A PRIMEIRA VEZ

SÃO PAULO (não se esquece) – Não sei qual será o futuro de Bruno Senna, se vai ser o escolhido pela Honda e pela Petrobras (acho que vai), se vai se tornar um grande piloto de F-1, se um dia lembrará, mesmo que vagamente, o tio genial. Mas o fato é que hoje ele começou sua trajetória na categoria, que existirá, boa, ruim ou apenas média. Isso só o tempo dirá.

Assim, que fique para os registros a imagem de sua primeira sentada num F-1, em Barcelona (foto Getty Images). No primeiro dia, ele andou mais rápido que Lucas di Grassi. Os tempos não são tão importantes assim, porque cada um vai enfrentar uma situação de pista diferente, e não temos informações suficientes sobre as condições do carro para cada um. Hoje, por exemplo, Bruno andou de tarde, com temperatura bem mais alta, e Lucas de manhã, bem mais frio (os termômetros foram de 6 a 18 graus durante o dia).

Ao final dos três dias, é a Honda inteira, e não só o cronômetro, neste caso, que vai dizer quem foi melhor. Vai haver também, até quarta, uma intensa batalha das assessorias de imprensa, com elogios e desculpas para ambos. Claro que os tempos, depois de três dias, serão igualmente um parâmetro importante de comparação. Mas não serão tudo. Relacionamento com engenheiros, capacidade de passar informações, velocidade de entendimento do comportamento do carro, tudo isso conta.

Boa sorte a ambos. Um deles será o substituto de Barrichello na equipe, creio, embora ainda ache que Bruno poderia investir um pouco mais na Toro Rosso. Tem portas abertas e arruma a grana, se precisar. É que na Honda ainda tem o negócio da Petrobras, que pode lançar uma gasolina chamada “Senna” no Brasil (talvez seja a substituta da Supra, as negociações estão em andamento), como a YPF tem a “Fangio” na Argentina.

Bem, seja qual for o desfecho dessa história, não vai demorar muito.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
regis
regis
15 anos atrás

Galera…Loeb é o cara….esse cara arrebentaria com mais um pouco de treino….

ricardo "powered"
ricardo "powered"
15 anos atrás

Sobre a noticia , primeira vez que o B. Senna senta no f1 , não é verdade, ele ja sentou na lotus preta do tio dele em 2004 em interlagos e quase rodou o carro.(eu estava la)

José Baroni
José Baroni
15 anos atrás

Nessa briga eu fico torcendo para ter o Loeb pilotando. Seria divertido ver a Toro Rosso “voando” e derrapando igual ao Citroën no WRC.

Maxwell Smart
Maxwell Smart
15 anos atrás

Pois é… os dois brazucas são bons. Realmente bons nível de F1, mas se arrumassem um carro para o Loeb sem dúvida a categoria ficaria muito mais divertida. O cara arrebenta. Coloca mais Loeb aí no blog FG!

Mandrake
Mandrake
15 anos atrás

Acho uma pena que sites que deveriam formar torcedores de F1 com algum conhecimento estampem títulos como “SENNA SUPERA DI GRASSI!”.

É uma inverdade jornalística. Não há nenhum parâmetro para comparar os dois já que treinaram em condições diferentes.

Além disso o Wurz meteu 3s em um e 4s no outro. Mais uma vez: podem ter andado com pneus diferentes, setups diferentes.

Que a Globo anuncie a “supremacia” do Senna no Jornal Nacional, entende-se: seu jornalismo é rasteiro. Que o Grande Premio o faça, é mais um desperdício de oportunidade de informar corretamente, mesmo que no corpo do texto faça a ressalva (em letras miúdas e sem tirar o peso da manchete).

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Creio que se a Honda quisesse “dar”a vaga para o Bruno Senna a teria dado e pronto…não faria uma “novela” para justificar a vaga para Bruno, até porque o tiro pode sair pela culatra…a Honda está realmente fazendo teste com os dois pilotos para deceidir sobre um deles ou na pior das hipóteses chamara a terceira opção que hoje é Rubinho…o fato de rubinho ser preterido em 2009 tem um nome: Ross Braw…é muita coiecidência o cara chegar na Honda e a Honda regeitar Barrichelo, tenho certeza que Ross Braw tem um dedo nisso, até porque conhece muito bem Rubinho e sabe do que ele é capaz…

MAU COLEGA
MAU COLEGA
15 anos atrás

Apesar do talento do Bruno e do Di Grassi, torço pelo RUBINHO, o qual considero o melhor dentre os três, por ser mais completo e não apenas pela experiência.

Rogério Carvalho
Rogério Carvalho
15 anos atrás

Bom dia FG,

seguinte moçada para acabar com todas estas brigas é só a Honda por os dois lá no ano que vem, e futuro dirá quem é melhor, pois os dois que pilotaram pela Honda este ano não vão deixar saudades na F1 nem pra mãe deles, não acrecentaram nada a F1, e nunca o farâo, e o que mais me espanta é o Buton tomar um pau feio do Barrichello, veja bem tomou pau o ano inteiro do Barrichello, e ainda ter vaga garantida na F1, que vergonha Honda.

Abraço!

Emanuel
15 anos atrás

Flávio, o que você acha disso? http://lajedeimprensa.zip.net/arch2008-11-16_2008-11-30.html#2008_11-17_18_23_58-11406883-0

Eu sei, ele trabalha contigo e é um cara bom pacas, mas queria ouvir (ler) de você, mais experiente, qual sua opnião sobre essa notícia. Abraços.

Aurélio Neto
15 anos atrás

E o que foi postado na “Laje de Imprensa” pelo BV???
É de se pensar…

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
15 anos atrás

Não é a primeira vez que o Bruno S. senta ou anda num F1. Talvez alguns de vocês se lembrem que lá por 2004 ou 2005 ele deu algumas voltas (1 ou 2) em Interlagos numa Lotus JPS usada pelo Tio, segurando uma Bandeira do Brasil.

Lionel
15 anos atrás

Não gosto de comentar esses assuntos mas o flávio coloca de um geito irresistível….bem vamos lá…Estou TORCENDO PARA O RUBINHO..por que é o melhor…até BUTON que é super protegido na HONDA ( por ser primo do advogado do carteiro, que é primo do jardineiro, que é casado com a irmã mais velha ..não a mais nova….do cara que trabalha na pastelaria e que por sinal põe gasolina no posto da Tia do Presidente da Honda…) JÁ DISSE QUE PREFERE RUBINHO……e esse negócio da Petrobrás lançar gasolina com nome de Senna…não sei não …os caras não entendem nada de MARKETING fiquei decepisionado com a propaganda que lançaram agora para o GP Brasil…..o menininho correndo com um pneu…e no fim com uma mangueira de água……RIDICULO…parece mais propaganda de pneu….o problema é que Rubinho é muito BURRO e não faz os contratos na hora certa…..mas é o melhor piloto atualmente…rápido, não bate, não estraga o carro….tira tudo que o carro possa oferecer….FOI O PILOTO QUE MAIS FEZ ULTRAPASSAGENS nos últimos 10 anos enfim se a Honda tiver um pouco de cultura automobilstica escolhe Êle……um abraço Lionel

Tio Bernie
Tio Bernie
15 anos atrás

Loeb é o cara…… manda bem em qualquer piso, em qualquer carro…..
Pq a Petrobras não lança a gasolina RUBINHO? Seria muito mais econômica, para aqueles que gostam de uma direção mais tranquila, sem pressa de chegar ao destino, sem fortes emoções……

Mauricio
Mauricio
15 anos atrás

Meu Deus, imaginem só quando o Senna vencer a primeira corrida, o Galvâo Bueno vai ter um orgasmo em plena transmissão.

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Eles não tem nada ainda para comemorar ,tomaram 2 segundos de um piloto de rally ,que foi mais rapido que Piquet que é titular da Renault !

Terão de baixar o tempo ou o Rubinho vai aposentar só em 2009.

JackSpeed
JackSpeed
15 anos atrás

que diferença!o tio entrou num F1 e nascido pra isso bateu o recorde da pista,ja o sobrinho vai sofrer…eu correria para a toro rosso,essa honda é uma bomba!!

sandro karam
sandro karam
15 anos atrás

O Bruno Senna é muito rápido em uma volta lançada, mas é pouco consistente. Por em quanto o maximo q se pode prever é que será um Mark Webber. Inclusive bateu o carro hoje(só vi essa notíciada batida na globo.com). Já o Di Grassi não é tão rápido, mas muito consistente. O Bruno errou demais na GP2 esse ano

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

esse Bruno não é de nada !! nunca ganhou nada na vida , nem de Kart !! é ridiculo !!! só tem sobrenome famoso !! o Di Grassi dá de 10 x 0 nele !! até no JN , mesmo a Globo puxando uma brasa lascada pro Bruno , a repórter mesmo disse que os dois testaram em condições totalmente diferentes !!

Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga
15 anos atrás

1) Duvido que o setup dos carros sejam iguais. E acredito, firmemente, que a comparação foi feita para calar o clamor dos torcedores com conhecimento.

2) A dupla Nelsinho Piquet e Bruno Senna é bem inferior ao Lucas Di Grassi.

O teste foi feito com a finalidade de “dar uma satisfação científica”. Ficaria muito mal para a categoria que todos soubessem que o método de escolha é marketing, em detrimento da excelência.

3) É muito diferente do que dar uma vaga ao piloto que paga para correr. Desta vez, vão fabricar um vitorioso em troca do pedigree.

4) A Indy acabou, em grande parte, por causa da formula-família. Nem a igualdade dos carros salvou o espetáculo.

5) E a declaração do farsante-Piquet foi uma encomenda do circo. Um pagamento à Dom Corleone por ser mantido.

6) Se Damon Hill foi campeão, tudo o mais deverá acontecer. Bruno Senna será campeão do mundo. Farão de tudo para isso. Aposto.

7) O esporte é a história da manipulação. Na Formula-1 ela tem ocorrido largamente.

8) Apesar do tom, é minha opinião pessoal. Só uma idéia.

Luiz Gonzaga.

Raphael Gallo
Raphael Gallo
15 anos atrás

Acabou de dar no JN… Bruno e di Grassi com acertos e pneus completamente diferentes.
Portanto…

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

E o Bonner até tremeu (parecia estar sendo encoxado) ao anunciar o primeiro teste do sobrinho

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

E o Squa matou a pau!

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

Essa meleca midiática e comercial já está dando vômito.
Entendam como quiserem…

Guilas
Guilas
15 anos atrás

Senna na frente! Começou o créu, piquetada! Ahah…

regis
regis
15 anos atrás

Galera,
Para quem disse que eles andaram no lá no final da tabela dos tempos, não se esqueçam que eles testaram uma Honda, aquele mesmo carro que o pai do Button disse que poderia deixar queimar…
Bem, acho que os três envolvidos no “caso Honda” poderiam ficar na F1: o Barrica merecia ficar na Honda pelo que andou fazendo (botou o Button no bolso), o Senna poderia ir para a Toro Rosso e o DiGrassi poderia ficar com a vaga do Piquet na Renault. Esse sim é ruim…tomou 18×0 do Alonso em largada…rs

Fravo
Fravo
15 anos atrás

Mesmo que estivessem com carros em mesma condicao, a pista muda da manha (frio) para a tarde (quente – mais rapida) e faz uma enorme diferenca. Mas o Bruno esta indo bem e como falaram, isso nao sera apenas resolvido na base do tempo de votla.

Paulo Renato
Paulo Renato
15 anos atrás

Embora alguns tenham falado aqui, não acho o Di Grassi melhor que o Bruno. O que ocorre é que o Bruno tem menos experiência que o Di Grassi.

Precisamos considerar que a carreira do sobrinho de Ayrton Senna tem somente quatro anos, onde este foi queimando etapas e o Lucas, excepcional piloto, passou por todas elas, uma por uma, de maneira que tem mais experiência e, naturalmente, está em um estágio de desenvolvimento superior ao Bruno Senna.

Do jeito que aprende rápido, só saberemos mesmo quem é melhor quando Senna assimilar o carro da Honda e a experiência em guiar um F1, coisa que Di Grassi já fez, na Renault.

De qualquer maneira, creio que o Brasil estará bem representado no ano que vem. Ambos são excepcionais pilotos.

Abraços a todos!

Souza
Souza
15 anos atrás

Bem que o Nelsinho tinha dito que o Senna é melhor que o DiGrassi. Confirmado.

Luiz Antonio
15 anos atrás

Galera não se empolguem os moleques andaram lá no final da tabela de tempos ainda é cedo…..

Raphael Gallo
Raphael Gallo
15 anos atrás

ô Berger, eu não julguei ninguém pelo sobrenome… e a questão do tanque não é desculpa, é coisa de praxe em F1, vc sabe, com certeza… naum tenho preconceito com o bruno, muito ao contrário, acho q ele pode vi ra ser um bom piloto na f1 e inclusive torço pra ele… só vo com cuidado pra naum alçar o kra ao titulo de “ás” do automobilismo, como fizeram no inicio do ano com o nelsinho (“o kra q andou de igual pra igual com o hamilton na GP2”) e quase queimaram o garoto menos de um ano depois da estréia…
acho q tem q fazer como o di grassi e o senna disseram: ninguem vai decidir nada com um treino… ainda tem amanha e quarta
o melhor q a gente faz é esperar e ver. só isso.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

E dá-lhe Sato, Loeb e Buemi, que andou muito bem por ser tão inexperiente de F-1 quanto os dois brazucas.
Eu contrataria esses três, mandava Di Grassi e B Senna de volta para a GP2 ou como pilotos de testes.
O Loeb poderia virar piloto de testes para fazer um “intensivão’ e entrava em 2010 só para divertir em uma Toro Rosso…

EduardoRS
EduardoRS
15 anos atrás

E o Loeb? Sentou pela primeira vez num F1 e já arrepiou. O cara é F-O-D-A!!!! Se ele fizesse uma temporada completa não ia ter pra Massa, Hamilton, nem pra Alonso. Que monstro!

Bom começo pro Senninha também, mas concordo que ele devia jogar tudo na Toro Rosso – se a Honda fizer outra naba ano que vem, ele pode se fritar lá.

Ricardo  Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Com todo o apoio da midia, da Petrobras e das viúvas do Senna, parece-me que estes testes são mais jogo de marketing do que outra coisa. A análise do Gomes foi muito técnica, mas informando de como as coisas deveriam ser, e ele mais do que ninguém sabe como elas são. Lucas Di Grassi, está no lugar errado e na hora errada, se for escolhido será uma, grata, surpresa.

André Oliveira
André Oliveira
15 anos atrás

Não vai dizer nada sobre o Loeb??
ganhou um presente da Red Bull, e mostrou q é bom mm!!
abs

Rosemeyer
Rosemeyer
15 anos atrás

Ate’ agora ,quem me impressionou foi o Loeb.Esse cara com tres dias de treino ,ensaca esse bando de patricinhas.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
15 anos atrás

A maior crocodilagem da Honda foi não ter sido clara com Barrichello até o meio do ano, quando as vagas ainda estavam em negociação. Cozinharam o galo.
O mais correto é dar mais uma temporada ao Rubinho, uma temporada de despedida, deixando o outro brasileiro como piloto de testes.

G.Berger
G.Berger
15 anos atrás

Os ‘entendidos’ preconceituosos, só por que o cara tem o sobrenome Senna, já falavam que Bruno não era de nada… o cara foi lá, pela primeira vez na vida, sentou na bagaça e já botou 1s no DesGraça. Agora estão cheios de desculpas tipo, tanque cheio, pneu novo HAHAHAHA
O Piquet Pimpolho tava certo, o Senninha é muito melhor.
O passe dele vai valorizar, e eu quero ele na ToroRosso.

Carlos Gonçalves
Carlos Gonçalves
15 anos atrás

Galera eu acabei de ver na F-1.com e a Honda disse que os dois andaram nas mesmas condições do carro, e com os mesmos pneus, gastados. Quem duvida também tá no GrandePremio.

Abdullah
Abdullah
15 anos atrás

Sacanagem com o o Di Grassi, ja li em alguns sites manchetes do tipo “Bruno coloca 1 segundo e tanto em Di Grassi”
Nem especificam que os dois testaram em condições diferentes e tal, quero ver amanhã.

Carlos
Carlos
15 anos atrás

De Hélio: “E amanhã eles invertem.”

Como eles vão inverter amanhã se o Bruno não testa amanhã? Terça só o DiGrassi corre. Quarta só o Bruno Senna. não é?

Marcos Micheletti
Marcos Micheletti
15 anos atrás

Ainda estou apostando minha tampinha de Crush que o Barrichello fica e o Bruno será de piloto de testes da Honda. A Toro Rosso é fogo de palha. Se tiver que optar entre Toro Rosso e Honda o Bruno optará pelos japoneses – que tem muito mais estrutura. Amanhã a fábrica de energéticos se cansa e passa essa bagaça pra frente… É gelada essa Minardi empolada…

Eric
Eric
15 anos atrás

De qualquer forma o Bruno nunca tinha andado de F1 e o DiGraça já…..

Tem uma certa vantagem nessa comparação.

Essa do Squa foi ótima…..heheheheh

Raphael Gallo
Raphael Gallo
15 anos atrás

Fantástico???
Nesses treinos não dá pra achar nada… o Di Grassi podia estar mais pesado que o Bruno (mesmo tendo dado mais voltas q o Bruno, seria leviano eu afirmar que ele teria andado mais pesado)
não dá pra tirar conclusões depois de um dia de treinos… pq se for assim, tanto di grassi quanto senninha tomaram fumo
e viva barrichello, rsrsrs

Rodrigo Ferreira
Rodrigo Ferreira
15 anos atrás

Duvido que a Petrobras tenha cacife na Honda para qualquer indicação desse tipo. Saiu n’ O Globo, que o patrocínio é ainda menor que para a Williams. Assim não indica nem o varredor dos boxes!!!

Squa
Squa
15 anos atrás

Teve os dois tapinhas no aerofólio, seguido da frase “É hoje”?

Hélio
Hélio
15 anos atrás

A equipe não divulgou informações sobre as condições dos carros. E se planejaram assim: Lucas anda em condições de corrida (tanque cheio e pneus velhos, como andou mesmo) e o Bruno vai com um carro mais rápido (pneus novos e tanque vazio). E amanhã eles invertem. Não dá para deduzir nada agora. Ir só pelos números é burrice, é preciso saber como eles foram obtidos.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
15 anos atrás

será que a história antiga da Honda com Senna, também não ajude o nome do rapaz?
Espero que Brunno mostre ser bom piloto! não precisa ser “the chose one”….mas que seja bom!

Max
Max
15 anos atrás

Mais uma vez.. O Lucas é bem melhor que o Bruno… A GP2 desse ano provou isso.. mas o Nome “Senna” é muito forte… eu tambem acho que o Senna deveria tentar a vaga na STR… muito mais chances de uma temporada legal… mas o Lucas tem que abraçar o q aparecer… acho que até mais um ano de GP2 é Valido..

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere
15 anos atrás

Achei fantástico o desempenho do Bruno, principalmente se o carro estiver com o set parecido ou igual ao do Di Grassi. Até pelo Di Grassi já ter experiência com um F-1, e o Bruno não.

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

O Bruno tem mais acesso à grana, e isso conta muito. Vamos ver….
E o tempo do Loeb hoje hein? Esse cara é realmente impressionante.

Abraços