por fora, bela viola…

SÃO PAULO (por dentro…) – Está no ar a coluna Warm Up de hoje, usando a quase falência da Super Aguri para tentar entender a falta de interesse de grandes grupos pela F-1, que mal consegue enfiar 20 carros no grid.

Ler é lá, comentar é aqui!

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Leandro
Leandro
16 anos atrás

Comentário meio atrasado, mas vamos lá: Pra mim, a falta de interesse de outras grandes montadoras na F-1, além daquelas que já estão lá, é simples. Elas não querem entrar para perder. Entrar na F-1, com toda a visibilidade que ela gera atualmente, zilhões de circuitos e câmeras no mundo todo, para ficar andando no bloco de trás é feio. Vide Honda. Se continuar assim, daqui a pouco eles inventam uma desculpa qualquer e pulam fora. Melhor do que ficar lá tomando piaba de equipe com nome de energético. E isso é um problema sem solução, afinal só cabem 3 caras no pódio. Já temos 6 grandes montadoras no circo. É muito… O jeito seria permitir a compra de equipamentos e daí teriamos um monte de equipe de “patrocinador” e dois ou três carros, infelizmente.

Rubem Rodriguez Gonz
Rubem Rodriguez Gonz
16 anos atrás

Quá,quá, quá, A F1 realmente está muito barata mesmo, deveriam passar a taxa de depósito para 1 bilhão de dolares!!!! aparece cada piadista aqui…… querer que as grandes montadoras entrem na F1 corresponde a achar que o Antonio Heerminio de Moraes montar uma escola de samba no rio para se “sujeitar” aos caprichos de meia dúzia de bicheiros , aqui pra nós: voce acredita nessa possibilidade?
Oobjetivo da F1 nunca foi esse, só é cogitado agora pela obssessão dos poderosa da FIA em tentar meter mais grana nos bolsos, pelo modelo atual a F1 está fadada a extinção ( que só não acontecerá porque em algum momento esse modelo será mudado, pois o mais imprtante ela tem: público no mundo inteiro)
A F1 hoje é algo totalmente irreal, movimentado pelas lavanderias de dinheiro sujo e caixa dois das grandes corporações, praga que já atinje o futebol, ninguém pergunta porque algum empresário -que diga-se de passagem só visa o lucro- vem com agrana de algum escuso grupo europeu, compra meia dúzia de jogadores e depois os empresta sem custo algum para outros clubes, estão aí o Diego do Palmeiras, o Roger alma penada, o Carlos Alberto que foi chutado pelo SPFC só para citar alguns, digam-me uma coisa: esse pessoal joga para perder? rasgam dinheiro? é só esperar prá ver….
Tudo isso para tentar explicar que nessa “LIESA” do autombilismo as grandes montadoras não entrarão tão cedo, não é problema de dinheiro, até porque o orçamento da F1 para o montante dad montadoras é troco miúdo, é o medo da publicidade reversa, dirigentes bandidos e resultados adversos que poderão trazer mais malefícios que beneficios.
Flávio, a uns dois anos vi uma matéria com o Jack Brabham dizendo que quando foi campeão pela primeira vez como motor repco gastou 80.000 dolares na temporada inteira!!!! é um abismo colossal, não defendo a volta desse modelo, mas tem alguma coisa errada, se essa escalada promovida por pessoas alheias ao esporte não cessar o fim será inevitável, essa é minha opinião, nenhum ser humano merece ganhar 1 milhão por mes, não é inveja não!!!! é pragmatismo mesmo, vão matar a galinha dos ovos de ouro para descobrir o que tem dentro……….

Souza
Souza
16 anos atrás

formula 1 não é mais para amadores. Essas equipes Aguri, Minardi, Jordan etc não tem bala na agulha para acompanhar os grandes. cabe ao Bernie atrair outras montadoras como Peugeot, Audi-VW, e alguma americana como GM, Ford. mAs acho dificil uma empresa americana investir nisso tendo a Nascar um custo beneficio muito melhor. resta peugeot e Audi

Dino
Dino
16 anos atrás

Eu acho que o publico cansou de ver prossição .F1 é top só emlugares com o Brasil , onde uma rede de TV usa o poder financeiro para infiar seus eventos goela abaixo de um povo com péssima cultura automobílistica. queria ver se o povo tivese contato com outras modalidades, o que eles pensariam da prossição do Bernie.Tanto é que a dtadora compra os eventos e esconde para que o povo veja só F1.Ta ai o GT3 en canal fechado

Dino
Dino
16 anos atrás

desculpem a falha.tai a GT3 em canal fechado que não me deixa mentir.

Batista Ferreira Rod
Batista Ferreira Rod
16 anos atrás

Um dia eu gostaria de ver a Chevrolet na F1, aí eu queria ver se a GM é essa toda poderosa mesmo. E tb outras montadoras independentes (Ford, Fiat, Alfa Romeo, etc.)

Tatú
Tatú
16 anos atrás

Deixou muito cabra comendo poeira na F-Renault. Boto fé.

Fernando Passos
16 anos atrás

Flávio,

Na minha modesta opinião creio que deveriam fazer com que as equipes pudessem colocar 3 ou 4 carros até, no grid.

Desenvolver um carro de F1 é muito caro, mas ter o terceiro e o quarto carros em uma equipe de ponta é um custo bem menor, mediante à visibilidade maior dos patrocínios e à diluição dos custos de projeto.

Podem falar: “Ah, mas e o campeonato de construtores?” Fácil, divide-se o número de pontos das equipes pelo número de carros que ela tem, óbvio…

“Ah, mas ai ficaria mais fácil os ‘jogos de equipe’!”

Dá-se um jeito para isso, coloca-se o rádio dos pilotos aberto para todos…

Sei lá… mas imagine um grid com 4 Ferraris, 4 McLarens, 4 BMW’s, (4 Redbulls já têm), enfim… mais pilotos com carros de ponta “saindo no tapa”…

Antonio Vieira
Antonio Vieira
16 anos atrás

De vez em quando alguém lança a notícia da entrada da Audi/VW/Porsche e o resultado é sempre o mesmo… O grupo é lúcido demais pra entrar nessa fria… E competente também, diga-se de passagem. A F1 tem custos fora da realidade. Custos maiores que meio bilhão de dólares por ano, pra botar dois “carrinhos” numa pista? Tem muitos jeitos bem melhores de aumentar as vendas e difundir a marca. Atualamente apenas Honda, Renault, BMW, Mercedes, Toyota e Ferrari embarcaram nesta canoa… Não é um campeonato de futuro promissor, pelo menos com estes custos…

Péricles
Péricles
16 anos atrás

Eu acho que a F1 é cada vez menos relevante para a indústria automobilística (principalmente para certas marcas). A regulamentação dos motores é patética – pode ser qualquer motor desde que seja um V8, 2,4 l assim e assado… O KERS, como a FIA quer implementar atualmente é ridículo, e por aí vai. A F1 hoje é quase uma categoria monotipo (a mais cara por sinal), uma espécie de NASCAR super tecnológica (sei que é um paralelo meio paradoxal, mas…). Enquanto isso, a Zytek anuncia que está desenvolvendo um sistema de propulsão híbrida de “baixo” custo para os LMPs, de modo que possa ser adquirido por equipes privadas, e a Peugeot vai mostrar um carro de corrida com propulsão diesel-elétrica (não deve ser um LMP ainda) até o final desse ano. Os protótipos e as competições de endurance estão tomando o lugar da F1 na questão do desenvolvimento de tecnologias que podem vir a ser aplicadas aos carros de passeio.

Sam
Sam
16 anos atrás

Montar um staff competente hoje na F1 é muito difícil. Pode-se ter dinheiro, muito dinheiro, mas não resolve a questão. Vide Toyota e Honda.

Quem – com pretensões de ganhar corridas num espaço de 3 anos – investiria na F1 de 2000 a 2005? Pra que? Levar ferro de Schummy e Ferrari?

Se muita gente lhe verá ganhar, também verá perder.

Acho que o melhor caminho para entrar na F1 de maneira competitiva, é fazer oq. a BMW fez.

Primeiro ser fornecedora de motores e aprender o máximo possível da categoria e permanecer por alguns anos assim, saber quem é quem na categoria, principalmente técnicos e engenheiros. Depois comprar uma equipe mediana (Sauber) que possui um certo know-how.

Dinheiro + Conhecimento técnico + Capital Humano + Know How.

É um planejamento a longo prazo. Mas é preciso para entrar numa categoria com mais de 50 anos, com equipes “centenárias” e alta complexidade no desenvolvimento tecnológico.

A probabilidade de queimar o filme na F1 hoje é muito grande.

Investir 1,5 bilhão em 3 anos é uma coisa. Denegrir e desvalorizar uma marca com 100 anos (GM) em 3, é burrice. Nem jogador de poker encara um blefe desses!

Carlos Piazza
Carlos Piazza
16 anos atrás

Boa noite galera.
A F1 é assim porque “eles” querem que seja assim.
No caso da SA todos sabem que precisa enfiar um caminhão de dinheiro pra tentar andar no fundo do pelotão (!!!???)Melhor deixar morrer e comprar o espóleo pela metade do preço.
Ah mas, o presidente da porshe disse que “colocar 300 mi de euros é queimar dinheiro”…Perguntem pra fiat se eles acham caro ??? O que eles( Porsche/Volkswagen) não querem é colocar o “fiofó” na reta, depois do “nabo” que tomaram na ultima tentatíva de entrar para a formula maxima.
Então ” o caso Mosley” veio a calhar.

Eric
Eric
16 anos atrás

Fazendo uma analise fria do negócio,quem mais poderia bancar U$$ 300 milhas por ano…..PORSCHE!!!!!!Ou VW ou Audi,Lambo???
Mas não querem nada disso pelo que sei….snif….que pena!!!!!

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Eu acho é que as montadoras tem medo da competição, já que só dinheiro também não basta.

Verde
Verde
16 anos atrás

Gomes, acho que só mesmo as verdinhas explicam a ausência de VW, GM e congêneres. Já é caro ter um carro de F1 no grid. Um carro entre os 10 primeiros, então, só com mais de meio bilhão…

Eu fico imaginando se os departamentos de marketing da Toyota, da Honda e da Renault estão satisfeitos com os resultados. O Carlos Ghosn já não era lá muito fã desse dispêndio da Renault na época das vitórias do Alonso. Imagine agora…

A minha pergunta é outra: eu sei que o Bernie adora o grid com 20 carros. E que, enquanto ele estiver vivo, a F1 estará condenada a ter um grid desse tamanho. Eu só queria entender se ele, além do lado comercial, se diverte com um grid pequeno. Aliás, eu queria entender se ele realmente se diverte com automobilismo.

Guilherme Corrêa
Guilherme Corrêa
16 anos atrás

FG,

Vende mais por que….acho o seguinte…qdo o campeonato não estava na mão (quero dizer totalmente na mão) das montadoras outros interesses se cruzavam na F1. Agora, como vc mesmo sabe, nunca antes na história deste planeta se vendeu tanto 4rodas…resumo> Gastar para que se estou vendendo mesmo?!

Abç
Guilherme Corrêa