grande história

SÃO PAULO (vitória!) – Vejam que relato legal me manda Mestre Mahar, da turma dos alfiste. Um deles, Renato Cunha, de Porto Alegre, encontrou o último fabricado no Brasil (fora aquele do Niemeyer, que para muita gente é lenda).

Leiam:

Caros amigos alfistas,

Foram quase dois anos. Um ano e nove meses, para ser exato, procurando localizar a última 2300 fabricada no Brasil. A última Alfa Romeo produzida no Brasil. E a última 2300 fabricada no mundo. A penúltima, de chassi 1440014023, uma 2300 preta 1986, já era conhecida. Encontrava-se com o Mario, da Mcar de Campinas. O chassi 1440014025 provavelmente nunca existiu.

Portanto, a última 2300, chassi 1440014024, foi localizada, em junho de 2006, na cidade de Farroupilha (RS), distante 110 km da capital.

Confesso que a expectativa era enorme. Depois de tanto tempo e procura, encontrar a antiga dona, o nome do dono atual, telefone, contatos sem sucesso, desisti por um tempo. Finalmente marcado o encontro para conhecer a menina…

Sábado, 17h, em um posto de gasolina em frente à fábrica da Tramontina. Atrasado, saí de Porto Alegre às 16h para fazer os 110 km com trechos de serra. A 164 teve que andar bonito, o dono da 2300 não tem celular. Mas o “gringo” falou que estando marcado, estava marcado. Fui na confiança…

Chegando, na estrada mesmo já a vi, preta, estacionada. Encontro o Sr. Ricardo e sua esposa, gente muito simpática, típicos descendentes italianos da região. A conversa começou e se estendeu por mais de uma hora. Ele adorou o motor V6 da 164. Alfista. Sua esposa me perguntou se eu saía com ela quando chove, querendo alfinetar o marido. Quando disse que na chuva só de Polo, ele riu gostosamente e disse: e eu na chuva, só de Fusca! E olha que o Fusca dele é 1964!!!!!

Seu Ricardo contou o que ele sabe da história da sua Alfa de 118.239 km originais. Na época do encerramento da fabricação das 2300, o Sr. Pedro Grendene fez um pedido à Fiat, que lhe entregou este exemplar. De comprovado, tem-se que desde 1992 pertenceu a um segundo dono, funcionário da Grendene, e depois à esposa do Sr. Ricardo, com quem continua até hoje. Ou seja: esse carro nunca saiu da região. Será que a história da 2300 do Niemeyer é verdadeira?

Me despedi do Sr. Ricardo, da sua amável esposa, dei-lhes um adesivo do ARBR e fui embora feliz da vida. Caros amigos do ARBR, deixo-lhes com as fotos da ÚNICA ALFA ROMEO 2300 1987 já produzida, e a última da saga de nossas Alfas brasileiras.

Um abraço
Renato Cunha – Porto Alegre – RS

Parabéns ao Renato, e que esse carro dure para todo o sempre!

Mahar escreveu uma bela matéria sobre o assunto no Webmotors. Leitura altamente recomendada.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
16 anos atrás

Esse carro me chamava atençao quando passava na rua e eu ainda criança, não sabia o que era Alfa Romeo.
Em tempo, lembro do lançamento do Alfa 164. Ainda tenho a reportagem na 4Rodas, foi a volta da marca ao BRasil, esse carro é lindo e imponente.

Carlos Miguez
Carlos Miguez
16 anos atrás

Com bastante atraso!!
Para revirar qualquer Alfista no túmulo:
Em 1986, na cidade de Iúna / ES (ou foi Muniz Freire/ES), ví uma Alfa 2300 encurtada, transformada em coupé 02 (duas) portas e usando um motor Perkins diesel (D-20). Só quem é de lá poderá confirmar…

Fabio Taccari
Fabio Taccari
16 anos atrás

Da realmente muita saudade olhando esta foto
Minha ultima Alfa Ti 4 era igualzinha, preta,interior em couro preto,teto acamurçado cinza escuro,cortininha furadinha atrás….
Uma amarela 2300 , uma branca 2300B , uma verde metálica2300 B, uma branca perolizada (desculpe a vergonha )TI , uma marrom metálica TI
.Devo ter rodado uns 300000Km a bordo das 6.
Conheci todos seus defeitos e suas qualidades.
Se um dia achar a sétima, vou guardar pra sempre na garagem, e não só no coração

Conde
Conde
16 anos atrás

Parabéns Indiana Cunha pela incansável caçada ao último 2300 ! Um apaixonado pq fica feliz em saber que o carro está em boas mãos .

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Que bela história!
Muito legal encontrar o ultimo exemplar de Alfa 2300 em ótimo estado de saúde.
Parabens ao Renato da ARBR pela iniciativa, pela insistencia e pelo exito.
E felicidades aos atuais proprietarios, por manterem intacta essa maravilha de carro.

Lucca
Lucca
16 anos atrás

Mas, bah!!! Tri-Jóia!!!!

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

este carro tem um acabamento excepcional e foi fabricado em betim com bastante carinho.tou terminando um jk que usara o interior de um 2300 igual a este que comprei em um leilao
por sinal por onde anda o carlos siega do AR club de campinas
o motor 2000 da berlina estava bom:::
jc sete lagoas

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

Maravilhoso… e depois dizem que os brasileiros têm memória curta..
Minha primeira esposa conseguiu ganhar o “Oscar de Má Direção” pois conseguiu capotar uma maravilha destas, em circunstâncias ainda hoje nebulosas ( tarde de domingo em Ribeirão Pires) em uma rua plana e reta…!!! Cruz Credo.

Marco Peres
Marco Peres
16 anos atrás

Flávio parabéns pelo seu blog, é excelente.
Gostei muito da matéria sobreo o TI4, lembro que folheando umas Quatro-Rodas antigas achei uma de 1978, que tinha uma propagando dela ao lado de uma BMW e uma Mercedes da época dizendo que não ficava devendo nada em relação aos alemães.
Mas agora a pouco achei um crime o que fizeram com uma dessas, um cara que faz isso tinha que ser preso e inafiançável ainda .
http://www.webmotors.com.br/Webmotors/ssCompra/pgBuscaUsadosDetalhes/pgBuscaUsadosDetalhes.aspx?cod=1437377&tipo=U&carro=ALFA_ROMEO_2300_TI_2.3_8V_GASOLINA_4P_MANUAL

Eugênio Tramontini
Eugênio Tramontini
16 anos atrás

Acabou meu sonho!
Sei de toda história deste Alfa Romeo desde que foi parar nas mãos da esposa do Sr. Ricardo. O Sr. Pedro Grandene presenteou um motorista da empresa com o carro e posteriormente o mesmo veio a vender para eles.
Sempre mantive contato com o Sr. Ricardo com a esperança de um dia compra-lo, mas agora o sonho acabou, veio ao público e o “PIB” extrapolou!!!.
Parabéns pela descoberta, amigo!

Eric
Eric
16 anos atrás

A propósito o Grendene é o feliz proprietário de uma Mercedes SLR….
Aquela do salão de 2006…

Mário Buzian
16 anos atrás

Nossa,que legal !!!!
Muito bom saber que a última Alfa Romeo está aqui pertinho de casa…
Meus parabéns ao pessoal do ARBR,e em especial ao Renato !!!!

Daniel Bianchi
Daniel Bianchi
16 anos atrás

Cara, essas Alfa Romeu eram uma loucura pra mim quando eu era ‘mulecão’, hehe.
Depois me apaixonei pelas 164, depois…
Ainda não conssegui passar de um Uno, mas tem a vantagem de ser um F.I.A.T.,hehe.

Abração, adorei o post!!!

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Impressionante história! Parabéns a todos os alfistas por seguirem as pistas e nos presentear com a notícia e as fotos.

E, claro, parabéns aos proprietários deste Alfa, que felizmente sabem o que tem nas mãos e dão o tratamento que o carro merece.

Eric
Eric
16 anos atrás

Essas histórias são demais!!!!
Achar o ultimo….não tem preço!!!!!
Alguém aqui no blog conhece algum outro modelo derradeiro???

Jader Goergen
Jader Goergen
16 anos atrás

Que carro bonito! E parece bem conservado.

Zé Maria
Zé Maria
16 anos atrás

Beleza de matéria, o Mestre Mahar sempre manda muito bem!!
Congratulações ao ilustre “garimpeiro”, bem como aos felizes proprietários!!
Bom dia!

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Muito legal. Engraçado é o Pedro Grandene ter se desfeito do carro. Ele adora essas coisas.
Ainda bem que está em boas mãos.

Uma dica: comprem a revista Moto! desse mês para ler a coluna do mestre MM.

revelador
revelador
16 anos atrás