TCHUTCHUCA

SÃO PAULO (e a cor?) – Será que nossos amigos passateiros saberiam dizer por que essa tchutchiquinha linda nunca foi fabricada no Brasil? Meus parcos conhecimentos de Porsc… digo, VW, indicam que é uma Dasher SW. O ano foi indicado pelo Laurence das Arábias, que mandou a foto: 1974.

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André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Cheguei atrasado pra comentar, hehehe… Como já falaram, o modelo não é a versão para o mercado norte-americano. O Passat Variant foi um belo carro e imagino que faria sucesso se fosse lançado no Brasil. Enfim…

Gomes, tempos atrás entrei em contato com o Cláudio Carsughi via e-mail e o mesmo comentou que possuiu um Passat Variant comprado diretamente da VW e que ficou com o carro durante muitos anos.

Suspeito que o carro dele foi o mesmo usado lá por 1988 para ilustrar uma matéria da Quatro Rodas sobre segurança em viagens (e também ilustrou a capa de um suplemento sobre o mesmo assunto). O carro em questão tinha a mesma cor do Passat 4M (pintura nas rodas, inclusive… e com as calotinhas cromadas), também possuía a frente como a do TS/4M e salvo algum engano possuia os pára-choques mais largos para o mercado norte-americano. Será que tem algum jeito de saber se o Passat Variant dele era aquele mesmo e se o carro ainda existe escondido em alguma garagem por aí?

Edu Harmel
Edu Harmel
16 anos atrás

Pergunta ao pessoal da VW: a “perua” da qual (derivou/derivaria) a PARATY (Y ou I ?- não lembro) não seria a DERBY ??

João Carlos Bevi
João Carlos Bevi
16 anos atrás

Vale lembrar que a transição da preferência dos brasileiros pelos 2 portas, alem da pretensa esportividade, havia também a lenda de que “4 portas ” faziam mais barulhos que “2 portas” e que , ao comprá-lo já usado, ele fatalmente deveria ter sido “táxi”, portanto em final de vida útil.

Eric
Eric
16 anos atrás

Uiiiii…..230 cv Vitão…..on line e em segundos…..
No e-mail telefone e contato do cabra…

vitão
vitão
16 anos atrás

Eric, nào é latino, é europeu mesmo, 2.0 turbo tip. Dizem que anda mais que notícia ruim, e ainda ‘da para levar os peludos de carona. ME passa o endereço do seu amigo “chipador” , tem mais uns potrinhos escondidos……

vitão
vitão
16 anos atrás

prezado Bragatto, conforme já explicado aqui pelo “.”, parte do problema dos carros modenos é que eles tem comando no cabeçote , que favorece a subida de giro, mas por outro lado, o carro tem menos torque (porque tem menos massa dinâmica dentro), então , para uso urbano os motores com comando no bloco são mais economicos, porque “pedem”menos giro para ter torque; some-se a isso o fato que a tecnologia “flex-fuel” é idiota, porque tem as desvantagens do motor a ácool e a gasolina, sem ter nehuma vantagem deles (o motor a álcool puro permite taxas de compressão altíssimas, de 14:1, além de ter menos carga térmica, permitindo o uso de radiadores menores, com menos peso e melhor aerodinâmica, etc) ; além disso, o sistema de injeção é “enganado”para despejar combustível de “balde” , senão o carro engasga mais que deputado em CPI. Ainda estamos longe de ter uma tecnologia “flex”aceitável, viável, e econômica.

Eric
Eric
16 anos atrás

Ahhhhhh Vitão…..quero andar hein….Jetta variant por acaso???

Von Tzenphouder
Von Tzenphouder
16 anos atrás

E a Volks, lá se importava com o consumidor?Mercado fechado,fabricava-se qualquer coisa ,havia fila de espera e não podia escolher:era o que tinha e acabou.”Variantão”,”Brasília”,”Zé do Caixão”,perguntem se algumas dessas “peças” ,foram produzidas, além das fronteiras de Pindorama.
A coisa só mudou com o cafungador do Collor.E ,talvez por isso mesmo…

Sérgio Hingel
Sérgio Hingel
16 anos atrás

Não foi fabricada aqui por causa da burrice da VW do Brasil,que preferiu fazer a Variant II , em 1978, que foi um grande fracasso de vendas enquanto a Ford vendia todas as Belinas.Bem feito para a VW.
Obs. : na época eu era sócio de uma Revenda VW, a Hingel Veículos, aqui em Petrópolis.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
16 anos atrás

A Matéria que fala dessa Dasher Wagon é essa aqui http://tinyurl.com/6koh6n

E o cara reclama justamente que ele acaba de comprar um A3 e que a Dasher antigona é bem mais econômica… Como eu, que passei a andar com a Belina L 1.6 1988 do meu pai e vejo ela fazer semanalmente, médias de consumo iguais a 10.2 quilometros por litro de álcool, marca invejável a quase qualquer carro Flex moderno. E olha que é 1.6 carburado, e um motor que não era moderno nem quando era Zero Km.

Quem consegue explicar isso? Tou pra ver carro moderno 1.6 flex que faça 10km/l de média com álcool.

Gardelon
Gardelon
16 anos atrás

FG, creo que es un Passat alemán de la década de los 70

Wolf
Wolf
16 anos atrás

Exatamente. Optaram pela variant II na VW.

E o projeto da suspensão dianteira da Variant II foi tão caro que dava tranquilamente para ter lançado o Passat SW no brasil.

Detalhe: O apelido do projeto da Variant II na VW era ” Nati morti ” (nascido morto).

Fonte: familiares que trabalharam por mais de 10 anos lá…

Eric
Eric
16 anos atrás

Inclusive a lanterna traseira é muito parecida com as primeiras Paratis…

ferreirovitch
ferreirovitch
16 anos atrás

Mais um produto da VW com ótimo apelo de vendas que foi deixado de lado pelos “çabios” (com ç mesmo). Outros erros foram cometidos pela montadora aqui no Brasil: Gol c/motor refrigerado a ar, Variant II, mantiveram em produção, a Parati/2 portas durante muito tempo. Acreditaram no peso da marca e se deram mal.

vitão
vitão
16 anos atrás

para o Eric, Belair , Portuga e Regi : por falar em Passat Variant, informo que talvez tenhamos uma viatura nova para acompanhar a superclassic em Londrina (onde dizem que as baladas são muito loucas, segundo o Red Buletin…) . O orçamento só dava para uma Corolla Fielder (se me virem dentro, chama o BOPE que é sequestro), mas como como sou a favor da meritocracia, suprema arrumei mais 4 eleitores para o Lula (vão viver de bolsa alguma coisa) e consegui a verba. Agora, é esperar até junho….

Don Victor
Don Victor
16 anos atrás

Achei em um site o tal do dasher… eh ele msm… tem até ficha técnica….

http://www.thesamba.com/vw/archives/lit/74dasherwagon.php

Victor Serrão
Victor Serrão
16 anos atrás

É, como foi dito, o Dasher era o Passat alemão, com as adaptações feitas para vender nos Estados Unidos. Essa aí é alemã. De fato, há fotos de época da fábrica da VW em que apareciam essas peruas estacionadas. Quem deve saber tudo desse assunto é o Bob Sharp.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

As 4 portas não vendiam nada aqui.
Nos anos 60 tinhamos o Aero-Willys, o Simca, o DKW Belcar, o JK e o Dauphine/Gordini/1093, todos com 4 portas. Mais a Chevrolet Brasil/Veraneio. E o Fusca e a Vemaguet, com 2 portas. Então, por exiguidade de opções, o Brasil comprava 4 portas.
Assim que apareceram outros carros com 2 portas, os compradores migraram em peso para eles: eram mais “esportivos”.
. Prestem atenção ao que aconteceu com as vendas do Opala e do Corcel, ambos lançados apenas com 4 portas, assim que surgiu o modelo de 2 portas…
Somente no final dos anos 80 e principalmente nos anos 90 o mercado brasileiro amadureceu.
Naquela época, ter um carro 4 portas era coisa de velho, “careta”, tiozinho, como chamam hoje os paulistas…

Claudio Bassi
Claudio Bassi
16 anos atrás

Em 1976/77, via uma dessas na fábrica 2 da VW (engenharia) em testes, mas eles optaram (infelizmente) pela Variant II, uma tranqueira.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Bem bacana essa passat SW,mãe da Quantum e avó da Parati…
Lembro de uma dessas,mas com frente de TS (quatro faróis),cinza,era uma perua alemã mesmo,e não aquela copiada pela Dacon (e com 4 portas),o dono era um velhinho ruivo e não vendia nem trocava por nada…Eu vi essa jóia num posto Esso na Rua da Mooca,aguardando a liberação do elevador pra lavagem,lubrificação e troca de óleo,local onde meu pai sempre abastecia nosso Fuscão…O ano ???
Por volta de 1976…

vitão
vitão
16 anos atrás

Dasher era o Passat vendido nos USA. Essa é a versão européia e nào tem nada de americana (para-choques reforçados, etc). Nao foi fabricada aqui por falta de visão da VW local (eles achavam que a Varaint era mais adequada, etc) . A Dacon fez algumas sim.

Eric
Eric
16 anos atrás

Esse carro chegou a ser testado aqui e não sei porque cargas d’agua a Volks não fabricou.
Inclusive umas das poucas sofreu uma batida na traseira na mão do pai de um amigão meu….tem fotos em PB.
Aquela Maleta……..o Romeu sabe…..

Eric
Eric
16 anos atrás

Não foi feita aqui por causa do lançamento da Brasilia,já tinham a Variant e também o projeto da Variant II “variantão”.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Realmente a perua era muito bonita.
E o mais importante para um carro dito “para familias” , tinha 4 portas.
Alem da Vamaguete nos anos 60, nós 70 tivemos as peruas Caravam, Variant, Belina e entramos nos 80 com a Parati, todas de 2 portas.
Talvez o pífio resultado das vendas da nossa Jangada produzida pela Simca, essa sim uma perua de 4 portas, tenha desencorajado o pessoal.
Apesar de se a memória não estiver me traindo, uma concessionaria VW (talvez a Dacon) tenha feito artesanalmente algumas unidades derivadas do Passat 4 portas.

Marcos
Marcos
16 anos atrás

A cor parece ser “azul niágara” igual ao meu fuscão 73