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Wednesday, 30 de July de 2008 - 17:21Ladaland, Turismo

DISNEYLADA

SÃO PAULO (na correria danada) – Ah, estão todos doidos para saber o que achei de Praga! Pois aí embaixo está uma pequena mostra do que de mais belo vi na capital checa, sem dúvida uma das mais bonitas e encantadoras do mundo. Gostei muito da cidade, embora ela seja infestada de turistas do mundo todo, e por conta disso dei uma escapada do circuito Ponte de Carlos-Staroméstské Námestí-Josefov-Castelo de Praga para conhecer a verdadeira alma checa. Que é sossegada, apesar do passado de guerras e lutas, mas depois falo disso.

Saí cedo do hotel, peguei o metrô em Námesti Republik até Palmovka e, de lá, o tram (bonde, para os não-iniciados) número 1 até a parada Chmelnice, que fica diante do número 211 da avenida Konevova. Ali se encontra a gloriosa CS Auto Lada, única revenda da incomparável marca russa na cidade.

Comprei o que precisava, mas na hora de pagar o cara não aceitava cartão de crédito e tive de voltar à cidade para sacar umas coroas, tomei o bonde e o metrô de volta, saquei a grana, entrei no metrô de novo e quase me estrepo porque esqueci de validar o bilhete, mas quando o fiscal entrou por uma porta eu saí por outra e no fim deu tudo certo.

Os checos são bacanas, mas costumam resolver suas diferenças de modo um tanto quanto esquisito, como atirando os inimigos da ponte no fundo do Vltava (ou rio Moldávia), como fizeram com um padre uma vez, de nome João Nepomuceno, e lá na ponte Carlos tem hoje uma estátua do dito cujo bem no lugar de onde ele foi arremessado, e dizem que dá sorte passar a mão na placa de metal da tal estátua. Quando o mergulho no rio não dá certo, os checos jogam seus adversários políticos ou religiosos pela janela do castelo, e isso os protestantes fizeram com uns católicos alguns séculos atrás, de onde vem a palavra “defenestrar”, pelo que entendi da explicação do guia no city-tour (adoro fazer city-tour).

Foi por isso que preferi não enfrentar o fiscal do metrô, temendo que ele me jogasse pela janela.

Mas, no geral, os checos são da paz. Não se bicam muito com os eslovacos, mas depois da Primeira Guerra se juntaram a eles para fundar um país e mandar os austro-húngaros à merda. Depois, quando acabou a Segunda Guerra, foram ocupados pelos soviéticos e levaram um cacete destes em 1968 na Primavera de Praga, passagem deveras conhecida da história contemporânea. Quando o Muro desabou e Gorbatchov rifou a URSS, os checos foram às ruas para sua Revolução de Veludo, e sem muita gritaria e nem uma espoleta detonada, separaram-se dos eslovacos, cada um foi para seu canto e a vida segue.

É um país de gente bonita e pacata, embora alguns grupos de neo-alguma-coisa encham o saco de vez em quando e as máfias do Leste, que eclodiram em todos os países após o fim da URSS, tomem conta de alguns negócios e serviços. São os males do capitalismo, creio. Mas pelo menos Praga foi poupada dos estragos que todas as guerras trazem, seus monumentos são belíssimos e preservados, respira-se história e, até onde eu sei, não se jogam mais pessoas pela janela, ou no rio, com muita frequência.

Isso posto, volto ao tema inicial, os pontos turísticos menos conhecidos, como a Auto Lada, onde adquiri alegremente algumas peças de enorme valor que serão de grande utilidade nos projetos automotivos que tenho pela frente.

Não precisam babar nas fotos, sei que ficaram lindas.

40 comentários

  1. Adolfo Leite says:

    como fasso para localizar o tel fone desta loja que vende pecas para o lada niva se poder ne informar agradeco pele informacao…..

  2. Adal Avin says:

    Citando Cristianov Ruivov: “Adal, ex-Niva? Na placa está Niva 4 x 4. Será que ainda existe algum Samara por lá?”

    Cristianov, veja a foto com atenção, o que está escrito é “Lada 4×4”, o mesmo nome do carro que a CAOA, Deus queira, irá trazer novamente aos saudosos (como eu) de Nivas novos em 2009. Pelo que sei, houve um acordo com a GM para que o nome Niva deixasse de ser usado no russinho, para não criar confusão com o Chevy Niva.

    Christian – Do Niva: este azul do Niva da foto é diferente do azul dos Nivas (e Laikas) importados em 90/91, que puxava um pouco para o roxo. Por sinal, este azul que veio em 90/91 é uma das cores que eu mais gosto no Niva!

  3. MSM says:

    Tenho curiosidade de conhecer a Rep. Tcheca e a Hungria. Parece que são cidades bonitas e com lindas mulheres.

  4. says:

    PS : é impressão minha , ou toda a revenda Lada tem um ponto de ônibus na porta?
    Vitão, matou!
    Eles que davam como cortesia um bilhete Barueri / Estação da Luz.
    FG, é brincadeira hahahahah.

  5. Paulo says:

    Faltou o “O jornalista Flavio Gomes viajou a convite da … ???”

    RESPOSTA DO FG

    Mais uma besta anônima… O jornalista Flavio Gomes não viajou a convite de ninguém, pagou sua passagem e a da esposa (aliás, ainda está pagando, em X vezes), e ficou honrado com a chance de fazer um passeio com um DKW conversível do museu da Audi, gentilmente oferecido por meus amigos na Alemanha.

  6. Smirkoff says:

    Lembranças rápidas de Praga: a quantidade indecente de mulheres bonitas na rua, as muitas variações de carne de porco com batatas que comíamos nos restaurantes de periferia, o aviso do metrô (“u prosím vistup anastup” e por aí vai) e pivo (cerveja)!!

  7. Rogério Magalhães says:

    Vitão, é por isso que eu digo… os ônibus são muito mais confiáveis do que as trapizongas soviéticas encalacradas nessa lojinha de Praga (aliás, o nome da capital checa vem bem a calhar para o carro), hehehehehehe…

  8. Souza says:

    Lindo esse Niva azul
    eu acho que vou fazer uma loucura e comprar um pra mi se vier por 30 mil e tiver ar condiconado

  9. jugger says:

    “…mas na hora de pagar o cara não aceitava cartão de crédito…” mas é claro que não aceitaria, maquininhas de cartão são simbolos demoniacos do capitalismo selvagem! Acorda!!!!

  10. vitão says:

    Dú, sabe como é , sendo um membro ativo da plutocracia capitalista, preciso cuidar dos meus afazeres (isto é, atender reunião com o chefe). Mas pode deixar que usei a dica do Rafael e enviei as coordenadas para a OTAN e o NORAD, assim não há possibilidade desta espelunca libelo-comunista permanecer de pé para enganar os pobres consumidores de veículos automotores, e será gloriosamente varrida da esfera terrestre com uma chuva de ICBM’s, para glória de toda a comunidade autombilística.
    Como diria o saudoso VHP, a luta kontinua, a luta kontinua….
    PS : é impressão minha , ou toda a revenda Lada tem um ponto de ônibus na porta? Parece que o maior avanço tecnológico que fizeram no carro foi adaptar o bilhete único no chaveiro, assim você tem sempre uma forma de se locomover. Torço para que tenham atualizado a ficha com os itinerários e horários.

  11. Virgo says:

    Nosso blogueiro Mestre é um fanfarrão! Vai de carro desde a Alemanha até a República Tcheca. E ao invés de fotos da cidade ou, melhor ainda, das tchecas, posta fotos de uma revenda perdida na periferia, de uma marca de carroças da finada URSS. Definitivamente, FG, você é um fanfarrão!

  12. Cristianov Ruivov says:

    Adal, ex-Niva? Na placa está Niva 4 x 4. Será que ainda existe algum Samara por lá?

  13. Christian - Do Niva says:

    O ex-meu era exatamente desta cor…

    Segundo o catálogo de cores da Wanda chama “Azul Noturno”…

    Deu um trabalhão para achar um que não fosse branco nem vermelho.

    Só uma idéia, é mais fácil arrumar peças para preparar um Lada em Portugal e no Chile, é mais perto e a lingua ajuda bastante.

    Abraços e boa sorte no seu novo projeto.

  14. Thiago Azevedo says:

    Verdade, Gomes!
    Traga o que a Russia oferece de melhor em tecnologia!

  15. Fernando Carvalho says:

    Unica loja Lada da cidade… Imagina!!! é a unica do leste europeu com certeza….(aproveita , volta lá e leva o que ainda tiver FG !!!)
    Já que vc comprou , agora instala na trapizonga e vamos às pistas!!!

  16. Vecchio says:

    Calotas, palhetas para limpador, jogo de velas, bateria, jogo de pastilhas de freio! Quantas peças raras. Não precisavas ir tão longe para comprar tantos “venenos”. O Laika for speed terá a cor vermelha comunista-reacionário?

  17. Bela aula de história Sr. Flávio. Blog também é cultura. Fico imaginando como será o foguete comunista, anti-reacionário, que estás preparando. Terá algum veneno Kosaco na preparação?

  18. Lucas - Jundiai says:

    FG, voce fala a lingua desse povo ?

  19. says:

    Vitão, que foi? Riu tanto que esqueceu de postar?

  20. Ricardo says:

    FG
    Abre o jogo vai…. o que trouxe de bom da nossa querida LADA

  21. Ricaro Viana says:

    Olá FG,

    Você teve problemas com a alfândega? Pois diante desta oportunidade de trazer peças somente um caminhão para retirar a encomenda………

  22. Airton says:

    Para quem não puder ir pessoalmente à República Checa conferir in loco os modelos à venda, dá para quebrar o galho em http://www.lada.cz.

  23. Roberto Torres says:

    Diários de viagem, mantenha-os. Os textos são muuuuito bons.

  24. Rafael says:

    coordenadas da consecionária CS Auto Lada:
    50° 5’33.57″N 14°29’16.04″E

  25. Z.zaum says:

    Hummm então quer dizer que tá comprando as peças de reposição para o Lada de Rally…

    ¬6 malandro hein !

  26. Renatov says:

    Caraca…tô sem babador aqui…
    Uma tarde numa revenda dessas, e já podia morrer tranqüilo…

  27. says:

    Cerega, ele vai com ap? Ceregatti, isso tá cutucando, o primeiro passo seria achar um monobloco, meio enferrujado para torcer, senão a corroça fica dura. E os freios? Senão na 4a. volta a bagaça vai parar lá no largo 13.

  28. Rafael Lucas says:

    Lindo o Niva, gostei da cor.

    E digo o mesmo que o Ceregatti: Tem que virar pelo menos 2min10seg.

  29. Rodrigo Moraes says:

    Niva turbodiesel intercooler! Ou o scoop no capô é enfeite? Pimenta no scoop dos outros é refresco?

  30. Claudio Ceregatti says:

    Tem cabeçote brabo?
    Coletor de admissão especial?
    Comando de vávulas de maior duração?
    Bloco de alumínio?
    Molas de vávulas mais duras?
    Coletor de admissão esportivo?
    Cambio mais longo?
    Olhalá, FG…
    Não esqueça da cobrança: 2min15seg, 2min10seg pra começar…

  31. rogerio says:

    Quero saber se entubou umas Urqueill, Staropramen e Original Budvar?!?!?!?
    E mais uma orda de ‘cevinhas’ deliciosas?

  32. Milton says:

    Então o Senhor foi comprar CALOTAS para o seu futuro veículo de competição?rsrsrsrsrs

  33. regi nat rock says:

    Que lojinha xinfrim..
    Se isso for o que os tchecos entendem por modernidade, vixe ! coitados deles.
    Era feriado por acaso? ou vc pediu pra multidão se afastar para não sair nas fotos?

  34. Rogério Magalhães says:

    Putz, dando chapéu no cara do metrô? Que faaaaase! hehehehehe… o que o cara não faz por um Lada, hehehehe… mas pelo aspecto da lojinha, valeu o vai e vem, porque aqui no Brasil não ia encontrar algo assim para a caranga russa…

  35. says:

    Eric, mandou bem, não existe por aqui nenhuma robauto & cia especializada na coisa?

  36. Adal Avin says:

    Eu babei na foto do Lada 4×4 (ex-Niva), linda esta cor!

    Você não trouxe, por acaso, uma homocinética central do Niva 4×4, trouxe? Se trouxe, já tem um cliente! rsrsrs

  37. Rafael Mello says:

    Flávio,

    Acho que perdi algum pedaço do Blog, mas pelo o que eu havia entendido, voce não ia acabar esta tua viagem em Pequim (Beijing??) ??

  38. Airton says:

    Aquele stand da Panasonic vende pilhas pra colocar no guincho dianteiro do Niva?

  39. Eric says:

    Nossa….o estoque de peças parece aquelas auto peças da Cursino…..hihihi…..
    Mas é bonita a lojinha dos caras….

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