JUSTA HOMENAGEM

SÃO PAULO (ah, os horários…) – Buenos dias, macacada. Sessão de fotos, um programa ao vivo, uma gravação e bater com o nariz na porta de um cartório (fechava às 17h; cheguei às 16h58; até parar o possante, 17h00min01s; fechou) tomaram todo meu dia. Mas o dia só acaba quando termina, como se diz, então vamos a uma blogada básica para atualizar os assuntos palpitantes de hoje.

Começando com a notícia de que um novo viaduto em SP foi batizado com o nome do Aurélio Felix, criador da F-Truck, que morreu em março. A notícia está aqui e foi enviada pelo brother Rodrigo Ribeiro, da “Car & Driver”.

Tirando Ayrton Senna, que dá nome a túnel e estrada, daquilo que me recordo, não são muitos os personagens do automobilismo que têm merecido a lembrança daqueles que batizam ruas, pontes e o escambau. O blogueiro Luiz Corazza lembrou também, claro, do autódromo José Carlos Pace. Além dos outros autódromos pelo Brasil batizados com os nomes de Boesel, Senna e Piquet. Mas falando especificamente de logradouros (logradouros é muito bom) que não têm nada a ver com o automobilismo, são poucos, mesmo.

E neste fim de semana tem Truck em Interlagos. É sempre um grande espetáculo. Mais uma chance de ver de perto a obra do Aurélio Félix.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ernesto
Ernesto
15 anos atrás

Pois é, tem Senna, Pace, Piquet então tem aos montes; mas se esqueceram de um nome importantíssimo: Chico Landi. Na minha opinião, uma grande injustiça.

Valdner
Valdner
15 anos atrás

Pra mim é preciso fazer um laudo definitivo para atestar se os caminhões são prejudiciais ou não. Soube que isto está sendo feito e que F-Truck já providenciou o tal detergente necessário para o tipo de asfalto pra colocar na pista em caso de derramente de óleo ou fluidos. Se o tal laudo atestar que podem correr que corram, senão, paciência. Só acho que não se deve proíbir categoria X de correr em Interlagos por achismo ou por que não gosta da mesma. Quanto à homengem, mais do que correta, digo mais, devería se fazer mais aos pilotos e pessoas ligadas ao esporte que fizeram algo de positivo ao automobilismo e ao esporte brasileiro em geral.

Alex
Alex
15 anos atrás

A própria administração do autodromo utiliza caminhões na pista, nos shows do Padre Marcelo e do 1º de Maio, carretas pesadíssimas circularam pelo circuito!!

Eu não levo em consideração o que o Fabio Seixas diz em relação a isso pois ele detesta a categoria e é totalmente parcial quando o assunto é a Truck

Silverstone, Magny-Cours, Hockenheim, Nurburgring, Barcelona, e isso só pra citar os da F-1, têm corridas de caminhões (a ETC) e seus asfaltos não são danificados.

Querem acabar com a Truck pois é uma categoria que deu certo, que cresceu sem precisar da Globo e da CBA, que tem gente competente no comando, enfim, no Brasil parece que é errado estar certo.

Mudando de assunto, acho um pecado não termos nenhum autodromo chamado Emerson Fittipaldi, ou Irmãos Fittipaldi pelo menos

Kiko_coyote
Kiko_coyote
15 anos atrás

Nasci e vivo no lugar certo…

Como ja disse moro na Christian Heins tenho uma oficina na João Rafael Jafet onde fica meu carro de corrida e pra fechar com chave de ouro meu filho chama Enzo.

revelador
revelador
15 anos atrás

Engraçado que aqui em Santos muita gente se espanta ao saber que a F-Truck nasceu e ainda tem a sua sede por aqui… Essa por sinal muito bonita, na entrada da cidade. O que era uma diversão para o Aurélio nos tempos da sua transportadora se transformou num gigante e lucrativo negócio.

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Não tem problema não, nós os paulistas vamos pagar um asfalto novinho se precisar! com nossos impostos, claro….

Babaquice…

Querem ver corrida de caminhão, vão pro acostamento da Regis ou da Fernão Dias, igualmente emocionante e quase com o mesmo número de acidentes…

Eric
Eric
15 anos atrás

Piquet por falta de um tem 2 autodromos com seu nome…

Bola
Bola
15 anos atrás

Chega de achismo.
Conforme divulgado pelo Fabio Seixas o manual de manutenção do asfalto de Interlagos dita, no capitulo “Dimensionamento, conservação e durabilidade”. Lá diz que “o pavimento do Autódromo Municipal José Carlos Pace foi dimensionado para ser utilizado exclusivamente por veículos de competição e/ou especialmente adaptados durante as atividades desportivas correspondentes às categorias homologadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) cujo peso total não exceda a 1.400 kg e com velocidade máxima de 350 km/h”.

Concordo que é uma ótima categoria (talvez a melhor do país hoje). Quem já viu uma corrida sabe como é impressionante e emocionante. Reúne um público enorme, e de verdade, sem camiseta de laboratório…

Mas, tecnicamente, não poderia e ponto. E o estrago pode não ser visivel. Então não adianta, depois da corrida tirar foto e afirmar que não estragou…

Patrick Vaz
Patrick Vaz
15 anos atrás

Tem uma rua em São Paulo com o nome do Jacaré…

Copiei do motos clássicas 70:

Em homenagem póstuma, o então prefeito de São Paulo, Dr. Olavo Setúbal, assina o Decreto nº 12.300, com o seguinte texto:

“Fica denominada CARLOS PAVAN, a rua B do Jardim Peri-Peri, situada entre as ruas A e C, no subdistrito de Butantã. Da placa deverá constar: Esportista (1952-1975)”

Tony Cazzo
Tony Cazzo
15 anos atrás

Destruir o asfalto é balela? Uai, então porque QUEM CONSTRUIU a pista recomendou não andar de CAMINHÃO na mesma? Serão os engenheiros uns burros? Acho que você sabe mais do que eles, né? É cada um que me aparece….

Cláudio Orestes.
Cláudio Orestes.
15 anos atrás

Esse negócio de que os caminhôes estragam asfalto é lenda e, alguns autódromos ainda estão de pé até hoje, porque houve interferência do saudoso Aurélio. A F. Truck é festa, é diversão, lota as arquibancadas, dá audiência… O povão gosta!!!
Enquanto isso, lá pelas bandas da Av. das Americas não existe nada que lembre o recorde nacional de velocidade (média 212,903 km/h) estabelecido em 29 de junho de 1965 pelo Norman Casari.

Alex
Alex
15 anos atrás

Essa história de destruir asfalto é balela, já foi comprovado pelo IPT (isso em 2003, quando o asfalto de Interlagos era pior) que os caminhões não danificam a pista. A critica era em relação aos zerinhos, mas como o Aurélio não está mais entre nós, os zerinhos foram substituidos por shows com acrobacias de motos

E de onde esse Pedro Paulo tirou que destruíram Goiania?? MUITO PELO CONTRÀRIO, Goiânia só está de pé hoje por causa da Truck e do Aurélio, caso contrário o autodromo estaria na mesma situação que o Belvedere…

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Chegou a hora da verdade.
Na segunda feira, saberemos se os brutos estragam ou nçao o asfalto.
Espero que não.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
15 anos atrás

Acho que em quase todas as cidades brasileiras podem ser encontradas ruas “Ayrton Senna”.
Em Jacarepaguá, próximo ao que restou do Autódromo do Rio, tem uma espécie de condomínio em que todas as ruas têm nomes de pilotos.

Ituano Voador
Ituano Voador
15 anos atrás

Olha, Gomes, perto de Interlagos há um reduto de homenagens: as ruas Celso Lara Barberis, Catarino Andreata, Marivaldo Fernandes, Manuel de Teffé, e a avenida José Carlos Pace. Uma garagem para o #96 nessa região ia cair bem, não… :)

Flavio Antonio Nobrega
Flavio Antonio Nobrega
15 anos atrás

Para quem critiva que dizia que este espetáculo demoliria Interlagos, nada mais justo que receberem esta categoria de SUCESSO do automobilismo MUNDIAL em Interlagos, mostrando que uma categoria de sucesso vai muito além de carros que nem se parecem carros (F-1).

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

O autódromo não havia sido vetado para corridas de caminhão?

vitão
vitão
15 anos atrás

Em Barueri, proximo da arena, existem várias ruas. Lembro-me da r. Le Mans, Silvertone, e Indianápolis.

Ronald
Ronald
15 anos atrás

Aqui em Campinas tem a Avenida Ayrton Senna que liga os estádios do Guarani e P Preta

Fernando Voigt
Fernando Voigt
15 anos atrás

Flávio, os responsáveis pelo recapeamento do autódromo de Interlagos não tinham dito que não dava para correr de caminhões?
Qual a verdade disso?
Um abraço.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
15 anos atrás

Caro Flávio,

mas como fica o asfalto do autódromo, no qual gastaram milhões ano passado pra atender a F1…. Por que o de Goiânia foi detonado pelos caminhões….

Samuel
Samuel
15 anos atrás

Aqui em santo andré tem um vilinha com nomes ligados a automobilismo… tem a rua toleman, jordan, copersucar, benneton, ferrari (claro)… junto a estas, tem uma “rua seninha” também….

Fabiano
Fabiano
15 anos atrás

Eu achei diversas ruas com o nome de Nelson Piquet, mas nenhum do Emerson Fittipaldi. Lamentável o Rato não ser reconhecido aqui. Até nos EUA ele é nome de rua em Miami.

Só para citar algumas, existem ruas Nelson Piquet em:

Triunfo, RS no Centro, CEP: 95840-000

Vitória de Santo Antão, PE no bairro Alto José Leal CEP: 55608-150

Rio de Janeiro em Jacarepaguá CEP: 22775-160

Mais um no Acre num bairro chamado Vitória (bem apropriado!), mas que eu não consegui localizar a cidade.

Dentre outras.

Kiko_coyote
Kiko_coyote
15 anos atrás

No bairro onde moro todas as ruas são nomes de piloto, eu mesmo moro na Rua Christina Heins.

Belair
15 anos atrás

Perguntinha : tava de Lada ?

Luiz Corazza
Luiz Corazza
15 anos atrás

Gomes
Você esqueceu que o nosso querido Autódromo de Interlagos se chama “Autódromo JOSÉ CARLOS PACE”?

RESPOSTA DO FG

Verdade, falha nossa! Vou acrescentar ao texto.