INTERLAGOS EM PINGOS (58)

SÃO PAULO (tadinho) – Paulo Cobos, da “Folha”, acaba de voltar dos boxes da Toyota. Foi falar com o pobre do Timo Glock, que virou vilão mas, coitado, não teve culpa nenhuma. “Nem vi quando o cara me passou. Um monte de gente me passou”, disse. “Eu mal conseguia ficar na pista.”

Dos que terminaram a prova, pelo que estou vendo no histórico da corrida, acho que apenas a dupla da Toyota não colocou pneus de chuva quando a água resolveu cair, no finalzinho da corrida. As três últimas voltas de Trulli: 1min22s428, 1min33s539, 1min44s800. As três últimas de Timo: 1min18s688, 1min28s041, 1min44s731.

Para comparar, as três últimas de Vettel: 1min23s318, 1min25s221, 1min25s984. De Hamilton: 1min24s612, 1min25s567, 1min26s126.

Nem dá para culpar Glock, ou Trulli. Os dois arriscaram, e no fim somaram pontos importantes, também: O italiano chegou em oitavo e o alemão, em sexto. Mesmo assim, Timo ficou meio cabreiro depois da corrida. “Acho que os brasileiros não vão me tratar muito bem daqui para a frente…”.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
C Silva
C Silva
15 anos atrás

É isso ai! Assim vale a pena vencer.

cinthiacp
cinthiacp
15 anos atrás

concordo Mrodrigs…

e Roberto, se vc olhar os outros comentarios acima do seu, vai perceber que ja ousaram sim fazer essa comparacao e outras bem mais xulas….

MRodrigs
MRodrigs
15 anos atrás

Roberto,

Se conseguir a resposta tenta também saber porquê o Vettel não atacou o Massa quando podia…….
No dos outros é refresco né?

Timo Glock
Timo Glock
15 anos atrás

Tinha bandeira amarela para aquela curva, por isso deixei eles passarem, há, não era para o Vettel passar não, só o Lewis.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Timo ficou meio cabreiro depois da corrida. “Acho que os brasileiros não vão me tratar muito bem daqui para a frente…”., essas foram as palavras do Timo Glock depois da corrida.
Agora, ele tá preocupado porque ????????????, tem algum motivo ???????????.
Acho que ninguem ira ousar fazer algum comparativo do tipo, digamos.
McLaren Mercedes, ou seja equipe inglesa e motor alemão, será que tem alguma coisa à haver pelo fato do Timo ser alemão ?????????, será que é essa sua preocupação ???????
Não acredito, afinal o mundo da F1 é tão ” Limpinho ” !!!!!!!!!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Pô………….., não é por nada não, já vi neguinho com a pista muito mais molhada que a da foto acima, que mostra o momento das ultrapassagens, nem spray fazia, sei lá , mas o Glock poderia ter dificultado um pouco mais, achei muito fácil.
Sabe como é ……………….. bussines são bussines.

Junior.
Junior.
15 anos atrás

800 cvs,600quilos ,pneu slick e um pouco de agua .= titulo ingles.

Miguel Alexandre de Araujo Neto
Miguel Alexandre de Araujo Neto
15 anos atrás

Culpar o Glock pela derrota do Massa é mais ou menos como atribuir à Fórmula Um a responsabilidade pelo assim chamado “aquecimento global” (uma balela, aliás) e pelo derretimento do gelo no Ártico. Um absurdo completo. Mas brasileiro não vive sem bode expiatório. Se quando a Semana Santa chegar e no Sábado de Aleluia virmos uns judas por aí, com uniforme de piloto, vermelho e branco, e o nome ‘Toyota’ nele estampado, não se espantem. Incivilidade é com brasileiro mesmo. Quem fez o Massinha perder o título foi o pessoal do box da Ferrari, que estourou a quota de bobagens que poderia fazer durante o campeonato. Os méritos da vitória são inteiramente do Hamilton e da McLaren. O Glock fez a corrida DELE próprio. Mereceu os pontos que obteve (concordo com o Rodrigues, inteiramente). E, como afirmei mais acima, não se pode contar -jamais- com o ovo no(a) Glock da galinha. Foi patético, foi triste, ver a família Massa festejando o título enquanto o Hamilton assumia o quinto lugar a 300 mts da quadriculada. Que fique a lição e também a certeza de que o Felipe é tão campeão de 2008 quanto o Hamilton. Garanto que o próprio Hamilton sabe muito bem disso.

cinthiacp
cinthiacp
15 anos atrás

concordo totalmente com o Marcelim e o Ivan la no começo…kd que ninguem falou que kubica, um retardatario, ficou sambando na frente de hamilton e facilitou a ultrapassagem de vettel? Se fosse com o massa, o mundo iria cair em cima do polonês.

Por isso que entra ano e sai ano e nao consigo torcer por um brasileiro. Me da nojo a forma como uma boa parte dos brasileiros “torcem” por seus pilotos da f1. Meus queridos, f1 nao é futebol, onde se matam por conta de um golzinho….nao é corintians x palmeiras…f1 é muito mais do que isso, é muito mais do que encher o peito, colocar uma camisa (logico, apenas quando ganha) e sair na rua vaiando seu adversario.

alias, lamentavel o comportamento animal da torcida “ferrarista” ao vaiar Hamilton. Me da vergonha de ser brasileira…tenho sérias duvidas que se a situacao fosse contraria (massa ganhando em um gp ingles), o mesmo acontecesse. Isso me lembrou a falta de respeito dos espanhois ao exibir cartazes racistas contra hamilton. Lembro-me bem que crucificaram os espanhois por isso (e com toda razao!)… mas parece que ninguem consegue olhar para o proprio umbigo.

Ja dizia minha avo…pimenta no fiofo dos outros, é refresco!

Daniel
Daniel
15 anos atrás

Na sexta eu fui aos treinos e fiquei na Toyota, lá no tal do HC. Todos que estavam lá ganharam um kit com algumas coisas, entres elas um boné da Toyota com o nome dos dois pilotos nas laterais, com as respectivas assinaturas.

Pois no domingo fui à corrida com o dito cujo. Não imaginava, obviamente, o perigo da empreitada. No final da corrida era um tal de nego me olhar com cara feia…

Mas como eu estava torcendo para o Hamilton, fiquei com o boné na cabeça, firme e forte, e até tirei um sarro…

Mas que foi curioso foi. Nas ruas só se falava no Glock. Antes um desconhecido, hoje o inimigo da nação.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

O que decidiu o campeonato foi aquela escapada do Glock no S do Senna. Certamente ele estaria mais próximo da linha de chegada na última volta caso não tivesse dado aquela escapada. Mas “se” é só “se”. O que vale é o só o que é. E “o que é” é o título de Hamilton, mesmo na mediocridade de um 5.o lugar, porque a pontuação da F-1 premia a mediocridade e deixa que seus comissários completem o seviço punindo o espetáculo.

Rodrigues
Rodrigues
15 anos atrás

O que Glock merece são elogios por ter sido tão ousado. No caso da chuva se todo mundo tivesse ido pros boxes e Vettel passado Hamilton ele estaria na posição que terminou. Mas não, o Glock permaneceu na pista e foi até melhor que os adversários enquanto a chuva estava amenizando, só que no final a chuva aumentou e, realmente, não deu para segurar. Mesmo que tivesse “fechado a porta” para Lewis seria ultrapassado logo em seguida. Gente são 6 segundos perdidos na ultima volta, é claro que o Lewis iria passar. Ele fez o certo e ainda ganhou alguma coisa, a fama na Brasil.

Tiago Viegas
15 anos atrás

“terceira vitória seguida” porque todos sabem os motivos.

Tiago Viegas
15 anos atrás

Acreditar que Glock tirou o pé para o Hamilton ganhar é desculpa de brasileiro chorão!

Pelo amor de Deus!

É como se esquecessem o final de semana perfeito que Massa fez. Pole com meio segundo em cima de Hamilton, andou na frente o tempo inteiro, direção impecável em chuva com pouquíssimos deslizes (para quem o criticava chamando-o de Cascão ou coisa parecida) e é a terceira vitória seguida de um GP do Brasil!

Esse tipo de pensamento tira todo o mérito de um campeonato muito disputado, com corridas espetaculares, jovens promissores com corridas brinlhantes (Kubica e Vettel) e a coroação de um cara que tem um talento absurdo que é o Hamilton. Massa perdeu o título para uma equipe que fez por merecer, errou pouco, e para um piloto que nas situações mais difíceis (apesar dos momentos “vaca louca”) atuou com pilotagem brilhante.

Depois do erro na Malásia e da corrida esdrúxula em Silverstone, Massa foi brilhante. Sempre muito rápido, forte e determinado mostrou que é capaz de tocar um carro Ferrari até o título. Agora é a vez da equipe fazer sua parte.

Em Interlagos deu tudo certo, mas campeões também precisam de sorte. No caso, foi a vez de Hamilton, amanhã poderá ser a de Massa.

Isso é automobilismo.

Max
Max
15 anos atrás

É claro que vão culpá-lo. Afinal, a culpa tem que ser de alguém.
É mais fácil do que admitir que a Ferrari e o Felipe perderam os pontos necessários durante o campeonato. Como acharam um alguém para botar a culpa, todo o resto (que foi muito criticado durante o ano) será esquecido.

Otto Lima
Otto Lima
15 anos atrás

Perdoem a franqueza, mas acreditar na teoria de que Glock entregou o ouro a Hamilton só pode ser coisa de mentes lavadas, engomadas e passadas pelo narrador oficial da Vênus Platinada.

J. Alves
J. Alves
15 anos atrás

Coitado do Glock, iria faturar um 4o lugar… Mas se não arriscasse, acho que nem o sexto pegaria.

Mas se a chuva tivesse começado uma volta mais tarde, a gente estaria comemorando…

Cláudio F-1
Cláudio F-1
15 anos atrás

É f*da o pessoal pensar que justamente o Glock, que na Itália quase foi catapultado da pista pelo Hamilton, iria facilitar para o Lewis. Seria mais fácil ele retribuir o favor do que o contrário, só que infelizmente o alemão não teve nem carro e nem pneus para devolver a gentileza Hamiltoniana. Por isso galera, esqueçam essa paronía conspiratória e aceitemos os fatos (Hamilton campeão por um triz).

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Pela lidinha nos comentários anteriores, pelo jeito o Kubica também foi ultrapassado antes pelos Vetell e Hamilton…abraços…valeu

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Poxa meu, mas é estranho o que aconteceu. Dá-se para suspeitar da forma como foi a ultrapassagem sobre o Glock. Podemos lembrar que uma volta antes da última curva, na transmissão da Globo, quando Hamilton e Vetell duelavam, o Galvão disse “quem é esse que está indo se entrometer na briga dos dois”, esse era o Kubica, que acabou por ultrapassá-los, pois estava com pneus de pista seca e ainda naquela parte do autódromo não estava molhado. Então, o Kubica seguiu adiante, também não parou, e, pasme, não foi ultrapassado na última curva pelos dois pilotos (Vetell e Hamilton). Para piorar, nas imagens o Glock quase parou o carro para que os pilotos o ultrapassassem. Não sei se algo aconteceu, mas que foi estranho foi.

MSM
MSM
15 anos atrás

Não entendi o que aconteceu com o Trulli. Conseguiu um 2º lugar no grid, largou bem acompanhando o MAssa, sem dar chance ao Kimi e depois da 1ª parada despencou. Ficou lá atrás a corrida toda e no final, sei lá como conseguiu o 8º lugar.
Já o Glock, largou lá atrás e depois andou bem, e quando caiu a chuva teve o mesmo problema que o Bourdais na Bélgica, se arrastou, na pista e foi ultrapassado.
Para quem acha que ele ajudou o Hamilton, lembre-se que ele foi jogado para fora da pista em MOnza, quando o inglês passava todo mundo do jeito que podia, e o Glock reclamou depois porque não houve punição.

Marcio
Marcio
15 anos atrás

Se a Toyota quisesse entregar para o Hamilton, era so trocar os pneus e niguem estaria levantando essa hipotese ridicula, pelo contrario ela tentou foi ferrar com o titulo do Hamilton so q por 300 metros não deu.

fui

Jailson Silva
Jailson Silva
15 anos atrás

Glock, como qualquer outro, pilota por ele e pela equipe. A categoria é muito competitiva e só sobrevive que faz boas provas, conquista bons resultados e convece os poderosos chefes equipe que tem potencial para dirigir , por mais algum tempo, seu carros de alguns milhões dólares. O piloto alemão só está buscando “seu lugar ao sol”.
Quanto a não parada, foi uma aposta da equipe. Como ele e Trulli não estavam bem colocados, porque não tentar a sorte? E, no final das contas, deu certo. Glock ganhou uma posição que não tinha antes da chuva, o 6º lugar e mais três pontos.
Quanto a decisão do campeonato, a Toyota não tinha nada ver com história e apenas lutou pela melhor posição possível.

marcelo martinez
marcelo martinez
15 anos atrás

Vi alguns comentários que o Glock teria ajudado.

Para com isso!!!

nem precisa ser piloto pra saber que isso não ocorreu.

Se a Toyota quisesse ajudar o Hamilton era só chamar o Glock para trocar os pneus como todos fizeram, não é??

o que ocorreria: ele ficaria em 6º do mesmo jeito!!!! não é?

Marcio
Marcio
15 anos atrás

somando os tempos, podemos ter certeza q a toyota foi a unica q acertou, pois teve uma diverença na media de 16 segundos nas tres ultimas voltas, levando em consideração q o tempo total de parada é de aprox 26 segundos, eles conseguiram 10 segundos, q não foram suficientes para conseguir o q eles queriam, colocar seus carros mais a frente.

Andre Motta
Andre Motta
15 anos atrás

Voces sao inocentes demais logico q ficou na cara que GLOCK recebeu ordem para tirar o pé na volta anterior ele estava mais rapido q todos pois a pista nao molhou quase nada e ele estava q pneu pra seco! Ridiculo!

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Hei! Ficar culpando o Glock é ignorância. Temos que saber perder e com diginidade. Levantar a cabeça e olhar para frente. O Brasil tem um excelente piloto, que gosta de nos representar. Um piloto fantástico. Futuro campeão. O ano que vem tem outro campeonato e tem Massa de novo na Ferrari. Vamos aplaudir o vencedor. No futuro o vencedor poderá ser um representante da “nossa equipe”.
Não adiantou nada “secar” o adverssário, a chuva deixou o bem “molhado”. Deveríamos ter secado bastante o Glock para que ele tivesse aderência para terminar na frente do concorrente.

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Esse cara é fraquinho de mais muito fraquinho a meia curva de uma reta o cara não tem capacidade se quer de aguentar uma presão esse vai ser um nada na F1 e tomará que ano que vem ele leve uma vaia gigantesca quando voltar para o brasil……..fraco muito fraco ……

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

Coitado;……o cara é fraco mesmo nem para defender a posição…….vai correr na stock car brasileira …cara fraco de mais

Fábio Cabral
Fábio Cabral
15 anos atrás

Flávio,

tenho certeza que daqui a alguns anos, teremos uma resposta para esse caso do TIm Glock.

Certamente o Lemyr irá lançar um livro contando que os pessoal do rádio da equipe do alemão, obrigou-o a entregar a corrida pois estava de posse dos osso da sua bisavó nesse dia dos Finados.

Só falta alguém colocar o diálogo na internet…

Abraço
Fábio

Carmem
Carmem
15 anos atrás

O Hamilton já disse um pouco sobre a conversa com a equipe no final da corrida. O Massa também disse como se deu o papo com o engenheiro. Teorias à parte, daqui a pouco tem gente aqui que vai dizer que está esperando o pronunciamento do Lemyr para saber o que realmente aconteceu nas 3 últimas voltas com o Glock. Façam-me o favor!!!!

Rafael Ferreira
Rafael Ferreira
15 anos atrás

Como voce ja falou gomes… um Corolla ferrou tudo… hehehehehehe

o corrida boa! fazia tempo que nao tinha uma assim…. depois da morosidade da china… essa do brasil lavou a alma…

parabens a felipe que ralou pra caramba…. lewis e mclaren que foram competentes…

agora so esperar o ano que vem…

Miguel Alexandre de Araujo Neto
Miguel Alexandre de Araujo Neto
15 anos atrás

Esse GP Brasil deixou uma grande lição para todo mundo:

Não se pode contar com o ovo no Glock da galinha.

jorge roberto alves pereira
jorge roberto alves pereira
15 anos atrás

Putz!!!! Haja saco agora para aguentar a torcida de futebol chorando a perda do “nosso” título. Engraçado, pelas contas do campeonato, Hamilton ganhou por um ponto sobre o 2º colocado. Agora culpam o Glock. Masss, e , tão somente mas, se o piloto Ferrarista e Cia., tivessem marcado pontos na Austrália, Malásia ( bastava ser 2º ou 3º ), Inglaterra, Cingapura e não terem feito merdha antes da largada em Mônaco ( punição ao Kimi – tiraria pontos do inglês ), o piloto tupiniquim, teria liquidado a fatura na China.
E outra, pela transmissão da tv, foi a torcida quem implorou por chuva no final, ao que minha esposa disse: -Vai dar merdha!!!!

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
15 anos atrás

Só para lembrar, o Kubika trocou os pneus logo após o Heidfeld, portanto estava de intermediario.

Sergio Teixeira
Sergio Teixeira
15 anos atrás

Eu acho que o Glock errou na última volta, pelos tempos demonstrados pelo FG ele foi 3,8s mais rápido que o Trulli na antepenultima volta, 5,4s mais rápido na penultima e -0,1 na última, como ele chegou 5,4s atrás o Hamilton o final teria sido muito mais eletrizante.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Mas que conchavo entre Toro Rosso e Ferrari é esse que o tal Bob (??) quis dizer? A Ferrari é fornecedora de motores da Toro Rosso. Onde está o conchavo? O carro está andando bem por causa do motor? É claro! Esquisito seria fornecer motor ruim e o carro não andar por causa disso. O que será “Felipete”?

Denise
Denise
15 anos atrás

Ridículo botar a culpa nesse cara. Foi o que tinha que ser!

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

E para tirar dúvidas, é só comparar os tempos da T3 das três últimas voltas!
Paulo Franco

Humberto
Humberto
15 anos atrás

Quem fala que o Glock amoleceu deve comer capim. Olhem o Live Timing no site da Fia e vejam o tempo do Trulli também (http://www.formula1.com/services/live_timing/live_timing.html). Para quem não tem acesso, Glock virou 1’44”731”’ e Trulli, 1’44”800”’. Portanto, parem de vomitar besteiras. Glock foi muito ousado, quase foi premiado com os louros da história. Deu azar, paciência. A chuva, se caísse 30 segundos depois, daria o título ao Felipe.

Ah, e para quem falou que Kubica se manteve a frente de Lewis e Sebastian: ele foi ultrapassado pelos dois antes do laranjinha. Prestem mais atenção às corridas e sejam menos “galvãozetes”.

Valeu Felipe, valeu Lewis, por me proporcionarem a maior decisão que já vi. Por isso que amo a F-1, apesar das espionagens e decisões de bastidores…

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Timo acha que os brasileiros não vão tratá-lo bem?
Ao contrário!
Por não ter trocado pneus, Glock nos deu esperanças até o finalzinho, mas os pneus… a chuva… e corridas são assim mesmo.
E foi um final maravilhoso, para um campeonato não tanto assim.
Paulo Franco

Bob
Bob
15 anos atrás

Vou engrossar o coro: F-1 não é futebol. Querem saber por que o Brasil não vai pra frente? É só ver o esperneio dessas Felipetes que não sabem perder e entram aqui pra ficar falando besteira. Por que vcs não questionam o porquê de o Vettel ter partido pra cima do Hamilton, mas não do Massa, quando estava em 2o. e andando mais rápido do que o Zaca? Por que não estão aí “denunciando” o “conchavo” entre a Toro Rosso e a sua fornecedora de motores pra beneficiar esta última? Povinho ridículo. A corrida foi LIMPA, ganhou quem mereceu, e ganhou o campeonato quem mereceu. Aceitem.

Antonio
Antonio
15 anos atrás

Foi dada a largada para mais uma Teoria da Conspiração. Periga da Câmara instaurar uma CPI para apurar o motivo da última volta tão lenta do Glock.

Leandro Camilo
Leandro Camilo
15 anos atrás

FG, por favor, exclua o comentário postado por Jim Clark às 18:59 hs…

Um cara que fala uma coisa dessas não tem a menor noção nem do mundo, nem da vida e muito menos de Formula 1.

Acabei de chegar do autódromo, onde presenciei do setor F, sem dúvida alguma, uma das maiores decisões do esporte a motor e um cidadão desse vem falar uma besteira sem tamanho!!!

Parabéns McLaren!!! Parabéns Lewis Hamilton!!!

[ ]´s

Mario
Mario
15 anos atrás

amigos,

um campeonato não se ganha e não se perde em uma prova, hoje houve a coroação do que ocorreu ao longo do ano, querer arrumar culpado é bem tipico de quem não sabe se comportar no esporte, ouvi a entrevista do Massa na rádio apenas 50 minutos depois do fim da corrida, posição digna, postura de cavalheiro, e digo mais estive em interlagos e lá do laranjinha dava prá ver muita coisa ao vivo nas ultimas cinco voltas, Hamilton teve mérito pois não se afobou nas ultimas duas voltas quando a situação estava perdida, ver o narrador mor falando distorce qualquer criterio,

abs

Mário

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
15 anos atrás

Quanto tempo se perde para parar nos boxes em Interlagos só para trocar pneu. Pergunto porque GLOCK perdeu 28 segundos por estar usando pneus de seco em pista molhada…. Sei não….

luis
luis
15 anos atrás

bem feito pro massa, como eu gostei da derrota dele …. Não se esqueçam que o Hamilton ganhou por 11 anos …. pois ele foi roubado algumas corridas atras se lembram.

heheheh

RENATO
RENATO
15 anos atrás

Timo Glock liga pro celular de Vettel logo depois do fim da corrida…”Oh Vettel seu maluco,vc quase estragou tudo,ainda bem que eu tava na hora e lugar certo pra ajudar o Hamilton,agora sim tenho vaga garantida na Mclarem em 2010…valeu!! e numca mas faça isso!!! ” rsrsrs.

Jim Clark
Jim Clark
15 anos atrás

Mclaren e Toyota acertaram o resultado final. Ficou muito estranho. No começo da prova quando todo mundo parou para por pneu de seco o Hamilton voltou em setimo atrás das 2 Toyotas, até pensei que seria muito dificil pro Hamilton porque o Trulli é osso duro de passar e para meu espanto na outra volta o Hamilton já estava na frente dos dois. Muito estranho e depois na ultima volta o Hamilton tira um monte e passa na ultima curva. Será que foi o pneu? Não sei não, o cara facilitou. Essas tramoias é bem coisa da Mclaren e Ron Denis, é só lembrar o espionagem de 2007. Não adianta hoje em dia tudo TEM CHUNCHO. Essa F1 é só mais um negocio e nós bobos ficamos torcendo, tendo quase um treco e os caras das equipes acertam tudo, na moita. Essa cartolagem é uma M.E.- D.A.

Flavio Costa
Flavio Costa
15 anos atrás

Querem achar um grande culpado pela perda do título do Massa? Culpem sòmente a Ferrari pelas cagadas feitas no decorrer do ano. Se tivessem trabalhado direitinho, sem inventar aquele tal de pirulito eletrônico, e com motores confiáveis, talvez hoje, tivéssemos comemorado o campeonato de pilotos com folga, sem precisar desse suspense todo e dramalhão até o final…