha de Lancer do que fazer o ano inteiro de Rallyes,dando premios,fazendo uma estrutura de babar no meio do mato.
Levamos até caminhão com peças a preços subsidiados para os pilotos e com vários inserts na mídia,inclusive na Globo.
As 4 maiores montadoras daqui fariam algo parecido no asfalto com os pés nas costas,falta alguém dar uma xuxada lá e inventar um campeonato de marcas de verdade.
Abração….

Leonardo de Souza
Leonardo de Souza
16 anos atrás

Oi corri hj na F-Brasil e não tenho nenhum parentesco com o Antonio de Souza, meu nome completo na verdade é Leonardo Augusto Antunes de Souza, e alias sou de Curitiba.

Marcos B.
Marcos B.
16 anos atrás

Flávio,
Realmente a lagarda teve seis carros. Na primeira curva, dois bateram e ficaram de fora. Foi emocionante a disputa dos outros quatro pela vitória. Vi tudo ao vivo. Nada mais a comentar.
Abs
Marcos B.

Monteiro
Monteiro
16 anos atrás

Kirk, gastar com preparadores é o mesmo de não saber diferenciar a cor de uma vela, carburando a bagaça dentre a temperatura ambiente e a relação de pista. Gastar com preparadores, é o mesmo de não ter a sensibildade em tocar a coisa numa pista de alta ou usar pastilhas certas para o tipo de torção que vc. quer no chassis. Acordo com a Honda? Prefiro a molecada num v4 com peso e o coletor limitado. F. Renault? o que é isso? Revelou algum piloto? Quanto aos campeonatos de kart,… pergunte ao Élcio de São Thiago se ele faz questão de mídia! Quanto a stockcrash, a categoria 5àsec, melhor se informar, pois a globo cobra sim, viaje pelo http://sucom.redeglobo.com.br/ e saberá quanto custa a grade na stockcrash, a grade de programação que perde para o %!$&#pau! Aí jornada nas estrela. Fui, e não volto, flw.

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Lindo isso que vc falou, mas não tem nada de prático. Baratear o kart significa o quê? Que os pais parem de gastar os tubos com os preparadores? Sim, o maior custo do kart é com os preparadores e não com equipamento. E olha que isso já foi bem pior. Kart com preço justo, a CBA já faz isso na Cadete, para moleques de 8 a 10 anos, negociando com a Honda preços diferenciados para os motores que equipam a categoria. Coincidência ou não, hoje a Cadete é a categoria que reúne o maior número de pilotos no kart nacional, numa média de 25 pilotos em torneios regionais e superior a 40 no campeonato brasileiro. A mesma prática tentou ser adotada nas demais categorias, mas não evoluíram por serem motores fabricados por empresas especializadas em kart e que não colaboraram para isso.
Categoria barata para se vender patrocínio, díficil hein? Uma nova categoria implicaria na compra de novos equipamentos e assim mais custos, o que não sei se seria bom nesse momento tão difícil para os monopostos no Brasil.
E outra, como vc vai vender patrocínio se nenhuma categoria, com exceção da Stock principal, consegue aparecer na mídia? %!$&# estamos tendo uma etapa do Mundial de Turismo no pais e os jornais de São Paulo não falam nada disso ou dão um espaço ridículo. A Fórmula Renault passou a ser boicotada pelo Lance quando a PPD e a Renault pararam de anunciar no veículo. Categoria nacional tem que pagar para passar sua corrida na TV, seja ela aberta ou fechada. A exceção novamente é a Stock principal, já que a Globo não paga nada pelos direitos de transmissão e ainda vende cotas de anúncio na transmissão
Até mesmo o site do Flávio não privilegia o esporte nacional. Dois campeonatos paulistas de kart já começaram e vcs viram alguma notícia no Grande Prêmio?Então pessoal, não adianta só meter o pau, e sim vir com idéias concretas para melhorar a coisa.
Sobre o preço cobrado pelas equipe da Fórmula Brasil vai uma pergunta. A ZF ainda é responsável pela logistica da categoria como na época da Renault? Naquele tempo, as equipes não precisam ter estoque de peças, em qualquer batida ou quebra era só correr no caminhão da ZF e comprar a peça que necessitavam. Se isso mudou, pode explicar o aumento dos preços por parte das equipes, se isso ocorreu mesmo, já que agora elas teriam que fazer estoque de peças.

abs

Dú
16 anos atrás

Adiantando trampo e sempre bisbilhotando, por isso que dizemos que além de tudo, o Blig do Gomes é uma terapia. Essa de esquartejar o Lula foi ótima, mas a expressão correta é: Vamú %!$&#a mula!

Ronaldo Barros
Ronaldo Barros
16 anos atrás

Alo pessoal Prefeitura de Vitória, mais uma o pessoal do tal Brasileiro de Marcas e F Brasillllllllll, estãp preparando para chegar ai com 08 carros e 02 fórmulas a exemplo do ano passado e quem paga a conta somos nós…..

Estou aqui acompanhando o WTCC e o tal Scalione deveria ter vergonha, pois deve estar acompanhando a Truck, que aliás a CBA faz vista grossa a normas básicas de sgurança, como a colocação de placas em áreas de escape…imagine a troco de que…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
16 anos atrás

Boa, Monteiro Lobato! Sempre gostei das coisas que você escreve, desde criança…

É complicado esse assunto de grid vazio. Por um lado, a gente acha legal por ser um tapa na cara da CBA, como se os caras fossem se tocar e picar a mula (isso é uma expressão do interior, não pensem que é pra cortar o presidente em pequenas partes), mas por outro, dá dó dos caras que estão lá correndo. Deve ser a mesma sensação de se ir numa festa à fantasia vestido a caráter e, lá chegando, só tem você fantasiado…

Monteiro Lobato
Monteiro Lobato
16 anos atrás

A categoria Escola, seria a reformulação desta corja que dirige o automobilismo brasileiro. Categoria Escola, seria preço justo no kart, seria uma categoria barata para os pilotos poderem vender patrocínio, seria as pessoas de visão e conhecimento poderem atuar e não serem barrados pelos interesses financeiros desta corja. Na Escola, aprendemos a ter amor e respeito, desde o pré. Formação e Sucesso, são paradigmas que o correr da vida impõe, mas o mais fracassado dos homens, se teve Escola, sempre vai respeitar aquilo que gosta, e nunca prejudicar nomes que fizeram uma história. É isso e fui.

Vinicius Neves
Vinicius Neves
16 anos atrás

Vim de São Paulo para Curitiba acompanhar o WTCC como faço todos os anos e devo dizer que essa Formula BR 2.0 é uma grande piada. Vale destacar duas frases marcantes do locutor durante o treino e a primeira bateria de hoje. Ao iniciar o treino anuncia o locutor: Agora o pessoal vai conhecer a Fórmula BR 2.0, a nova categoria de monopostos do Brasil, 6 dos pilotos estão na pista agora”. Ok, 6 estão na pista, e onde está o resto então? Até agora não apareceram.
E no final da corrida o locutor afirmou com as seguintes palavras:”É um momento histórico para a história do automobilismo brasileiro”. Resumindo, foi triste. E amanhã tem mais.

Focastro
Focastro
16 anos atrás

Vai passar em que canal? Gostaria de ver, já que não posso ir.
Grande abraço,

Kmarata
Kmarata
16 anos atrás

Não divulgem pro pessoal da Honda F1.

Mr. Noramo
Mr. Noramo
16 anos atrás

Também, com equipe cobrando 50.000(mais caro do quando era Renault) pra uma etapa ai sim não vai ter grid, tem equipe que confirma presença na semana da corrida e nem aparece ou da satisfação fazendo as outras de bobas como em Vitória no ano passado quando só a Prop car e a Kemba Racing apareceram.

Kirk
Kirk
16 anos atrás

Fala sério, Souza é um sobrenome super raro no Brasil, né? Lógico que não é parente e fazer esse tipo de insinuação é rídículo, além de tirar o mérito da conquista do piloto que, com todo seu esforço, foi até Curitiba e venceu a prova. Esse tipo de coisa ninguém falava na época da Fórmula Renault, quando a Bia Figueiredo, empresariada pelo André Ribeiro, corria pela equipe do Augusto Cesário, que tinha como sócio o André Ribeiro, na categoria comandada pela PPD, que tinha como um dos sócios, o André Ribeiro….
Só por curiosidade, já que tem tanta gente falando mal, façam uma crítica positiva, uma sugestão para melhorar. Por exemplo, categoria escola, qual seria a solução?

abs

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
16 anos atrás

Se o automobilismo não for pra frente pelo menos da para montar um time de volêi.

Conde
Conde
16 anos atrás

Grid com seis posições e podium para cinco . Seria cômico se não fosse trágico .

Dú
16 anos atrás

Flavio, vc. está com inveja, eu pasmo, assim como nossos amigos. Nem venha com manchetes sensacionalistas, afinal o crescimento de 20%, é isto FG, vinte por cento do ano passado para agora, demonstra a competência das pessoas que fizeram a categoria crescer. Demonstra a interatividade no sitio, como diz o Juca, de os aficcionados acompanharem em live timing e saberem de tudo, do renascimento da categoria escola, criada pela CBA. No site da Confederação Brasileira de Automobilismo, além das homenagens aos Grandes pilotos Brasileiros, vc. poderá saber de tudo que está acontecendo dia 09 de março, no Campeonato de Fórmula 2000. Pela FIA, para uma prova ser homologada e seu resultado valer, quantos veículos tem de cumprir 75% da competição? FG, sua equipe que está em Curitiba, com uma semana de antecedência, pois a prova é dia 09, poderia coletar opiniões de jornalistas gringos que cobrem o WTCC, sobre o que acham da categoria Fórmula Brasil 2.000!

Herbert Linge
Herbert Linge
16 anos atrás

Esse *de Souza* que venceu seria parente do promotor? Se for, somado aos instrutores e carros da escolinha que ajudaram a encher o grid do Bras. de Marcas, a coisa fica ainda pior.

Luis
Luis
16 anos atrás

“O novo piloto da F-Mazda, no entanto, conseguiu vaga no pódio, que tem espaço para cinco pilotos. Apenas Starostik ficou de fora.”

Lindo! :)

Irapuã
Irapuã
16 anos atrás

Well…
Pelo menos eles podem dizer que foram ao pódio na sua primeira corrida…
E como dizer que a CBA não tem uma categoria escola que incentiva os participantes?
TSC, TSC…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Nossa, isso sim que é categoria que se preze, você nem precisa terminar a prova para beliscar um lugar no pódio, o cara arrebenta o carro e ainda fica em quinto… como é “notável” a capacidade desse povo da CBA…

Lauro
Lauro
16 anos atrás

Flavio,
Papel de bobo é sair tacando pedra ante a mais uma tentativa de termos mais categorias de monopostos. Pilotos e equipes estão de parabéns!

hendrix
hendrix
16 anos atrás

demanda vs. oferta
existem muitos pilotos querendo correr e nenhuma oferta p tal
neguinho se prende a qualquer possibilidade, se rolar grana, melhor (stock é um exemplo)
bem q seu presidente poderia dar um incentivo fiscal p criar uma stock com as fabricas, para criar uma competição utilizando a tecnologia flex como mídia governamental, como o Hitler fez nos anos 30 com a mercedes e a auto-union. Onde teriam equipes oficiais e as próprias fábricas venderiam o chassis + motor e cambio p equipes particulares.
É fácil, só não há vontade política e administrativa p isso.
+ a ganância voraz dos políticos por impostos (pagamos em média + de 48% de imposto no preço final do carro, chegando a 60% nos super-carros importados) não permite tal ato.
No Brasil, um país administrado por intelectuais estúpidos e por agitadores de uma massa imbecil q só quer ver BBB e novela fica difícil.