SCANIA, 50
SÃO PAULO (carregando) – Informa meu amigo Rafael Linhares, ministro do STF, que hoje a gloriosa Scania completa 50 anos de atividades no Brasil.
Para quem não sabe, a Vemag (veja no anúncio ao lado) era a representante da marca no Brasil, montando e vendendo seus caminhões desde 1951, e também da Studebaker. Só depois viria a fabricar carros DKW, a partir de 1956.
Scania, na minha memória, é sinônimo de caminhão cor-de-laranja. Mas um cor-de-laranja diferente, que deveria ser rebatizado, na paleta de cores universais, como “laranja Scania”.
Mais sobre a história da Scania você encontra aqui.
Mais sobre histórias de caminhões e longas viagens em ônibus Scania, aqui mesmo no blog, assim que a macacada começar a se lembrar…
boa tarde , stou comprando um jacare ano 76 , mas stou na duvida e o dono tambem ! pois noa e1 caminhoneiro , gual a cavalagem destes caminhoes nesse ano , 208cv, ou 280cv. e se atendem bem as puchadas de 27ton ou mais ,fora da balanca ! obrigado
QUANDO EU ENCASQUETO COM UMA COISA QUE EU QUERO E TENHO $ PARA TER NINGUÉM ME SEGURA.
CADÊ O CAVALO 111-s DE SÃO JOSÉ SANTA CATARINA????
Ô FLÁVIO,
VEJA O CAVALO SCANIA 111-S NO COWBOY DO ASFALTO, CÊ SABE ONDE ESTÁ ESSE CAVALO?
Ola sou feliz proprietario de um scania 111s , e gostaria se possivel conseguir o manual ou manuais do scania 111 ano 77, se possivel me informar quem tem e como entro em contato com a pessoa ,pois quero deixar o mais original possivel meu caminhão demais agradeço.
tenho atualmente um scania 1968, hoje em dia é um caminhão limitado, mas não tenho o que reclamar, é dele que tiro meu sustento, só fico pensando o quanto este já rodou pelo mundão e3 continua rodando, e me orgulho de ter o avô de muitos caminhões por aí. Se voces souberem de alguma funilaria boa, por favor arrumem o endereço ou telefone pra mim, desde já fico grato pela atenção de todos
EU PASSEI AMAIOR PARTE DA MINHA VIDADENTRE DI UM DESES MEU PAI JAU VENDEU HOJE EN DIA SO TENHO SALDADES POS APESAR DE VELHO ELE ÇENPRENOS DEU U PAO DE CADA DIA
amigos eu estou tentando complar uma escania mais esta dificio eu queria conplar um agio no valor 50ml uma 112 hw engatada ja tivi o portunidade de conplar outras marcas mais o meu sonho e dos meus filhos e uma escania mais nao vou desgistirnao porq eu acho q eu vou conseguir tenho 50 ml pla dar num agio
Tenho um Jacarezinho, 110. L 74, coloquei um motor 112 hw , diferencial 12/ 35 longo . truck e baú. mais economico que qualquer 1113, ( que já tive varios), E prá andar com ele só os vw cunmiss 16220 com diferencial longo, Agora estou colocando uma plataforma Operacional e fazendo uma reforma geral. O vôvozinho não vendo nunca,
Sou fan muito apaixonado que tatuei o sinbolo da SCANIA com a data do primeiro ano de fabricaçâo no BRASIL no braço esquerdodo do coraçâo chegei a possui L-75 ano 1964 a sete anos so que agora tou sem e o destino fazer o que (DEUS E FIEL VOU CONSEGUI OUTRO) ja mi passarâo outros na minha vida, a esperaça e a ultima que morre fuiiiiii…
sou fa do jacare
eu amo o 111 o primeiro escania que eu dirigir rsrsrsrsrs
Meu pai era dono de um scania 111,ano 1976, ficou 16 anos com ele.Até os dias atuais a frase é uma só.Era o rei da estrada.Hoje com a tecnologia o comentario do meu pai é;Agora tem caminhão antes era caroça….
Meu pai tem um jacaré 110 muito bonito!!!!!!
Gostaria de saber mais sobre os “Laranjinhas” (Fuscas) pintados pela SCANIA de S.B.C na década de 70.
Sobre a SCANIA sem comentários continua sendo o melhor caminhão
Flavio, popr favor qual era a potencia e o torque dos 110, 111, 111s
E os GMCs Marítimos onde é que entram???
Lembram daqueles que operavam pela empresa SANCAP entre Santos e São Paulo??
No Sacomã já se ouvia o ronco do motor quando êles atingiam a altura da Mercedes em São Bernardo!!
sou fã do famoso scania jacaré L111…..É O CARA…….
Esse caminhão, embora não o ache bonito, é muito resistente. Basta ver, que ainda hoje nós vemos alguns rodando por aí nas cores laranja e vermelha.
E ainda tem os Cometas com mecânica Scania, que é o nosso clássico em matéria de ônibus rodoviário.
E o “barulho” do motor dos Scania é uma perfeita sinfonia. Dá gosto ouvir.
Será que não são 51 anos, já que os 50 anos ela completou em julho de 2007? Com todos os méritos para a Scania.
os fucas cor de laranja determinaram a cor dos taxis (carro de praça) aqui em Porto Alegre, até hoje prevalece esta norma.
Na época em que foi determinada a cor para os taxis quem tinha fuca cor de laranja teve prejuízo.
Olá.
Sim, é verdade, a Scania comemorou 50 anos no Brasil em Julho de 2007, inclusive com festa de aniversário e participação do presidente Lula. Lembro-me que foi publicado nesse espaço um caminhão L111 (ou L76) azul, que foi restaurado justamente para ser exibido durante a festa de aniversário.
O caminhão “laranja” é o famoso L111, que ficou muito conhecido na versão “anos 70/80” do seriado global Carga Pesada. Esse modelo acabou ganhando o apelido de Rei da Estrada, nome também dado à revista da Scania, facilmente encontrada em qualquer concessionário da marca.
Tão lindo quanto o modelo L111, são os modelos exibidos no Museu Wallemberg, que fica logo a frente do “headquarter” da Scania na cidade de Sodertalje. Essa cidade localiza-se a 32 Km ao sul de Estocolmo.
É possível encontrar nesse museu praticamente todos os modelos desenvolvidos e montados pela Scania (todos lindos) . Inclusive modelos bem curiosos, como os movido a carvão utilizados durante a Segunda Guerra que, aliás, a Suécia não participou. A Scania é uma empresa que realmente preza pela sua história.
Essa mesma cor “laranja” foi utilizada para fazer o lançamento da nova geração de caminhões, que já rodam pelas estradas brasileiras.
Abraços,
Sandro.
PS: Apenas pare registro, visito o blog todos os dias e trabalho na Scania “aqui” na Suécia.
Gente a Scania está comemorando 51 anos de Brasil. Os 50 anos foram comemorados ano passado com a presença do Presidente da República. Eu sei pois trabalho na linha de montagem em São Bernardo.
no play ground aqui em sete lagoas estao desmanchando uma cabine de uma scania 76 que antecessor do 110.detalhe importante que os motores de 6 cil em linha utilizam o mesmo eixo virabrequim desde 1957
na retifica,vi um eixo de uma 110 ano 70 cujoeixo era igual ao da 76 ano 1957 e igual ao do 112 ano 1988
com a palavra os experts em scania do blog
jc sete lagoas
É, meu tio caminhoneiro já teve um “jacaré” desse, era lindo pacas… tanto que o logotipo dos 50 anos da Scania era justamente essa frente da mítica carreta laranja estilizada.
E como tenho de puxar a sardinha para os ônibus que tanto amamos, não dá para esquecer dos míticos Marcopolo Torino Scania K112 da saudosa CMTC… aquilo sim era ônibus que dava gosto de andar, com motoristas que sabiam afundar o pé no pedal da direita e o busão respondia firme, bons tempos das linhas 3141 e 3390 (Terminal São Mateus-Pq.Dom Pedro II)… não os esqueço jamais.
Aliás, FG, a Bus Stop anda sumida daqui, hein? hehehehe… te mandei uma foto desse Torino Scania da CMTC no teu e-mail… a Scania merece todas as homenagens!
Realmente o melhor caminhão, essa é a marca que eu mais dirigi pelas estradas, inclusive possui um ” L 110 ano 1973″ e viajava por esse país afora com ele, que já estava bem velhinho, mas, no dia 25 de setembro de 2005, ao falhar os freios da carreta nós sofremos um acidente, eu fiquei 5 meses me recuperando, ele hoje se transformou num guincho e esta mais tranquilo, rsrs.
Tive um Scania retro-escavadeira e meu irmão um Scania guincho, isso lá pelo início dos anos “80”, antes do rock in rio. Ambos de plástico e presentes de natal. Até a minha irmã ficou com inveja.
Eu lembro que as primeiras tinham a cabine mais baixa,facilmente identificável pelo parabrisa menor…..vinha escrito nos paralamas SCANIA-VABIS e no bico desses o 111.
Sempre gostei muito dos caminhões…vivia dentro deles quando meu pai tinha a firma de vender areia e pedra….
Inclusive nas férias,ia até Santos carregar e voltava com os motoristas…..
Realmente o caminhão mais bacana que existe … Famoso Jacaré !
Tenho um amigo que tem um Karmann-Ghia laranja. Será que é da mesma leva desses Fuscas que o Ferreirovitch contou, ou os KG não eram pintados nesta mesma fábrica?
Faltou falar do revestimento interno de napa vinho com costuras diagonais
Este laranja Scania não era a cor da Equipe Fittipaldi?
Nossa! Meu pai trabalhou na Scania e eu tinha o maior orgulho disto. Me lembro de ter ganho uma miniatura de um caminhão da Scania e o meu irmão outra. Um era aquele com a “cara chata” e o outro era um modelo mais novo de cor azul. Isto lá pelo início dos anos oitenta. Meu pai estava no onibus que na caiu na Via Anchieta no horário de saída do turno da tarde em frente à fábrica, por volta de 74 ou 75. Ele tinha uns três meses de Scania. Se não me engano, duas pessoas morreram neste acidente.
Scania-jacaré, é assim que os caminhoneiros chamam esta caminhao, meu pai, dirigiu muitos deles nos anos 70, cabine simples e dupla, fiz algumas viagens com ele qdo era garoto, a ” gabina” era quente e barulhenta pra caramba, mas as lembranças são muito legais, faz tempo que nao vejo um por ai….
Olá Flávio!
O dia 2 de julho de 1957 é o dia oficial da fundação da Scania do Brasil,portanto na verdade está se comemorando 51 anos,eu sei porque trabalho lá já faz 15 anos, e a matriz da Scania na Suécia é na cidade de Sodertalge.Quanto a côr laranja que fêz com que se tornasse o padrão dos caminhões mais antigos ainda é disponivél para os clientes e foi escollhida a côr de lançamento da última geração de Scania:o modelo N.G.S. (new generation Scania).Em relação as greves,é uma situação complicada pois sempre envolve politicas de sindicato,algo forte na região do ABC paulista,e dispensa comentários maiores.O que é tude de bom saber que a Scania e a Vemag já foram uma só no inicio da história aquí no Brasil!
A cidade da Scania na Suécia é Södertalje.
Os caminhões são lindos realmente.
Parabéns a Scania pela grande historia.
Bom, para mim, que tive uma namoradinha em Tatuí(moro no ABC…), Scania é sinonimo de Cometa, e dos Dinossauros… aquilo anda muuuuito na estrada!
E como caminhões, eram o meu sonho quando menino, ter uma réplica desses “laranjinhas”(os 111 s).
Vou contar uma história sobre a cor “laranja”. No início dos anos 70 a fábrica da Volks em S. B. do Campo foi parcialmente destruída por um incêndio que atingiu sua unidade de pintura.Consequentemente os Fusquinhas passaram a ser pintados na fábrica da Scania. Para sair mais em conta (o prejuizo) a única cor que a Scania tinha para pintá-los era a tal “laranja”. Era uma época que nós tinhamos fila e ágio para comprar um simples Fusca. Vc chegava na concessionária e esperava uns 3 meses para receber o carro, pagava mais e engolia uma série de acessórios desnecessários. A cor do carro era a qualquer uma.Não havia escolha.Ainda hoje nos deparamos em algum lugar com aqueles Fuscas pintados de laranja.Me lembro bem do dia em que encontrei, na Via Dutra, um caminhão cegonha, Scania laranja, carregado com vários Fuscas da mesma cor laranja. Muito engraçado.Tudo monocromático.
Cores e marcas são coisas bacanas. Uma pena a Scania ter “desistido” do laranja. Hoje, o laranja remete à marca de motos KTM. Aliás, as fabricantes de motos usam as cores para se diferenciar, sendo o vermelho da Honda, o amarelo da Suzuki, o azul da Yamaha e o verde da Kawasaki. Mas só a KTM e a Kawasaki são mais cuidadosas e mais respeitam suas cores, as outras não se preocupam muito. É só ver que aqui no Brasil tem Honda XR250 amarela e laranja, imitando as concorrentes, assim como há Yamaha XT250 vermelha.
Assim como o verde-Kawasaki nas motos, há o vermelho-Ferrari nos carros, o amarelo-Caterpillar nos tratores… Quais outras marcas têm suas cores próprias?
Estive na Suécia em 1991 e participei das comemorações dos 100 anos da SCANIA. Foi na fábrica numa cidadezinha perto de Estocolmo , mas não me lembro mais do nome. Estavam lançando os Caras-Chatas simultaneamente com o Brasil. Foi uma bela festa com muitos comes e bebes. Quanto aos caminhões sem comentários. São uns dos melhores no mercado mundial.
Sem querer cortar seu barato, mas já cortando, politicamente falando a Scania já sacaneou os funcionários, fazendo um acordo durante uma greve e voltando atrás quando a greve terminou (acho que o Lula estava nas negociações). Isso não tira a glória da companhia mas certamente é um revés em sua história.
Simplesmente os melhores caminhões e carretas do mundo, bastante torque, duráveis, manutenção barato e claro, muito bonitos.
Meu pai tem uma 112 HW 1990 e uma 113H Top Line 1997.
Sim, o caminhão mais bonito que existe, design superior.
A cor, exatamente isto.