COLUNA 1

SÃO PAULO (corta tudo) – Na sua coluna de hoje, Reginaldo Leme fala sobre o paradoxo da F-1: a categoria que sempre foi líder no desenvolvimento de tecnologias, busca agora os caminhos da igualdade de condições para conter seus custos. Leia lá, comente aqui!

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Walter S.
Walter S.
15 anos atrás

Gosto muito do Regi, mas essa estória de que F-1 é berço de tecnologia é uma das maiores balelas que se conta neste mundo.

Sómente dois ítens do que se inventou para fazer um carro andar mais rápido que os outros saiu da cabeça de um projetista de F-1: chassis de fibra de carbono e freios de carbono-carbono.
Que, aliás, jamais terão aplicação nos carros de rua…

Já coisas como aerofólios, efeito-solo, chassis monocoque, pneus slick, rodas de magnésio, motores turbo e outras “cositas mas” foram criadas no tão criticado automobilismo americano.
E os freios a disco foram instalados primeiro no Jaguar de venceu LeMans.
Cãmbio automático, kers e amortecedor de massa são tecnologia de carros de rua transferida (copiada) para a F-1.

Sem contar que a F-1 já fez campeonatos com motorzinhos de 1.500 cc aspirados e que o melhor período da história da F-1 foi quando tiveram motor padrão, o aclamado Ford Cosworth que todo mundo usou por cerca de 25 anos.

Então, o povo deveria parar com essa bobagem crônica de tecnologia e entender que corrida de carro é espetáculo e que é por causa do espetáculo que milhões assistem. E que é por causa desses milhões que assistem que existe grana de patrocinadores para pagar a brincadeira.
Sem espetáculo, não existiria automobilismo.
Até porque, para desenvolver um motor, basta um dinamômetro.

Edu Harmel
Edu Harmel
15 anos atrás

Cortam-se os custos pasteurizando-se aquela que deveria ser o ícone de todas as categorias de automobilismo…. por inúmeras razões (falta de ultrapassagens, mesmice dos anos Schumacher, o gargalo criado pelas equipes para a contratação de novos talentos – só sobe quem elas querem – e alguns itens de regulamento é que eu digo para qualquer um que me pergunte se eu gosto da F1 : GOSTO, mas prefiro mil vezes ficar no S do Sena vendo os carros da Classic whatever-the-name, da Força Livre (verdadeiro espírito do automobílismo) e do Marcas no qual já fui vice-campeão da classe light…

Ne divirto muito mais do que com as mordomias de algumas arquibancadas patrocinadas da F1 que inclusive já tive oportunidade de frequentar de graça.. []

Long live Vintage racing…

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Formula 1 vai virar F2 ou F3 sei lá, é a maldita crise de novo. Mas que o Bernie ta caducando, ah isto tá!

Renato
Renato
15 anos atrás

Olha padronizar cambio e rodas ,ainda vai, mas padronizar suspensão,frios,etc.. é criar uma GP2 mais potente.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

É aquela contradição que de tempos em tempos aparece na vida… talvez seja mesmo o caso de, pensando na sobrevivência em tempos bicudos, dar um passo para trás para poder dar dois passos mais à frente…

O que vale é salvar o show, mesmo que a custa de gastar 2 reais com uma coxinha ao invés de 200 reais num prato desmilingüido em um restaurante dito chique…