A NOTÍCIA DO ANO

SÃO PAULO (festejem!) – Acabo de chegar ao escritório e depois vou dar a tradicional carcada no Bruno Vicaria. Como é que ele descobre isso e não me avisa pelo telefone????

Brincadeirinha… Aplausos para o furo do Bruno em Curitiba e, mais ainda, para os irmãos Fittipaldi, que decidiram correr em dupla, de Porsche, na GT3 brasileira.

GT3 que, aos poucos, com grandes nomes e grandes carros, vai-se tornando a principal categoria disputada no Brasil no que diz respeito ao esporte propriamente dito — digamos que eu coloque a Stock na categoria “evento corporativo”, atualmente.

Sobre Piquet: seria legal uma palavra oficial da GT3 sobre sua participação no campeonato. Sua presença foi anunciada com pompa meses atrás, mas até agora nada se viu. Fizeram isso com ele há alguns anos na Truck. Anunciaram que ele iria disputar o campeonato, mas Nelson nunca se sentou num caminhão — exceção feita aos equipados por sua Autotrac.

Mas voltando à vaca fria, Fittipaldi de volta! Baita notícia, a melhor do ano para nosotros, os nostálgicos.


Fitti-Porsche: juntos de novo

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Sidney Cardoso
16 anos atrás

Falou, Matusca.

Butt Head
Butt Head
16 anos atrás

Fitti-coisa?????
Tu é loco ???????

Matusca
Matusca
16 anos atrás

Oi, Sidney! O prazer é meu de falar com você… grandes lembranças.
Claro que eu reconheço o valor dos Fittipaldi, dos Cardoso e de todos os pioneiros do nosso automobilismo. Você vai entender que foi um erro cheio de carinho e nostalgia – afinal a minha lembrança mais forte foi como Comissário de Pista – e das diversas vezes em que tínhamos que empurrar os carros para fora da pista e os pilotos gritando: “empurra mais que pega”. E a gente quase morria naquele sol do Rio. O bom de antigamente é que depois, nos boxes, a gente fazia uma farra danada.
Grande abraço e meus respeitos.

Sidney Cardoso
16 anos atrás

Caro Matuzca
Obrigado pela lembrança.
Cada um tem o direito de falar o que quer, agora, chamar o Fitti-Porsche e os demais carros criados pelo Wilsinho e Emerson de Fitti-coisas, desculpe-me, mas pra mim soa como um impropério.
É tapar os olhos pra tantas inovações que eles fizeram como o Fitti-Porsche, Fitti-Vê, Fitti-Fusca com dois motores, Fittipaldi-Fusca 1.600 cc sem ventoinha, etc.
Gostaria de te lembrar que oFitti-Porsche bateu o recorde de todas pistas onde andou pela primeira vez.
Ganhou a primeira bateria da Prova Internacional Luso-Brasileira Almirante Tamandaré, 17-12-67, onde também havia feito o melhor tempo. Só não pôde participar da segunda bateria porque chovia muito e havia caído água no tanque de combustível.
Nas 500 Milhas do Rio em 68, prova longa, estava na frente disparado só quebrando na 178 volta.
Bem,como ninguém arriscou quem é o rapaz da foto – acho compreensível, pois alí estava muito novo, difícil, portanto, de ser reconhecido – vou anunciar: É o famoso mecânico Darcy, que desde menino e até hoje acompanha os Fittipaldi.
Darcy sempre foi e continua sendo muito gente, simples, amigo e competente.
Muitas vezes estávamos na pista juntos e ele vendo problema em nossos carros vinha dar ajuda com apoio do Emerson de do Wilsinho.
Flavio
Posso te adiantar que aqui do Rio vai muita gente assistir a GT3 em Interlagos, e, claro, não poderia ficar de fora, vou com a turma.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Só aumenta minha vontade de estar nas etapas de Interlagos… ver Piquet, o clã Fittipaldi, Ingo não tem preço…

Aliás, pelo menos no Jornal da Tarde de hoje, na nota no Caderno de Esportes, havia lá um crédito ao site Grande Prêmio…

Antonio Zanichelli
Antonio Zanichelli
16 anos atrás

Finalmente uma foto do Fitti-Porsche.
Foi um protótipo construído pelos irmãos Fittipaldi nos anos 60, cujo design era quase idêntico ao Porsche 906 Carrera 6 de 1966 na parte frontal e parecido na traseira com outro prototipo, o 206 da Pininfarina, que viria a sevir de base para o famoso Ferrari 246 Dino.
O chassi de construção tubular abrigava motor e câmbio do Porsche 911e suspensão engenhocada com um pouco de tudo, inclusive peças VW.
Tive a honra de ver esse foguete de perto em Interlagos. Eu procurava ficar nas curvas do miolo da pista, onde a maquina era exigida ao extremo e nunca vou poder esquecer daquelas cenas. o Emerson era uma verdadeira explosão de energia e talento, o cara “tocava” a barata com fé, com raiva, ou sei lá o que, só sei que era um espetáculo que nenhum outro piloto conseguia produzir. Eu procurava ficar o mais proximo possível, talvez a cerca de 5 metros do show e lembro-me perfeitamente do carro “sendo colocado” no ponto de tangência da curva, ele vinha com a roda dianteira (do lado interno da curva) “no ar” tracionando forte, com o motor girando “lá em cima” e sofrendo oscilações devido à resistência da curva. Depois era o volante virado ao contrário para corrigir o sobreesterço, aquela “arredondada” no giro e a “enfiada” de outra marcha na saída da curva. Tudo isso com a música inconfundível da “cavalaria” Porsche e os perfumes de óleo e cheiro de mato.
Juro que não há espetáculo melhor para se ver, isso sim era adrenalina, era emoção pura que não precisava de drogas para acontecer.
Ao final do treino o Emerson foi para os boxes. E eu também fui, é claro. Fiquei ali por não sei quanto tempo, estava à frente do carro adorando, imaginando um milhão de coisas quando dois caras também pararam ali. Um deles disse ao amigo; -Oh, que coisa diabólica! E eu fiquei puto, tive vontade de dizer… (diabólica é a tua bunda seu %!$&# não vê que isso é coisa prá homem?).

Esse projeto dos Fittipaldi acabou sendo abandonado mais tarde devido às sucessivas rupturas nos pontos de solda do chassi. Definitivamente ele não aguentava tanta potência e as torções que sofria nas mãos do Emerson.
Mas, valeu muito, é assim que se faz, o importante é que fizeram, tentaram, assim como tantos outros projetos criativos e corajosos que lançaram por aqui, incluindo a F1.
Cada marca que existe hoje nos rostos do Emerson e do Wilson é com certeza o registro dessas experiências todas.
Não é à tôa que o Nelson Piquet elegeu o Emerson como seu ídolo.

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

GT3 não tem que formar nada… tem que competir na pista..
Pilotos de carros 1000, não ousem pronunciar palavras desagradáveis sobre os Fitti’s.. êles fizeram tudo, correram tudo, são merecedores de nosso respeito e admiração sempre.
A história dos irmãos fala por si só.
Chamar de Fitti-coisas a brava e insana coragem de desenvolver veículos de competição nos anos 60 mostra à pseudo-pilotos do que eram feitos os homens.
Avanti Fittipaldis

Matusca
Matusca
16 anos atrás

Empurrei muito essa tranqueira no Rio. E o “fusca duplo” também. Como quebravam esses fitticoisas… Acho que ainda tenho fotos deles, se achar mando.

Matusca
Matusca
16 anos atrás

E o Sidney Cardoso aí é o dos Lorenas e do GT40? Irmão do Sérgio?
Caramba…uma das minhas primeiras corridas como bandeirinha foi a de Petrópolis, de triste memória. Passei mal a noite toda de sábado, depois do treino. E aí veio o domingo da corrida…piorou.

Renato A. Azevedo
16 anos atrás

A turma daquela outra categoria, a Stotock, deve estar com uma inveja…
Excepcional notícia, a GT3 só cresce no rumo de se tornar a principal categoria do Brasil, ISSO é automobilismo de VERDADE!
Abraços

MSM
MSM
16 anos atrás

Antes ia torcer pelo Piquet de Ford GT, agora terei que dividir com os Fittipaldis de Porsche GT3. Estou muito triste com essa divisão de responsabilidade.

Jason
Jason
16 anos atrás

Ué… um Fittipaldi fala com o outro?

Seria realemnte senascional ver a dupla num Porsche GT3 cor de abóbora (com a baixinha branca na caixa de ar).

Opção azulão Dacon também. Número 7 ou 77.

Jose Renato
Jose Renato
16 anos atrás

Fiquei com uma dúvida. O regulamento da GT3 não fala que dupla deve ser formada por um piloto experiente e outro novato? Eles vão correr juntos ou em duplas separadas?

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Excelente notícia!
Como disse César Costa a corrida vai passar domingo no canal 38 da Sky às 20:00h.
Bem gente, estava vindo de cima pra baixo, no post acima Flavio deixou o link pra um blog muito legal cheio de Porsches. Lá no blog vi esta foto que está aí, só agora vi que está aqui também e deixei um quiz pra blogaiada lá.
Já que aqui está em destaque, vou deixá-lo aqui.
Quem é este rapazinho que está com uma lona na mão?
E, agora lendo esta notícia, sou capaz de apostar que, muito provavelmente, estará lá com o Emerson e Wilsinho.
Esta pergunta só não vale pro Ricardo Divila e Jan Balder.
Abraços a todos.

claudio
claudio
16 anos atrás

Perfeito! Para ficar melhor só falta eles inscreverem o carro nas Mil Milhas correr com o Christian também e ganharem a prova. Já dá para imaginar a lateral vermelho alaranjado do carro com o Fittipaldi Porsche escrito numa faixa branca. Arquibancadas cheias de gente que gosta de automobilismo esportivo e não corporativo. Flavio apesar de você detestar maiúsculas isso é SENSACIONAL!!!!! Grande notícia.

Fernando - Recife
Fernando - Recife
16 anos atrás

FG se a categoria ta tao boa assim, pq nao tem link direto na pg do grande premio…?

Valmir Passos
Valmir Passos
16 anos atrás

Tomara mesmo que a categoria dê certo. Será fantástico ver esses carros, carros de verdade, com bons pilotos atrás do volante. Espero haja espaço para os que realmente gostam do esporte.

A Stock virou evento para os patrocinadores e torcidas organizadas.
Aliás, para aqueles que gostam, tenho algumas fotos das arquibancadas vazias em Interlagos na última prova.

Abraços

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Só falta o carro ser abóbora e com patrocínio da Bardhal. Acho que a última vez que os dois dividiram um carro foi quando venceram as 12 Horas de Porto Alegre em 68/69 com um Fusca, mas isso é pra memória do Datajoaquim.
Falando da foto, dá pra imaginar que desta garagem minúscula sairia o carro mais rápido Brasil na época?

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Pra quem quiser acompanhar a GT3 o Sportv transmite o video-tape no mesmo dia e ao vivo tem no http://www.racetv.com.br

Eric
Eric
16 anos atrás

Gente…eu sei que tem só fera e blá,blá,blá….mas vai andar na frente quem tem preparo fisico também.
Os Gentleman Drivers tem que aguentar a bateria e os carros são rápidos para KCT….
Piquet,tá parado….Emmo,tá parado….
Nesse ponto dos tiozinhos o Ingo é imbatível.

EduardoRS
EduardoRS
16 anos atrás

Eu vou ver a etapa de Santa Cruz, nem que chova canivete. A GT3 tá com a faca e o queijo na mão, a merlin é que a Globo só tem olhos pra S-toto-ck car, então temos que lotar os autódromos e dar um belo recado pras emissoras de TV.

Quanto a formação de pilotos, não é nem nunca foi a missão dessa categoria – a GT3 é um lugar pros pilotos, veteranos ou não, se divertirem guiando carros de sonho. Ou seja, é um evento lúdico! Talvez por isso a CBA esteja acabando com o kart no Brasil, para que seus pilotos não sigam carreira e não acabem correndo numa categoria lúdica depois de crescidos.

Fernando
Fernando
16 anos atrás

Pena que não vão correr amanhã em Curitiba.
Sobre a categoria em geral, anunciaram diversos carros que não estarção em Curitiba também.
Faltam, conforme anunciado, 2 Ferraris, 2 Dodges, 3 Fords, 2 Astons e 1 Porsche.
Qual a verdade dos competidores.
Flávio, se tiver esta resposta, favor postar no seu blog.
Um abraço.

Mário Buzian
16 anos atrás

Uma única palavra define o anúncio:
SENSACIONAL !!!!!
Vamos ter de acompanhar de perto…

Eric
Eric
16 anos atrás

Imaginaram… #77,Porsche,Fittipaldi….aiaiai…..que lindo hein!!!!
Com as cores azul e branco dos Karmann Dacon.
Arrebatador!!!!!
E o grid inteiro para SP….2 Fitti,Moreno,Piquet,Ingo,Andreas Mattheis,Xandy Negrão e fora o resto dos botas….Losacco,Valdeno Brito….
VAI SER DO CARAI……..

Lucas Israel
Lucas Israel
16 anos atrás

Vai passar em algum canal, na internet ou só nos resta ver as fotos??
Será muito legal se o Piquet e os Fittipaldi correrem. Parece que teremos pilotos de verdade na GT3 e não guiadores de bate-bate como são a maioria dos da stock.

Herik
Herik
16 anos atrás

Boa notícia ver Emerson Fittipaldi novamente pilotando, até porque fora das pistas ele não tem se mostrado tão vencedor como dentro delas. Vide o que ocorre na A1 GP. Um vexame!

O lado ruim é que vemos mais uma categoria de automobilismo surgir como um fim em si mesma. Os carros são lindos, muita tecnologia e grande pilotos voltando à ativa. Mas desenvolvimento de novos pilotos em categorias de monopostos, nada. A GT3 é um fim em si mesma. Isso é ruim.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Alegria Geral!!
Só resta saber qual vai ser o numeral da barata, o 7 ou o 77!!
Fico feliz em saber que os dois, depois de tanto tempo, vão andar juntos de novo!!

marcoalfa147
marcoalfa147
16 anos atrás

FG,

Eu complementaria seu comentário, se você permite, com ” evento corporativo não-lúdico ! ”

Abraços,

Marco Antonio.
( o Thiago Amorin está pintando para mim um Sparco WTT fazendo uma réplica do Nelsinho Piquet )

Diretor
Diretor
16 anos atrás

Nosotros, os nostálgicos emendam:
Se for na cor laranja; #7 ou #77; perfeito.