toyota e villeneuve

SÃO PAULO (tem razão) – Recebo mensagem de nosso espevitado Paulo McCoy Lava sobre a primeira vitória de um modelo Camry, da Toyota, na série principal da Nascar. Foi em Atlanta. Em algumas horas, a cobertura da corrida, da lavra do Lava, estará no ar no Grande Prêmio — seus textos são verdadeiros e deliciosos épicos sobre as corridas da categoria. Kyle Busch ganhou nas últimas voltas graças à quebra do Fusion de Carl Edwards.

Foi a primeira vitória de uma marca “estrangeira” na Nascar desde 13 de junho de 1954, quando Al Keller venceu em Nova Jersey com um Jaguar, conta McCoy.

Até aí morreu Neves, parabéns para a Toyota etc. e tal.

McCoy, no entanto, chama a atenção para outro fato relevante. “Jacques Villeneuve foi demitido da equipe Bill Davis Racing e, em seu lugar, dois conhecidos da categoria, Johnny Benson e Mike Skinner, iriam dividir o volante do Toyota Camry #27. So what? Daí que na prova de Atlanta, Benson, experiente, NÃO conseguiu classificar o carro… Será que a culpa pelo pífio desempenho em Daytona era mesmo do canadense?”, pergunta Paulo.

Será?, replico eu.

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Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Sem dúvida que NASCAR não é a categoria que mais exige habilidade. Mas é uma das que mais exige coragem, sem dúvida, e isso historicamente falando.

A categoria que mais exige habilidade, não sei qual é, mas sem dúvida envolve velocidade em vários tipos de terrenos.

Provavelmente, julgo eu, seria o mundial de Rally.

Mas talvez seja algo tipo a subida de Pikes Peak, com aqueles motores sem limitação subindo contra o sol…

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

O Villeneuve foi campeão da F1 e simplesmente esqueceu como é que se pilota, pois depois do título não fez absolutamente mais nada. Desculpem-me colegas de blig, mas dizer que a NASCAR é a maior competição automobilística é pura insanidade, os caras não sabem virar para a direita. Tem muita coisa melhor que aquilo. Abraços

Mr.  Ioso
Mr. Ioso
16 anos atrás

O paulo aidar, está certissimo.
Eu considero a categoria mais dificil
do automobilismo. Várias pistas tem media horaria superior a 200 milhas. Precisa saber um pouco para administrar isso.
Formula 1 perto da Nascar é um simples autorama…

jose
jose
16 anos atrás

Acho Villeneuve e Rubinho muito parecidos a diferença é que Villeneuve andava muito.No seu primeiro ano de F1 só não foi campeão por ordens da equipe,foi campeão disputando com schumaquer o que não é brincadeira.
Infelizmente trocou de equipe,começou a dar declarações equivocadas,virou bad boy e acabou perdendo o rumo.Falava o que pensava sempre e isso incomoda muita gente mas foi um grande piloto que se fosse bem orientado teria mais títulos em seu currículo.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

O Villeneuve deveria correr na ALMS, bem mais legal que essas bolhas horriveis da Nascar.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Na minha opinião a NASCAR é a maior corrida de carros do mundo em diversos aspectos, organização,público, interesse da mídia, paridade, disputas, etc,etc..em que pese os puristas torcerem o nariz para provas nos ovais, (curtso, medios ou longos).

Mas também não dá moleza pra ninguém quando você percebe o desempenho de pilotos de outras categorias que migram para ela.

Exemplos ? O próprio Villeneuve, Sam Hornish, Dario Franchitti, Juan Pablo Montoya.

A cultura dos americanos para esse tipo de corrida cria uma espécie de piloto que só tem olhos para ela, somente a ela se dedicará e somente nela terá sucesso.

Os demais oriundos de outras penam e sofrem para entender suas caracetrísticas e estratégias e se não se dispuserem e se entregarem ao trabalho com afinco lá não permanecerão.

A NASCAR exige uma pilotagem estratégica, sutil e técnica por que não podemos nos esquecer que todos os carros são calçados com os mesmos pneus, as variações de motores são poucas e o acerto aerodinamico e de suspensões fazem toda a diferença.

Quem se dedica, investe mais, e tem os melhores profissionais a disposição terá um carro em condições de vitória, cabendo o retante para o piloto e sua forma de pilotar.

Na prova de ontem as escapadas de traseira, controladas, que Jimmie Johnson e Kyle Busch tinham nas saídas das curvas que contornavam com extrema maestria demonstra que lá e nessa forma de corridas o piloto ainda é fundamental.

E outros com renomada velocidade como Montoya e Hornish ainda dependerão de um bom tempo na categoria até atingir esse nível.

Renato
Renato
16 anos atrás

A questão é simples: Dois gordos rednecks estadunidenses (por sinal, ambos correm na Truck Series e disputam sempre as vitórias por lá) conseguem atrair mais patrocínio (para eles) que um ex-campeão mundial de F1.

Esse povo estranho do norte já não gosta de Open Wheel em geral, aí matam as categorias e as chances da Formula 1 vingar novamente por lá, dá nisso.

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Sera ??? Treplico Eu.