A FARRA ACABOU

SÃO PAULO (o último apaga a luz) – Lembram do parque temático da F-1 em Dubai? Investimento, se bem me lembro, de US$ 5 bilhões? Pois é. Acabo de receber um festivo press-release da F1-X International (F1-X seria o nome do parque, ou será, sei lá) que diz o seguinte:

“A Union Properties PSJC anunciou hoje a suspensão das obras do parque temático F1-X, previsto para ser inaugurado em Dubai em 2009. A decisão foi tomada por conta da crise que drenou a liquidez dos bancos e instituições financeiras.”

O texto segue dizendo que ficou tudo adiado para 2010. Tem um paspalhão dizendo que metade está pronta e que é “difícil acreditar que não vamos arranjar um parceiro comercial nos próximos dias” para tocar o projeto.

Digo que o release é “festivo” justamente por esse tom róseo das declarações do paspalhão, e pelo orgulho em apresentar o perfil da tal Union Properties, “responsável pela construção e incorporação de ícones de Dubai”, citando hotéis, torres, parques, shoppings e puteiros. Os caras devem estar quebrados. Dubai é uma brincadeira de mau-gosto (maugosto? mauggosto?) do capitalismo.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZORRO
ZORRO
15 anos atrás

È SÓ DAR UMA BALANÇADA E APARECE O RECALQUE PQ NO BRASIL NÃO SE PODE CONSTRUIR NADA QUE APARECE UM MONTE DE GENTE GRITANDO CONTRA, É A TORCIDA DO NAÕ FAZ NADA QUE MELHORA. ESQUECEM QUE ISSO AQUI É O PARAÍSO DOS HOMICIDAS E LADRÕES NÃO PODEM ADMITIR QUE NADA DE CERTO. eNQUANTO ELES CONSTRUIRAM TRÊS CONJUNTOS DE ILHAS AQUI NO RIO NÃO CONSEGUIMOS CONSTRUIR UMA GARAGEM DE BARCOS NA MARINA DA GLÓRIA, E FICOU A HERANÇA DE UM MONTE DE PILARES, QUEM QUE AQUILO ENFIEM ONDE?

Marcos Lauro
15 anos atrás

Dubai é uma das coisas mais bizarras do mundo. Ainda bem que o “novo” capitalismo que está surgindo aí não vai mais permitir essas sandices…

Joaquim  C
Joaquim C
15 anos atrás

É como diria o Boris Casoi:

Isso é uma Vergonha

Joaquim  C
Joaquim C
15 anos atrás

Por falar em turismo, vocês sabiam que o Brasil é a vergonha do turismo mundial?
O Brasil, com todo esse potencial turístico, ocupa apenas o 70° lugar na lista dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Segundo pesquisa da qual participei, foram apurados alguns dados alarmantes. As principais cidades do mundo, New York, Los Angeles, Miami, Chicago, Paris, Roma, Lisboa, Madri, Tóquio e mais uma centena de outras, recebem por ano mais turistas estrangeiros do que o Brasil inteiro. O Brasil, com clima ameno durante todo o ano, com 8.500 kms de litoral maravilhoso e de um interior riquíssimo, recebe menos turistas por ano do que o Uruguai (pasmem) do que a Argentina e do que o Chile e também recebe menos turistas do que a torre Eiffel e o museu do Louvre em Paris.
Os motivos desse fraco desempenho são:
1-Violência no país e contra o turista. (é só que passa nas TV,s do mundo sobre o Brasil)
2-Falta de cultura turística (ao invés de se explorar o turismo, explora-se o turista)
3-O Caos nos aeroportos (falta de infra-estrutura de transportes)
4-Falta de infra-estrutura básica (o turista estrangeiro morre de medo de precisar de hospitais no Brasil, pois sabe do caos que é a nossa saúde).
5-Real valorizado (encarece a viagem ao Brasil).
6 – Ineficiência e Corrupção

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Cara, deu prá Dubai! Até parece que eles fazem a higiene pós-defecção com notas de U$ 100,00! Que turcaiada bem mala!!!

Pablo Vilarnovo
Pablo Vilarnovo
15 anos atrás

Guga, além do turismo Dubai possui um dos entrepostos marítimos mais concoridos do mundo Árabe (e do Oriente Médio), uma zona livre de impostos e está criando facilidades para trazer empresas de alta tecnologia, farmacêuticas, universidades, financeiras e etc…

Eles ganham dineiro fazendo negócios. Como deve ser feito. E como bem já falaram aqui, negócios e comércio é o melhor remédio para intolerância.

Guga.
Guga.
15 anos atrás

Simplesmente não consigo entender da onde Dubai tira tanto dinheiro, como também não dá pra acreditar na cafonice de sua arquitetura e no triste fascinio que ela exerce sobre os ocidentais.
Dentro de todos aqueles predios horrendos, tem pessoas? Elas ganham dinheiro com o que?!
Dubai deveria ser riscada do calendario da F1, é um absurdo a categoria ter provas em lugares como Cingapura, Bahrein, Malásia, China, e não ter corridas na França, Portugal, Austria, Canada, Mexico, EUA e Holanda. (Pois é, acordei meio ocidental demais hoje.)
Ah, aquele medonho circuito de Valência também podia sumir!

Victor
Victor
15 anos atrás

O Vilarnovo colocou as coisas no lugar certo.

Os Dubaianos (??será que são parentes dos Baianos?) tem todo o direito de se livrar da chamada “maldição do petróleo” e partir para outros negócios.

Estão tendo umas dorzinhas de barriga, mas no final a coisa engata.

Kuzuhara
Kuzuhara
15 anos atrás

O Luidhi disse tudo.

Agora, se o nosso grandioso governo brasileiro investisse seriamente no turismo, acho que ai sim o Brasil faria a diferenca.
Como foi dito em outro comentario, o turismo foi a Opcao de Dubai contra o termino das reservas de petroleo.
Nos poderiamos tirar vantagem(e brasileiro adora tirar vantagem) de que nao somos “um monte de areia” e investir seriamente no turismo.
Agora o ponto eh que, nos brasileiros somos os melhores, os mais espertos e os mais invejosos!!!!! entao nada que comece ai como uma boa ideia, termina da forma que comecou.
Vide as obras do Pan, planos de olimpiadas, copa do mundo de futebol, projetos do governo etc,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Marlos Ribeiro
Marlos Ribeiro
15 anos atrás

Enquanto a “metade do mundo passa fome” … a outra metade sabe o que fazer com seu dinheiro.

Ou ainda têm inocente por aqui achando que os países africanos são pobres??? Diamantes, minérios, petróleo. Tudo para a riqueza dos ditadores e/ou “revolucionários” genocidas.

A hipocrisia reina no mundo dos esquerdinhas. Parem com esta ladainha de culpar Dubai e etc pelas degraças do mundo. Parém com esta estória de que “tem muita criança morrendo de fome” e comecem logo a mostrar como pretendem salvar o mundo.

Rodolfo Machado
15 anos atrás

Gomes, você falou semanas atras sobre o que os países que tem muito petróleo fazem com ele, falou da Venezuela e do plebiscito que permite a re-eleição permanente, também falou de Dubai, pois bem, ontem, /26/02, eu vi este artigo no site Defesanet:

http://www.defesanet.com.br/pensamento1/fregapani.htm

Não é diretamente ligado ao que você esta falando neste post mas tem a ver com o assunto “países que nadam em petróleo”

Foi escrito por um coronel do Exercito, Gelio Fregapani, especialista em geo política, pós graduado em Ciências Políticas, Política e Estratégia e Planejamento Governamental e que trabalha na Abin, ele tem um livro escrito sobre a cobiça estrangeira na amazonia:

http://www.thesaurus.com.br/autor/gelio-fregapani/

O artigo fala sobre como a mídia vem demonizando o Chavez e que a Venezuela não é nossa inimiga mas o principal é sobre a cobiça estrangeira sobre os minerais que existem na fronteira Brasil-Venezuela mas, o artigo traz uma visão sombria do futuro que nos aguarda.

Arnei
Arnei
15 anos atrás

O comentário do Pablo Vilarnovo é bem lúcido e correto sobre o que ocorre em Dubai. Vivi e visitei com muita frequencia este Emirado desde 1998 e pude testemunhar a explosão de crescimento. As coisas realmente começaram a tomar ares megalomaniacos depois do 11/9 quando por receio de confisco de seus depositos nos EUA e Europa, o mundo arabe passou a investir pesadamente na economia local. Os altos preços do petroleo desde a era Bush só ajudaram a irrigar todo este sistema. Depois obviamente veio o resto e sem sombra de dúvidas os exageros.
Por outro lado, ali milhares de estrangeiros de paises pobres conseguem ganhar o seu de forma honesta. Não é perfeito mas certamente tem mais pontos positivos que negativos.
Também destaco a boa hospitalidade de Dubai. Comparando com Arabia Saudita, onde já no avião da empresa local voce sente o clima opressor, o nivel de tolerancia e convivencia pacífica com diferentes credos é admirável.
Para que não digam porque não vai morar lá, informo que vivi nos EUA, Africa do Sul e Dubai e onde me senti melhor acolhido foi na Africa do Sul. Dubai é para mim um ótimo lugar para trabalhar , visitar e comprar a preços muito bons eletronicos em geral e artigos de ouro, vendidos por peso.
Para os que gostam de carros, como eu, os preços sem impostos e facilidades de financiamento, davam asas a imaginação. Qualquer coisa pareceria alcançavel.
O problema da insolvencia, não é muito diferente, guardadas as proporções, do que ocorre hoje aqui com mais de 100 mil veiculos financiados sendo devolvidos aos bancos porque seus proprietarios não conseguem mais paga-los.

AM
AM
15 anos atrás

Não adianta espinafrar o capitalismo, no final quem paga o pato sempre é o lado mais fraco (pobre), ou alguém tem dúvida que povão é o mais afetado (desemprego) com a crise atual ou com o fim da cortina de ferro?
Só muda de endereço.

Não que eu concorde, mas isso é assim desde que mundo é mundo, quem pode mais chora menos. Com raras exceções (Canada, países baixos e mais um ou outro) não chegamos a um modelo político-economico menos injusto do ponto de vista social.

Nos EUA fizeram publicaram uma reportagem identicando uns 20 personagens que foram os grandes responsáveis pela m…. crise atual.

OK, vão fazer o mesmo com eles o que fizeram com o Sadam?
Aqui no Brasil esta reportagem saiu na Veja (desculpa ai, FG).

Deka
Deka
15 anos atrás

Eu acho que é pra ficarmos tristes, isso sim… Porque isso é mais uma demonstração da gravidade da crise financeira que está pairando sob o mundo inteiro…

Lamento pelo parque…

Ótimo post, Pablo Vilarnovo!

Luidhi
Luidhi
15 anos atrás

Sim, Dubai é piada de mal gosto do capitalismo assim como Cuba é uma piada de mal gosto do socialismo (apesar que ninguém morre de fome muito menos por falta de assistência médica) e a Venezuela está virando outra piada do totalitarismo.
E nós somos a piada de mal gosto da Democracia.

E assim caminha a humanidade, a passos curtos em cima das cabeças de esfomeados africanos que morrem de AIDS porque não tem um governo para dar educação nem remédio.

Na boa, falta muito para o homem ser considerado humano…

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Li os comentários.
Pessoal cutucou o porsche amarelo, mas dubai encomoda pouco (alguns maravilhados) …
Parece que não sou daqui (planeta) …

Dú
15 anos atrás

Só faltava o Luciano do Vale, o diplomado, relançar o oval de Vinhedo.

Paulo César
Paulo César
15 anos atrás

Filosofia Caipira e sábia :

” Todo dia acorda um esperto e trouxa, você precisa saber quem é você durante todo o dia”

Se arrumarem um trouxa metido a esperto que vai enterrar dinheiro na areia, eles ( UP – PSJC ) são os espertos. Se não, são os trouxas da vez que serão eles, vão ficar com o mico enterrado na areia. Quem vai lá para visitar esta p………? Turista da Disneyworld ? A Hebe Camargo ? O Amaury Jr ?

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Vamos ver até onde vai a teoria da “auto-determinação dos povos”:
se é verdade que Dubai é uma brincadeira de mau gosto do capitalismo (preciso me lembrar de dizer isso para os indianos e paquistaneses que trabalham lá e mandam a grana para suas famílias), Cuba é a mesma coisa do comunismo.
Mas deixemos eles felizes por lá com seus camelos (em Dubai) ou com suas prisões políticas (em Cuba).

vitão
vitão
15 anos atrás

Tem gente que gosta de Dubai, e tem gente que gosta de Long Beach (Praia Grande, para os íntimos). Se o sujeito ganhou o $$$ dele honestamente ele pode ir e se divertir onde achar melhor. Só não se deve obriga-lo a fazer o que a turba ignara quer, porque passa a ser totalitarismo. E como dizia um professor meu de finanças, da opulência espoliativa à falência fraudulenta tudo depende do seu talento. Ou não.

Pablo Vilarnovo
Pablo Vilarnovo
15 anos atrás

Que isso gente. Quanta ignorância (desconhecimento). Dubai não é nada disso. Na verdade é algo bem inteligente. Acontece que os Emirados Árabes Unidos estão ficando sem petróleo. Suas reservas estavam se esgotando. A opção de Dubai foi pelo turismo. Apenas 5% do PIB é do Petróleo enquanto o turismo já representa mais de 33%.

Eles fomentam um turismo de luxo? Sim, é verdade, mas nada muito diferente de Mônaco ou Côte d’Zur.
Lembro também que o turismo é das indústrias que mais empregam mão de obra (hífen? Sem hífen?).

Dubai é uma tentativa muito feliz de um país árabe (um emirado na verdade) de fugir da maldição do petróleo e atrair outros empreendimentos para o mundo árabe. O lado luxuoso é apenas o mais visível. Há outras coisas.

Na verdade acho que está havendo mais preconceito do que outra coisa.

Tuta
Tuta
15 anos atrás

O lance é o velho lema Sexo, Drogas e Rock’n’roll. Mas pode ser qualquer música, estica uma e chama as gurias!

Dárcio
Dárcio
15 anos atrás

Não há nada que irrite mais alguém do que a opulência dos Árabes. Ricos, diga-se de passagem. Os caras enterram uma dinherama em um Hotel de 7(isso mesmo SETE) estrelas e depois ficam culpando o ocidente de não seguir o que o Alcorão prega. Como se o livro sagrado dos muçulmanos obrigasse os sujeitos a esbanjar desse jeito. Quer saber, Bem feito

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Gomes, aquela merda no meio do deserto mostra o quão (acho que inventei agora) filhasdaputa somos!!!
Todo aquele luxo, dinheiro, não valem uma vida!!!!
Cambada de gente safada preocupada com coisinhas e muita criança continua morrendo de fome!!!!
Fico indignado com dubai!!!!

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Não vai ter mesmo a joint venture com os puteiros???
Droga de capitalismo!

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

@JP segundo reportagem no uol, nem andando de carros de luxo estão mais. A reportagem diz ter 3 mil carros abandonados no estacionamento do aeroporto de Dubai. Galera que não tinha mais como pagar e vazou fora do país, deixando casas, carros de luxo e outras cositas más. Pois em Dubai, inadimplência dá cadeia.
Pois, foi muita ostentação em tão pouco tempo. Um ode ao esbanjamento de grana.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

…isso quer dizer que o GP de Dubai foi cancelado?

RESPOSTA DO FG:

O GP é em Abu-Dhabi.

Andre Decourt
15 anos atrás

Dubai vai voltar a areia, de onde nunca deveria ter saído. Devorada pelo deserto, onde o ditado “do pó ao pó” será aplicado na íntegra

JP
JP
15 anos atrás

Quero que Dubai se f…!!
Enquanto metade do mundo passa fome, eles estão lá, construindo casas de ouro, ilhas artificiais e andando em carros de luxo.
Quanta ostentação!