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Monday, 7 de July de 2008 - 15:56Esquisitices, F-1

ESQUISITICES

SÃO PAULO (me lembrou alguém) – Se alguém achou interessante o buraco no bico da Ferrari deste ano, que tal esse nariz aí embaixo? Quem mandou foi o Felipe de Souza. A foto é da “Autosprint” e a legenda diz que se trata de um carro-laboratório batizado de Ferrari 126 C3. A imagem é de 1984, o piloto me parece ser René Arnoux e o ano é 1984.

Quem aqui saberia dizer que cazzo é esse aplique no bico?

36 comentários

  1. MSM says:

    Copiou dos aviões com bicos grandes para fazer monitoramento e espionagem.

  2. Carlos Malfitani says:

    Os F-1 do começo da década de 80 possuiam o piloto sentado numa posição bem avançada, pois entre o piloto e o motor, ficava o tanque de combustível (que após o acidente do Peterson, foram proibidos nas laterais do carro), como os F1 da era turbo, foram, e são até hoje, os maiores sorvedores de combustível, que já passaram por essa categoria, o tanque era monstruoso, então para manter o entre-eixo correto, o espaço que sobrava para o piloto era aquele alí na frente…..Só que’na segunda metade da década de 80, após acidentes como o do Villeneuve, do Pironi e do Paletti, a FIA determinou que os pés dos pilotos, deveriam ficar para trás da linha do eixo traseiro, e o carro deveria ter antes do monocoque, um bico deformável, com o intuíto de tornar os F-1 mais seguros à impactos frontais…

    Abraços

  3. Rubem Rodriguez González says:

    O que ninguém comentou é que “como transmitem segurança” os carros de F1 dessa época né? dá a nítida impressão de ser a sala de espera de uma funerária!!!!! qualquer pancão de responsa e….saco!!!! realmente pilotar aqueles foguetes turbo com esse “nível de segurança” faz parecer que a F1 de hoje em dia tem carros indestrútiveis, ponto para a evolução e a engenharia, é o lado positivo da evolução da F1.

  4. says:

    Marcelim, lógico que o Zanardi não precisa disso,
    http://morticom.com/bloodandgutsinjuriesimage034.jpg
    E na entrevista que deu ao Bruno,
    http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/480001-480500/480484/480484_1.html
    Mostra o quanto a determinação e vontade de viver fazem dele um dos maiores esportistas do mundo!

  5. Conde says:

    Nada disso . Essa é a Ferrari FS -01 . FS = Fábio Seixas que serviu de molde e chegou a ser testado no Tunel de Vento em Fiorano , mas o projeto não vingou .. :0)

  6. Marcelim says:

    Só sei que o Zanardi nunca ia precisar de um troço desses…

  7. Rodrigo Meira RJ says:

    Depois o Engenheiro foi trabalhar na Honda !!!

  8. Eddie says:

    É uma caixa de utilidades, armada com dardos quebradores de câmbio: O piloto da frente deu trabalho? Pimba! Quebra o câmbio dele e ganha a posição. Se acabarem os dardos, atropela de uma vez, porque com esse troço no bico, vai arrebentar tudo!

  9. preto says:

    Não seria para o piloto dar uma relaxada?Esticar as pernas,colocar um guarda chuva…..

  10. Caca says:

    Em tempo: é o Arnoux, sim, e a 126C3 não foi laboratório, competiu de verdade (sem os apêndices para câmeras, claro).

  11. Caca says:

    Dú, é viável pq tenho essa Autosprint! Vale lembrar que peças semelhantes eram usadas desde a época do filme Le Mans, no início dos anos 70. Tenho um DVD com o making of do filme que mostra, entre outras invenções caseiras geniais do pessoal da maquinaria, uma traquitana semelhante.

    E para os que não entenderam, o orifício para a lente está do outro lado.

  12. Rubem Rodriguez González says:

    Para o Sérgio Luis Rodrigues e quem mais quiser, é a estatistica “urubulina” do esporte automotor mundial:

    http://www.motorsportmemorial.org/

    é só acessar.

  13. Marcos Reis says:

    Não sei não! Só sei que é feio pra diabo!!!

  14. says:

    Essa do Caca é viável, e se for câmera, FG, estamos anos luz adiantados.
    http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=250&pos=51

  15. rodrigo says:

    na verdade é uma mira…
    para o piloto “mirar” as curvas e retas do autodromo e nao fazer igual o massa fez em silverstone…

  16. Caca says:

    Trata-se de uma “caixa aerodinâmica” para ocultar uma câmera de 16mm. Mais uma invenção do precursor Alain Boisnard ( o mesmo que filmou, para a Elf, dezenas de carros com câmeras on-board, inclusive a Tyrrell P34 de seis rodas pilotada pelo Sir Jackie Stewart) para reduzir a trepidação das imagens. Note-se mais uma traquitana para prender outra 16mm no santantonio do carro.

  17. Ricardo says:

    Engenheiro da Honda que trabalhava em desenvolvimento de sidecar e foi contratado pela Ferrari para desenvolver um carro de F-1

  18. Fátima says:

    Não tinha a Ferrari bico de pato? Essa era a bico de tucano.

  19. Antonio Jose says:

    Em 1961 a Ferrari projetou as famosas F156 chamadas de ‘Shark Nose’. Essa F126 C3 de 1984 deve ter sido a “Papagaio’s Nose’.

  20. D.Pierotti says:

    E depois foi trabalhar na Honda…

  21. Net.Uno says:

    O piloto é vesgo?
    E o cockpit é mto curto mesmo. Será que o piloto é o Ferrugem?
    Ou seria o ET do Rodolfo e Ratinho? O ET é vesgo

    http://youtube.com/watch?v=a7XesHB5ox0

    Vâmu ET!!!

  22. zezinho says:

    Independente do que seja, tomara que as soluções para o Kers não tenham um visual parecido com isso…

  23. Blackbird says:

    Esquisito mesmo. E o comprimento do cockpit é mais esquisito ainda, mto curto… dá até a impressão que o piloto está sentado numa cadeira normal.

  24. Flavio Costa says:

    É o famoso bico Luciano Huck…

  25. Marco Moreira says:

    Primeiro teste do amortecedor de massa… Deixaram de lado durante alguns anos e depois foi aperfeiçoado e reativado pela Renault.

  26. sergio luiz rodrigues says:

    flavio, alguns anos atras o jornal da tarde trouxe uma materia espetacular denominada:”a longa lista negra”, trazia esta reportagem a lista de todos os pilotos mortos na pista de formula 1, nao lembro o nome do jornalista que fizera a reportagem e hoje me arrependo por nao ter guardado aquela materia.
    seria possivel vc me enviar , se nao todos, mas aqueles acidentes que ja tiveram na formula 1???ficaria muito grato.outra coisa, vc podeira me dizer por onde anda o edgar mello filho…edgar que era o comentarista de formula 1 na radio bandeirantes e depois trabalhou tambem na radio globo, mas foi uma passagem rapida, e depois nao tive mais noticias do excelente edgar mello filho.

    sergio luiz rodrigues-sao vicente

  27. Raphael Diniz says:

    Flávio, desculpe perguntar outra coisa que não é relacionada à este post, porém estou precisando que você me envie o link que colocou em um Post “Dica do Dia” já a muito tempo (acho que em feveveiro) que tratava de mostrar Manuais de veículos, você lembra disto? Se algum puder ajudar, agradeço antecipadamente! Obrigado a todos!

  28. Varlei says:

    Parece algum tipo de equipamento de teste, telemetria, ou algo assim, este nariz não parece fazer parte do carro, esta parecendo algum equipamento de leitura de desempenho, sei lá , acho eu que é isto, quem sabe alguem descobre a verdade, rs

  29. Net.Uno says:

    Também
    Dei uma procurada no Santo Google e olha só:

    Auto Center Peão Vermelho
    Passa lá pra regular, Ferrari!!!

    http://www.hotfrog.com.br/Empresas/Auto-Center-Pe-o-Vermelho

  30. Renato (Ctba) says:

    É um KubiCar

  31. leoengelmann says:

    Dú,

    Essa página é Dú mesmo, hein. Antropologia da Fórmula 1.

  32. leoengelmann says:

    Viram que não funcionou e fizeram um furo no bico pra funcionar em 2008.

  33. Bugre says:

    Hahaha boa Vitão!

  34. says:

    Cara, isso é uma doidice. Dei uma procurada no Santo Google e olha só.
    http://www.pbase.com/bestseller/formule1&page=all
    FG, o Pandini que se vire, este bico não tem explicação.
    Fui, senão a coisa aqui não vira hj.

  35. vitão says:

    era o pré-teste da adaptação para a napa do Prost.

  36. Net.Uno says:

    É uma barbatana de tubarão para corridas sob chuva como a de Silverstone…

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