O RIO ACABOU

SÃO PAULO (não diga…) – A CBA, que anos atrás bateu o pezinho garantindo que Jacarepaguá não seria mutilada para o Pan, e jurou que, se fosse, um novo autódromo seria construído, assinou um acordo com o COB, a Prefeitura do Rio e o Ministério do Esporte que enterra de vez o histórico autódromo.

O caso é o seguinte, para resumir (detalhes, no Grande Prêmio e na “Folha de S.Paulo” de hoje, que levantou a bola): se o Rio for escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016, as partes envolvidas juram que vão dar de presente à CBA um autódromo novinho em Deodoro. Hahaha. Se o Rio perder, que a CBA fique com as ruínas enxertadas de piscinas e ginásios e se dê por satisfeita. É o que vai acontecer, claro.

A pista atual, quem segue o automobilismo sabe, não é bem uma pista. É um lixo que deveria envergonhar a CBA e o presidente da federação do Rio de Janeiro. Me espanta que ainda tem categoria que se dispõe a correr naquilo.

O que não me espanta é constatar que tudo aquilo que se previa quando falaram pela primeira vez em usar o autódromo para o Pan (que os chiliques jurídicos da CBA eram apenas fumacinha, que iriam destruir tudo de qualquer forma, e que as “otoridades” automobilísticas iriam engolir caladinhas) se confirmou. O autódromo foi pro beleléu. E quem viu corrida de verdade lá que procure matar as saudades no YouTube. Eu vi. E muitas. Sorte minha.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario Azevedo
Mario Azevedo
14 anos atrás

O autodromo do Rio nao acabou: O RIO acabou. Sou Carioca mas moro no exterior ha quase 20 anos. Vou ao Rio a cada 2 anos para visitar familiares, e toda vez que volto (tendo saudades do Rio, claro, ja que nele nasci e morei por 26 anos) dou gracas a Deus quando saio. E saio muito triste. O Rio de quando eu era crianca ja nao existe ha muitos anos. O Rio no qual me lembro ter crescido, onde podia ate passar por favelas a pe sem preocupacao durante o dia (a noite ninguem ia de qualquer forma) morreu. O Rio de Janeiro de joje, fruto de total descaso das autoridades locais e federais, PERTENCE aos traficantes de drogas, que nao satisfeitos em terem acabado com a cidade, que hoje nao tem a minima estrutura, agora tentam acabar com a sua populacao. Foi bom o Rio ter ganho a indicacao para os jogos de verao de 2016 – assim o mundo inteiro pora pressao nas “otoridades” locais e federais; talvez algo possa mudar ate entao, e a vida do carioca possa ficar um pouco menos deprimente.

André Abidon
André Abidon
15 anos atrás

É realmente um descaso para nós, amantes da velocidade, que temos o privilégio de já ter tido e ainda termos vários ótimos pilotos, não só em categorias nacionais, mas também na categoria principal da F1.

O que deveriam fazer era uma mega reforma, pois nosso autódromo esta praticamente sucateado, e trazer pra cá novamente a F1, Moto GP, Indy, …

Uma cidade que tem a pretensão de sediar uma olimpíada tem que ter não somente estádios, mas também um autódromo de verdade.

flavio lopes padilha
flavio lopes padilha
15 anos atrás

caro Flavio gomes , voce está certíssimo! como no pan e agora com a candidatura as olimpíadas , é só pra detonar mais ainda a cidade do Rio de janeiro e o autódromo.na ultima stock car que assisti, como já não bastasse a perda do lado norte os camarotes dos patrocinadores não permitiam a visão do lado sul.só víamos os carros passando nas duas retas. um absurdo pra quem assistiu tudo nos anos70 e 80 e agora vê a situação de miséria e também a falta de luta de nomes ligados ao automobilismo(emerson, piquet, entre outros) que não se jogaram na pista que tanta alegria nos trouxe, é de se lamentar profundamente . O Rio acabou!!! nem pista de kart tem mais…
sou a favor de um boicote total.
abraços
flavio lopes padilha

Dú
15 anos atrás

Seguinte, tá sobrando verba no litoral, o crescimento é brutal. Em dois anos que fomos para Rio das Ostras no Motocross, a coisa muda demais, graças ao dinheiro da Petrobras. Agora, imaginem quanto custaria um autódromo lá?……

MSM
MSM
15 anos atrás

Em Deodoro, só se for na Vila Militar mesmo. Tem uma favela braba por lá. É lógico que o Rio não vai ganhar essa Olimpíada, e aí Jacarépaguá continuará abandonada. Os 3 mamutes brancos: Arena Poliesportiva “Prefeito Cesar Maia” (foi arrendada pelo HSBC para fazer shows e eventos); o PArque Aquático “Sir Artur Nuzman” (arrendado pelo COB) e o Velódormo Scaglione (esse é tão inútil que ninguém quis), estão lá lépidos e fagueiros, enquanto o verdadeiro dono do terreno, o Autódromo está as moscas. MAs mesmo assim, enfrentarei mais de 1h de ônibus para ir ver os carros na Stock e uma semana depois, essa sim imperdível, ver a GT3 com Fittipaldi, Ingo, Moreno e tomara o Piquet também acelerando nas retas e curvas deste nosso único e mal tratado autódromo carioca.

Marcelo
15 anos atrás

Pena, tenho boas lembranças de Jacarepaguá, o primeiro GP de Fórmula 1 onde estive “in loco” foi naquela pista em 89.
Acho vergonhoso um país grande como o nosso ter tão poucos autódromos, o estado do RJ com seu poder econômico e político tinha que ter uns 5 autódromos, MG também, SP tinha que ter 10 pistas, e por aí vai (digo autódromo de verdade, com pista de asfalto, boxes bons, arquibancadas boas, etc, não me refiro à pistas de terra).
Mas a concentração do dinheiro dos tributos em Brasília é um grande problema, este nosso sistema tributário imperial quase que inviabiliza novos grandes projetos por parte dos municípios (mas uma verdadeira reforma tributária e política mudaria isto…)

ME
ME
15 anos atrás

Na minha opnião temos que aproveitar oq sobrou. Vamos construir um Kart indoor no Ginásio e um lava rapido nas piscinas.

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
15 anos atrás

Amigos,

Moro em Jacarepaguá, mas – por incrivel que pareça – um pouco mais proximo de Deodoro do que do próprio autódromo.

Agora me digam uma coisa: fazer autodromo (de 1º mundo) em Deodoro. Tá bom. Vá lá. Duvido, mas…… ONDE em DEODORO ? Este bairro é em sua maioria uma Área Militar. Não vejo onde construir, não tem espaço. Gericinó, se não me falha a memoria, já fica proximo a Bangu…,

O ideial seria manter o que ja temos. Sinceramente, juro por Deus: adoraria ver minha cidade sede das Olimpiadas. Mas, pelo que farão contra o autódromo, SOU CONTRA. Não quero a destruição definitiva…….

Temos um prefeito ineficaz, louco, um presidente de Confederação traidor e um presidente de federação fantasma. O Sr. presidente do COB é advogado, não precisa dizer muito (sem querer generalizar)……..estamos fú….

Maurício Teixeira
Maurício Teixeira
15 anos atrás

Gostaria de salientar que o Autódromo do Rio de Janeiro, apesar de ter ficado com a pista mais curta depois das obras do Pan, continua muito bom e de altíssimo nível. Não é verdadeira a informação de que “O Rio Acabou” – A pista continua perfeitamente lisa, com todas as áreas de escape altamente seguras (infinitamente mais seguras que Interlagos – sem papo de bairrismo), com os boxes em perfeito estado e etc… Acho que deveriam buscar melhores informações antes de afirmarem sobre o fim de Jacarepaguá. Para os que não acreditam no que estou escrevendo, aguardem as imagens da Stock Car e comprovem. As provas regionais também continuam acontecendo normalmente como em qualquer outro Estado.

Cesar Costa
Cesar Costa
15 anos atrás

Buriti:
Sugiro que a cada reunião dos candidatos a prefeito a gente cobre uma posição sobre o autódromo. Não dá é pra desistir e deixar as raposas tomarem conta do galinheiro.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Cronica da morte anunciada.
Todo mundo já sabia que isso ia acontecer, inclusive o teatrinho ridículo que a CBA fez, parecendo que estava indignada, ou preocupada, ou minimamente focada.
Onde é mesmo a sede da entidade-mor? No Rio? Ahn, sei…
É mais fácil o Trampolim do Diabo ser refeito, passando bem no meio da favela da Rocinha do que o Rio ter um autódromo novo.
E é bom o Emerson Fittipaldi levantar o pé e não ficar lançando idéias de revigorar o automobilismo brasileiro. Com a corja que está no poder, tudo custaria 10 vezes mais só para que um bando de sanguessugas se locupletasse com as obras, terrenos, localizações estratégicas, certificações da FIa et caterva, homologações espúrias e muita, mas muita grana mesmo por fora, como de hábito.
Para que tudo isso que está aí mude, tem que mudar o comando e seus asseclas, comparsas e simpatizantes. Não há outra forma possível de reverter esse quadro que dá nojo a quem ama tudo isso de verdade.
Malditos sejam todos.

Fitti
Fitti
15 anos atrás

Frequento o Autodromo de Jacarepagua desde 1968, na época, pegava um onibus na Ilha do Governador, outro na Praça Maua, e outro na Taquara e chegava na pista.
Posso falar de cadeira, vi todas as transformações que a pista sofreu, e sempre antes das transformações, era uma tal de, fulano vais se dar bem, ciclano vai arrumar muita grana com a obra, ciclano vai se eleger, e etc,etc,etc,etc……..
Fiz parte do movimento conta o PAN la dentro, briguei, chorei e no final, la estão os elefantes brancos, então sabem o que faço hoje, sigo o calendario da FAERJ, todo final de mês tem corrida, o nosso regional de MARCAS está acontecendo, sei que as condições fisicas não são lá muito boas, mas o pessoal da Farej tenta dar o minimo de estrutura e assim vamos levando o nosso Campeonato.
Sou um apaixonado por automobilismo, mesmo que sóbre só um pedacinho de pista, eu e muitos amigos estaremos lá, e se a pista fechar , eu e muitos amigos faremos alguma coisa, nem que seja sentar num quiosque na praia e lembrar do passado.
Não adianta ir contra certas coisas, é melhor aproveitar o que está ai, até quando não sei, mas, uma coisa sei, dias 26 e 27 deste mês estarei lá, no Box 33, com o Corsa #63, da Equipe SpeedRJ, piloto Mauricio Teixeira, o que importa é que será mais um final de semana curtindo um ESPORTE que é a minha vida depois de minha familia, lá, consigo esquecer um pouco da violencia que impera no RIO, lá, estou cercado de pessoas de bom coração, lá, em 40 anos, nunca me senti ameaçado de nada, lá, depois de minha casa, é o melhor lugar que existe, por que tem uma pista, tem carros, tem amigos.
Desculpem se falei demais, mas falei.
Um RONCO forte para todos.

Fitti, Equipe SpeedRJ, Corsa #63

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

deodoro so se for proximo ou em gericino
sera que os cinco estrelas vao abrir mao do espaco
em troca de que
esses politicos safardanas com a confederacao de proxenetas que agem em beneficio proprio,e possivel que esta area termine nas maos do mercado imobiliario
sofremos muito pra colocar este autodromo em operacao nos anos70
muito trabalho do rio motor racing staff e subalternos bem como varias outras centenas de pessoas que dedicaram tempo e trabalho de coracao pra ser roubado de uma forma vil um lugar que trouxe grandes momentos de gloria ao povo brasileiro
jc sete lagoas

Oswaldo Ferreira
Oswaldo Ferreira
15 anos atrás

bom, eu nao sou do rio, poucas vezes fui até lá, então nao tenho muita noção de distância da cidade. Mesmo assim eu me pergunto… se ja existia esse terreno disponível, em Deodoro. Pq as obras do Pan não foram feitas lá? por que preferiram acabar com o autódromo?
isso é má vontade, burrice ou é esperteza. gastar dinheiro 2x e superfaturar 2x também.
isso muito me irrita

Gabriel
Gabriel
15 anos atrás

Bom, não era lá grandes coisas… mas era o que tínhamos.

Assisti duas corridas da Moto Gp lá, época da 500cc aliás, 1997 e 1999. Vi Doohan e Barros correr, o que foi o máximo. Brigas melhores que nas 250cc e 125cc não tinham.

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Sobrevoei o autódromo ontem e tive vontade de chorar.

Melhor passar uma moto-niveladora por cima do que sobrou de asfalto. Será muito mais digno com a memória daquela pista do que manter o que lá está.

Jacarepaguá é o retrato fiel do nosso país.

Demerval Caixeta Jr
Demerval Caixeta Jr
15 anos atrás

O retão provavelmente vai ser a pista do Campo dos Afonsos. Os pits? Eles provavelmente vão destruir o museu e fazer lá!

Souza
Souza
15 anos atrás

Pra ficar do jeito que está é melhor acabar mesmo.
aquilo lá está largado há muito tempo

Homônimo/Ce
Homônimo/Ce
15 anos atrás

…faz tempo!
O RJ é um paraíso sob a forma do inferno… Favelas protegidas, por suas milícias, Detran – eleito o mais corrupto, CBF(fala-se da CBA, mas já parou para pensar como é feita a eleição do Ricardinho), Junta Comercial digna dos primeiros portugueses que cá aportaram, Linhas coloridas mal alinhavadas, Ladrões policiais etc.
O Rio parou no tempo e não avisaram à Prateada.

Claudio Arantes
Claudio Arantes
15 anos atrás

Era um circuito internacional, tradicional….se já tem um assim, uma raridade a se preservar, como explicar fazer justamente ali o complexo?

André Buriti
15 anos atrás

Não sei porque, eu já sabia, tanto é que hoje fiz uma postagem com outra matéria de um jornal carioca falando do espólio do Pan, onde depois faço uma longa análise sobre o estado de coisas, a conclusão mais que óbvia meu caro Gomes, é que se está assim é porque os envolvidos merecem.
Bem faz você em retirar o #96 das pistas, pois a competição automobilística no Brasil virou palhaçada, ainda mais com esses irresponsáveis pensando que estão dirigindo o esporte.
Essa história do acordo já era sabida pela “rádio-corredor” a meses, só agora foi oficializada devido a candidatura da cidade aos Jogos.
Só que, ao contrário da situação do Pan, em que a cidade era uma das favoritas e ganhou sobre San Antonio, Texas, por uma questão política da ODEPA para fortalecer a posição dos países do Cone Sul, além de que seu presidente é proprietário de um grande complexo de mídia do México, é uma das grandes fortunas de lá, o Rio de Janeiro não tem nenhuma chance com os Jogos até porque não temos um plano decente a apresentar, porque é exatamente o mesmo que foi apresentado para 2012, e que foi vetado pela extrema concentração de eventos em um mesmo espaço além da falta de infra-estrutura, que não foi melhorada para o pan, e nem o será para os Jogos, pois a cidade não tem sequer a estrutura primária para realizar esse evento.
Quanto ao Sr. Scaglione e Cia bela ou são muito simplórios em assinar um acordo desses ou então estão sendo beneficiados em outras instâncias, porque imaginar a essa altura dos acontecimentos a cidade ter de bancar um novo autódromo para atender uma necessidade de novos equipamentos esportivos, já que os existentes tem baixíssima demanda, é querer passar atestado de otário pra todo mundo, menos para eles é claro, porque se o país ganhar – impossível – eles não vão construir porcaria nenhuma, e se não ganhar – o mais provável – eles vão largar o entulho por lá e que se virem para usar aquilo, até porque o prefeito será outro, certamente nenhum aliado do atual prefeito, e que terá outras prioridades mais sérias que cuidar do autódromo.
O mais provável que vá acontecer, daqui a um ano, quando for decidido quem vai sediar os Jogos, e o Rio perder, claro, é que o autódromo será abandonado, aí, dependendo da boa vontade do novo prefeito, talvez alguém se habilite a administrar os escombros e fazer alguma coisa para ressurgir o automobilismo carioca, ainda dá para recuperar o setor norte, se alguém vier com uma proposta séria, e não alguma coisa mirabolante, ainda há chance, pequena mas há, o que não pode e deixar que a pistya seja destrída e fique por isso mesmo, como está acontecendo agora.

Wagner Luiz
Wagner Luiz
15 anos atrás

Mais espantoso do que ter categorias correndo em Jacarepaguá e a Stock ter a sua corrida de 1 milhão nesta pista.
Sou mais o daqui de BSB

Aliandro Miranda
15 anos atrás

Deodoro? Na Vila Militar?

Haja criatividade…

Mas, enfim, sem surpresas. É o que temos tocando o barco, fazer o quê…

Se realmente a CBA e a FARJ honrassem o que falam, seria dos males o menor. A questão é que as entidades pediram arrego quando reclamaram e não foram atendidos. Sequer levaram ações judiciais adiantes.

Aí, como vamos acreditar?

Bye, Jacarepaguá… Bye, automobilismo carioca, pois não haverá autódromo algum por aqui. Com ou sem olimpíadas.

artur zampol
artur zampol
15 anos atrás

meu caro fv……..é chover no molhado…….automobilismo aqui, ja era……..o negocio é tentar manter o que existe…….mas nem isso esta sendo feito.portanto…….é chorar e lembrar………

abraços

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Putz, o que mais me admira é que em algum momento pesoas acreditaram nesses crápulas!
Santa ingenuidade Batman…

Vou fazer outra premonição aqui: Se o Rio Perder, vai tudo pra mão das construtoras e vira condomínio, tudo em nome da “Economia para os Cofres Públicos”
Esperem e verão…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
15 anos atrás

Palmas para o Prefeito do Rio, para o Sr. Nuzmão Ligeira e o Sr. Paulo Scondionde.
E tem gente que acha que o problema da criminalidade está no Morro.
Quer maior crime do que tirar o dinheiro de todos para proveito próprio?

Fabiano de Andrade
Fabiano de Andrade
15 anos atrás

Pois é Gomes!!! Foi uma pena mesmo o que fizeram com esse autódromo, que na minha modesta opinião, tinha um traçado muito legal.

Quem viu, viu, quem não viu, não verá!

Sugiro para esses, que dêem uma voltinha com Patrick Depailler em um Tyrrell durantes testes em 1978.

http://www.youtube.com/watch?v=lRiE5RbkcUs

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu vi também.Ao vivo do alto dos meus 11 anos…
Formula 1 1988 ainda com motores turbo e 1989 com os aspirados naturalmente.
Show de bola aquele retão….mas acabou né…..

Rogério Gonçalves
Rogério Gonçalves
15 anos atrás

Saudade do tempo que fui comissário de pista em Jacarepaguá. Aliás, comissário não, ajudante de comissário….ele falava: passa a azul….eu passava, passa verde…eu passava, mas me divertia muito…. Na época era Força Livre e Stock 5.000…Ah, que saudade daqueles “Dojões”…. É, pacere que vai ficar só na saudade mesmo…

reginaldo nat rock
reginaldo nat rock
15 anos atrás

Crônica de uma morte anunciada. Já sabiamos disso desde a primeira hora.
Eu também li a noticia no G1 assim como na Folha.
Quem viu, viu, que não viu, youtube-se…
Vi algumas, ao menos não morro pagão.
Em área do exército ainda por cima?
Me enganem que eu gosto, salvo se for pra por o scagone et caterva como alvo das bazucas….
Aí, até eu me ofereço como atirador.

Dú
15 anos atrás

Estão acabando com o Automobilismo Brasileiro.
P.ut.a Vergonha a tal prova do Milhão!
Galvão, um FILHO do Gualtiero morreu lá.
Foi acidente, mas se liga, abre a parada FINANCEIRA.
O que me espanta, é ver o Ministro dando corda, se achando
o cara.
Vai se fhoder Scaglione
http://race.blig.ig.com.br/2008/25/ai-vem-o-pac.html

André Grigorevski
15 anos atrás

Deprimente… E no Rio, espaço é o que não faltava para as instalações do Pan. Era desnecessário usar o autódromo.

Mas ainda podemos ter um campeonato de autorama…

Marcelo Urânia
15 anos atrás

os caras da CBA não estão nem aí, pq nada acontece com eles. não cabe algum processo? não q vá resolver, mas…

(ah, e o link pro teu blog, no menu do grande prêmio, continua errado. mas vou falar pro victor martins, aí ele acerta hehe)

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
15 anos atrás

Que então providenciemos um velorio e um enterro decente. É o minimo que merece essa pista que tantas alegrias nos deu. COB E CBA vão se f#$%!!!!!!!!